Amada

Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Ana Clara 07/07/2020

O que você faria se estivesse no lugar de Sethe?
?Amada? sintetiza a vivência dolorosa, desesperadora e cruel de escravizados. Sethe é a personagem principal dessa narrativa e a história gira em torno do passado trágico que viveu. Com filhos para criar e escravizada em uma fazenda chamada ?Doce Lar?, Sethe acaba fugindo e segue em direção ao norte dos Estados Unidos. Se firma em uma casa chamada 124, que, logo no início da narrativa, já entendemos ser assombrada por um fantasma. A existência desse fantasma é um ponto central do livro e o leitor se vê imerso em uma trama de diferentes existências e memórias. Lemos para entender o passado de Sethe e as consequências de suas escolhas do passado no presente. Escolhas que podem ser consideras impiedosas, cruéis e loucas por muitos, principalmente por envolverem a vida de um bebê de 1 ano de idade. Ainda assim, a autora nos permite o vislumbre do ponto de vista da personagem principal e, com o avanço das páginas, compreendemos cada vez mais os horrores da escravidão a partir de atitudes e sentimentos cotidianos, como, por exemplo, o amor. A leitura pode ser difícil em muitos momentos, mas vale a pena. Toni Morrison ganhou o prêmio Pulitzer com esse livro e é vencedora do Nobel da Literatura. ?Amada? é uma leitura complexa e muitas vezes pesada, mas indescritivelmente incrível. Vale a pena ler até a última página, por mais complicado que às vezes pode parecer. Indico demais.

Meline 06/07/2020

Tocante.
É um livro que me tocou profundamente. A autora faz uma análise muito delicada sobre a escravidão e os eternos resquícios dela em um povo. A leitura não é fácil, porque são intercalados momentos do presente e do passado, o que pode gerar uma certa confusão, bem como mistura o real com o sobrenatural. Fora isso, traz pontos de vista riquíssimos e necessários.

Hebert 01/07/2020

Amada - Toni Morrison
Livro de maio do desafio bookster.

Um livro de leitura complexa, com idas e vindas no tempo tendo vários narradores.
Em alguns momentos me senti perdido na história, e a escrita não foi muito convidativa pra mim. Também senti um pouco dessa resistência lendo Cem anos de solidão, que também se vale do realismo mágico, mas depois flui.

Talvez tenha que amadurecer como leitor para ler um livro desse calibre, que é tão bem falado pela maioria. Em suma, temos uma boa história que trata de um tema deveras relevante para a sociedade.

Giulia Ficarelli 29/06/2020

Uma ficção incrível!
Além de tratar de temas MUITO atuais, a obra é fantástica.
Fiquei surpresa com a sensibilidade do livro.
Mesmo assim, é uma leitura muito densa, então recomendo ter uma leitura paralela mais "leve".

Giselaine 27/06/2020

Amada
Verdadeira obra prima! Recomendo demais a leitura. O enredo fala de amor, de maternidade, de escravidão e principalmente do sonho da liberdade.
Livro que tem importantes mensagens e que nos faz pensar no preço que pagamos pelas nossas escolhas.
A cada capítulo uma nova surpresa e escrito de forma sensível e genial! O final surpreendente e revelador.

Laiza0 22/06/2020

Um desafio, digo isso porque não foi fácil ler esse livro! "Amada" é uma leitura que contém tramas entre o presente e passado, sem contar a intensidade da história dos personagens.

Sethe tentar levar uma vida comum com sua filha Denver após a liberdade da escravidão, mas traz marcas de um passado difícil de apagar.

Senti que Toni Morrison deixa o seguinte questionamento no ar: a liberdade apagam as marcas deixadas pela escravidão?

Indico a leitura desse livro, seja feita com paciência, permite-se digerir cada capítulo.

Vanessa 20/06/2020

Foi um parto, mas terminei de ler....
E que livro pesado! O livro fala sobre as feridas de uma vida pós-escravidão e acompanha uma ex-escrava. Eu particularmente achei uma leitura muuito dificil, com passagens muito confusas. Ja tinha visto que o livro era bastante complicado de entender, com bastante idas e vindas no tempo, com vários personagens narrando...e isso de uma forma tão sutil que quase não conseguia perceber. Pensei em abandonar todas as vezes que peguei pra ler, mas não desisti e de pouquinho em pouquinho, segui na leitura. E que bom que não desisti, porque algumas passagens são bastante pesadas e tocantes...fazem a gente refletir muito. A temática do livro é interessante e importantíssima no atual momento em que vivemos, mas admito que não amei pela dificuldade que foi de ler.

Ca Melo 17/06/2020

Sobre uma releitura difícil para essas últimas semanas
Nunca pensei que essa releitura fosse me consumir tanto como me consumiu. Talvez seja pelo projeto que quero fazer com ele, talvez seja porque as minhas aulas voltaram e voltei às atividades das disciplinas. Mas acho que o principal motivo é ter que lidar com questões tão semelhantes fora das páginas. É ter que ver a cada dia notícias de mais uma pessoa negra morta pelo racismo estrutural. Não tem sido fácil, parece que nada muda. O coração fica cada vez mais apertado e a cabeça tentando acreditar que um dia as coisas vão mudar.

A carne mais barata do mercado é a carne negra.

Evelyn 17/06/2020

Escravidão
Esse livro é muito tocante e envolvente. Retrata temas como escravidão e racismo. Inclusive tem um filme de mesmo título baseado nesse livro.

Vladia Castro 04/06/2020

Amada (Toni Morrison) 🌟🌟🌟🌟 .
Como começar a falar desse livro?! Algumas partes em q vc lê, digere, respira e continua... Um livro em que os personagens são negros e suas muitas histórias de dor, falta de perspectiva, "sorte" de ter um dono q trata quase como um humano...
. Sethe e sua história trágica c sua filha, Denver, procurando um outro lugar pra onde os filhos fugiram. Passar por cima de um estupro... Aparecimento de uma "filha" morta q está em sua casa. Será q Denver vai conseguir quebrar esse elo de falta de futuro?!
. Tem também Paul D que se apaixona por Sethe, mas naum consegue ficar. Selo Pago, Baby Suggs... Várias histórias de dor e preconceito...
. Como aceitar que isso ainda acontece em pleno Século XXI... Amada me fez sair de uma zona de conforto e conhecer Toni Morrison. Me fez pensar, me angustiar. Será que melhoramos alguma coisa ou fazemos de conta?! #amada #tonimorrison #companhiadasletras #desafiobookster2020
. "Talvez seja melhor, pensou. Se um negro tem pernas, é para usar. Se ficar sentado demais, alguém vai inventar um jeito de amarrá-las".
. "E ela ficaria magoada de saber que não havia um coração vermelho brilhante como a crista de Mister batendo dentro dele."
. " Por triste que fosse ela não saber onde seus filhos estavam enterrados ou que aparência tinham se vivos, o fato é que ela sabia mais sobre eles do que sabia sobre si mesma, porque nunca teve mapa para descobrir como ela própria era."
. " Na verdade, sua ordem de não saírem da Doce Lar, a não ser em sua companhia, não era tanto por causa da lei, mas pelo perigo de deixar à solta escravos criados como homens".
. " Ao contrário de uma cobra ou de um urso, de um negro morto não se pode tirar a pele para vender e ele não vale o seu peso em dinheiro."
. "Escravo não tem de ter prazer próprio; o corpo deles não é para ser assim, mas eles têm de ter quantos filhos puderem para agradar quem for o dono deles."

Karine.Campos 29/05/2020

Um livro arrebatador
"Aquelas coisas brancas tiraram tudo o que eu tinha o sonhava (...) E quebraram as cordas do meu coração também. Não existe mais sorte no mundo sem gente branca."

O que falar sobre Amada?

Um livro com certeza muito difícil de ler devido a forma que a autora escolhe para escrever... um livro que liga presente e passado e vários narradores e por isso deixando a leitura bem confusa. Mas se você consegue passar por essa confusão e te permite mergulhar na história da Sethe, Paul D, Baby Suggs, Denver e Amada você vai entender e perceber como essa história é forte e necessária...

Em Amada vemos o quanto à escravidão aniquila, tortura, massacra e redefine a vida de todos que passaram por ela... É uma marca impossível de apagar da alma!!

E mesmo depois da tão sonhada liberdade chegar as marcas da escravidão estão lá e até aqueles, como a Denver, que nasceu já livre são devastados por esse período e pelas vidas que ele destruiu.

Falar de amada me dá nó na garganta por quê apesar da escravidão já ter acabado a muitos anos parece que sua sombra ainda vive em nossa sociedade e é por isso que ler esse livro é tão importante e necessário.

23/05/2020

Eu achei muito difícil dar uma nota pra esse livro, mas depois de algum tempo pensando percebi que minha opinião é a seguinte:
A história é incrível. Realmente impressionante. Emocionante e, ao mesmo tempo, de dar arrepios de terror. Se você lesse um resumo da historia, você pensaria ?meu deus esse livro deve ser perfeito?. Por outro lado, o livro é muito difícil de ler. A maneira com que a autora conta a história é extremamente confusa, os tempos se misturam constantemente e em vários momentos eu fiquei perdida. Teve um capítulo que eu não entendi absolutamente nada (e aqui falo literalmente) NADA do que foi escrito.
Portanto minha conclusão é que ou minha capacidade como leitora está muito aquém desse livro ou realmente o estilo de Toni Morrison não me agradou em nada e, portanto, não consegui me adaptar.
Estou feliz por ter terminado o livro porque eu realmente acho que a leitura valeu pela história (e a personagem principal Sethe por si só merece todo o mérito possível), mas, no mais, não sei se é um livro que eu indicaria.

Sarah 22/05/2020

Que livro!
Se você ouviu falar que esse é um livro complexo, as pessoas estão certas. Amada é um livro denso, com passagens pesadas sobre a escravidão, mas que te faz ler até o final.

OceaneMontanea 19/05/2020

Esta (como quase todas do Skoob) não é uma resenha
O que é ser livre? Quão longe alguém precisa ir para fugir do seu passado? Qual é a relação que se estabelece entre pessoas que sofreram os mesmos males? Alguém que é "dono" de outro ser humano pode ser considerado "justo e bom", inclusive pela própria pessoa que é objetificada?
Para as personagens de "Amada", fechar-se, trancar tudo o que lhes aconteceu numa caixinha bem lacrada no fundo da memória, correr para longe, para o lugar mais diferente possível do local de sofrimento é a única possibilidade de seguir em frente. "Libertar-se era uma coisa; reclamar a propriedade desse eu libertado era outra".
No auto exílio em que vivem, as lembranças do passado isolam e unem essas pessoas. Da mulher mais velha a mais nova se notam diferentes níveis de raiva, vingança, trauma e tristeza, atenuados quanto mais longe no tempo estão dos acontecimentos. Ao mesmo tempo em que se sentem [*****]mplices e intimamente ligados pelas memórias que compartilham, como é o caso do encontro entre Sethe e Paul D inicialmente, esse mesmo conhecimento do passado afasta quem não quer reviver dores e problemas éticos, como também acontece com Sethe e Paul D mais tarde. "A cabeça dele que entendia a dela. A história dela que era suportável porque era dele também".
Para lidar com tudo o que foi vivido, todos desenvolvem suas pequenas loucuras: a mulher cuja comida era regada de lágrimas, a velha que dormia de olhos abertos, outro que dormia debaixo da cama. A liberdade algum dia será plena para quem já foi escravizado?
O corpo de Baby Suggs toma consciência de si mesmo no momento da libertação oficial, comprada por seu filho quando "já era tarde demais", e sua vida já estava resumida a deixar seus filhos de lado para cuidar dos outros. Seu corpo escravizado nunca existiu fora de sua função de trabalho. Quando está oficialmente livre, nota pela primeira vez que seu coração bate. Mas algum dia estará livre do medo, dos fantasmas (de dentro e os de fora- Amada)? As marcas da escravidão vão deixar de influenciar as mulheres dessa família, na medida em que as gerações passam? Até onde vai a memória da dor vivida pelos nossos ancestrais?

enjuadona 17/05/2020

toni morrison, minha filha, que OBRA DE ARTE
gente, vão ler esse livro!!!!

acabei de acabar ele, sofrendo com a proximidade do final, na angústia, no desejo.
toni morrison, mulher genial! que escrita FODA (tradução muito boa), fluida, pesada, leve, importante, bonita. algumas coisas eu não entendi por serem ditas de uma forma não-explícita, e eu, que tô bemmmm enferrujada na leitura, perdi o jeito de sacar. mas não desisti e marquei tudinho pra reler depois, pra pesquisar.
eu tô fascinada. de verdade! já vou achei "o olho mais azul" e vou ler.
esse livro me sacudiu a mente, apertou umas feridas e abriu novas.
depois do começo, que é de fato embolado mas que não me desanimou em NADA (logo eu, a mais confusa e desistente), comecei a marcar algum trecho em TODA página. as vezes mais da metade da página.

antes de terminar o ebook eu já tinha comprado o livro físico.

enfim, tô falando aqui no TOTAL calor do momento, na empolgação de uma leitura foda terminada!!!

livro necessário
importante