Uma criatura dócil

Uma criatura dócil Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Uma Criatura Dócil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silver.Clara 09/04/2024

É palpável. Ambos personagens tão simples e tão complexos ao mesmo tempo tão simples, é de irritar e tocar o coração ao mesmo tempo.
Ler esse é pedir pro tempo voar rápido, quando vc vê já acabou, e acabou bem.
Mostrando o ser humano como ele é e como ele pode ser dentro de uma história considerada básica, mas ao mesmo tempo tão ampla é algo que só dá pra aproveitar bem quando vem do Dostoiévski. Obrigada veinho

Luis952 19/03/2024

Amai-vos uns aos outros... Quem disse isso?
Parte 1
Construção do personagem narcisista, vil e destrutivo como nenhum outro livro até aqui

Parte 2
Desconstrução do mesmo, reviravolta total na história, a la Ronaldinho Gaucho: nos ludibria. Enriquece de detalhes, sutilezas, confusões, contradições e todo aquele ambiente de dualidade e desespero humano comum em outras obras.

Mais um do tio Fiodor pra conta.
Mais uma narração impecável do Carlos Eduardo Valente (o melhor)

Audiobook em:

Hícaro Rassele 18/02/2024

Fiquei assim
Essa leitura foi meu primeiro contato com literatura russa e, certamente, conhecerei mais títulos.

A simplicidade da escrita, a secura das palavras e a intensidade das emoções me tocaram demais.

Tereza 08/02/2024

Uma Criatura Dócil
Inspirado em uma notícia que leu em um jornal à despeito do suicídio de uma costureira, Dostoiévski escreve "Uma criatura dócil". Talvez o que mais tenha chamado a atenção do escritor na notícia foi o fato da costureira ter pulado do prédio agarrada à uma imagem de uma santa.

A história é então sobre a destruição da criatura dócil após o casamento com o dono de uma casa de penhores. O machismo, as diferenças sociais, disparidades financeiras e a falta de objetivos de vida da criatura a levaram à sua degradação.

No entanto, a narração é sobre a perspectiva do marido e é possível saber mais sobre os aspectos psicológicos e de personalidade dele do que dela.

Com escrita não tão rebuscada, é um ótimo conto para começar a ler Dostoiévski.
Canoff 08/02/2024minha estante
Recomenda especificamente essa edição?

Tereza 08/02/2024minha estante
Creio que outras edições não irão prejudicar sua experiência. Então recomendo o título, não esta edição em específico ?

Marina 30/12/2023

Uma notícia de jornal sobre uma costureira que se matou inspirou Dostoiévski a escrever essa novela, em que o marido - agora viúvo - tenta entender os motivos que levaram ao suicídio da sua mulher. Nessas lembranças, aprendemos mais sobre a vida dele que dela, mas conseguimos entender como a pobreza, o machismo e a falta de perspectiva a levaram a cometer tal ato.

Cakichi 14/09/2023

Eu amo a forma que escritores clássicos conseguem descrever tão humanamente e cruelmente a fachada humana. É uma das minhas coisas favoritas sobre esse tipo de leitura.

Madame Marisa 24/08/2023

Clássico russo que a gente ama.
Dostoievski não decepciona em nada! Consumos ler os livros dele imaginando o mesmos narrando suas histórias. Gosto desse jeito dele de descrever pessoas, coisas, situações que nos faz saber exatamente o que estamos lendo, que nos leva diante das cenas e dos lugares, co.o se estivéssemos la, tamanha a riqueza de detalhes. Uma criatura dócil é uma obra prima.

Valeria.Honorio 14/08/2023

Não fosse seu medo, orgulho e insegurança td seria diferente
"... pois é, por enquanto ela está aqui, ainda está tudo bem: venho olhá-la a cada instante; mas amanhã será levada, e como é que irei me arranjar sozinho?"

Frederico.Krueger 25/06/2023

Quem é a criatura dócil?
Uma criatura dócil é livro escrito por Dostoievski que mais dialoga com a questão da conversa e intimidade necessária nas relações conjugais. Abordando tudo de um aspecto psicológico e, basicamente, na exposição de pensamentos e poucos diálogos, esse livro se propõe a demonstrar as angústias e o sofrimentos de um casal que, ao se apaixonarem, se casam cedo levando a diversos problemas que serão desenrolados ao longo do livro, com o desfecho trágico logo no no começo... Recomendo a todos que buscam se aprofundar no pensamento humano, não de maneira racional, mas de maneira subjetiva e interpretativa, tentando compreender os motivos levados a cada uma das ações, tanto do marido, quanto da jovem esposa. No final, se pergunte: Quem de fato é a criatura dócil?
lindo perfeito maravilhoso

marshmelle 25/06/2023minha estante
cativou a minha intenção, vou add na minha lista ?

marshmelle 25/06/2023minha estante
acho difícil alguém que valoriza o lado subjetivo das coisas não ser compreensivo com outro. uma coisa meio q tá atrelada a outra né? adoro conversas desse tipo, porque tudo que está relacionado ao emocional tem uma profundidade muito grande, que o racional não é capaz de ter do mesmo jeito

Frederico.Krueger 26/06/2023minha estante
@marshmelle é super possível na verdade. as pessoas podem estar tão deturpadas e egoístas que enxergam no lado subjetivo formas de realizar suas próprias necessidades, por exemplo: deturpar certa corrente filosófica a fim de colocá-la a seu favor - isso necessita de um olhar subjetivo pra realizar essa mudança, uma vez que um racional provavelmente ou erraria na interpretação ou seguiria fielmente a corrente filosófica. Outro exemplo seria utilizar do lado subjetivo para realizar o contrário, não ser compreensivo. A pessoa pode ficar pensando em formas de refutar ou contrariar alguém ao invés de tentar compreendê-la e entendê-la - ela em si valoriza a subjetividade mas não para compreensão dos demais. É o que eu penso, me empolguei aqui kkkk

Frederico.Krueger 26/06/2023minha estante
@marshmelle mas que bommm, eu recomendo muito o livro, é bem curtinho em si e fácil de ler (2 - 3 dias ), mas infelizmente não tenho comigo aqui eu tinha alugado na escola antiga, a gente pode um dia comprar juntos

marshmelle 27/06/2023minha estante
@Frederico.Krueger caramba, interessante pensar dessa forma, nunca tinha sequer cogitado isso mas real faz total sentido

marshmelle 27/06/2023minha estante
e bora sim comprar juntos, os nossos roles pelas bibliotecas são os melhores ???

Nicholas Sana 19/06/2023

Uma nova do homem medíocre?
Interessante a forma como ele chega a esse texto, mas principalmente como o constrói?..o homem aqui é mais que o do Subsolo, é o medíocre do Roth?..

Carolina Del Puppo 05/05/2023

Envolvente
Os últimos momentos realmente mexeram comigo de uma forma que conseguiu me abalar, consegui sentir a dor.
"Dizem que o sol dá vida ao universo. O sol está nascendo, olhem para ele, por acaso não é um cadáver? Tudo está morto, e há cadáveres por toda parte."

1 | 2 | 3 | 4 | 5