Futuro ancestral

Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

Lauraludovico 01/05/2024

Leitura importantíssima. Releitura necessária.
A escrita é muito fácil de ser entendida, Ailton traz aqui reflexões críticas sobre a realidade em que estamos inseridos. Ao mencionar a organização social de etnias indígenas é possível sentir um choque de realidade, a forma que encaramos a vida, essa eterna competição por um pódio que não existe é angustiante.

O autor desconstrói tantos pensamentos de forma tão simples que chega a ser libertador encarar a contestação que ele faz: ?o futuro não existe, nós apenas o imaginamos.? Me fez pensar como gastamos mais energia aperfeiçoando o delírio do futuro do que nos importando com a única realidade que temos: o presente.

História. Educação. Filosofia. E crianças. Esse livro é uma conversa que abraça o mundo e nos alerta sobre a necessidade de mudança presente e valorização ancestral. ?

Paulo Sousa 27/04/2024

Leituras de 2024
Futuro ancestral [2022]
Ailton Krenak(??1953-)
Cia das Letras, 2022, 75p.
_____________________________
?(?) por isso eu digo: respeitem a água e aprendem a sua linguagem. Vamos escutar a voz dos rios, pois eles falam. Sejamos água, em matéria e espírito, em nossa movência e capacidade de mudar de rumo, ou estaremos perdidos? (Pag Kindle 15).
De Ailton Krenak eu já havia lido ?Ideias para adiar o fim do mundo? (2019) e ?A vida não é útil? (2020), livros que, só agora percebo, curiosamente eu não resenhei. Que lástima!
Bom. Tanto lá nos volumes anteriores, quanto nesta reunião de textos seus, Krenak desfia uma forma originária de filosofia. Trazida da sabedoria indígena e aliada à sua própria vivência, suas palavras, muito mais que deliciosos e poéticos afrescos literários, traz sempre um alerta, uma cousa que cutuca, que incomoda deveras, uma mensagem que procura tirar o leitor - e consequentemente o ser parte de uma natureza agredida diuturnamente - da letargia à qual acabamos sendo formatados enquanto usuários abusivos dos recursos naturais.
É um livrinho que verdadeiramente faz pensar: por anos sendo educados para uma civilidade canhestra e totalmente questionável, esta geração estamos caminhando para um colapso comum, tão distantes estamos da voz da Gaia-mãe. O que Krenak escreve é, muito mais que desabafos e indignações, é um chamado conjunto para a responsabilização pelos danos praticados por anos de espoliação da riqueza que a terra dá mas que, na ânsia por mais e mais, a civilização a expõe ao último e quase iminente suspiro.
Quiçá que este mundo velho possa passar, mesmo que eu, tu, nós, passemos. Prossigamos, se possível for?

Alana 25/04/2024

O futuro é ancestral
O Emicida comentou em um podcast que o Ailton Krenak parecia um Corcelzinho que o padrasto dele tinha, que sempre começava devagarinho, mas quando você menos esperava já estava ?dentro do barato barulhando no mundo? (palavras do Emicida). Essa foi a sensação que tive, pois o livro só melhora. Tudo é pertinente, até mesmo a ordem dos textos. São boas reflexões para (re)pensar o mundo. Espero que o Krenak ainda ?barulhe? muito por aí.

Ana.Carolina.Salomao 24/04/2024

Um livro necessário para se repensar o que nem pensamos. Admito que senti falta de discutir soluções práticas, mas pode ser que Ailton aborde nos outros livros e tenha trabalhos abordando

Geraldo.Junior 24/04/2024

Conexões profundas
Futuro Ancestral é a minha primeira leitura de Ailton Krenak. Foi um presente querido recebido de uma pessoa querida a fim de contribuir para um momento pessoal muito importante para mim.

Ouso dizer que é o primeiro conteúdo que já consumi do filósofo e escritor (além de saber da sua posse como membro na Academia Brasileira de Letras), mas que bastou menos de 100 páginas para admirar tanto.

As reflexões trazidas na obra possuem um teor muito humano, onde o Líder Indígena percebe, localiza e expõe tudo aquilo que nossa espécie anda fazendo para acelerar nossa corrida rumo a própria inviabilidade.

Futuro Ancestral é dividido em cinco peças de uma crítica que vai se formando a cada palavra, e, sem pedir licença, invade a mente e nos faz refletir tanto em tão pouco tempo.
Do Ancestral até o Futuro, Krenak fala sobre o futuro da educação, natureza e sociedade enquanto reflete sobre os motivos de agirmos e lidarmos com esses temas de maneira tão automática, sem questionar o que uma vez moldou o nosso modo de pensar.

Por fim, o livro é um convite para aceitarmos nossa nacionalidade e defendermos tudo aquilo que precisa ser protegido enquanto podemos, afinal, "a vida começou sem os humanos e vai acabar sem a gente".

site: https://youtu.be/TYICwl6HAKQ

Michel Pinto Costa 24/04/2024

O livro é bom no sentido de chamar a atenção para a ecologia e a importância de não explorar de maneira irresponsável a natureza.
Também evoca seus antepassados em diversos momentos, importante para mostrar uma cultura rica.
No entanto, em alguns casos cai na incoerência, como sobre as crianças indígenas, em que o autor venera a infância indígenas. Estatisticamente a taxa de mortes de crianças até os 4 anos a cada 1000, entre indígenas é de 34,7, contra 14,2 das não indígenas.
Dentre algumas outros pontos.
Vou ler mais alguma obra do autor.

Raíssa 21/04/2024

O futuro não existe
É maravilhoso conhecer a cosmovisão indígena em relação a diversos temas tais como educação e futuro. O livro nos permite questionar o nosso modo de vida ocidental destrutivo e como mudar isso.

Samy 18/04/2024

O futuro é ancestral
Não dava nada pra esse livro por ser um livro mais de senso crítico e repertório, mas te prende de uma forma que nunca tinha visto, ele aborda todo o contexto de um país eurocentrico e como isso se prevalece até hoje em todas as relações sociais, a dinâmica de escrita dele é fluida, fácil de entender e acessível! Não sabia que necessitava ler este autor até ler! ?

Leticia 14/04/2024

Precisamos nso conectar com a natureza urgentemente
Só conseguiremos transformar o mundo em um lugar bom para se viver e estar quando nossa relação com a natureza mudar. Este é o alerta trazido por Ailton Krenak neste livro. As reflexões do autor sobre meio ambiente, educação, a cidade, são um tapa na cara daqueles que se acham civilizados por viverem em cidades cinzentas e trancados a sete chaves em seus condomínios. Recomendo demais a leitura.

Pri Garcia 14/04/2024

É difícil para mim explicar as leituras que faço de Ailton Krenak.
Um baita convite para conhecer o mundo, o meu quintal e, agora, minha ancestralidade. Nessa leitura, foi um convite para repensar conceitos enraizados pela minha mentalidade branca: crescimento, aprendizado, educação e pertencimento ao mundo.
Uma vontade profunda para continuar o aprendizado. Sou muito fã (e também muito grata).

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 12/04/2024

Resenha: Futuro ancestral | Ailton Krenak
Futuro ancestral é um livro não-ficção escrito pelo autor Ailton Krenak, corresponde a Editora Companhia das Letras, sendo de literatura nacional. Eu consegui o ebook quando eu era parceira da editora pelo NetGalley. Eu escolhi essa leitura para estudar para uma prova que irei fazer que tem no edital. Eu já li desse escritor Ideia para adiar o fim do mundo para uma matéria da USP. Esse escritor é um filósofo indígena muito conhecido.

⁠"Se o colonialismo nos causou um dano quase irreparável foi o de afirmar que somos todos iguais."

Será que nós estamos muito preocupados com o futuro? E esquecemos a origem, a ancestralidade. Florestania. Futuro. Ancestralidade. O livro é pequeno mas bastante reflexivo sobre a sociedade atual. Ele pertence ao povo Krenak. O livro é divido em cinco partes: Saudações ao rios, Cartografia para depois do fim, Cidades pandemias e outras gerigonças, Aliança afetiva e Coração no fim da terra. A principal questão são assuntos ambientais.

"O futuro é ancestral e a humanidade precisa aprender com ele a pisar suavemente na terra.”

A primeira parte ele aborda sobre a importância dos rios, relacionando como tem gente que poluem os rios. A segunda parte ele foca na origem. No texto três ele fala que é possível acabar o mundo do que acabar o capitalismo. No texto quatro ele relaciona cidadania com florestania e no quinto e último texto Krenak fala sobre a questão da educação e do futuro. Krenak nos traz muitas reflexões e mensagens que vale serem analisadas e pensadas.

“Contamos histórias de países e cidades diferentes. Mas elas são muito parecidas e, portanto, têm o mesmo impacto. Espero que esse filme venha rodar o mundo inteiro e impactar as pessoas, para que consigam entender a nossa história, a história com “H” maiúsculo, história de realidade do que vivemos”

Eu gostei desse livro, apesar de não gostar tanto de livros de não-ficção como de ficção nesse no mês de Abril eu li vários de não-ficção para estudar saindo da zona de conforto e refletindo com livros que não pensei que iria ler em Abril, mas eu li. Pretendo ler mais livros do Airton Krenak. Para quem gosta dos assuntos citados nessa resenha, eu recomendo esse livro. Uma leitura rápida. Que faz pensar sobre o meio ambiente e sobre atualidades. Eu indico.

“Não podemos nos sentir tristes, porque somos parte de algo grande que une a todos. Por isso, somos uma pedra no sapato”

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/04/resenha-futuro-ancestral-ailton-krenak.html

lacklusterstarchild 10/04/2024

Em defesa dos sonhos dos filhos da terra
Ailton Krenak habilmente tece uma crítica mordaz ao espírito ecocída do capitalismo antropocentrista, passando pela política urbana de marco sanitario, as mentiras colonialistas contadas até hoje, e pela natureza formatadora da educação infantil ocidental em uma rápida leitura.

A partir do conceito de futuro ancestral, o filósofo originário relata o calopso afetivo demonstrado pela apatia humana perante as crises ambientais e reintroduz o rio como um ser - tanto afetivo quanto afetado. Suas meditações sobre a indústria e a urbanidade estabelecem o cráter privativista do capitalismo na produção de pobreza no Brasil e, consequentemente, no crescente desprezo reservado ao lugar comum.

Diante da brutalidade com que a paisagem é tratada pelo planejamento urbano, Krenak convida o leitor para romper com "essa fúria de meter asfalto e cimento em tudo" em nome de uma existência mais feliz onde nossos sonhos (e, por conseguinte, os sonhos de nossos ancestrais) possam florescer em solo comum a todos.

Além disso, introduz o termo "alianças afetivas", onde descarta o pressuposto colonialista do "igual" e assume o reconheciemnto da diferença entre cada ser como o primeiro passo a estabelecer diálogo. Assim, finaliza a obra clamando pela ampliação desse diálogo pluricultural em função da difusão da perspectiva de sujeito coletivo - com compromisso ambiental e democrático - no que concerne seu papel na ordem social brasileira.

Giulia.Marques 09/04/2024

Impossível não destacar pelo menos 5 frases marcantes.
Dito isso: "Olhar sempre para o futuro e não para o que está ao nosso redor, está diretamente associado ao sofrimento mental que tem assolado tante gente, inclusive os jovens."

Frase mais que real em um livro mais que real.

Ronnayse 06/04/2024

Krenak mais uma vez vem nos mostrar que, em nome do “futuro” estamos destruindo tudo em nome de construções para um futuro melhor. Mas se destruímos, como haverá futuro?

“Se há um futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui”.

“a vida começou sem os humanos e vai acabar sem a gente”