Uma Jornada Para Se Apaixonar

Resenhas - Uma Jornada para se Apaixonar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maizena 15/12/2020

Comentário rápido
Livro fascinante, repleto de fatores históricos enriquecedores. A trama é linda, estou definitivamente apaixonada por toda a história e personagens e recomendo muito

Arine-san 01/11/2020

O melhor de Anne Marck em uma narrativa cativante
Se você está procurando uma leitura leve e gostosa, sem grandes reviravoltas, acabou de encontrar uma boa opção. Uma Jornada para se Apaixonar é aquele tipo de leitura com um plot simples e previsível, mas ainda assim muito bem escrita e divertida.

A dinâmica do casal principal é uma das responsáveis por esse ritmo que o livro possui. É difícil não simpatizar com Felícia, uma jovem inglesa que precisou largar tudo na Europa e fugir para o Brasil, buscando segurança, liberdade e felicidade.

O grande mistério que cerca a personagem e sua fuga é um dos pontos altos do livro, guiando o leitor em uma leitura acelerada. Mas esse é apenas um dos pontos que torna Uma Jornada para se Apaixonar uma ótima leitura, viu? Me surpreendi com o humor e até discussões importantes que apareceram durante o livro.

**Uma mocinha incomum**

Tudo começa com John Russel, um aristocrata inglês poderoso, desembarcando no Brasil à procura de sua irmã que fugiu com um poeta às vésperas do próprio casamento. Ele não faz ideia de onde procurar a jovem e se adapta muito mal ao Brasil e ao seu "idioma estranho".

Até que ele encontra uma jovem estranha vestida de homem entre os profissionais que trabalhavam no porto de Salvador. Essa era a Felícia, e, não, ela não queria que ninguém descobrisse o óbvio: que ela é uma mulher estrangeira.

Com medo de ser encontrada por seu algoz, ela vive no Brasil disfarçada de homem, sem dinheiro e nem apoio de amigos. Mas tudo na vida de Felícia muda porque John percebe o seu disfarce e descobre, também, que ela fala português fluente - e, bem, ele precisa de um tradutor para conseguir coletar informações sobre a irmã fugitiva.

Desde o início, John fica intrigado com essa figura misteriosa e estranha que é a Felícia. Afinal, do quê ela está fugindo com tanto afinco? Por quê ela acha tão necessário se disfarçar de homem?

Essas são questões que também tomam a cabeça do leitor, acelerando a leitura enquanto os detalhes da vida de ambos personagens vão se desdobrando.

**O melhor de Anne Marck em uma narrativa cativante**

Não posso falar de Uma Jornada para se Apaixonar sem comentar o modo como a narrativa da Anne Marck é cativante. Ágil, muito bem construída e detalhista, esse é o tipo de narrativa que pega o leitor de jeito. Você pega o livro e quando cai em si já terminou de ler!

As interações dos protagonistas são engraçadinhas, ainda que eles tenham tentado a todo custo fugir da paixão que sentem um pelo outro. O mistério em torno de Felícia é um dos temperos dessa fuga, tornando o relacionamento de ambos instável.

Porém, apesar de muito bem escrita e contar com uma narrativa rápida, alguns dos diálogos e pensamentos do casal protagonista são irreais, sem muita personalidade e repetitivos. Em muitos momentos, essas cenas eram tão genéricas que tiravam um pouco do brilho do livro.

Quando os personagens se apaixonam, isso fica ainda mais nítido. É um tal de "fiquei sem ar ao olhar para ele" a cada 4 páragrafos do livro, o que tornou a leitura extremamente repetitiva. Cada vez que os personagens se encontravam, era uma repetição de "fiquei sem ar", "não conseguia parar de olhar para seus lábios" e outros clichês.

Isso é muito comum no gênero, mas ainda prefiro, particularmente, os romances que conseguem trazer mais personalidade (e realidade) para a narrativa.

Nesse quesito, quem roubou a cena mesmo foi a mãe de John, que tem um jeito todo dela de pensar e se expressar. Ver uma senhorinha sem papas na língua em um cenário de época é algo que eu precisava ler e nem sabia. Muito divertido!

**O ponto alto de Uma Jornada para se Apaixonar**

O ponto alto do livro, que com certeza tornou minha leitura muito mais divertida, foi ver um cenário completamente brasileiro na narrativa. Sempre comento por aí sobre como sinto falta de livros nacionais que se passam, de fato, no Brasil, e esse livro mostra como essa questão é importante.

Os cenários brasileiros bem descritos trouxeram uma identidade única para o livro e mostram o talento da autora. Explorar o país sob o ponto de vista de personagens ingleses também foi interessante, e abriu portas para a narrativa falar um pouco sobre as dores e problemas do nosso país no século XIX.

O lado negativo disso é que a narrativa focou tanto nos pontos negativos do Brasil, que a impressão que ficou é a de que os personagens sentiam um pouco de asco do país. A beleza que a orla brasileira possui, por exemplo, ou mesmo a tão famosa hospitalidade brasileira, são coisas que não aparecem nas impressões dos protagonistas.

site: https://wp.me/p9A8uD-IU

Nathy Nunes 22/09/2020

Livro romântico e divertido...gostei muito da vovó...kkkkkk...sem ela o livro não seria o mesmo

carolinalvescx 21/09/2020

Maravilhoso!!
Eu não sei como posso descrever em palavras o quanto amei esse livro. A escrita da autora é muito boa, amei que o contexto histórico- cultural do livro.
Também gostei muito da maneira que ela tratou de temas tão importantes como depressão, violência doméstica, papel da mulher naquela sociedade, etc..., de uma forma suave.
Os personagens são bem construídos, a mocinha é empoderada e além de ter um mocinho encantador. A vovó me lembrou bastante da Lady Danbury, da Julia Quinn, mas ela chega a ser ainda melhor, amei as pérolas dessa personagem única!!
Estou a espera do segundo livro!! Amei ??

@Umpouquinhodemim 18/09/2020

Lindo demais
Gostei bastante dessa interação entre Londres e Brasil.
A história é linda, bem escrita, a leitura flui, os personagens foram bem construídos.

Cris Paiva 06/09/2020

Fiquei impressionada com a qualidade da história. É bem fluida, não dá vontade de largar. Grande parte se passa no Brasil, entre Salvador e o Rio de Janeiro.
Mocinha de passado misterioso, se encontra com duque inglês todo-poderoso e é convidada a trabalhar como tradutora da viagem, já que ele não entende uma palavra desse idioma infernal que é o português.
Amei, não esperava uma história tão gostosa, só achei que podia ter diminuído as descrições e enxugado umas 100 páginas, para a história ganhar mais velocidade.

Evinha 31/08/2020

Uma jornada para se apaixonar || Anne Mark || 473 pág || 5?

"Talvez em um ou dois séculos, quem sabe? Talvez num futuro ainda distante, mulheres
teriam algum direito sobre si mesmas, seus corpos, suas decisões, mas até lá, até este dia utópico, elas teriam de lutar. E se ajudar."

Vocês não podem imaginar a emoção que é finalmente ler um romance de época que se passa no Brasil com dados verdadeiros e detalhes do início de nosso país. Eu estou apaixonada nesse livro cara!

Salvador, Brasil, 1826. Quatro anos que o Brasil não era mais de Portugal. O que me faz lembrar que aqui era uma bagunça política e social ( já começamos mau, pior do que a de hoje obviamente, ruas sujas, escravidão, prostituição, desigualdade e exploração, se bem que...). Bom, eu me senti aqui no Brasil mesmo naquela época, me senti dentro do meu livro de história. E eu amei isso, como sabem, sou apaixonada por fatos históricos.

Bom vamos aos fatos da história. John Russell, duque de  Bedford, veio para buscar a irmã desmiolada que estava de casamento marcado, mas fugiu com um Português para o novo mundo. Ele é roubado assim que chega e é assim que ele conhece uma moça que tem heterocromia (um olho de cada cor) vestida de menino que por coincidência ela fala português e inglês, ela é bilíngue ela.

Felícia também fugiu, ela trabalha como engrachate e se veste de homem para colocar comida em casa juntamente com seu irmão postiço Daniel. Bom, John começa a busca por sua irmã, mas não sabe o idioma e seu melhor amigo que fala Português não poderá ajudá-lo porque estará trabalhando em algo importante.  Sem opção ele resolve propor a Felícia que ela seja a sua tradutora. A melhor parte é eles dois andando por todo lado e os homens pensando que eles eram gays porque ficavam se tocando como se estivessem atraídos (eles estavam mas ela ainda estava vestida de homem então o escândalo estava pronto).

A autora fala que escreveu esse livro ao mesmo tempo que escrevia outro e que juntou seu amor por história enquanto criava mais uma história.  Eu me senti realmente dentro da história, me senti aqui no Brasil naquela época, isso me faz pensar que a nossa história é muito mais fascinante do que a história dos outros países e precisamos exaltar isso. Nosso país foi explorado desde sempre e isso é vergonhoso sim, mas eu acredito que precisamos saber dessas verdades vergonhosas para não repetir o erro como temos feito até hoje valorizando a cultura do exterior e menosprezando a nossa.

julia 27/08/2020

Encantador!
São tantos elogios para esse livro que nem sei por onde devo começar.

Uma Jornada para se Apaixonar foi uma das melhores surpresas literárias desse ano. No começo a história não me prendeu tanto, foi uma leitura arrastada até uns 30 ou 40% da leitura. Entretanto, a escrita da autora é impecável desde a primeira palavra. Foi o primeiro livro que li dela e agora meu desejo mais sincero seria poder encontrá-la e lhe agradecer por um livro tão incrível. É evidente todo o trabalho que ela teve para pesquisar nos mínimos detalhes a História do Brasil, todo o amor que ela dispôs para criar os personagens principais e todo o carinho e criatividade para criar uma história que une o real com o fictício. Fiquei encantada até pelas notas da autora, que me despertou ainda mais vontade de ler tudo que Anne Marck já escreveu (leria de bom grado até sua lista de compras haha).

Sobre esse livro, ah, o que dizer? Simplesmente encantador!!
Você acaba se envolvendo com os personagens sem nem perceber. De um lado temos uma mocinha (ou mocinho? rsrs) forte, encantadora, com uma coragem e lealdade de darem inveja. Do outro, temos um duque famoso, poderoso e com um coração enorme. (E não podemos nos esquecer da vovó e dos 4 cachorros, que também são fundamentais!!) Quando o destino desses dois se esbarra, você vai se ver rindo, chorando, suspirando, e cruzando os dedos para que tudo dê certo.

Embarque nessa jornada para se apaixonar por esses personagens, essa história e a escrita dessa autora!

Andreza 25/08/2020

Um romance encantador e divertido
Eu não sei se o que me cativou mais neste livro foi a historia ter se passado em grande parte no Brasil - a retratação do país ficou perfeita, e temos figuras importantes da história brasileira também, ou a sutileza que a Anne abordou temas importantes.

John Russell é um homem poderoso. Duque de Bedford, ele jamais pensaria que estava prestes a viver altos e baixos em um país de língua horrorosa (segundo ele) e com um clima tão quente. Acontece que sua adorada irmã decidiu fugir para o Brasil. A jovem desmiolada deixou um noivo para trás e um irmão furioso a sua procura.
Ao lado da sua avó, que por sinal é uma senhora de muita personalidade e um humor ácido, ele desembarca em terras brasileiras apenas para ser roubado.

Felícia é uma jovem que tem muitos segredos. Tantos segredos que é obrigada a se passar por um homem a fim de se proteger e ganhar a vida. Acaba se vendo em meio a uma confusão quando seu irmão rouba uma pequena fortuna de um homem inglês que acaba de chegar ao porto. Felícia é rápida em resolver o problema, querendo manter distância de qualquer pessoa vinda dessas bandas.
O problema é que John não estava pronto para deixa-la ir assim.
Precisando de um tradutor que o ajudasse nas suas buscas, ele vê a solução diante dos seus olhos quando percebe que a garota falava a sua língua. E o que era para ser um acordo de ajuda mutua, acaba se tornando uma paixão que não estava prevista para nenhum dos dois.
Acompanhado de uma pequena comitiva humana e sua parte canina, John e Felícia nos mostram que o amor está nos lugares mais improváveis.
Eu gostei muito de Felícia. Ela é uma mulher forte, que passou por muito e luta cada segundo para conseguir uma vida melhor para ela e Dani. Confesso que já imaginava qual era o segredo dela, mas fiquei surpresa que foi muito além. Realmente bizarro.
Os personagens secundários são extremamente cativantes e engraçados,e fiquei triste em algumas partes.
É uma leitura excelente, que me fez relembrar dos anos de escola quando estudava a história do Brasil.
Agora a pergunta que não quer calar: Terá uma continuação? Quero conhecer mais da Mary e do Capitão, e de seu provável romance.
Leitura e . 25/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Janise Martins 31/07/2020

Uma Jornada Para Se Apaixonar
Amei ler esse livro. Amei os personagens, a história, a escrita, como foi contada e a mescla do verdadeiro e fictício. Gostei até da nota da autora no final do livro hehehehe... Não é somente um romance de época, também é histórico. Um romance que atravessou os mares e superou muitos obstáculos.
Duque John Russell viaja às pressas ao Brasil para resgatar sua irmã que fugiu com um português, e ele quer evitar um escândalo a todo custo. E chegando ao Brasil encontra situações difíceis, além do clima e língua. E ele se “apega” a um engraxate, que, na verdade, é uma engraxate, e pede a ajuda dela como tradutora, já que ele descobriu que ela é inglesa e fala português também. Como precisa do dinheiro para ela e seu irmão, aceita.
A engraxate é Felícia, que se esconde em roupas masculinas e tenta ao máximo não ser vista, porque está fugida da Inglaterra. Eles se encontram em Salvador, mas o objetivo dos dois é ir para o Rio de Janeiro. E é lá que se passa uma parte importante da história. Onde ela é reconhecida, onde o duque encontra sua irmã e em uma festa eles têm encontros com personagens da nossa história, da história do Brasil. Amei essa parte. Bem, depois da tal festa a vida de Felícia e do duque vira de cabeça para baixo. Isso porque ela foge e ele fica desesperado em sua busca.
O que não comentei é que nessa viagem, a avó do duque foi junto, e ela é uma peça rara. Uma mulher inteligente e de língua afiada. E graças a ela que toda essa história impossível para John e Felícia tem uma esperança.
Uma história muito bonita e bem contada e eu recomendo.
E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2020/07/uma-jornada-para-se-apaixonar.html

Flavinha 28/07/2020

Caramba...
Peguei a indicação desse livro no Facebook, não lembro quem marcou um trecho dele. O que me faz sinceramente querer vasculhar o rede social atrás da pessoa apenas para agradecer.

Que história maravilhosa. Te prende de um jeito que é impossível não ser envolver. A Felícia é daquelas mocinhas que te cativa no primeiro momento, e o John? É aquele tipo de mocinho que ganham um espaço em nosso coração sem esforço algum. Sem falar nos personagens secundários a Porcia decididamente merece um livro só para ela rsrsrs ( só depois de ler você entenderá o que quero dizer). Não vou falar dos demais, pois espero muito que tenha outro livro com a história deles ( não procurei ainda), mas por último e não menos importante é impossível não se emocionar com o fim do Stokes.

Cleopatra.Kanzler 28/07/2020

Simplesmente fantástico!
Meu Deus do céu como descrever a experiência que foi ler esse livro?
Cativante, emocionante, protagonista feminina forte, decidida, uma lutadora. E a história? Me surpreendeu do começo ao fim. Sem palavras pra agradecer a Anne por criar uma protagonista feminina tão forte, consistente e consciente de si.
Por favor leiam!

Bianca 21/07/2020

Muito bom!
Já li outras obras da autora, mas não eram de época. Fui surpreendida pela habilidade de retratar um Brasil Imperial, das belezas até os problemas.
A mocinha definitivamente é muito forte e merece o lindo final que ganha.
Confesso que o final foi um pouco bizarro para mim, mas isso de forma alguma foi ruim. Apenas fiquei surpresa.
Definitivamente John é ótimo e amo como ele é decidido e não nega o que sente por Felícia.

Patricia 21/07/2020

Lindo
Romance muito lindo de época que faz dar frio na barriga e descreve lindamente a paixão dos dois personagens. A narrativa é na terceira pessoa o que eu particularmente não gosto muito, sempre gosto mais quando o próprio personagem descreve o que ta sentindo, mas diferente dos outros que eu li em terceira pessoa, neste eu não me senti desconexa dos personagens. Foi lindo e eu amei
Erica_Lopes 23/07/2020minha estante
Amei a resenha.. lindo demais né ?

Patricia 25/07/2020minha estante
Muitoo eu ameii

@deborah.mrodrigues 20/07/2020

MARAVILHOSO!!!!!
?? Tempo não é um fator condicionante, Felícia. Esse tipo de sentimento não escolhe hora ou local apropriado. Simplesmente acontece (...)?
Uma Jornada para se apaixonar foi o livro do último debate do "Clube Romance de Época" organizado pela Julia da @leituradasemanaoficial e a leitura desse livro foi uma grata surpresa para todos nós.
Esse é o primeiro Romance de Época/Histórico escrito pela Anne Marck e digo, sem sombra de dúvidas, que é uma história SENSACIONAL, a começar por essa capa explendida que reflete e muito todo o contexto da história, que tem uma mocinha forte, determinada, que luta com a própria vida por aqueles que ama. Felícia ganhou meu coração todinho. Se você pensa que verá bailes, leques, luvas, vestidos glamurosos, busca por maridos e títulos nesse livro, o famoso mais do mesmo dos romances de época, sinto lhe informar, mais aqui você não verá isso.
Bom, você pode estar se perguntando, mas e o enredo Déborah? Vamos a ele. Jonh Russell, Duque de Bedford teve que fazer uma viagem as pressas para o Brasil porque a sua irmã resolveu fugir da Inglaterra com um aventureiro qualquer. Esse, no entanto, talvez não seja o seu maior problema, mas o idioma terrível, a terra inóspita, o calor abrasador e uma tentativa de furto logo no desembarque no porto de Salvador podem lhe trazer problemas ainda maiores.
Por conto desse evento tão desagradável, Jonh conhece Felícia, uma mulher misteriosa, que se veste de homem, mas tem modos refinados de uma verdadeira dama inglesa e ainda por cima fala a língua local. Ela é uma verdadeira incógnita que Russell fará de tudo para desvendar.
A Anne conseguiu fugir totalmente do clichê dos romances de época, com um enredo forte, uma mocinha que está fugindo e se veste de homem, com um segredo que pode comprometer todos a sua volta, tem que se virar do jeito que pode, temos a história do Brasil contada de forma incrível, presença de personagens históricos marcantes, enfim, um livro com muito conteúdo, com uma história que te prende do início ao fim. Só sei que me apaixonei por John, Felícia e companhia, e super recomendo que vcs leiam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6