Romanceiro da Inconfidência

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Nick.ly 29/07/2021

Não entendi nada
Não entendi muita coisa
Pegou linguagem complicada com poema que é totalmente conotativo e ferrou tudo

Mavu 28/07/2021

Li por causa da FUVEST mas AMEI
O livro não apenas é muitíssimo bem escrito, mas também me motivou a buscar mais sobre a Inconfidência Mineira e sinto que ele te aproxima do fato histórico, mergulhando em personagens que muitas vezes não são trabalhados em sala de aula, como o misterioso Embuçado e a poetisa Bárbara Heliodora.

elisaalyz 22/07/2021

Cecília Meireles tem tanto talento, é inacreditável.

São poemas que, basicamente, contam sobre a Inconfidência Mineira e os participantes dessa revolta. Esse livro me ajudou bastante em certas provas de história que eu tive que fazer.

Mari 16/07/2021

Romanceiro da inconfidência é um livro de poesia, que fala sobre a inconfidência mineira. Para mim que nunca tinha lido um livro de poesia, me pareceu bem simples e fácil de entender, super recomendo, e você ainda termina o livro sabendo um pouco mais sobre a inconfidência mineira

Nathan 13/07/2021

Curti a mistura de história e poesia. Aprendi e contemplei ao mesmo tempo. Algumas ideias são muito interessantes e têm muita força poética: o embate entre história e esquecimento; as armadilhas da memória; o poder do ouro que corrompe; a antíntese a ele nas ideias de liberdade; o ponto de vista dos traidores, movido a medo ou ganância... Aliás, destaque para o romance XLIV sobre a testemunha falsa, que representa isso muito bem. O LIII sobre o poder das palavras também é bonito e melancólico.
As histórias laterais de personagens coadjuvantes também são ótimas são ótimas, mas até por isso no final do livro ele vai ficando menos interessante. Ele para com essas histórias curtas com personagens variados e fica girando em torno de uns dramas meio mehh...

Eduarda.Silva 13/07/2021

adorei
A obra é de 1953, onde se encontrava o Período Modernista, porém, Cecília Meireles rompeu com as ideias do modernismo e retomou a estrutura poética tradicional.

Romanceiro é uma coletânea de poemas muito utilizados na idade média, são de caráter narrativo e com um tom épico (exaltam a bravura e tal).

Os poemas desse livro, giram em torno da Inconfidência Mineira (1789) e os 85 poemas presentes são divididos em 5 partes:

? 1 ao 19: início e nascimento do ciclo do ouro, abordando a alegria e a tristeza presente na exploração/descoberta do ouro.

? 20 ao 47: nascimento da Inconfidência Mineira, dando destaque ao Tiradentes, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

? 48 ao 64: Desdobramentos da Inconfidência, dando destaque a morte do Tiradentes e Cláudio Manuel da Costa.

? 65 ao 80: Vida e exílio de Tomás Antônio Gonzaga.

? 80 ao 85: Homenagem aos inconfidentes e desdenha aos conjurados.

Espero que eu tenha ajudado em algo, boa leitura!

Cami 25/06/2021

Um bom livro.
A história da inconfidência mineira contada em poemas pela autora Cecília Meireles, é uma história interessante que conta um momento histórico do Brasil.

Houve algumas partes que não compreendi muito bem os poemas, porém no contexto geral, compreendi a história.

Tive que, também, fazer pesquisas sobre a inconfidência mineira para compreender algumas passagens contadas, que não era tão detalhadas na mensagem que queria passar.

Interpretar poemas é complicado, pois utiliza elementos de descrição complexos e que não são tão diretos, parecem muitas das vezes metáforas para descrever alguns momentos ocorridos.

A autora consegue inserir o leitor na história, nos locais que foram descritos e nas situações que ocorrem no decorrer do livro.

É um livro que achei difícil de compreender por ser poemas, e não curto muito o estilo, porém é um bom livro.

NatAlia.Nepomuceno 24/06/2021

A história da inconfidência mineira contada a partir de poemas por Cecilia Meireles, sem dúvidas é uma obra belíssima.
Confesso que muitas das vezes tive que ler mais de uma vez alguns poemas ou tive que realizar pesquisas para compreender a história por de trás. Mas como a própria Cecília falou... É como se as cortinas estivessem se abrindo e os fantasmas os quais habitavam em Vila Rica ( atual Ouro Preto) fosse contarmos as vossas histórias.

Áquila 10/06/2021

História em poesia?
A autora constrói um relato belo e elaborado sobre a Inconfidência Mineira, que, se reforça mitos e toda uma construção histórica oficial, ao menos o faz com beleza e graça.

Luiza Bugelli Valença 14/05/2021

Liberdade ainda que tardia!
A obra prima de Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência, encanta os leitores por meio de suas poesias extremamente críticas e históricas. A obra apresenta uma coletânea de poesias épica líricas dramáticas, que narram os acontecimentos da inconfidência mineira; passando pela descoberta de ouro em Minas Gerais, até o fim do apogeu das pedras preciosas.

Durante a obra, o leitor é inserido na sociedade mineira da época, na qual a escravidão era infelizmente presente e havia o comércio e a extração de pedras preciosas. Entre os personagens, encontram-se diversas figuras históricas, como: Tiradentes, Chica da Silva, Joaquim Silveira, etc.

O leitor consegue se sentir em Minas Gerais no ao de 1789, posto que a autora narra não somente os acontecimentos históricos da época, como também o cenário e algumas regras sociais.

Mas além de inserir o leitor naquele cenário, Meireles ainda faz diversas críticas às injustiças sociais da época; que envolviam a escravidão e a delação de uma revolução.

Este livro é extremamente importante para compreender a história da nossa pátria!

Para ler mais resenhas siga no Instagram: @livrostodososdias

Ana Heloísa 11/05/2021

Romanceiro da Inconfidência
Ainda penso muito que Cecília Meireles escreveu este livro séculos depois da inconfidência mineira. O trabalho pesquisando para fazer uma obra tão fiel e tão tocante é extraordinário.
Ela nos faz entrar no cenário de Minas Gerais durante o ciclo do ouro. Suas reflexões acerca da mentalidade e das ações das pessoas da época se juntam a uma narrativa sólida e emocionante sobre tudo o que aconteceu.
O início é mais coeso do que o final, mas, ainda é um dos livros mais geniais de já li.

bruunaboch 05/05/2021

Primeira
Foi a primeira obra completa da Cecília que eu li. Antes eu já lia pequenos poemas mas nunca cheguei a me aprofundar. Gostei muito da obra e de como ela retrata todos os acontecimentos daquela época. É um livro para se interpretar, demanda um pouco mais de tempo. Espero gostar tanto das próximas obras dela que irei ler quanto gostei dessa.

Lu Lobo 30/04/2021

legal
gostei mais do que esperava, mas achei muito longo.. se fosse menor a leitura teria fluido mais rápido

Li 28/04/2021

A leitura foi um pouco complicada, porém com ajuda de umas resenhas deu pra entender melhor a obra!