Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Luiza Bugelli Valença 14/05/2021

Liberdade ainda que tardia!
A obra prima de Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência, encanta os leitores por meio de suas poesias extremamente críticas e históricas. A obra apresenta uma coletânea de poesias épica líricas dramáticas, que narram os acontecimentos da inconfidência mineira; passando pela descoberta de ouro em Minas Gerais, até o fim do apogeu das pedras preciosas.

Durante a obra, o leitor é inserido na sociedade mineira da época, na qual a escravidão era infelizmente presente e havia o comércio e a extração de pedras preciosas. Entre os personagens, encontram-se diversas figuras históricas, como: Tiradentes, Chica da Silva, Joaquim Silveira, etc.

O leitor consegue se sentir em Minas Gerais no ao de 1789, posto que a autora narra não somente os acontecimentos históricos da época, como também o cenário e algumas regras sociais.

Mas além de inserir o leitor naquele cenário, Meireles ainda faz diversas críticas às injustiças sociais da época; que envolviam a escravidão e a delação de uma revolução.

Este livro é extremamente importante para compreender a história da nossa pátria!

Para ler mais resenhas siga no Instagram: @livrostodososdias

Ana Heloísa 11/05/2021

Romanceiro da Inconfidência
Ainda penso muito que Cecília Meireles escreveu este livro séculos depois da inconfidência mineira. O trabalho pesquisando para fazer uma obra tão fiel e tão tocante é extraordinário.
Ela nos faz entrar no cenário de Minas Gerais durante o ciclo do ouro. Suas reflexões acerca da mentalidade e das ações das pessoas da época se juntam a uma narrativa sólida e emocionante sobre tudo o que aconteceu.
O início é mais coeso do que o final, mas, ainda é um dos livros mais geniais de já li.

bruunaboch 05/05/2021

Primeira
Foi a primeira obra completa da Cecília que eu li. Antes eu já lia pequenos poemas mas nunca cheguei a me aprofundar. Gostei muito da obra e de como ela retrata todos os acontecimentos daquela época. É um livro para se interpretar, demanda um pouco mais de tempo. Espero gostar tanto das próximas obras dela que irei ler quanto gostei dessa.

Lu Lobo 30/04/2021

legal
gostei mais do que esperava, mas achei muito longo.. se fosse menor a leitura teria fluido mais rápido

Li 28/04/2021

A leitura foi um pouco complicada, porém com ajuda de umas resenhas deu pra entender melhor a obra!

Giu 25/04/2021

dei 3 estrelas mais pelo oq entendi ou não, mas é um livro até que legal e fácil de ser lido. Vou deixar aqui os q eu mais gostei:
II, IV, IX, XII, XVII, XXI, XXVI, XXXIII, XXXVIII, XL, XLII,XLIV, XLVII, LII, LVIII, LX, LXV, LXIX, LXX, LXXIII, LXXIV, LXXV, LXXVI, LXXVIII, LXXXIII, LXXXIV.

Arthicus 21/04/2021

“O romanceiro da inconfidência” é talvez o trabalho mais conhecido de Cecília Meireles. Emprestando a métrica dos romanceiros populares da idade média, a autora não só nos conta um período histórico do Brasil.

O livro em si é dividido em partes. A primeira, e a que acabou me chamando mais a atenção, foi pintar a situação Mineira da época e como a ganância pelo ouro corrompia a sociedade, como o pai matando a própria filha, as exigências da coroa e relato de personagens como Chica da Silva. Na parte seguinte é quando os eventos históricos começam a aparecer -- a revolta contra a monarquia, as cavalgadas em busca de mais integrantes para conspiração, a entrega do movimento, os julgamentos e mortes ou exílio de seus participantes.

É um pouco estranho escrever uma resenha sobre um livro como este, porque não acho que tenha muito a ser dito sobre ele que já não tenha sido dito, mas devo dizer que a leitura foi agradável ao mesmo tempo que acredito que se deve dar os louvores a Cecília Meireles pelo trabalho de pesquisa e cuidado na hora da produção do texto.

bren 15/04/2021

Gostei muito
De primeira achei que não iria gostar, pensei que seria algo cansativo, mas ao decorrer da leitura eu fui gostando bastante. Não achei a escrita tão difícil e deu para compreender muito bem.
Romanceiro é um ótimo livro de fato.

gi leite 13/04/2021

Inconfidência
O estilo romanceiro está muito bem trabalhado nesse livro e é uma importante obra para pensarmos na história brasileira.

LaLa219 31/03/2021

Interessante mistura de história e poesia.

Karol 28/03/2021

O Romanceiro da Inconfidência é um livro extremamente bom, confesso que no começo eu achei que iria detestar, mas me surpreendeu positivamente.
Alguns romances são um pouco mais complicados de entender de primeira, mas não é nada impossível, com o passar dos romances, vai ficando cada vez mais fácil de entender.
Eu adorei a história da Inconfidência, o modo como Cecília descreveu, por meio de romances, foi excelente. A Inconfidência (Conjuração) Mineira é algo de extrema importância na história do Brasil e é algo que deveria ser mais abordado no ensino brasileiro, pois, infelizmente, ainda não é dado o devido reconhecimento que merece.

letícia 23/03/2021

Li para o vestibular da Fuvest e gostei bastante de como a autora coloca o contexto histórico em forma de poesia. Mas, me desagradou um pouco porque, depois de um tempo, passa a ser cansativo.

Ju Nardocci 20/03/2021

Nunca havia entrado em contato com essa mistura de História e poesia antes, fiquei feliz que foi Cecília Meireles a autora que primeiro me introduziu a esse mundo. A Inconfidência Mineira foi, sem dúvida, um evento complexo, ambíguo, elitista; mas, além disso, lutava por algo intrínseco aos desejos humanos: liberdade. E Meireles retrata as dores, anseios e injustiças do desenrolar desse movimento de forma lírica, sentimental, quase que íntima. Vivemos as esperanças do simples "Alferes Tiradentes", a tristeza de "Marília de Dirceu", a traição de Joaquim Silvério, a loucura de D. Maria I e a curiosidade de uma população que vê a cobiça pelo ouro corrompendo vidas.

"Liberdade- essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!"

tóri 14/03/2021

Se você gosta de poesia e história, esse livro é ideal
O Romanceiro da Inconfidência traz em sua narrativa quatro visões durante o decorrer do livro, o da população mineira pré Inconfidência, pós Inconfidência, o da própria autora durante o século XX e o nosso, durante o século XXI.
O livro acaba sendo marcado por diferentes protagonistas, que foram reais, mas que são esboçados em uma forma mais suave e poética.
Uma leitura que não é tão difícil quanto parece, já que a narrativa é linear, e que também te deixa com a sensação de conhecer o interior do coração de Vila Rica.