Amada

Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Lorena Alhadeff 06/03/2021

Extremamente Amada
O livro Amada fala de sentimentos simples com uma extrema beleza, de uma forma visceral! Mostra até onde o ser humano pode ir, rasgando-se, quebrando-se, para seguir um propósito. Fala de desmoronamento de sonhos, mas também de reconstrução de sentimentos e manutenção da essência: ?Estou cansado até os ossos, mas não no tutano?... Amada nos mostra que aos negros não sobravam quase nada de humano, e mesmo procurando se adaptar para sobreviver, eles não se resignavam! Eram de índole forte em decisões e atitudes, por mais duras e inexplicáveis que fossem. Sim, Amada foi de fato amada, de uma maneira louca, desesperada e muito sofrida (para filha e mãe), mas houve amor em sua breve existência e além dela...

Simone MK 05/03/2021

Demorei (para os meus parâmetros) um pouco (6 dias) para terminar! Não é um livro fácil de ler. Li várias resenhas de pessoas que reportaram dificuldades na leitura e se sentiam compelidas a desistir! Comecei amando o livro, depois passei a achar arrastado e cansativo, pois, assim como O Olho Mais Azul, da mesma autora, a narrativa não é linear e se torna um pouco confusa ao abordar passado e presente sem anúncio prévio e sem indicação de qual personagem estava contando suas lembranças, invariavelmente a descoberta se dava somente no decorrer da leitura! Porém, passado esse obstáculo, talvez porque tenha me acostumado com a escrita, a leitura passou a fluir e adquirir ritmo! Leia se você estiver buscando um livro mais complexo e desafiador, e tendo tudo isso em mente, não desista! Seu esforço será recompensado!

Lucy 28/02/2021

Livro denso da querida Toni Morison, traz uma profunda resseca literária, mesmo antes de terminar o livro.
Os questionamentos levantados nesta obra dão uma ideia do sofrimento de todo um povo.

Lorena Alhadeff 28/02/2021

Amor e Dor
O livro Amada fala de sentimentos simples de uma forma poética e devastadora! Explica o inexplicável e mostra que o ser humano pode ser quebrado, mas também tem o poder de se reconstruir. E que o amor de uma mãe, que é ilimitado, muitas vezes também é incompreendido: Amada, sofrida, amarga, desorientada, ferida... Uma história que expõe experiências brutais e tristes de uma maneira suave, fluida, penetrante. Maravilhoso!!

jessica.guabiraba 25/02/2021

Amada
Amada foi sem dúvida um dos livros mais difíceis de 2020. Não só por não ser linear ou por trazer os pensamentos das personagens como bombardeio de ideias. Difícil porque a história é pesada, cheia de marcas e dores. Sethe é uma sobrevivente em um mundo cruel e casa capítulo precisa de uma pausa maior para iniciar o outro. A ressaca literária nesta obra não é só no final, mas em cada capítulo, cada parte, cada história. É confuso decifrar a personagem Amada e mais confunso saber que ela é a liga entre as personagens. Eu demorei muito a terminar, mas tem algo que tem prende a história e você não consegue desistir. Um livro muito imagético e cheio de desdobramentos inesperados. Eu indico a leitura, no entanto não vou falar que é fácil, que flui, a narrativa tem um ar poético e talvez isso traga o seu diferencial e é uma história que dá gosto de ler.?

Danielle Gonzales 13/02/2021

Uma leitura difícil e dolorida
Confesso que tive dificuldade de entender trechos de pensamentos que ficavam nas entrelinhas, por vezes "incompletos", mas depois percebi que talvez a ideia era essa mesma, não deixar algumas DORES tão claras, porque se fossem tão claras, seriam ainda piores do que quando ficam subentendidas...
Esse livro faz arrepiar e chorar, e faz a gente questionar a humanidade presente nas pessoas... como somos (a humanidade) capazes de tantas atrocidades??
Depois que eu soube a motivação da escrita, o fato em que Toni Morrison se apoiou pra escrever, muitos trechos ficaram mais esclarecidos, e a leitura fluiu bem melhor da segunda parte para frente.
E mesmo com toda essa dificuldade que tive, não podia dar nota menor do que 5, porque o livro é maravilhoso.

Negras escrituras 12/02/2021

Amada - Toni Morrison
Este com toda certeza foi um dos livros que mais me exigiu concentração para compreender os acontecimentos, pois aparecem muitas memórias e pensamentos no meio das cenas. Como é um livro em que o foco são as emoções reprimidas durante o brutal processo colonial, foi sufocante ler algumas cenas, mas a escrita da Toni é uma das mais lindas que conheci até agora. É muito impactante! Depois que você entende a escrita da autora, você fica presa para desvendar todos dos mistérios da história.

Jader 11/02/2021

Impactante
?Que qualquer branco podia pegar todo o seu ser para fazer qualquer coisa que lhe viesse à mente. Não apenas trabalhar, matar ou aleijar, mas sujar também. Sujar a tal ponto que não era possível mais gostar de si mesmo. Sujar a tal ponto que a pessoa esquecia quem era e não conseguia pensar nisso?.

Lari 10/02/2021

Livro Impactante
Esse é um livro que agradeço não ter tido spoiler, por isso não darei. Livro denso, dá para discutir muita coisa dele, é tipo de livro que quero conversar sobre os detalhes com quiser discutir. Fiquei feliz de poder discutir com @sbellak o que descobrimos no livro

Janaí­na 06/02/2021

"Tudo o que está morto dói pra viver de novo"
A Toni é muito maravilhosa. É meu primeiro livro dela. No início você pode pensar que a leitura é difícil. Mas te convido a ler esse livro porque ele não te dá tudo de bandeja, porque ele não é uma história linear. Confia e segue. É como uma consulta na psicóloga. Ela não tem como saber exatamente o que aconteceu. Ela sabe o que você escolhe contar e com isso vai tentando juntar os pedaços. No livro cada personagem conta o que viveu e você vai tecendo a ordem dos acontecimentos em sentimentos e fatos. É um livro bonito que evoca amor, história e luta. E vou te dizer, depois da parte introdutória, é eita em cima de eita.

Heloísa 31/12/2020

Servidão
Servidão e escravidão humanas retratadas de forma que mistura elementos do fantástico, do sobrenatural e até mesmo sensorial, o que dá uma experiência muito mais profunda na leitura. No entanto, não são todos que gostam dessa experiência que mistura a realidade (vários fatos e uma personagem existiram de fato) com o fantástico para tratar da escravidão.

Camila W 21/12/2020

Pulsante
Livro arrebatador, intenso, você mergulha na vida dos personagens, acompanha o fluxo de pensamento deles e isso faz conhecer cada um de uma maneira única. No início é difícil engatar porque a autora não contextualiza, mas depois vai fluindo muito bem... é um livro pesado e tenso mas que nos faz refletir sobre muitos aspectos do limite do ser humano e das marcas deixadas pela escravidão!
Melhor livro que li em 2020 sem duvida.

LaLa219 16/11/2020

Livro extremamente marcante, uma leitura para um público mais maduro.