Amada

Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Julinhafox 06/10/2020

"Para Seth, o futuro era uma questão de manter o passado à distância"
Descrição que melhor resume o livro, na minha opinão:
"Amada tem uma força e uma simplicidade inusitadas." A.S. Byatt, The Guardian

Que livro.
Primeiro que li da Toni Morrison, espero ler mais dela.
A história é impactante, envolvente, doce e dura ao mesmo e, o que é mais impressionante, é que ela é contada de uma forma que te prende, mesmo quando você (ainda) não compreendeu exatamente o que ela quer dizer naquele momento ou até o que está acontecendo. Se isso acontecer com você, siga e insista, logo todas as peças se encaixarão e tirarão seu fôlego.
Livro lindo. Recomendo muito.

"Fazia sentido por uma porção de razões porque em toda a vida de Baby, como também na de Sethe, homens mulheres eram deslocados como se fossem peças de xadrez. Todo mundo que Baby Suggs conhecia, sem falar dos que amou, tinha fugido ou sido enforcado, tinha sido alugado, emprestado, comprado, trazido de volta, preso hipotecado, ganhado, roubado ou tomado. Então, os oitos filhos de Baby eram de seis pais. O que ela chamava de maldade da vida era o choque que ela recebia ao saber que ninguém parava de jogar as peças só porque entre as peças estavam seus filhos." Amada, Toni Morrison.

MJ 28/09/2020

Achei a leitura algo arrastada, confusa, daqueles livros que você só quer terminar pra acabar logo.
Não é péssimo, mas eu não indicaria.
Thaís Furlan 29/10/2020minha estante
Esse é o segundo livro dessa autora que eu pego pra ler e não aguentei. O outro que li é tão confuso e cansativo quanto, mas li inteiro.
Quando vi que esse ia ser igual, desisti

Gabi 15/09/2020

Desde o começo do ano que queria fazer a leitura desse livro, mas sabe quando você nunca se sente preparado para determinado tipo de história? Eu estava assim com Amada, acabei lendo mesmo sem estar no clima, e isso afetou a leitura. Tive um pouco de dificuldade de me envolver no livro, mas já estava esperando por isso. A história é boa e provavelmente merece uma avaliação mais alta do que a minha, mas eu li no momento errado e acabei não me sentindo cativada. Apesar disso, o livro ainda me ensinou muito, talvez um dia eu faça uma releitura quando me sentir no momento certo para o livro.

Luiza.Khayat 14/09/2020

Temática bem diferente, os sentimentos dos personagens são retratados de maneira surreal.

Algumas partes de difícil leitura, em outros momentos
entra na cabeça dos personagens, de forma que deve ter sido feita para ser particular de cada um, não para ter sentido.

Me deu vontade de ler todos os livros da autora!

Bia @biaeseuslivros 14/09/2020

Leitura inicialmente desafiadora, mas depois que você começa a se enveredar pela história, você se vê caminhando por uma escrita rica, poética e cheia de simbolismos. Uma história triste, mas cheia de significado.

Marcele 06/09/2020

Arrebatada
Nossa, fiquei sem fôlego! Que livro, quanta inspiração, quanta dor descrita de uma forma única, algumas passagens acabei voltando para saber se era aquilo mesmo que eu tinha lido. Enfim... se este é o best seller dela, com certeza merecido.

Alineígena Alien 16/08/2020

Este livro é desafiador. A história é ambientada nos EUA em uma época em que a escravidão havia acabado de ser abolida, e enquadra-se no Realismo Mágico, pois possui elementos fantásticos. Os personagens principais são pessoas negras, muitos deles ex-escravos que viveram situações de extrema violência.
A autora joga desconfortavelmente o leitor em diversos cenários sem contextualizações, mesclando passado e presente sem aviso prévio. Por muito tempo, tive a sensação de não entender nada, quis reler várias páginas achando que eu deveria ter entendido algo que nao entendi, mas com o tempo percebi que era a intenção da autora, pois a história foi sendo formada aos poucos em minha cabeça, com todos os recortes que me foram oferecidos. Este livro exige muita paciência, pois é longo e apenas depois da metade começam a surgir os esclarecimentos: mas nessa altura já dá pra ter uma noção grande de tudo o que está acontecendo. Quando surgem os esclarecimentos, e os nós todos começam a ser finalmente dados, eu senti que valeu cada página que li e cada desconforto que senti. Parece ser interessante ler pela segunda vez, mas foi uma experiência incrível estar tão perdida quanto qualquer personagem do livro, quanto a autora certamente quis que eu estivesse. A narração se restrutura ao longo do livro, o que me surpreendeu positivamente. Além do desconforto de, enquanto leitora, ser jogada repentinamente em lugares estranhos, também tive muito desconforto por ser uma história emocionalmente difícil.

Mari Pereira 02/08/2020

Livro maravilhoso! A narrativa tão real mistura elementos fantásticos e pode causar uma estranheza. Mas o incômodo faz parte da experiência de leitura, especialmente com um tema tão pesado.
Alê | @alexandrejjr 08/05/2021minha estante
Pelo visto, Mari, causar desconforto foi uma das missões da Toni. E ouso dizer que ninguém fez isso como ela. Incrível como em todo livro dela aparece esse sentimento...

Mari Pereira 08/05/2021minha estante
Exatamente Alê. Morrison tá aí pra bagunçar a gente!

Matheus Gonçalves 23/07/2020

Lindíssimo
Bera a perfeição. A dificuldade de leitura que tanto falam é real, mas nada que um pouco de atenção não ajude. Muito bom, muito bom, muito bom.

Ana Aymoré 20/07/2020

Porque vidas negras importam
Quinto e mais conhecido romance de Toni Morrison, vencedor do prêmio Pulitzer de 1988, Amada (1987) é, sem dúvida, uma das obras de ficção mais extraordinárias da literatura norte-americana. A própria Morrison nos conta que a fábula foi inspirada pela história de Margaret Garner, uma escrava fugitiva que, acossada por seus perseguidores, matou um dos filhos (e tentou matar os demais), para impedir que a criança fosse restituída ao latifúndio do homembranco - essa é a grafia que se inscreve na mancha tipográfica do romance - e à condição de escrava. Na época, a lucidez e a aparente ausência de arrependimento por seu ato levaram a história de Garner a todos os jornais, o que inflamou a luta dos abolicionistas contra as Leis dos Escravos Fugitivos e contra a própria permanência do escravismo no sul dos EUA.
Essa matéria-prima histórica é, entretanto, apenas o primeiro passo na construção de uma obra grandiosa. Em termos estilísticos, apresenta a característica prosa poética, extremamente plástica e versátil de Morrison em seu auge, que, desde a abertura (em que somos literalmente empurrados para a atmosfera sufocante e assombrada do 124) até o desfecho (que nos devolve à "solidão que vaga"), não cansa de nos surpreender em lances quase mágicos de alternância de registros, vozes narrativas, pontos de vista, modos, gêneros, dicções. Ao mesmo tempo, sua substância nos devolve à força do mito trágico de Medeia, o qual, antes de ser cristalizado pela tragédia clássica, compreendia o infanticídio perpetrado pela feiticeira da Cólquida não apenas como o ato de vingança de uma mulher rancorosa, mas como uma prática de imortalização e um enfrentamento à ordem patriarcal dos tiranos. Em Amada, essa dupla potência ancestral do mito reverte-se para o destino desumanizador das escravas ditas "parideiras" nas sociedades escravocratas, responsáveis pela perpetuação da mão-de-obra cativa, e consequentemente, impedidas de terem em sua companhia e em liberdade, suas amadas e seus amados: "Ele sabia exatamente do que ela estava falando: chegar a um lugar onde você podia amar qualquer coisa que quisesse - sem precisar de permissão para desejar -, bom, ora, isso era liberdade."
E é justamente porque precisamos, ainda hoje, afirmar e reafirmar que vidas negras importam, apesar de já tão distanciados no tempo da escravidão institucionalizada, que Amada, para além de sua inegável qualidade literária, precisa ser um romance sempre lembrado. Até que os olhos de Sethe se iluminem novamente, que ela possa ter, que ela possa ser (sua) Amada.

AnaLaura 12/07/2020

Envolvente
Primeiro livro que leio da autora... confesso que em várias oportunidades precisei reler algumas páginas... mas tanto a escrita como a história são fascinantes! Super recomendo!!!

Bookster Pedro Pacifico 08/07/2020

Amada, de Toni Morrison - Nota 9,5/10
Não há dúvidas que algumas leituras exigem mais do leitor. Às vezes, começamos uma obra e, mesmo depois de várias páginas, ainda sentimos dificuldades para compreender por onde a autora está nos conduzindo. Mas o que fazer nessas horas? Desistir? Percebi que “Amada” foi uma leitura desafiadora para vários seguidores, que logo vinham me pedir dicas para não precisar abandonar o livro. ⁣

E a primeira dica que costumo dar é: leia a sinopse do livro. Assim, você já consegue se ambientar mais na história, apesar das lacunas deixadas pela autora. Uma outra coisa que ajuda é ler os textos de apoio e resenhas escritas por outros leitores, que podem ter dicas mais específicas para aquela leitura. ⁣

No caso de “Amada”, a dificuldade inicial se dá principalmente pela mistura que a autora norte-americana faz entre o momento presente e as lembranças dos personagens. Ao iniciar a obra com esse aviso, a gente já presta mais atenção nessas mudanças bruscas dos momentos da narrativa. E essa dificuldade também vai melhorando ao longo da obra…⁣

Toda essa introdução serviu para encorajar você, leitor, a começar ou prosseguir com essa leitura incrível. “Amada” é a obra-prima de Morrison, primeira escritora negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1993. A obra narra uma forte e sensível história de escravidão e racismo no século XIX. Sethe, uma mulher escravizada que fugiu da fazenda em que era obrigada a trabalhar, agora vive com sua filha em uma casa assombrada por um fantasma. O passado de Sethe é angustiante e muito sofrido. E esse fantasma nada mais é do que um resquício das tristezas vividas pela personagem. ⁣

Paul D, um ex-escravizado que vivia na mesma fazenda que Sethe, surge repentinamente na casa em que vivem mãe e filha. A partir disso, mudanças começam a acontecer na vida dos personagens, o que é agravado com a chegada de uma nova garota na vida dessa família: Amada. A personagem chega para remexer nos fantasmas que habitam em Sether, Denver e Paul D.⁣

Um livro forte e marcante. Apesar das dificuldades iniciais, a leitura depois flui muito bem e a escrita de Morrison consegue mexer com os sentimentos do leitor.

site: http://instagram.com/book.ster
Debora.Andrade 20/07/2020minha estante
Estou lendo e está sendo excepcional!

Ferreira.Souza 08/11/2020minha estante
livro forte , mas não leria novamente

Marcelo761 05/01/2024minha estante
Ainda estou nos primeiros 15% do livro e tive bastante forte essa sensação. Igual à natureza da mordida, provavel que vale releitura com um entendimento mais claro na história.