Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles
Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Luizaâ¡â 25/04/2024

"a Justiça é mais severa com os homens mais desarmados"
5/9 dos lidos pra FUVEST...
Como o título já diz, o livro se passa no contexto da Inconfidência Mineira, mostrando todo o processo da revolta sob o olhar do povo oprimido. São feitas muitas referências a autores, nobres e outros personagens históricos, algo que aproxima ainda mais a leitura da realidade. É uma leitura extremamente demorada, pois o livro é praticamente uma aula de história ou sociologia, que mostra, além do processo conhecido e oficial, os problemas sociais, os sentimentos dos inconfidentes, a dor daqueles que foram condenados.
Sim, o livro é chato. Existem muitas metáforas e muitos detalhes que não são facilmente entendidos, tive que ler com o google aberto, para ir pesquisando cada significado... Mas apesar disso, gostei desse olhar diferente daquele ensinado nas salas de aula e gostei, apesar de ter sofrido para entender, das reflexões feitas acerca dos acontecimentos.
Não recomendo, mas se você tiver tempo e paciência, vale à pena.

pirocadeperuca 16/04/2024

A própria Cecília descreve perfeitamente:
"O Romanceiro não julga. Ele é apenas um convite à reflexão. Todas as suas páginas mantêm esse desejo de equilíbrio ? narrar o que foi ouvido nestes ares de Minas, especialmente nesta Ouro Preto, cheia de ressonâncias incansáveis ? e apontar nessa interminável confidência o que lhe dá eternidade, o que não é somente uma palavra ocasional, local, circunstancial ? mas uma palavra de violenta seiva, atuante em qualquer tempo, desde que interpretada, como ontem os oráculos e as sibilas."

SocorroBaptista 15/04/2024

Uma narrativa poética magistral. Poderia facilmente equiparar-se a um poema épico, tamanha sua profundidade, como o retrato que a poeta / narradora nos faz dos muitos personagens de um dos mais marcantes momentos de nossa história. Eu acho que deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas, talvez de forma transdisciplinar, pois certamente ajudaria nossos estudantes a terem uma visão mais profunda do momento nele representado. Afinal, essa é uma das funções da literatura, nos permitir uma diferente visão do mundo. Amei este livro.

marialeitura 07/04/2024

A história com outros olhos
Quando comecei o livro,não gostei dele, por ser poesia e pelo tema ( a incofidência), um tema que só tinha estudado na escola e para mim não parecia ser interessante. Que engano!
Me arrependo de não ter lido ele ano passado, tive a oportunidade de ir à Minas, e com certeza poderia ter aproveitado a viagem de uma forma completamente diferente se eu soubesse o que havia passado ali.
E PORQUÊ?
Cecília Meireles expôs de uma forma maravilhosa esse fato sobre o país, saindo daquela coisa monótona que todos sabem sobre o fato. Ela deu voz á todos os personagens sendo eles protagonistas ou não, entramos de verdade naquela história, sabiamos todos os envolvidos.Além disso, ela passava reflexões profundas, é aquele conceito de particular e universal , ela usava do contexto para mostrar uma ideia que saia de lá, foram lindas reflexões....
Por fim,eu me senti muito próxima de todos eles, me senti lá e consegui entender melhor sobre esse período.
DaniMassao 07/04/2024minha estante
Parabéns pela leitura! Um ótimo livro que exige muito do leitor, tanto conhecimento( em relação a história), como sensibilidade para "entrar" na história.

Papadelo 06/04/2024

Precisarei reler
O livro é maravilhoso, os poemas são escritos de uma forma à remeter aos antigos poemas ibéricos. No futuro, lerei novamente, sinto que não sou maduro o suficiente para essa leitura.

Helena.tbo 19/03/2024

Confesso que evitei ler esse livro por ser de poesia e ficar sem entender, mas com uma ajudinha de análise da obra, a leitura fluiu muito bem e eu achei a Cecília Meireles uma mulher extremamente inteligente e talentosa!

Deby 12/03/2024

Um livro genialmente complexo
Romanceiro da Inconfidência é uma leitura difícil, é impossível se debruçar em seus versos de forma trivial e entender sua totalidade.
No começo, as muitas informações apresentadas podem confundir o leitor, porém, após alguma reflexão, a maestria com que as denúncias à Justiça brasileira, ainda muito atuais, críticas à ganância do homem com o ouro que destruiu a sociedade de Minas Gerais, deixando cicatrizes em seu povo, na construção gradual da comparação entre Tiradentes e Cristo. Além disso, uma menção honrosa deve ser feita à analogia dos cavalos como as vozes silenciadas na história, e eram muitos os cavalos...
Logo, Romanceiro da Inconfidência é para os corajosos, um convite e um desafia da própria autora à entender um pouco mais da sociedade do nosso país, enfrentando sim a densidade da obra, mas principalmente, encarando as críticas assustadoramente atuais de Cecília Meireles.

Vitoria293 05/03/2024

Eu amei esse, nunca tinha lido mas quando fiz vestibular veio a oportunidade entao eu me apaixonei, é simplesmente perfeito fora que fica todo um misterio

booksdalaus 28/02/2024

Romanceiro da Inconfidência
Os poemas aqui reunidos ? cada qual com vida própria ? formam um longo e único poema, lírico e épico ao mesmo tempo em que conta a história de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. Elaborado por meio de uma profunda pesquisa, a conspiração revolucionária de poetas é recriada com maestria pela imensa maior referência da poesia, Cecília Meireles.

TalesVR 21/02/2024

Gostei e não recomendo
De vez em quando acontece comigo uma coisa engraçada, talvez trágica. Percebo que estou me autocensurando sobre obras de autores que com total certeza ficariam decepcionados se soubessem o que estou fazendo.

Acabou de acontecer com o Romanceiro da Inconfidência, a considerada obra prima de Cecília Meireles, aquela que é leitura obrigatória para o vestibular, aquele título que muita gente só conhece ele de todos os outros da autora. Pois é, é esse que eu gostei e não recomendo. Se por algum acaso do Universo alguém me parar na rua amanhã e pedir recomendações do que ler dela eu falaria qualquer outro, menos esse.

E vou arriscar uma explicação: o que me fez apaixonar com Cecilia Meireles foram suas poesias intimistas, seus relatos pessoais dilacerantes, seus cânticos de profundidade espiritual, versinhos lidos em 10 segundos e que nutrem a alma por dias. Já Romanceiro da Inconfidência é um épico, exige uma carga prévia e boa de leitura, conhecimento histórico e tem uma outra proposta. Para fins de estudo ou análise o leitor nem vai ter pra onde correr em algumas situações, é realmente obrigatório para provas e trabalhos, maaaaaaaas é aquilo de existirem contextos e contextos. (Eu tô quase chorando igual aquele seu amigo que te jura que o fulano é bom, você que ouviu o álbum errado, assistiu o filme errado, então... esse sou eu te pedindo pra ler outra coisa da Cecília Meireles. É muuuito muito bom mesmo, pode acreditar, só que cê vai ter que ler outro, tá bom?)
Rogéria Martins 22/02/2024minha estante
Gostei da sua resenha, Tales! Estava pensando em ler este livro mas acho que vou adiar, ler mais coisas da Cecília antes...
Obrigada!

Vania.Cristina 22/02/2024minha estante
Entendi e concordo com você. Não é o melhor caminho para começar a ler a autora.

Clara 14/02/2024

É um livro de poema e eu não gosto muito desse tipo de livro
Mas no começo eu estava gostando, só que quando foi chegando no final, não sei se é por eu já estar cansada ou por outra coisa, mas eu comecei a não gostar mais
Para mim começou a ficar chato

Maju 19/01/2024

Romanceiro da Inconfidência
O livro tem um vocabulário um pouco difícil para se entender atualmente mas, seu conteúdo não deixa a desejar.
A história sobre a Inconfidência Mineira é narrada por uma espécie de "fantasma", sendo ele a própria Cecília Meireles... a obra nos ajuda a entender, mesmo tantos anos depois, o que foi e a importância de tal acontecimento para o nosso país!

Sophia.Shinohara 12/01/2024

Romanceiro de Inconfidência
Perdão mas não entendi nada do livro, demorei uma vida pra ler, jamais lerei novamente. Li por conta dos vestibulares.

Carolina.Lazzarett 30/12/2023

É uma leitura que precisa de empenho e concentração. Não é um dos meus livros de poema favoritos, mas merece nota alta sim. Uma obra prima nacional.

JosA225 30/12/2023

Romanceiro da Inconfidência
A inconfidência Mineira na visão de uma das maiores poetisas brasileira. A estória dos inconfidentes é narrada como um pequeno romance, só que em poemas.