O Herdeiro Roubado Holly Black

Resenhas - O Herdeiro Roubado

__thata28 13/05/2024

O Herdeiro Roubado
CADÊ O OAK??? comecei o livro achando que ia ser narrado por ele e no final foi essa Wren, que eu nem se quer gostei, dói demais eu não ter gostado tanto desse livro, já que tcp é minha trilogia de fantasia favorita, acho que eu tinha muitas expectativas.
Vou ler o segundo sim, mas esse daí me decepcionou demais

Itsmatavares 11/05/2024

Eu nem sei como vou esperar pela continuação. Eu simplesmente amei, a escrita da Holly sempre maravilhosa, e o que foram as migalhas de menções de Jude e Cardan EU QUERO MAAAAAAIS.

Esse livro trouxe uma grande nostalgia, não tem como você ler e não sentir vontade de reler príncipe cruel. Mas vamos falar dos personagens desse livro, Oak meu amor, que personagem delicioso, carismático, galante, divertido, cheio de camadas eu amei demais, queria um pouco mais da Suren, mas acredito que pelo final do livro teremos bem mais coisas no próximo. E para não acontecer como o príncipe cruel, nesse livro TEMOS MIGALHAS DE ROMANCE, (e o que tem foi muito fofo) o foco é mais a trama política, e isso foi muito bom, vê que muitas coisas aconteceram logo após o final de A rainha do nada, que temos muito mais tramoias e segredos.

Ansiosa

Laura3635 11/05/2024

Meu deusssss, que final loucoooo não estava mesmo esperando por isso, contava com mais aparecimento do cardan e da Jude mas como não teve muito me contentei e mesmo assim a história está sendo fantástica....

nari 09/05/2024

Pouco surpreendente
Holly Black é uma autora fascinante, sou fã desse que li A Menina Mais Fria de Coldtown, um tempo depois conheci O Canto Mais Escuro da Floresta e, em seguida, a trilogia do Povo das Fadas, que se tornou minha favorita (junto com O Senhor dos Anéis). Encontrei esse livro, vi que era como uma continuação e fui seca ler, com muita sede mesmo ao pote... E não foi tudo isso.
A escrita, sem dúvida, é maravilhosa, como sempre foi. Os personagens cativantes e bem desenvolvidos. No entanto faltou... o que? Não sei exatamente, mas faltou.
É inegável que amo a construção dos personagens e, principalmente, o desenvolvimento ao decorrer do livro e gostei muito do crescimento da Wren, porém o final corrido deixou um pouco a desejar.
Além disso, me senti confusa em algumas partes, precisava voltar e reler para entender bem o que estava acontecendo.

É um livro maravilhoso, mas não leia esperando que seja a altura de O Príncipe Cruel.

Anne 08/05/2024

Foi okay
No começo fiquei bem confusa sobre quem era os personagens, já que tem um tempo que li príncipe cruel, mas nada que ir na Wiki não ajudou.
Não foi um livro que me cativou muito, apesar de não ter nada de errado com ele, mas não me trouxe muitas emoções, nenhuma pra falar a verdade.
Vou ler a continuação mas sinceramente acredito que vai ser um livro facilmente esquecido em minha mente.

C. Aguiar 06/05/2024

Nesse primeiro livro da duologia o Herdeiro Roubado, vamos acompanhar a história de Oak e Wren em uma busca cheia de mentiras, mistérios, verdades vindo à tona e fadas traiçoeiras. Vale lembrar que essa história se passa 8 anos após os acontecimentos da trilogia O povo do ar, então os personagens não são mais crianças.

Wren viveu uma parte de sua infância no mundo humano, seus pais a amavam muito, contudo em uma noite Lady Nore, da Corte dos Dentes e seu marido, vieram para buscá-la de volta e foi aí que a vida de Wren virou uma enorme desgraça. Wren sempre foi humilhada na corte, era espancada e tentava de tudo para sobreviver. Com certa idade foi colocado um arreio em sua boca que a impedia de contrariar a vontade dos pais (que inclusive tinham planos para que ela casasse com Oak).

Wren e Oak tem uma certa amizade desde pequenos, em um cenário de desconfiança, guerras, tramas e muitas outras coisas, então o relacionamento entre os dois não é nada fácil. Atualmente Wren vive sozinha no mundo humano, vestida de trapos e comendo o que consegue, mas sempre perto de sua "não família" a fim de mantê-los seguros ... é quando ela reencontra Oak, ele precisa que Wren dê a ordem e comande Lady Nore, só ela é capaz de acabar com toda a desgraça que a mulher está fazendo. Mas, será que Oak é confiável?

É nesse cenário que o leitor embarca em uma aventura cheia de magia com criaturas interessantes e muito mortais. Foi uma leitura muito divertida, cheia de reviravoltas e fez jus ao universo criado pela autora. A grande maioria esperava ver a Jude nesse livro, mas ele explora outros personagens e em nenhum momento da sinopse cita que a Jude vai aparecer na história, sem contar que Wren e Jude são muito diferentes, então se você está com essa expectativa vai acabar se frustrando!

Apesar de ter descoberto uma das reviravoltas, isso não tirou o brilho da história, pelo contrário, e fiquei ainda mais surpresa com o final dessa leitura!
Gostei muito dos personagens nesse livro, ver o crescimento deles e seus medos, não vejo a hora de ler o segundo livro que promete muito levando em consideração como terminou esse!

Nana_anaju 06/05/2024

Sou apaixonada pelo povo do ar, muito gostosa a leitura.
Oak, oito anos depois da batalha da serpente, decidi seguir em uma missão, e para concluir, precisa da ajuda de seu amor de infância.

arilopes 05/05/2024

O Herdeiro Roubado
De modo injusto, não conheço a persona que cunhou a definição de alta fantasia para os leitores, mas com certeza Black, majestosamente, se destaca nesse gênero. As Crônicas de Spiderwick foram meu primeiro contato com a escrita de Black, seguida pela envolvente trilogia O Povo do Ar. E, convenientemente, sempre me pergunto se As Crônicas de Spiderwick não serviram de fundamento para os demais universos, personagens e mitologias que Black nos apresenta. Suspeito que as crônicas possam anteceder o tempo em que Mab uniu as cortes Seelie menores sob sua bandeira. Uma auspiciosa e agourenta ancestralidade.

É alarmante e notável a capacidade que alguns escritores têm de idealizar mundos e universos particulares, com Black você os vive intensa e vividamente. E desfolhada de qualquer glamour, sua escrita é enfática, eufônica e fermentada no mais doce e entorpecente hidromel. Inextricavelmente traçada para cativar e, de certo modo, amaldiçoar nosso esmero.

Outro aspecto que torna a narrativa de Black encantadora é sua rica mitologia. Ao longo da trama, seres como banshee, trolls, kelpie, sereiano, bruxas, nisse, glaistig, goblins e corcéis de erva-de-santiago não apenas povoam as páginas, mas também evocam a noção de um sonho idílico e profano que parece renegar nossa própria realidade. Quando seus sonhos são feitos apenas de papel, tinta e palavras maltrapilhas, por que não escolher uma vida incomum, enfeitiçada e dolorosamente forjada em livros? Afinal, por mais que você se despedace ansiando pelo que é extraordinário, onírico ou místico, sua verdadeira lamúria reside em possuir tais maravilhas. Daria um ano da minha vida em trocar de ser uma changeling.

Ademais, devo clarificar que antes de iniciar a leitura sentencie Black ao abismo do bloqueio criativo por seus capítulos grandes, mas, como um verdadeiro tolo, estava equivocado. O encanto da narrativa te captura de tal forma que você perde completamente a noção do tempo. Ao mergulhar nos tumultuados eventos de Elfhame e interagir com seus astutos personagens, você acaba, na verdade, prestando um tributo à criatividade de Black ao dedicar seu precioso e limitado tempo a essa experiência.

É embaraçoso desassociar o pequeno e ingênuo Oak de sua imagem de cortesão atual. Criado por Madoc e a Grande Rainha mortal, Jude, é impossível lhe devotar qualquer boa-fé sem colocar em risco seu coração. Um carvalho não se destaca apenas por sua majestosidade, mas também pela sua capacidade de sobrevivência. Oak é versado em todas as artes, mas parece não ter previsto que, mesmo a carniça, não está imune à ira.

Quanto a Wren, sua autenticidade e monstruosidade ocultam um coração aprisionado no relicário sofrível de sua infância. Suren.. . Ren.. . Wren, será que ninguém lhe disse que a rainha vive em exílio autoinfligido há anos? E que revelação tão agridoce é encontrar uma personagem tão machucada e emocionalmente frágil e que se recusa a se conformar com as regras opressivas que a reduzem a insignificância. No entanto, às vezes, somos coisa nenhuma e esse é o nosso maior poder. Não ser nada. Nicles. Neca.

É verdadeiramente uma bênção retornar a Elfhame, ao mundo do Povo das Fadas, repleto de estratagemas, inverdades contidas e o interjogo do dito e do não-dito em suas frases. Black não mede esforços para nos conduzir ao presumível, apenas para gargalhar de nossa ingenuidade mortal. Entretanto, quando se vive tempo suficiente à beira de mundos mágicos, convivendo com seres de beleza aterradora e uma ferocidade inimaginável sob uma fachada de polidez, aprende-se a sempre estar um passo à frente. Em mundos onde apenas tolos são indulgentes, é essencial aprender a arte do engano e de não ser enganado. Sinto-me parte do universo quando antecipo algum desfecho e que graça voluptuosa foi me deleitar com o final dessa história.

E com grande alarde, meu peito deseja saber o que está velado no segundo volume dessa duologia. E me pergunto, em qual lado dessa guerra devo me alinhar. Deverei apoiar a Grande Rainha mortal ou a ascendente Rainha da Corte dos Dentes? Mas, acima de tudo, existe realmente um lado correto a escolher?

"Todos os nomes guardam algum poder."

"Pode ser corajoso odiar. Às vezes é como ter esperança."

"Às vezes a vida nos dá o terrível presente de termos nossos próprios desejos realizados."

"Minha maior fraqueza sempre foi meu desejo por amor. É um abismo profundo dentro de mim, e quanto mais busco o amor, mais facilmente sou enganada. Sou um hematoma ambulante, uma ferida aberta."

Ma Fer 05/05/2024

Oak mentiroso ? ?
Ganhei esse livro de aniversário depois de dois anos sem ler nada da Holly Black, adorei o final, me pegou muitoooooo.
A primeira metade do livro, confesso que foi bem parada, mas quanto mais você vai lendo mais fica interessante.
Ansiosa pra ver o pau torar na continuação!!!!

Nicole 05/05/2024

Bom demais. Tava com sdds desse mundo da Holly. Amo Wren e Oak. Priciso ler o seundo urgente. Recomendo bastante pra quem ja leu Principe Cruel todo, os tres livros.

Camila Ramos 05/05/2024

Leitura confortinho, mesmo repetitiva
A Holly é uma das autoras que eu mais gosto (depois da Cassandra Clare) em relação ao mundo feerico. Ela consegue me transportar realmente p/ dentro, consigo me sentir ali. É por isso que continuo lendo e mesmo as vezes o livro me deixando um pouco entediada, o que aconteceu aqui nesse livro, ainda gosto. Gosto dos personagens, gosto da repetição de enredo, as intrigas que basicamente se repetem kkkkk. Mas ainda consegue me prender, sabe. Então foi uma leitura gostosinha, meio "confort", do jeitinho que eu precisava e quero continuar lendo.
Em relação a Wren e o Oak, achei mais do mesmo kkkkkk mas ok. Casal interessante.

mar 04/05/2024

A familia greenbiar realmente tem um molho ne?? aii oakzinho vc eh meu novo preferido ?? eu gosto mt da escrita da holly black eu fico bem entretida ali no meio!! no começo eu tava achando td meio jude e cardan tipo as características dos personagens principais sabe?? mas dps eles foram se distanciando bastante!! eu gosto da wren mas sla nao eh AQUELA COISA que eu sentia pela jude. infelizmente nao tem como nao comparar as duas trilogias minha gente! enfim to ansiosa pra ler o proximo e saber oq acontecerá em elfhame