Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

juliaap 25/03/2024

Será que vou me recuperar?
Esse livro é a definição daquela frase ?tal coisa é a mesma, só muda de endereço.? e nesse caso é o amor, que independe de gênero, sexualidade, religião e etc, pessoas em todos os cantos do mundo por mais que vivam histórias diferentes, sentem o amor e as decepções da mesma forma. Eu me vi em TANTAS frases desse livro, nas descrições do sentimento dele. Nesse momento eu tô despedaçada.

Maria21151 26/03/2024

Apaixonante
Que livro incrível! Devorei essa leitura. Me surpreendeu a escrita do autor e toda a sua construção do relacionamento de Ludwik e Janusz, em todo o caos interior que o nosso personagem se encontra e conflitos de uma sociedade enfrentando uma crise política. Foi lindo ler sobre o amor dos dois sendo construído, fora de todo aquele caos da cidade. Assim como angustiante ler sobre as frustrações de Ludwik e sua fase de aceitação, seu primeiro amor e desilusão. Mesmo com ideologias diversas, o medo da exposição, e as pessoas, foi lindo ler sobre jornada de amor e esperança desse casal.

natan 26/03/2024

Nadando no escuro
Gostei demais desse livro, foi uma experiência única. uma escrita poética e linda que te faz ficar ali imerso junto ao principal, te faz viver tudo com ele e se emocionar em vários momentos.
gostei muito da construção do ludwik, com toda a descoberta dele sobre a sexualidade, com todo o sentimento, medos e anseios que ele demonstrava foi fácil se apegar a ele. também gostei do romance com o janusz, consegui entender as questões levantadas ali, as diferenças, os sentimentos conflitantes e tudo que estava em volta deles, mesmo que não seja tudo como a gente espera as vezes.

é um livro que retrata uma outra época com muito preconceito, muito medo, muita repressão, questões políticas e morais, mas também é poético, bonito e muito emocionante. a leitura vale muito a pena!

Guilherme 27/03/2024

Minha expectativa era mais alta ?
Ainda dou 5 estrelas pq o livro é muito bomm, sem erro nenhum, mas eu esperava chorar horrores de acordo com alguns booktokers aí. De qualquer forma eu fiquei muito entretido na história, me fez questionar muitas coisas, e sinceramente eu acho q a maior parte dele nem é sobre a dificuldade de "ser homossexual" naquele local e naquela época, e sim a dificuldade de sobreviver em si no sistema, seja gay ou mulher, ou homem hetero comum. Sem ter contatos influentes e muita sorte, é quase impossível ser alguém

Nathalia 27/03/2024

Um romance comovente! É uma história que ressoa com sensibilidade, dor e caos, oferecendo um retrato complexo e necessário do amor entre duas pessoas em lados opostos de uma história.

Julia 31/03/2024

Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho
e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim."

awildphoenix 28/03/2024

Agridoce
Muito bem escrito, gosto de livros intimistas assim, mas é bem melancólico e me despertou algumas sensações estranhas durante a leitura. Talvez seja um reflexo do meu emocional, não sei. Foi agridoce.

Pedro3424 28/03/2024

Eu não sei oq sentir gente, oq foi isso? que final foi esse? que união soviética é essa? A forma que ele coloca o leitor como personagem aaaaaa mds que livro bom

Leticia1615 29/03/2024

"Eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim..."

ThMoon 29/03/2024

Que livro!!!
Que experiência foi ler esse livro, me senti toda totalmente imersa na história, teve momentos que eu fiquei angustiada junto com o personagem, chorei em outro momentos também, a construção da história dos personagens é simplesmente incrível, eu realmente adorei esse livro.

Luis Lima 29/03/2024

Nadando no escuro
Muito bom! A habilidade do autor em construir personagens e a trama foi maravilhosa. A escrita é muito fluída e a história te prende do começo ao fim. Gostei muito de ler sobre o processo de descoberta da sexualidade do Ludwik em meio à sua realidade.

Além disso, a maneira como os temas políticos, sociais e geopolíticos foram abordados e conectados à trama principal foi incrível. Gostei bastante!

Helô 18/03/2024

Uau
Nunca tinha lido algo tão intenso como esse livro, ao mesmo tempo tão simples e poético.
Desde o prólogo ja sabendo o que ia acontecer e mesmo assim super cativada para descobrir como de fato tudo ia se desenrolar. Um livro sensacional.

Gisllany 30/03/2024

É pra mim um livro razoável
Tem alguns bons pontos como o final, mas a parte política foi bem difícil de ler

Delduque.Avelino 31/03/2024

Livro lindo e extremamente necessário!
Terminei o livro bem reflexivo. A delicadeza e poesia da trama nos dá tristeza, mas acho que o grande triunfo de ?Nadar no Escuro? é acrescentar, ao enredo de amor e perda, uma dimensão verdadeiramente política, onde, através de dois jovens adultos, conhecemos duas formas distintas de olhar para um regime totalitário e opressor. Isso foi necessário demais. A forma que Tomasz conduz-nos numa viagem comovente através de um país desigual, dando-nos a conhecer uma história de amor que, ao contrário de muitas outras, se vê posta à prova, por todos fatores óbvios, é tão lírica.

Bruna 17/03/2024

Esse livro é maldade
Terminei este livro há alguns dias e estou meio obcecada. Ele é escrito de uma forma como se o narrador estivesse contando uma longa história para alguém de seu passado, e é incrível a forma como isso foi feito! Na minha cabeça, consigo imaginar perfeitamente o Ludwik sentado em sua mesinha no meio da noite escrevendo para Janusz, e isso tornou a narrativa super cativante para mim.

Cara, é um livro bem cru, contado de forma objetiva, mas ao mesmo tempo passando tanta emoção! Tudo nele foi muito bem executado. E um plus é que eu me senti até mais inteligente lendo rs, já que conta um pouco da Polônia no pós-segunda guerra e também ao longo do período da guerra fria, e eu realmente não conhecia nada dessa parte da história.

AH, e só um adendo, eu adorei os cenários que eram descritos! Adorei a atmosfera que eles passavam, e consegui imaginar todos com bastante tranquilidade. Foi uma parte bem gostosa da leitura.

Me senti imersa e entretida a todo momento! Recomendo demais demais demais. Não consigo parar de pensar nos dois personagem, na história e no relacionamento deles, nos rumos que foram tomados... Cruel. Aliás, prepare-se pra acabar com dor no coração.