Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

rafisreading 12/08/2024

É um livro muito bonito e interessante, não esperava gostar tanto, li rapidinho indo pra faculdade porque é em poesia

Yasmin284 12/08/2024

Um belo soco no estômago
Não sou fã de poema, porque raramente entendo o que o autor ou o eu-lírico quer falar, acredito que como nesse caso eu já sabia que o livro seria sobre a Inconfidência Mineira, eu tenha gostado mais.
O livro é muito bem escrito, e ele revela um parte tão linda mas tão sofrida do povo brasileiro.

artrhmn 10/08/2024

Fala aos Inconfidentes mortos
A ideia de retratar Tiradentes como jesus é uma boa sacada pra construção de um mártir e um ideal revolucionário mas as vezes se passa no drama, tipo comparar o cara com Judas aí eu chorei de rir
Cecília fez com maestria esse aqui, desde o descobrimento até o desfecho da bsta, valorizo a literatura apesar de nunca ler por vontade própria, um beijo pra fuvest

Valéria Ribeiro 30/07/2024

História poética
Romanceiro da Inconfidência? é uma obra poética de Cecília Meireles, publicada em 1953. O livro aborda um dos episódios mais importantes da história do Brasil: a Inconfidência Mineira, movimento separatista ocorrido no final do século XVIII.

A autora constrói uma narrativa lírica e histórica, dividida em romances, que recria os eventos e personagens desse período. Meireles mistura poesia e história, dando voz aos inconfidentes, especialmente a Tiradentes, e a outras figuras menos conhecidas, mas igualmente significativas.A obra é marcada pela riqueza de imagens poéticas e pela musicalidade dos versos, características do estilo de Cecília Meireles.

A autora utiliza uma linguagem elaborada, cheia de simbolismos, para transmitir a atmosfera de conspiração, idealismo e tragédia que cercou a Inconfidência Mineira.?Romanceiro da Inconfidência? é um tributo à coragem e ao sonho de liberdade dos inconfidentes, ao mesmo tempo em que reflete sobre o sacrifício e a luta contra a opressão.

Através de sua poesia, Meireles não só preserva a memória histórica do movimento, mas também oferece uma interpretação sensível e profunda dos eventos, evocando um sentimento de identidade e resistência nacional.

ArlenyCosta 25/07/2024

Ouro
O "Romanceiro da Inconfidência Mineira" é uma obra literária escrita por Cecília Meireles, uma das grandes poetisas brasileiras do século XX. Publicado em 1953, o livro é uma reinterpretação poética da história da Inconfidência Mineira, um movimento de caráter separatista ocorrido em Minas Gerais no final do século XVIII. Cecília Meireles utiliza versos e imagens poéticas para retratar os personagens e os eventos desse episódio histórico, explorando temas como liberdade, justiça e a luta do povo brasileiro por autonomia.

VITRIAX 21/07/2024

Queen
A criatividade da mona pra fazer um texto narrativo em forma de poema foi sem igual. Ela deu vida pra muitas personas e trouxe uma luz pra minha cabeça sobre esse evento que tanto vi e ouvi falar mas nunca tinha entendido de forma tão esmiuçada, o entendimento ao final do livro é outro.

Mel'h 18/07/2024

É um livro de poemas, poemas com teor histórico sobre a inconfidência mineira, portanto, se você não conhece a história, sofrerá dificuldades para entender. Terminei, enfrentei dificuldades, mas conclui com sucesso!

Teté 24/06/2024

Leitura leve, li em menos de uma hora. Apesar de ser uma leitura significativamente rápida você consegue entender o objetivo do livro, que é falar sobre a liberdade, em como o homem cria o conceito e ele mesmo o destrói para suprir sua própria ganância, e vemos vários exemplos de personagens ao logo da narrativa pra provar que o tico tá batendo com o teco da autora kakaka como a chegada dos portugueses ao Brasil, ou quando Dom Pedro anunciou a Independência e o povo não sabia o que era tal, enfim, muito bom!?

Luana 26/05/2024

Viagem histórica
As expectativas eram baixas, mas felizmente me surpreendi ao compreender e ter a experiência de conhecer mais sobre o período da inconfidência mineira.
Através de poemas, Cecília faz esse retorno ao passado resgatando personagens históricos, contemplando todo o drama e os ideais políticos presentes neste período tão insurgente do fim do colonialismo.

Malu 26/05/2024

Ehhh
Gostei bastante pela história por trás?
Mas quase dormi algumas vezes
Li para o vestibular, mas até que gostei

rafa esquizo 24/05/2024

Ardores da Inconfidência
Pois é... Acho que nunca paguei tanto a língua quanto no caso desse livro específico, pensei que seria uma leitura muito complexa e possivelmente desinteressante, ele realmente é complexo mas sua leitura pode ser facilitada e mais rica, vou explicar
Esse livro retrata um período histórico, como consta no título, a Inconfidência Mineira, Cecília consegue compor liras riquissímas sobre esse período, retratando o drama vivido por Vila Rica e os inconfidentes. No entanto, o leitor que não possuir certos conhecimentos sobre esse período, muito provavelmente não absorverá o que a autora quer repassar e nem se sentirá acolhido pelo tema.
Felizmente, em meu caso, eu tive aulas, de certo modo, bem específicas sobre o movimento, o que possibilitou uma leitura muito rica desse livro e um bom compreendimento sobre o que está sendo retratado e a visão da autora.
Recomendo esse livro fortemente para aqueles interessados pelo movimento da inconfidência, você se sentirá justamente em meio ao movimento, ao que precedeu e o que se sucedeu.

vini 20/05/2024

fuvest fuvest fuvest vestibular fuvest fuvest por favor me deixe ser universitário fuvest vestibular
vini 20/05/2024minha estante
detalhe: eu adorei romanceiro!

paulinho do gás 03/06/2024minha estante
muito eu