Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Isa Romero 11/11/2021

uma viagem no tempo para a Inconfidência
Cecilia escreveu esse livro de poemas de um jeito intrigante, relatando a chegada dos bandeirantes em Vila Rica até a morte dos inconfidentes, de um jeito criativo e bem feito. Se você gosta de história e literatura, esse livro é um prato cheio.

hammezita 04/11/2021

Lendo esse livro eu confirmei que compreendo poesias muito melhor quando leio em voz alta hahaha eu absorvo melhor o ritmo assim do que só lendo na cabeça. No mais, é um bom livro, não tenho muito a dizer sobre porém.

"Uns querendo ouro e diamantes, outros, liberdade, apenas..."

heydudamelo 18/10/2021

Não é o pior ou mais difícil da lista do vestibular, mas ter a obrigação de ler tira toda a graça da leitura.

Michaely1 17/10/2021

Quando der, olhe para o tempo
Primeiramente, se quiser ver minha análise: https://likeblack962194152.wordpress.com/2021/10/17/analise-de-romanceiro-da-inconfidencia/

Ok, vamos por partes.
Foi o livro mais difícil de ler. Ele é poesia, o que já me cansa bastante por ter que ler e escrever para conseguir interpretar corretamente. Fora isso, o livro tem 85 romances (fora os poemas que nem entraram na contagem). Como se não bastasse, os poemas são longos sim! Muitas páginas! Ou seja, o que eu quero dizer é que é um livro difícil de ler, mas achei a compreensão bem simples (é claro que meu conhecimento sobre Jesus me ajudou muito).

A questão é que vi um apreço pela Inconfidência Mineira de tal forma, uma vastidão de 10 anos de estudo para fazer essa obra, uma soberania mineira que eu confesso que pensava que Cecília Meireles era mineira. Eu confesso que nunca me senti tão cansada com um livro, mas é um conhecimento tão profundo que eu acho que nunca vou aprender tanto sobre Inconfidência Mineira de outra forma.
Muitas vezes, Tiradentes é visto de modo angelical tal como Jesus e os ideais de liberdade que tanto foram proclamados em revoluções diversas foram vistas antecipadamente: quando Minas Gerais queria se libertar desse fardo que era a prisão imposta por Portugal.
Me despertou tristeza, compaixão e solidão. Me deixou com um vazio no peito ao acabar. Eu ainda não acreditei que esse livro acabou, ele ainda ficou na minha mente. Mais do que isso: eu vi amor entre Marília e Dirceu, um amor que muito me machucou. Eu vi a humanidade de outra forma. Vi pecados tomarem conta de humanos, como a Rainha Louca representa. Eu aprendi que não há nada que impeça nossos destinos de serem concretizados. Se o destino de Tiradentes era esse, tal como Cecília propõe, então também temos um destino único que não podemos barganhar para fugir, pois, se assim fosse, então recairia sob nós algo muito pior.
Por fim, esse livro fez meu coração doer, pois ele finaliza me lembrando a mesma coisa apresentada no início: tudo o que eu li jaz no esquecimento do tempo, transcedendo gerações. Por isso esse título. Quando der, olhe para o nosso tempo e talvez os vestígios das liberdades e dores passadas nos tocarão tanto quanto tocaram os inconfidentes naquela época.
Acredito que no final disso tudo, o que mantém tudo uniforme e nos faz igual a eles é esse amor pela liberdade. Enquanto valorizarmos nossa liberdade, desfrutaremos da Arcádia de Romanceiro da Inconfidência.

site: https://likeblack962194152.wordpress.com/2021/10/17/analise-de-romanceiro-da-inconfidencia/

Rachel.Oliveira 16/10/2021

Gostei
Não é aquele livro de cabeceira, mas todo o enredo e as construções poéticas da autora são extremamente interessantes! A forma como ela dá voz a essas figuras da história do Brasil realmente impressiona.
Li todo o seu conteúdo e algumas críticas, mas decidi parar no meio de uma, pois não tenho mais tempo pra ficar mais de um mês em uma leitura (isso é totalmente pessoal, se você tiver tempo, leia tudo!).

hmbelino 14/10/2021

Sinto que pelo fato de eu ter pressa e não curtir muito poesia não aproveitei o máximo do livro. Não obstante, acho extremamente cativante e interessante o jeito que a Meireles conseguiu me fazer sentir na inconfidência mesmo que eu e ela pertecemos a épocas muito a frente de onde é ambientalizado, e nunca tinha visto coletânea de poesias que contam uma "história", achei curiosa a experiência.

Maria 13/10/2021

"Uns querendo ouro e diamantes, outros, liberdade, apenas..."
Eu gostei muito mais desse livro do que eu pensei que ia gostar! Não vou fingir que foi uma leitura rápida, porque não foi. Mas foi bem divertido de certa forma? E eu curti bastante. Sendo sincera teve partes que eu fiz uma leitura mais dinâmica kkkkk mas no geral, "Romanceiro da Inconfidência" é uma leitura bem legal e interessante. Marquei muito mais parte do que eu imaginei que marcaria, por isso, tô dando 4 estrelas. Muito legal mesmo c:

lauratamanaha 30/09/2021

Gostei bastante por unir história com lirismo, realmente nos sentimos parte das vilas mineiras no ciclo do ouro. No entanto, ler pelo vestibular sempre desanima um pouco

Mar 18/09/2021

Muito bom.
Ceci como sempre fazendo tudo. Alguns romances são complicados e as relações exteriores que ela faz com a inconfidência e personagens são mais trabalhosas de serem relacionadas. Mas a progressão e a sensibilidade dela me chocam.

Rafael Garibaldi 07/09/2021

Definitivamente não uma boa porta de entrada para a poesia
A leitura não foi algo que me agradou. Como não sou um grande fã de poemas, acabei relaxando e não prestando tanta atenção assim aos versos.

Mas é algo bonito de se ler. Toda a história por trás dos poemas é muito boa: a Inconfidência Mineira. Mas isso não é algo que me desperte interesse.

Tenho que exaltar a escrita da autora, que é muito poética e bem fluída. Me deu vontade de ler mais da autora; porém, sobre temas que mais me interessam e não fujam tanto do meu nicho.

Mas infelizmente os poemas não me prenderam. Acho que deveria ter começado a ler poemas por outras obras, essa definitivamente não é uma boa porta de entrada.

bibs 03/09/2021

inesperado
tenho zero costume de ler poesia e não tava esperando muito, mas fui totalmente surpreendida de forma positiva!!!
curti muuuito o livro! ele tem uma abordagem interessantíssima e viva de um acontecimento e período tão importante pra nossa história!

juliajunq 02/09/2021

Maravilhoso pra aprender sobre a Conjuração Mineira
Apesar de ser um livro obrigatório para vestibulares, a leitura é muito fluida e simples, capta demais a atenção. O único ?problema? é a constante necessidade de pesquisa sobre a Inconfidência, já que o livro não esclarece exatamente cada referência. Gostei :)

pedrosg 30/08/2021

Obra importante
Achei a obra importante por relatar a Inconfidência Mineira e pelas críticas que tece à Coroa e ao Imperialismo Português, entretanto ignora, por vezes, o fato de o movimento ser extremamente elitista e contém passagens em que até escravos são citados, sendo que eram totalmente excluídos da política local. Mesmo assim, a obra deve ser apreciada por sua escrita e pelo fato de ser escrita por uma mulher no século XX no Brasil.

mafe 21/08/2021

Cecília é simplesmente genial
Leitura obrigatória da Fuvest, comecei a ler pensando que seria mais um livro com palavras difíceis em forma de verso que eu não entenderia nada. Dessa vez foi um pouco diferente por diversos motivos.
1. Como é uma mistura (muito bem feita) da história do Brasil e a literatura, metade disso eu já sabia, a Inconfidência Mineira é algo que estudamos desde sempre, e eu gosto muito.
2. Cecília é uma autora modernista, dessa forma ela faz parte de um movimento literário que tenta revolucionar a arte, sem usar métrica, vocabulário rebuscado e coisas assim nos seus textos e de certa forma facilitando a leitura.
3. O ponto de vista do futuro (ela escreveu o livro de algo que aconteceu 200 anos antes dela) abrange todos os acontecimentos importantes da época, que entrelaçados com a ficção, torna o livro menos maçante e traz algumas críticas sociais da época.

custodiovitoria 10/08/2021

Viagem histórica à Vila Rica
Não é o estilo que costumo ou gosto de ler. Acabei conhecendo a obra pela intervenção do vestibular e, posteriormente, utilizei para um trabalho na faculdade.

E fico feliz de ter sido apresentada a algo diferente do que estou habituada a ler.

"Romanceiro da Inconfidência" é uma viagem história à Vila Rica. A obra permeia o ciclo do ouro, a exploração, enfim, a vida no século XVIII. Cecília Meireles apresenta uma abordagem interessantíssima acerca dos personagens marcantes da Inconfidência Mineira.

É uma boa leitura!