Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

bru 22/03/2023

Romanceiro da Inconfidência
Sinceramente foi uma leitura que fiz por obrigação por conta do vestibular... Tem um vocábulo bem difícil por conta da época mas no geral tem poemas bem interessantes, dá pra entender um pouco da atmosfera de toda a questão da conjuração mineira e os sentimentos envolvidos.

LiteraLucas 16/02/2023

MONUMENTO HISTÓRICO!
Se você gosta de épicos como Ilíada, Odisseia, Eneida, Divina Comédia e Lusíadas, saiba que o Brasil tem o seu exemplar a altura. Infelizmente, menos valorizado do que deveria e relegado à grade curricular das escolas como algo "obrigatório". O Romanceiro da Inconfidência é uma das obras literárias mais importantes do mundo, por retratar em forma de versos em estilo medieval um fos eventos mais importantes da história brasileira: a Inconfidência Mineira. Graças à Cecília Meireles Tiradentes jamais cairá no esquecimento. LEIAM ESSE LIVRO! ??

Ny 10/02/2023

O Romanceiro da Inconfidência
Acredito que foi uma leitura desafiadora, a escrita dela é boa e esse livro é totalmente voltado para o contexto da Incofidencia Mineira. Apesar de tudo, sinto que o livro não me prendeu, que faltava algo. Pretendo ler mais livros da Cecília, mas preciso superar esse.

Tori 01/02/2023

"Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!"
O livro é um compilado de poemas com diversos temas envolvendo o cenário político-social de Minas Gerais, tais como períodos de tempo, traição, revoltas, etc. A autora faz menção a diversos personagens históricos e os retrata em suas áreas de atuação.

Um dos principais temas, e que nomeia o livro, é a Inconfidência mineira. É feito um paralelo com outras revoltas importantes para a história brasileira e também retrata o ciclo do ouro e seus efeitos positivos e negativos para a sociedade. Além disso, um dos pontos mais importantes é luta pela liberdade do povo brasileiro.

Eu gostei bastante dessa leitura e recomendo.

aghirlanda 29/01/2023

Romanceiro da inconfidência
Definitivamente não é meu estilo de livro, e nem por isso desgostei dele, os poemas são lindos e Cecília conta, de uma forma romantizada, a história da inconfidência mineira. Li mais pela FUVEST mas não deixa de ser um bom livro que todos deveriam ler.

mariaaacan 27/01/2023

tal qual um livro de bolso. no início fiquei receosa achando que não ia entender e que a leitura ia ser difícil. mas foi bem fluida e envolvente. o ideal é que se tenha um entendimento prévio desse momento histórico não só de minas, como do Brasil e do mundo. me senti parte da história!

*os poemas relacionados à D. Maria I, a rainha louca, foram os meus favoritos

legarcia 16/01/2023

Um grito de independência
Cecília foi uma autora que ouvi muito falar quando era criança e estava sendo estimulada a cultura, porém, nunca tinha tido contato maior com sua obra. Essa, então, foi a obra escolhida para que fosse minha primeira leitura da autora e posso dizer que estou encantada.

Algo que me impactou foi a maneira com que Cecília descreve o processo de escrita de ?Romanceiro da Inconfidência? como um ímpeto ancestral de moldar em palavras as vidas, os dilemas e os dias envolvidos nesse período histórico.

É notável o esforço da autora em conhecer e estudar sobre a inconfidência, esses conhecimentos são de suma importância para a autora criar poesias que não obstante fazem referência a acontecimentos e a pessoas reais, possuem o efeito artístico que pontencialiaza o efeito das palavras em nós.

Por meio dos versos de Cecília, somos imersos nos dias da inconfidência. É como se fossemos levados como observadores no epicentro onde tudo acontecia. Senti-me como se pudesse visualizar os encontros dos inconfidentes, os discursos de Tirantendes em bares, a chegada dos encapuzados? Todas as cenas fervilhando e ecoando dentro de mim!

É impressionante a riqueza na construção de cenários e como a autora narra diversas facetas desse período, como por exemplo o trabalho árduo e desumano dos escravos nas minas. Os espaços descritos ecoam em nós e então as cenas são feitas em nossas mentes, pulsando e nos colocando dentro daquela realidade, sempre em meio às penumbras, representando uma convergência entre o sentimento de ânimo revolucionário e a necessidade de ações contidas, visto a repreensão da Coroa.

Por fim, poderia tentar expressar o quão grandiosa é essa obra por muito tempo, mas creio que apenas ao ter contato com esse romanceiro é que conseguimos sentir o verdadeiro impacto dele. Com certeza, após essa leitura, Cecília conquistou um lugar especial em meu coração, além de grande admiração e respeito. Que obra gigante!

gabbiedb 13/01/2023

Gostaria de ter lido com mais calma, para entender melhor todas as referências e pesquisar bem sobre o assunto. Mas o livro é lindo, faz você imaginar muito bem as imagens, como se você voltasse no tempo para aquela época e sentisse tudo o que é retratado na obra. Gostei :)

Carolina1969 09/01/2023

Romanceiro da Inconfidência.
Cecília Meireles foi fenomenal nesse aqui. Pela época em que o escreveu, entre as gerações modernistas, o livro é um sucesso em conectar o presente de 1922 e o passado de 1789 na Inconfidência Mineira. Xica da Silva é uma das minhas personagens favoritas.

nyx 07/01/2023

eu ouvi o áudiobook para poder fazer a fuvest mas não vejo a hora de comprar o livro pra ler, amei a escrita e o modo que o livro foi construído, achei muito legal a forma em que a autora retrata e história e o trabalho de pesquisa que ela teve.

Bianca 05/01/2023

Romanceiro da inconfidência
É um livro bom, mas tem que compreender todo o contexto histórico que o livro se passa e todos os seus personagens

Amanda513 05/01/2023

Só li por causa da Fuvest
Os poemas são lindos e têm críticas sociais incríveis, mas achei muito cansativo e acho que eu não entendi muita coisa kakakkaka.
Só recomendaria pra alguém que gosta de história e já tá acostumado a ler livros de poemas, se você for ler só pra fuvest, como foi meu caso, boa sorte!

livs 30/12/2022

Só li por causa da FUVEST
Não sou muito fã de poemas, talvez seja esse o motivo das duas estrelas...
Entretanto, Cecília Meireles sempre vai ser um ícone da literatura brasileira! Nesse livro dá para ter uma ideia do que foi a Inconfidência Mineira. Recomendo para aqueles que curtem um pouco da história brasileira.

robcait 28/12/2022

Trata-se de um convite irresistível à mente da autora, que desmembra a Inconfidência Mineira de forma única e belíssima. Conhecer a história do nosso país é essencial, e Cecília Meireles nos apresenta um fragmento importante dela com maestria.

Lucas 27/12/2022

🤬 #$%!&
Pois tome uma história sobre todo um ocorrido real escrito em poemas 🤬 #$%!& que livro daora