Pomba Enamorada ou Uma História de Amor

Pomba Enamorada ou Uma História de Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Pomba Enamorada ou Uma História de Amor

Vitoria 28/03/2022

??
Em seus contos leem-se as transformações que afetam a classe média brasileira a partir dos anos cinquenta.
É sobre desajustes e desencontros que Lygia constrói seu universo ficcional.
A primeira vista seus contos parecem retratar histórias românticas e clichês, até que você se surpreende com os acontecimentos inesperados e surpreendentes.
É um misto de romance e terror, para quem gosta de algo parecido com os contos de Edgar Allan Poe.
O conto em destaque no título Pomba Enamorada é a personagem feminina principal da história, uma pessoa sem vaidade e até mesmo descuidada com sua aparência física. Isso iria mudar, porém quando conheceu Antenor em um baile e se apaixonou por ele. Os meios que ela se utiliza para conquista-lo, certamente não são os mais saudáveis.

jota 26/12/2021

BOM: dezesseis contos de LFT selecionados pela professora de literatura da UFRGS, Léa Masina, seus preferidos
Lido entre 17 e 24/12/2021. Avaliação da leitura: 3,8/4,0

A justificativa para a seleção dessas histórias de Lygia Fagundes Teles segundo Masina: “em seus contos leem-se as transformações que afetam a classe média brasileira a partir dos anos cinquenta [do século XX] e, mais especificamente, no período da ditadura militar. Coincidindo com o avanço da Psicanálise nos centros urbanos, sua obra tematiza as angústias, os desencontros, as misérias humanas, com ênfase à violência nas relações sociais mais próximas: amorosas e familiares.”

Bem, depois disso parece desnecessário dizer algo mais sobre Lygia ou a coletânea. A avaliação é do retorno emocional que a leitura de cada conto me deu, não um julgamento de cada uma das histórias do volume. Vamos a um pequeno resumo de cada uma:

Antes do baile verde – o baile de Carnaval para o qual entusiasmadamente se prepara com uma fantasia em diversos tons de verde (parecia uma festa palmeirense) torna-se a maior preocupação de uma jovem. Muito mais do que a saúde de seu pai, bastante doente no quarto ao lado. Filha ingrata... MUITO BOM

A caçada – homem fica fascinado com uma velha e empoeirada tapeçaria de caça que está se desmanchando numa loja de antiguidades. Nela enxerga coisas que teriam a ver com sua vida, seu passado, como se fizesse parte da cena ali representada. Volta à loja para observar novamente a cena da caçada e dessa vez seu coração parece (perece) atingido por uma seta... BOM

O jardim selvagem – garota estranha que seu tio Ed diga que Daniela, sua futura mulher, parece ser assim como um jardim selvagem: o que isso significaria? Também tem a bondosa tia Pombinha, mas com uma mulher selvagem como Daniela por perto essa história pode não terminar nada bem para o titio. De fato... BOM

Natal na barca – num barco noturno, com apenas quatro passageiros, narradora nota uma mulher pobremente trajada, que carrega um bebê silencioso demais. Fica sabendo de todo o drama dela, e põe drama nisso! Pelas circunstâncias e fatos, é impossível não pensar em Maria e no menino Jesus: o título do conto já dá a dica. BOM

A ceia – de início parecia que era apenas um casal em busca de uma mesa de restaurante para jantar. Mas conforme a história vai se desenvolvendo vemos que a relação entre eles terminou, o homem pretende se casar com outra, mas a mulher insiste, ainda quer ficar com ele. Situação difícil... BOM

Venha ver o por do sol – a história dos ex-namorados Ricardo e Raquel começa um tanto romanticamente e termina de modo assustador (mesmo numa releitura). Ainda que seja o mais belo por do sol do mundo é um tanto estranho desfrutá-lo num cemitério abandonado, não? Mas que assusta, assusta sim... ÓTIMO

As pérolas – Lavínia se prepara para ir a uma reunião social; Tomás, o adoentado marido ficará em casa. Ela usaria um belo colar de (falsas) pérolas, que ele escondeu dela (no passado prometera que um dia lhe daria pérolas verdadeiras, coisa que jamais conseguiu fazer). Nessa história entra também certo Roberto, um amigo de ambos do passado, que estará na reunião. Estaria Tomás enciumado? BOM

O menino – garoto vai ao cinema com sua mãe, bela mulher de quem ele se orgulha muito, mas depois, durante a sessão, descobre que o homem que no escurinho se senta na poltrona ao lado dela parece estar ali não exatamente para ver o filme, mas para outra coisa. O mesmo ocorre com sua mãe... MUITO BOM

As formigas – duas estudantes alugam um quarto de pensão onde, numa caixa, repousam os ossos de um anão (esquecidos ou deixados ali por outro estudante de medicina). Formigas aparecem e desaparecem misteriosamente no quarto enquanto juntam os ossos e vão dando forma ao esqueleto. Elas ficam arrepiadas. Arrepiou-se? MUITO BOM

Tigrela – uma história ambígua, com toques fantasiosos ou fantásticos, assim como As formigas, mas desta vez o animal em questão é uma tigresa. A narradora conta o diálogo que teve com Romana, a jovem que convive com Tigrela (tigresa + ela?), animal que adotou, “dois terços de tigre e um terço de mulher”. No fundo mesmo o conto trata de sexualidade feminina, percebe? REGULAR

Herbarium – menina é apaixonada pelo primo, que tem um herbário num sítio: ela procura lhe trazer folhas raras, que o rapaz ainda não tem. E as encontrando, fica “tremendo inteira de paixão”. Mas uma bela moça da cidade surge na história, com ela o rapaz deveria partir, conforme tia Clotilde havia sonhado antes. Nesse dia a menina encontrara uma folha raríssima. E agora, enciumada, dará a folha ao primo ou não? BOM

Pomba enamorada ou Uma história de amor – a pombinha do título é o pseudônimo que uma mulher, “ex-princesa do baile”, usa para fazer declarações apaixonadas, diretas e indiretas, a Antenor, com quem dançara então. Ele está apaixonado por outra, não quer saber dela. Mas a insistência da pombinha enamorada é infinita e acompanhamos ao longo dos anos essa excêntrica história de amor de mão única... BOM

Lua crescente em Amsterdã – se a lua era crescente, o amor era minguante nesse conto insólito, narrado quase que exclusivamente através dos ressentidos diálogos de um casal: o relacionamento chegou ao fim. Os jovens encontram-se na capital da Holanda, têm fome e não têm onde dormir, estão num banco de jardim. Completa o cenário uma loura menina holandesa, passando por ali com um apetitoso bolo... REGULAR

A estrutura da bolha de sabão – mulher reencontra, num bar, um antigo amante, um físico que estudava justamente a tal estrutura, acompanhado agora de outra mulher. Parecia que seria uma história de ciúmes, mas conforme caminhamos para o final do conto e ficamos sabendo que o físico agora está doente deixamos de lado a ideia de um triângulo amoroso, que a coisa é mais séria do que apenas isso. BOM

História de passarinho – conto bastante curto em que um homem de cabelo ruivo, teria enlouquecido e fugido de casa. Tudo teria a ver com um passarinho criado boa parte do tempo solto e que um dia, por descuido (porta da gaiola aberta), um gato comeu. Seu casamento não ia bem então: a mulher e o filho desgostavam do pássaro, do homem igualmente. MUITO BOM

Dolly – passado nos anos 1920 o conto envolve certo mistério. Trata de um crime envolvendo uma garota, Dolly (na verdade, Maria Auxiliadora), que queria ser atriz de cinematógrafo, como se chamava o cinema mudo então. Outra garota, que a visitava para alugar um quarto na casa, descobre-a morta, sua luva branca fica manchada de sangue... REGULAR

DTK 17/10/2021

Uma seleção de contos da melhor qualidade. Gostei demais, vale a indicação para qualquer tipo de leitor.
Ao contrário do que eu esperava, a maioria dos contos tem um quê de terror/suspense que intriga e deixa o leitor por conta própria com os finais sempre abertos.
Já ansiosa pelos contos completos da autora.

Aliás, qual foi seu conto favorito? O meu foi Uma história de amor mesmo

Dani 03/07/2020

um favorito
É incrível a forma como sempre, conto após conto, me envolvi logo nas primeiras linhas às histórias e às personagens.

As histórias possuem um toque de fantástico e certas reviravoltas que me proporcionaram experiências incríveis e eu cooom certezaa vou reler esse livrinho muitas e muitas vezes!
Heloisa.Domont 01/11/2020minha estante
??????

Livia.marrache 08/11/2022

Gostei mas não amei. Alguns contos fluem melhor e outros me cansaram um pouco. Gostei da escrita da lygia

Bel 17/03/2023

Real e elegante.
Amo os contos da Lygia Fagundes Telles,e os meus favoritos desse foram As pérolas, O menino, Venha ver o pôr do sol e História de passarinho. Amo como os contos parecem uma cena única, não há muito antes ou depois, apenas aquele momento pequeno e específico.

Tamires 20/04/2020

O título engana
Eu não sei o que eu esperava desse livro mas com certeza em surpreendi. Alguns contos me deixaram arrepiada de pavor. Os meus favoritos são A caçada, O jardim selvagem, Venha ver o por do sol, As formigas e Dolly.

luana 13/09/2021

se eu te amasse, se tu me amasse, como nós nos amariamos!
li esse livro quando ainda estava no ensino fundamental, ganhei ele na escola em um programa que dava livros de semestre em semestre, lembro perfeitamente de sublinhar varias frases dele e como foi interessante na época, lygia é perfeita!

Perdida_nas_Estrelas 07/09/2022

Muitos mistérios estão presentes na narrativa instigante de Lygia Fagundes Telles. Ela nos deixa com a dúvida no fim dos contos, uma mescla de realidade e fantasia. Fato ou imaginação? Desde um casal em um cemitério abandonado até uma jovem que sonhava em ser estrela assassinada em sua nova casa, você vai se deliciar com os contos e refletir sobre o que realmente pode ter acontecido naquele cenário perfeito que Lygia preparou para nós.

Li 08/10/2019

Lygia Fagundes Telles, uma dama como sempre. Contos adoráveis, de alto nível. Seu estilo de realismo fantástico me lembrou Garcia Marquez e Borges. Que maravilha ler um livro tão gostoso! Devorei em 24 horas!
Adorável! Adorável!

Vitor J. 09/07/2020

Coletânea de Histórias de Lygia
Para quem pretende ler este livro, é uma coletânea de pequenas Histórias de Lygia Fagundes, cada um com um enredo diferente sem ligação entre elas. Gostei de ler apesar de não gostar muito deste tipo de livro.

Keilly 30/07/2020

Pomba Enamorada, um conto de tantos
Este livro é um conjunto de 16 contos, sendo um mais intrigante e interessante que o outro, cheios de emoções, surpresas, amor, esperança, tristeza. E não espere de acordo com o titulo do livro, encontrar apenas romances, amores entre dois casais, aqui irá se deparar com o romance de situação, tristezas A cada leitura ficando triste em saber que é um conto de poucas páginas, e não uma história completas, principalmente alguns contos como "Antes do baile verde", "O jardim selvagem", "Venha ver o pôr do sol" , "as pérolas", "As formigas" e "Dolly".

Ana.Santos 17/03/2015

Uma historia de amor????
Comecei ler esse livro achando que era contos de romance. São 16 contos que estão mais para terror que para romance. Alguns desses contos terminam sem final, outros de forma macabra. Eu não abandonei porque queria que a Lygia me surpreende-se, o que não aconteceu.

giovanna 04/04/2021

A sociedade em sua forma mais crua
?Pomba Enamorada Ou Uma História De Amor? é um livro de contos, 17 ao todo. É sempre muito difícil descrever o trabalho de Lygia Fagundes Telles, uma das maiores contistas que nossa nação já teve, e com esse livro é possível ter uma base de seu imenso talento. Seus contos narram angústias, desajustes e desencontros, explorando emoção com lirismo puro. São cativantes, instigantes e permitem que façamos boas análises da sociedade do século XX. Sem dúvidas, seu trabalho é digno de ser perpetuado.