Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Pedro3424 28/03/2024

Eu não sei oq sentir gente, oq foi isso? que final foi esse? que união soviética é essa? A forma que ele coloca o leitor como personagem aaaaaa mds que livro bom

vcmechamademar 04/04/2024

Uma enxurrada de sentimentos.
Esse livro me tocou em lugares que ainda doem, fiz uma anotações e destaquei frases muito significativas. Mas esperava algo diferente da história, mas gostei bastante de qualquer forma!

ThMoon 29/03/2024

Que livro!!!
Que experiência foi ler esse livro, me senti toda totalmente imersa na história, teve momentos que eu fiquei angustiada junto com o personagem, chorei em outro momentos também, a construção da história dos personagens é simplesmente incrível, eu realmente adorei esse livro.

Luis Lima 29/03/2024

Nadando no escuro
Muito bom! A habilidade do autor em construir personagens e a trama foi maravilhosa. A escrita é muito fluída e a história te prende do começo ao fim. Gostei muito de ler sobre o processo de descoberta da sexualidade do Ludwik em meio à sua realidade.

Além disso, a maneira como os temas políticos, sociais e geopolíticos foram abordados e conectados à trama principal foi incrível. Gostei bastante!

Wes_costa 29/03/2024

Uma Jornada de Revolta, Medo e Autoconhecimento
Desde o primeiro parágrafo desta obra eu já tinha a sensação que seria um livro forte e comovente. A obra explora como é ser gay em um país ditatorial e todas as camadas de alienação, vergonha interna, repressão e anseios por uma vida melhor.

Em poucas páginas o autor me fez sentir uma mistura de sentimentos. As primeiras páginas em que ele relata como foi se descobrir, me fez perceber que as experiências das pessoas LGBTQIA+ são semelhantes e que mesmo em um país distante, vivenciamos episódios semelhantes em nossas vidas.

Uma história realmente interessante, bem escrita e algumas vezes poética. Ao finalizar a obra, eu pude entender porque levou 7 anos pra ser feita. Uma história sensível como esta precisa de atenção.

Akemi6 30/03/2024

"Traga de volta um dia,se puder. Estarei aqui. J."
Nadando no escuro foi um livro que eu não conhecia até semana passada quando entrei numa livraria e vi a sua capa,achei muito bonita e quis ler,ainda bem que eu encontrei esse livro naquele dia.
É uma história de um amor muito bonito e ao mesmo tempo triste, é realmente uma experiência toda esse livro,me apaixonei na escrita do Jedrowski e em toda a história.

Gisllany 30/03/2024

É pra mim um livro razoável
Tem alguns bons pontos como o final, mas a parte política foi bem difícil de ler

Delduque.Avelino 31/03/2024

Livro lindo e extremamente necessário!
Terminei o livro bem reflexivo. A delicadeza e poesia da trama nos dá tristeza, mas acho que o grande triunfo de ?Nadar no Escuro? é acrescentar, ao enredo de amor e perda, uma dimensão verdadeiramente política, onde, através de dois jovens adultos, conhecemos duas formas distintas de olhar para um regime totalitário e opressor. Isso foi necessário demais. A forma que Tomasz conduz-nos numa viagem comovente através de um país desigual, dando-nos a conhecer uma história de amor que, ao contrário de muitas outras, se vê posta à prova, por todos fatores óbvios, é tão lírica.

Alisson5h 31/03/2024

Tô triste
Me deixou Put0. Dito isso 5 estrelas ? e favoritado.
Um amor proibido, um governo autoritário juntamente de uma sociedade conservadora. Esse livro me trouxe muitas reflexões, dor, raiva e esperança em certos momentos.
Até o onde o amor perdura e dura ?
Os ideias de ambos os personagens são muito marcados em cada um, cada um com sua visão de mundo.
Um quer ser livre o outro aceita viver no comodismo, será que isso pode dar certo ?
Uma sociedade hipócrita, preserva e preconceituosa. Pessoas marcadas pela dor, pela fome, pela falta de recursos e dinheiro.
Dois homens se apaixonam, mas será que paixão é suficiente pra sobreviver em meio a esta nebulosidade?
Eu amei esse livro, me trouxe sentimentos, me comoveu, e me trouxe reflexões. Recomendo muito !!!

Por Garoto 31/03/2024

Gays tristes
Gostei, mas nada de tão tocante quanto eu esperava.
Me lembrou um pouco o filme Centro do meu mundo, além do livro O Reencontro do autor Fred Uhlman, um dos meus favoritos da vida.
Vale a leitura.

Julia 31/03/2024

"Eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar.
Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho
e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim."

Toniolo 31/03/2024

Nadando no escuro
Muito bom!! Os personagens são maravilhosos e a história muito bem ambientada trás várias reflexões e passagem onde a identificação com o personagen

jorgelucaspires 01/04/2024

Swimming in the Dark - Fourth reading of the year.
Rico em detalhes! Nadando no escuro é um romance Queer ambientado na Polônia dos anos 1980, que na época era a República Socialista da Polônia. A beleza deste livro está em seus contrastes.

Entre a liberdade de viver fiel à sua identidade, mas também as algemas que viver a sua verdade o obrigam a entrar.

Desde as primeiras páginas, o autor Tomasz Jedrowski me fez sentir um misto de emoções. Adorei acompanhar o Ludwik! Fiquei tão fascinado que li em um dia. ?????

Me lembrou muito de dois filmes ?Call Me By Your Name? e ?My Policeman?.

leobalarin 03/04/2024

Profundo, revoltante e triste.
Não é uma simples história de amor entre dois homens, é algo que mostra como viver num momento histórico marcante para o mundo e saber que ser você é simplesmente visto como errado e criminoso pela sociedade.
Conhecemos Ludwik um jovem polonês que vive os conflitos dos anos 80, com a situação do governo em seu país, a qual o autor mostra muito bem essa ferida, além dele se apaixonar por Janusz, um jovem que tenta se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade naquele momento simplesmente para sobreviver, não consigo culpar ele pelas atitudes feitas, mas não deixa de ser extremamente revoltante você não poder viver do jeito que você é, e isso é gatilho para muitas pessoas LGBTQIAPN+ que passam por situações assim ainda nos dias de hoje.
Gostei bastante da citação do livro “O quarto de Giovanni” de James Baldwin, que tem sua importância na história.
Temos também um paralelo que entendemos ser tempos depois onde Ludwik está vivendo em outro lugar, esse ponto também é interessante, porém me incomodou um pouco pela forma que o autor pinta o “Ocidente”, mas acho que consigo entender o contexto por parecer um caminho de liberdade para muitas pessoas.
Sem dúvidas uma das minhas leituras favoritas!

kelly.brekker 19/03/2024

"nadamos, destemidos, livres e invisíveis na escuridão..."
QUE LIVRO!!!!

eu já sabia que iria doer, sabia que seria uma daquelas histórias que deixa a gente só o caco, mas o que eu não sabia era a arte em forma de escrita desse livro.

que coisa mais pura e linda??? eu fiquei apaixonada por cada frase e o modo como o autor descreve o que estava acontecendo na época de uma forma tão simples e compreensível, é pra sofrer juntos com os personagens, esse final já era previsto mas mesmo assim deu uma dorzinha no coração.

e sério? ter mencionado james baldwin foi meu ponto fraco, eu ameiiii

"e as chances estavam contra nós desde o início: não tínhamos ninguém para nos mostrar o caminho. como que iríamos saber o que fazer? será que ao menos acreditávamos que merecíamos sair impunes por nossa felicidade?"