A Longa Marcha [ebook]

Richard Bachman

Resenhas - A longa marcha

Noah.Justiniano 30/03/2024

Esperava mais
O livro não é ruim, mas faltou alguma coisa. Talvez seja porque é o primeiro livro do King, salvo engano.
Trata-se de um futuro distópico em que 100 competidores devem andar, sem parar, com o objetivo de ao final da marcha, o vencedor poderá pedir qualquer coisa que quiser.
A história é narrada pelo número 47, Ray Garraty. No começo não entendi porque ele se candidatou, aliás, não entendi porque todos tinham se candidatado, mas ao longa da história da para entender.
É um suspense psicológico, da uma sensação sufocante em pensar em pessoas andando a 6,5km/h sem poder descansar.
Também é visível a crítica à cultura dos seres humanos a querer ver a desgraça do outro, mesmo que essa sede pela satisfação pessoal de quem está vendo seja camuflada pela ?torcida?.

É bom, mas poderia ser melhor.

Eduarda Veloso 27/03/2024

King é King por uma razão
Estou numa época corredora da minha vida, então, esse livro veio a calhar e para assustar.

Numa distopia, que literalmente dispensa apresentações, King retrata a história de jovens que precisam andar/correr por suas vidas. Numa velocidade mínima de 6 km/h, vamos conhecendo Garraty, seus companheiros de corrida, suas histórias e motivações que os levaram a andar por uma quilometragem indeterminada até que o último fique de pé.

É um livro sem muitas explicações, sem muitas surpresas e com um final previsível, mas aberto. Confesso que possui coisas que gosto e não gosto em um livro, ainda assim, porém, é daqueles livros que angustia, agonia e, consequentemente, te prende. King cria mais uma obra prima.

Eduardo 27/03/2024

Bom, mas nada além disso
Apesar de publicado posteriormente à Carrie, este foi um livro escrito quando King tinha seus poucos 18 anos. Após não ter conseguido ser publicado, foi deixado de lado, mas após alguns anos, o autor, através do pseudônimo Richard Bachman, decidiu publicá-lo.

Devo dizer que a obra, assim como a premissa, é uma Longa Marcha.
Aqui basicamente acompanhamos 100 adolescentes homens que se inscrevem num evento em que são obrigados a andar até morrer, basicamente. Aquele que for o último vivo, vence (um proto-battle royale?).
A obra é cansativa. É um cenário pequeno e ele não explica as coisas de verdade. Este livro é daqueles que te coloca numa história e não se preocupa em explicar em si o "porquê" dela estar acontecendo; basicamente te mostra o decorrer de uma determinada situação. Ou seja, ela não busca te dizer o porquê da Longa Marcha existir, nem quando as pessoas permitiram ela existir, nem se há protestos reais e revoluções contra etc etc. Simplesmente é o livro dizendo: "Ela existe, agora vou te mostrar o que acontece com ela existindo."
A narração é bem presa no modo do protagonista, Garraty, enxergar o mundo. Digo que ler é uma Longa Marcha porque parece que, propositadamente, o livro foi feito para ser cansativo. Da mesma forma que acompanharemos pessoas andando à força mais de 100 quilômetros, nos cansaremos como eles. Talvez tenha sido uma estratégia para passar a sensação dos personagens.

Além disso, pode-se dizer que muito do livro busca demonstrar não em si só a perspectiva de quem está dentro da Longa Marcha, mas sim dos que a assistem. Toda a obra pode ser analisada e feita uma reflexão como uma crítica à sociedade. Lá, a Multidão assiste os adolescentes sendo mortos (e a cada vez que algum morre na frente deles, comemoram muito) e apoia a existência do evento. Podemos pensar, lendo a sinopse, que todos estariam revoltados com este governo distópico que obrigatoriamente coloca este evento todos os anos, mas a real é que as pessoas GOSTAM que ele exista (não é atoa que as inscrições são voluntárias; ninguém é obrigado a entrar na Marcha, eles que fazem um "vestibular" pra entrar).

Então podemos traçar um paralelo entre toda essa perspectiva com o nosso mundo real e pensar no tanto de coisas cruéis e violentas que nós apoiamos em nome do grandioso entretenimento.

Como experiência pessoal, apesar de ter o King como meu autor favorito, não gostei tanto assim da história. Ainda que a escrita neste contexto ser cansativa faça sentido, continua sendo um pouco desestimulante ler; além disso, achei complicado me importar com os personagens porque eles eram muito cheios de defeitos. Neste ponto, é algo positivo até, porque na vida real não existe alguém "bom" ou "ruim", mas pessoas misturadas entre esses espectros; mas o ponto é que se tornava difícil torcer para alguém porque todos (protagonista incluso) tinham uns pensamentos muito merdas. O final, também, não foi tãão legal assim pra mim. A primeiro momento não entendi absolutamente nada do que ele quis dizer, e depois lendo umas resenhas e pensando melhor consegui ter uma percepção mais apurada, mas no geral, acho que poderia ter um pouquinho mais de páginas nesse fim, mas todos sabemos a dificuldade do King, principalmente no começo da carreira, de entregar finais bons. Achei também que o livro teve bastante coisas consideravelmente inverossímeis, que acabava estragando um pouco a experiência porque você precisava se forçar muito pra imaginar que seria possível algo como aquilo acontecer; entretanto, acho que esse é um dos motivos que impulsiona interpretarmos a obra de um jeito mais metafórico, porque justamente essas inverossimilhanças podem ser um sinal de que o livro tem mais a dizer do que simplesmente o enxergado na literalidade.

Talvez, no fim, a Longa Marcha não seja sobre uma corrida entre pessoas, mas uma metáfora para a vida, em que as pessoas tem momentos bons, ruins, ficam doentes, caem, se levantam, quase morrem ou morrem mesmo, dão a volta por cima e etc. O fim, encontrando aquela coisa no final da corrida, possa significar que em tudo que fazemos, estamos sempre torcendo pelo "prêmio do final", pela recompensa quando acabar, mas talvez o verdadeiro prêmio esteja no caminho.

No geral, diria que se você não gosta muito do King, não é por causa desse livro que você vai gostar, mas no campo das reflexões, da crítica e do paralelo com nossas atitudes na realidade, pode ser uma obra bastante rica. Não entrou nos meus favoritos, mas também não é uma leitura vazia.

Cas 24/03/2024

Já garantiram o cardio
Um vibe jogos vorazes + battle royale + maratona de atletismo.
É cruel, bem cruel. O Stephen é sempre muito cru na forma como constrói as narrativas dele e, principalmente em um livro sobre garotos competindo para ver quem é o último de pé, isso me prendeu demais nesse. No fundo, interpretei A Longa Marcha como a vida em si. Ele não explica muito bem por que ela ocorre, quais são os critérios, por que tanta gente quer participar de algo que vai matá-los e também por que há tantos espectadores... mas acho que isso é a vida, né. Uma longa, longa marcha, cujo destino final a gente não sabe qual vai ser, e que durante a jornada vamos perder nossos companheiros, em meio a tantas adversidades que tentam nos - e podem - nos parar, mas na qual continuamos. Um passo após o outro, até não ser mais possível caminhar.

OBS: Garraty eu sei que você era bi e na minha cabeça você viveu um lindo bromance com o McVries

Diego 20/03/2024

Perfeitamente cruel
1 - Quem não gostou do final, não entendeu a mensagem do livro.
2 - Como Stephen King podia ser tão talentoso com 18 anos?
Iarlys 20/03/2024minha estante
Perfeito!!!!!!!!

comprido 16/03/2024

Distopia doida
E um livro bem parado, até quando chegando no final, eu esperava bem mais do livro, fiquei sem entender,as vezes o que acontecia no livro,por que alguns personagens brigavam, bem enfin, em relação ao final,cada um interpretar o que acontece ali. Confuso

Ezequiel.Cesar 16/03/2024

Angustiante?
? e impossível de largar!

Já li muita coisa do SK mas esse chega ser mais pesado que Cujo e O Cemitério!

Lpa 15/03/2024

Um livro extremamente parado, sem nada de interessante na leitura. Um livro grande que poderia ter duas páginas com início, meio e fim.
Não consigo ter opinião sobre já que a obra não passa ideias além de uma burrice do personagem principal e dos que aceitaram entrar nessa jornada desnecessária.

Didigo 15/03/2024

Foi longa a leitura também
Apesar de ser um livro curto, demorei um pouco para lê-lo, pois no meio dele havia muito o "mais do mesmo" . Além disso, o final ambíguo me deixou um pouco frustrado. No entanto, como estava buscando uma leitura diferente do que vinha lendo, valeu o tempo gasto.

Carolina.Mikovic 13/03/2024

A Longa Marcha foi longa pra mim tbm. Rss...rss...Embora seja um livro curto, não me prendeu tanto e demorei a concluir.

Possui uma boa premissa pelo fato de trazer reflexões sobre até onde o ser humano consegue suportar o desgaste físico e emocional para ganhar um prêmio ou talvez a marcha se mostre uma fuga da realidade, e por isso os garotos a aceitaram, depende do ponto de vista e da conclusão que se tira de algumas conversas entre os personagens.

O livro traz muitos diálogos, e os melhores ao meu ver eram entre Garraty e McVries.

No mais, achei repetitivo, e o final um pouco vago e o plot referente ao Sttebins pouco explorado.

Gleiciane.Aline 13/03/2024

A longa marcha
Eu comecei o livro sem saber nada sobre ele, sobre a história e as opiniões de outros leitores. Quando eu entendi sobre o que a história se tratava, decidi ler a sinopse para ter a certeza de que o livro todo seria sobre isso: e sim, é! Meu primeiro pensamento então foi: "que b*sta esse jovem tem na cabeça?". Eu sei que quando nós chegamos na idade adulta fica o sentimento de "e agora, o que eu faço?", mas vamos com calma! Enfim, o livro tem uma boa premissa, mas durante a narrativa a história se torna repetitiva e cansativa. E o final? Entendi foi nada!

Gabriel 09/03/2024

Agonizante do início ao fim.
A narrativa é muito boa, prende o leitor. É agoniante ler um livro que é basicamente sofrimento do início ao fim...

Não acho que o final tenha sido dos melhores, parece um trabalho que você está ansioso para acabar e faz às pressas, o desfecho poderia ter sido melhor. Porém, não é nada que torne o livro ruim..

Alice2908 07/03/2024

"Nós queremos morrer é por isso que estamos aqui"
A forma como é nítido a alegria, empolgação, animo e até mesmo energia, vão se esgotando cada vez mais ao decorrer das páginas, é como se fosse uma analogia a vida, esse foi o primeiro livro que li do Stephen, mas com toda a certeza não será o último, a forma como ele desenvolve e aprofunda personagens, no caso só masculinos, é envolvente, a forma infeliz e visceral como os jovens que mal começaram a vida submeteram-se aquilo é terrível de ler e presenciar, foi basicamente na impulsividade que se auto colocaram naquele lugar, não sabiam onde estava se metendo.
Sem contar na crítica social que é clara, as pessoas estão dispostas a colocar-se no limite, entre a vida e a morte, em um estado de superar o seu próprio limite "só" para conseguir um valor inestimável, a pessoas literalmente são obrigadas na marcha a superar o seus próprios limites tanto físicos, quanto psicológicos, é aterrorizante lembrar que pelo menos 99% dos jovens entre os 100 ainda tinham uma vida pela frente, mas por uma escolha infeliz a sua vida foi ceifada pela morte.
Cada morte é tão bem detalhada que não tem como não descrever o livro se não como visceral, cruel, explícito, você termina o livro com um amargo na boca sabendo que aquilo não só já aconteceu antes como vai continuar acontecendo e não importa o que as pessoas desse universo pensão sobre.
A minha única crítica sobre o livro, que inclusive foi o motivo pelo qual não dei 5 estrelas foi o final, fica bem confuso o que aconteceu, mas fora isso só dou meus parabéns para o livro e o autor.

Allan 07/03/2024

Isso só pode ser dívida de jogo...
... porque, de fato, não vejo razão alguma para o livro existir. Por mim, Stephen continuava fingindo a existência de um Bachman para assumir essa autoria, viu.
Primeiro livro do Stephen que julgo verdadeiramente ruim.