Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Ana Brison 02/05/2022

Apesar da dificuldade que encontrei para acompanhar a obra, reconheço sua beleza e sua singularidade.
Primeiro contato que tive com o trabalho da autora, se não me engano, mas não me arrependo de ter encarado a obra e seus desafios.

Gabi 01/05/2022

Não é meu tipo de livro
Li para escola, então foi mais uma leitura de obrigação do que uma leitura por prazer. Tem alguns poemas legais e o assunto abordado é bastante interessante e relevante, mas acho que só não é para mim.

Cami 22/04/2022

A inconfidência mineira contada em belíssimos poemas.

Sempre tive um medinho de ler livros da Cecília por achar que seria muito complexo, mas não foi, achei os poemas lindíssimos e foi uma leitura bastante emocionante.
joskegshikta 05/05/2022minha estante
Estava estudando sobre isso esses dias

gaia :) 10/04/2022

só li por causa da escola e não é o tipo de livro que me interessa agora, talvez se eu lesse no futuro, por causa de um interesse genuíno, teria aproveitado melhor a experiência. tirando isso, o esforço e a dedicação colocados na obra pela autora são visíveis e de se admirar.

Manú 31/03/2022

Incrível!
Cecília Meireles consegue deixar a história da inconfidência ainda mais interessante, já que, de um modo muito fluido, narra os acontecimentos. A presença de ritmo facilita muito a leitura da obra, de modo que alguns versos encantam com tanta profundidade.

edu 26/03/2022

Cecília é uma autora de uma escrita impecável. Muito interessante ver nela o neossimbolismo.
Entretanto, esse livro em especial é um pouco chatinho no que diz respeito ao tema.
A impressão que dá é que Cecília guarda muito, muito rancor do desfecho da inconfidência, porque prolonga o mesmo tema ao logo do livro inteiro, sobre as denúncias, sobre o que poderia ter sido e não foi, sobre detalhes dos inconfidentes.
Apesar disso, há alguns poemas dentro do livro que são extremamente belos e encantadores.
Fora o grandioso conhecimento sobre o assunto que ela provou ter ao escrever esse romance.
No geral, é bom, mas parecia que estava lendo a mesma coisa o tempo todo. Quero voltar nele daqui a alguns anos, talvez ainda me falta maturidade para ler esse livro.

Ana 04/03/2022

Histórico e reflexivo
Romance V ou da Destruição de Ouro Podre [...] " Toda vez que um justo grita,
um carrasco o vem calar "
Esses versos dizem por si só o impacto das atitudes de pessoas cegas pelo poder e pela ganância, as quais adoecem a sociedade nos dias atuais

Babyelly 27/02/2022

Romance LI ou Das sentenças
?Já vem o peso do mundo
Com suas fortes sentenças
Sobre a mentira e a verdade
Desabam as mesmas penas?.

Que livro perfeito, que livro incrível!

Patrícia 28/01/2022

História e Literatura andam juntas
Achei fantástico contar uma parte da história de Minas Gerais através de poemas e Cecília Meireles fez isso com maestria. Confesso que tenho dificuldade em ler poesia e o livro se tornou um pouco cansativo mas é inegável a importância dessa obra na literatura brasileira.

Rosiane.Jesus 18/01/2022

Alferes
Nesse lindo romanceiro, Cecília Meireles, consegue com sua magnificência, trazer um acontecimento de séculos atrás para dentro de suas poesias.

Teve momentos em que ri e momentos em que chorei, pois o lirismo dos poemas é irrefutável.

Atrás da leitura de tais poemas descobri um novo gênero literário para amar.

a n a 10/01/2022

genial (na teoria)
a importância dessa obra na literatura e a importância da Cecília Meireles são indiscutíveis. é um livro muito bem escrito, com uma proposta genial: narrar a Inconfidência Mineira em forma de poesia.
porém, falando do meu gosto pessoal, sabia que ia ter dificuldades para finalizar essa leitura assim que abri a primeira página. a estrutura clássica que a Cecília optou na escrita, com poemas metrificados e uso predominante de redondilhas é uma coisa que eu detesto. para a proposta do livro, acredito que a estrutura modernista teria tornado a leitura mais fluída. infelizmente o que eu esperava que fosse genial acabou sendo extremamente maçante de ler. teria abandonado se não fosse uma leitura obrigatória.

Paulo 08/01/2022

Segunda vez e meia que leio esta batalha. Esta última vez foi uma releitura indecisa para prestar a FUVEST, no entanto, decidi terminar mesmo não indo para a segunda fase do vestibular. Terminei para poder definir como uma nova releitura completa e porque quando se melhora mais e mais sua interpretação de texto e, principalmente, interpretação de poesia, afinal sou um árduo leitor diário de poesia e poetastro, é possível não ficar fascinado por essa espécie de epopéia de diferentes rirmos com um tema tão específico?
Cada vez que eu seguro esse livro, fico indignado com o tamanho, qualidade e esforço dessa obra prima, me pergunto como é possível que alguém tenha escrito isso no século XX, e me parece ser a única obra que se alarda com as características que mencionei, afinal, uma epopéia, para nós leigos, não é algo que se fazia somente há tantos séculos? Talvez Fernando Pessoa tenha feito algo muito similar em capacidade em "Mensagem", que não li e tenho pouco interesse, uma vez que enquanto a epopéia de Meireles é uma ode a um movimento insurreicionário, a de Pessoa é uma desprezível exaltação patriótica dos colonizadores.

Essa edição contém um texto de uma conferência de 1955 em que Cecília explica o longo processo de criação dessa obra.
Cecília Meireles era definitivamente uma das melhores poetas contemporâneas de língua portuguesa, essa obra é um atestado de competência.

leitorah estranha 29/12/2021

História+literatura
Quando os professores dizem que história é literatura andam juntas ninguém contesta,mas a forma como nesse livro acontece,é....surpreendente bom.

Geo 16/12/2021

Não achei bom não, li pq era obra obrigatória da Fuvest mas na normalidade não ia dar continuidade não

luanaszalves 01/12/2021

temas muito bem trabalhados
?Liberdade ? essa palavra/ que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique,/ e ninguém que não entenda?

Li para o vestibular então tive uma visão diferente na leitura, mas mesmo assim acabei gostando desse livro. Antes de começar a ler, achei que não gostaria nem um pouco, mas como eu me interesso muito por história, foi uma ótima leitura.
Os temas são super atuais e a Cecília tem uma escrita muito linda e reflexiva, ainda que fluida. O ponto que eu mais gostei foi quando a autora focava nos temas de desigualdade e liberdade de um jeito bem trabalhado e que instiga um bom questionamento sobre o que mudou e o que não mudou desde 1953 e desde o século XVIII também. Acho que quem gosta de história e de literatura deve ler esse livro, sem se apegar na ideia de que ele se inspira nos poetas árcades e que pode ser um pouco denso, pois não é.