Amora

Amora Natalia Borges Polesso

Resenhas - Amora

angryd0ce 29/03/2024

Vivi muitos estados de espírito e sentimentos ao longo dessa leitura. Meu conto favorito foi Os demônios de Renfield, esse me surpreendeu bastante.

Izabella.BaldoAno 07/05/2024

Nos contos de Amora eu passei por inúmeras avenidas de identificação. fiquei me perguntando como é que Natalia Borges Polesso constrói personagens tão verossímeis e bem exploradas em "espaços textuais" tão curtos e como é que ela me fez sentir tão perto do sentir de uma personagem criança e de uma personagem idosa ao mesmo tempo.

os textos falam muito de amor entre mulheres, mas amor no plural, livre de estereótipos. as personagens são muitas, muitas coisas para além dos rótulos. o que me fez identificar com muitas delas foi a própria complexidade e humanidade das personalidades e das histórias apresentadas. detalhes como o "depende" da compreensão da criança sobre si e sobre o outro, como uma mulher idosa que insiste na força da rotina, apesar do impacto dos anos.

a impressão que fica é a do cuidado de Natalia ao olhar pra os lados todos os dias e a sua potente capacidade de navegar entre o real e o imaginado. em poucas experiências de leitura senti que tinha em mãos um livro pra ser lido em qualquer fase da vida e por todas as pessoas, mas Amora foi desses.

Amora é um livro que sutilmente propõe uma reconfiguração da representação do amor e o faz pelas vias da naturalidade. os amores de Amora nascem e se criam nos rejuntes do cotidiano comum. eles vivem dentro do possível.

espero que todo mundo possa ler Amora em algum momento da vida. (e poxa, Natalia, quem é que faz um leitor chorar já no prefácio do livro?)

Victoria 04/02/2023

lindo lindo lindo
basicamente, tudo que eu precisava.
sempre corri atrás de conteúdo sáfico, do qual o romance não acabasse em uma tragédia, ou com a garota tendo um final com um homem, tanto no cinema quanto na literatura.
e fico feliz pela diversidade que esse livro trás, contos felizes, alguns mais pesados e tristes, outros sobre autodescoberta, alguns sobre mulheres já estabelecidas... simplesmente perfeito.

corafarias 19/05/2024

"Amora" trás contos sáficos que abordam as sutilezas, ordinariedades e poesias do amar. Acompanhamos desde pré-adolescentes (como no conto "Amora") até senhoras (como em "Marília acorda") vivendo suas experiências e vivências e dia a dia com o amor, cada uma de sua forma. Cada conto carrega um mundo em si, único em sensações, personagens e abordagens,as há algo que une eles todos: o amor, que, ao ser usado no feminino, não só remete à fruta, mas se mostra rebelde a todas as heteronormatividades que vemos na sociedade.
Gostei demais dessa leitura, me identifiquei com várias personagens, julguei outras e amei todas. Um livro necessário pra literatura atual e que acho que deve ser lido desde meninas adolescentes, como eu, até quando a idade não deixar mais. ?

Mabela 03/02/2023

Gostoso Demais
Ler Amora me trouxe romantismo, melancolia, sentimentos confusos, sentimentos cristalinos, amor, estranheza, criatividade. Um turbilhão de coisas deliciosas de se sentir. Cada final de conto é um gosto de quero mais e uma saciedade simultânea. Daqueles livros que você lê e tem vontade de escrever (e fazer uma sessão de terapia tb). Leitura obrigatória (não só pra saphicas).