Ressuscitar mamutes

Ressuscitar mamutes Silvana Tavano

Resenhas - Ressuscitar mamutes

Matheus656 19/06/2024

?Ressuscitar Mamutes?, de Silvana Tavano
O tempo e a memória constituem o eixo central desta história, tecida delicadamente com os fios da saudade, às vezes com os do arrependimento e outras tantas com os da consciência tardia que fortalece os laços familiares. Entre acontecimentos científicos do presente e esperanças projetadas para o futuro, uma mulher madura, que se revela como a narradora deste romance, revisita uma história familiar que muitos de nós poderiam reconhecer. Ela enfrenta os conflitos, as tensões e os profundos afetos que surgem entre as mulheres de uma família onde o pai assume um papel secundário.

Há livros que permanecem conosco mesmo após a leitura. ?Ressuscitar Mamutes?, de Silvana Tavano, é um desses. Já tinha ouvido muito sobre a escrita da autora e comecei a leitura com grandes expectativas, que, desde já, adianto: não foram frustradas. Embora o texto brinque constantemente com ciência e memórias, ele nunca se torna enfadonho. O livro pode (e deve) ser lido de uma só vez, como uma única tragada, mas também pede uma pausa para refletir sobre o que está presente nas páginas. Um relato que transita pelo passado, presente e futuro, tecendo uma narrativa singular, aborda temas intrínsecos à família, com ênfase especial na figura materna e na presença feminina.

Sem dúvidas é um livro que consegue ser triste e lindo ao mesmo tempo. Questões sobre luto sempre me chamam a atenção - e tenho reparado que tenho lido muito sobre o tema recentemente -, e esta obra me surpreendeu com a sua narrativa. A narradora oscila entre memórias e traumas, navegando pelo desconhecido e descobrindo (e nos apresentando) as suas próprias vivências de uma maneira poética e cuidadosa. A forma como a autora tece essa jornada é tanto tocante quanto introspectiva, o que me fez refletir profundamente sobre perda (referente a pessoas, ou coisas, a experiências?). Gostei muitíssimo da leitura e certamente ficarei de olho nos próximos livros da autora, ansioso e curioso para explorar mais de seu universo literário.