Romanceiro da Inconfidência

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles
Cecília Meireles
Cecília Meireles




Resenhas - Romanceiro da Inconfidência


232 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Rafaela1002 05/05/2023

Romanceiro
Romanceiro da Inconfidência é uma narrativa em versos da poetisa Cecília Meireles.

A obra foi publicada pela primeira vez em 1953 e conta a história da Inconfidência Mineira.

A narrativa se passa durante o século XVIII, no estado de Minas Gerais.

O livro é narrado em terceira pessoa e possui um narrador onisciente.

Romanceiro da Inconfidência faz parte da segunda fase do modernismo brasileiro, também chamada de ?fase de reconstrução?.
comentários(0)comente



Audra 30/04/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



gi 25/04/2023

Poeminhas legais mas continua sendo chatinho fazer o que
pelo menos é bem mais legal que Marília de Dirceu
comentários(0)comente



lililu 05/04/2023

Leitura obrigatória da Fuvest
Foi uma leitura bem difícil e desafiadora para mim. Não foi um livro que me prendeu, por ser bem chato.
É citado a inconfidência mineira, aonde relata diversos contextos históricos. Não achei um dos piores livros já lidos.
comentários(0)comente



cabral.beber 28/03/2023

Cara não achei td isso o livro não, entendo q eh um clássico no entanto n me agradou por vários motivos
comentários(0)comente



gica 22/03/2023

?de amores de poetas são tudo aéreas palavras??
O livro em si é bom mas foi uma leitura bem difícil e desafiadora para mim. Não foi um livro que me prendeu, senti falta de algumas coisas e fiz a leitura dele a pedido da escola. Ele cita sobre a inconfidência mineira e é preciso lê-lo e compreender diversos contextos históricos que há nele, assim, acredito que terá uma leitura melhor e mais desenvolvida. Eu gostei, não achei dos piores mesmo sendo um estilo de livro que não estou acostumada.

?Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!?
comentários(0)comente



bru 22/03/2023

Romanceiro da Inconfidência
Sinceramente foi uma leitura que fiz por obrigação por conta do vestibular... Tem um vocábulo bem difícil por conta da época mas no geral tem poemas bem interessantes, dá pra entender um pouco da atmosfera de toda a questão da conjuração mineira e os sentimentos envolvidos.
comentários(0)comente



LiteraLucas 16/02/2023

MONUMENTO HISTÓRICO!
Se você gosta de épicos como Ilíada, Odisseia, Eneida, Divina Comédia e Lusíadas, saiba que o Brasil tem o seu exemplar a altura. Infelizmente, menos valorizado do que deveria e relegado à grade curricular das escolas como algo "obrigatório". O Romanceiro da Inconfidência é uma das obras literárias mais importantes do mundo, por retratar em forma de versos em estilo medieval um fos eventos mais importantes da história brasileira: a Inconfidência Mineira. Graças à Cecília Meireles Tiradentes jamais cairá no esquecimento. LEIAM ESSE LIVRO! ??
comentários(0)comente



Ny 10/02/2023

O Romanceiro da Inconfidência
Acredito que foi uma leitura desafiadora, a escrita dela é boa e esse livro é totalmente voltado para o contexto da Incofidencia Mineira. Apesar de tudo, sinto que o livro não me prendeu, que faltava algo. Pretendo ler mais livros da Cecília, mas preciso superar esse.
comentários(0)comente



Tori 01/02/2023

"Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda!"
O livro é um compilado de poemas com diversos temas envolvendo o cenário político-social de Minas Gerais, tais como períodos de tempo, traição, revoltas, etc. A autora faz menção a diversos personagens históricos e os retrata em suas áreas de atuação.

Um dos principais temas, e que nomeia o livro, é a Inconfidência mineira. É feito um paralelo com outras revoltas importantes para a história brasileira e também retrata o ciclo do ouro e seus efeitos positivos e negativos para a sociedade. Além disso, um dos pontos mais importantes é luta pela liberdade do povo brasileiro.

Eu gostei bastante dessa leitura e recomendo.
comentários(0)comente



aghirlanda 29/01/2023

Romanceiro da inconfidência
Definitivamente não é meu estilo de livro, e nem por isso desgostei dele, os poemas são lindos e Cecília conta, de uma forma romantizada, a história da inconfidência mineira. Li mais pela FUVEST mas não deixa de ser um bom livro que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



mariaaacan 27/01/2023

tal qual um livro de bolso. no início fiquei receosa achando que não ia entender e que a leitura ia ser difícil. mas foi bem fluida e envolvente. o ideal é que se tenha um entendimento prévio desse momento histórico não só de minas, como do Brasil e do mundo. me senti parte da história!

*os poemas relacionados à D. Maria I, a rainha louca, foram os meus favoritos
comentários(0)comente



legarcia 16/01/2023

Um grito de independência
Cecília foi uma autora que ouvi muito falar quando era criança e estava sendo estimulada a cultura, porém, nunca tinha tido contato maior com sua obra. Essa, então, foi a obra escolhida para que fosse minha primeira leitura da autora e posso dizer que estou encantada.

Algo que me impactou foi a maneira com que Cecília descreve o processo de escrita de ?Romanceiro da Inconfidência? como um ímpeto ancestral de moldar em palavras as vidas, os dilemas e os dias envolvidos nesse período histórico.

É notável o esforço da autora em conhecer e estudar sobre a inconfidência, esses conhecimentos são de suma importância para a autora criar poesias que não obstante fazem referência a acontecimentos e a pessoas reais, possuem o efeito artístico que pontencialiaza o efeito das palavras em nós.

Por meio dos versos de Cecília, somos imersos nos dias da inconfidência. É como se fossemos levados como observadores no epicentro onde tudo acontecia. Senti-me como se pudesse visualizar os encontros dos inconfidentes, os discursos de Tirantendes em bares, a chegada dos encapuzados? Todas as cenas fervilhando e ecoando dentro de mim!

É impressionante a riqueza na construção de cenários e como a autora narra diversas facetas desse período, como por exemplo o trabalho árduo e desumano dos escravos nas minas. Os espaços descritos ecoam em nós e então as cenas são feitas em nossas mentes, pulsando e nos colocando dentro daquela realidade, sempre em meio às penumbras, representando uma convergência entre o sentimento de ânimo revolucionário e a necessidade de ações contidas, visto a repreensão da Coroa.

Por fim, poderia tentar expressar o quão grandiosa é essa obra por muito tempo, mas creio que apenas ao ter contato com esse romanceiro é que conseguimos sentir o verdadeiro impacto dele. Com certeza, após essa leitura, Cecília conquistou um lugar especial em meu coração, além de grande admiração e respeito. Que obra gigante!
comentários(0)comente



gabbiedb 13/01/2023

Gostaria de ter lido com mais calma, para entender melhor todas as referências e pesquisar bem sobre o assunto. Mas o livro é lindo, faz você imaginar muito bem as imagens, como se você voltasse no tempo para aquela época e sentisse tudo o que é retratado na obra. Gostei :)
comentários(0)comente



Carolina1969 09/01/2023

Romanceiro da Inconfidência.
Cecília Meireles foi fenomenal nesse aqui. Pela época em que o escreveu, entre as gerações modernistas, o livro é um sucesso em conectar o presente de 1922 e o passado de 1789 na Inconfidência Mineira. Xica da Silva é uma das minhas personagens favoritas.
comentários(0)comente



232 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |