A cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Clara ð 26/04/2023

Chocante
Conheci esse conto na aula de literatura. Esse foi o primeiro livro do Machado que eu li e não é atoa que ele é considerado um dos maiores (se não o maior) escritor brasileiro. A cartomante é uma leitura rápida e divertida pelos altos e baixos da história. Desdo início, vários paralelos são feitos e dicas são dadas, como a menção ao conto shakpeariano Hamlet. A cartomante foi uma leitura muito boa de se fazer, recomendo!

lauralopesa 22/04/2023

Um dos meus contos favoritos de Machado, em
um ambiente temático em que ele é o maior.
Não importa quantas vezes eu leia esse homem, eu sempre me surpreendo.

JuSouza 21/04/2023

Ah, Machado...
Um belíssimo conto sobre um tema que eu particularmente amo ler: adultério. É incrível como Machado aborda essa temática com tanto primor e formosura. Sem sombra de dúvidas é uma leitura breve e hipnotizante.

Moura51 17/04/2023

Três corações e uma tragédia.
Um triângulo amoroso. A cartomante é um conto curto trágico que narrar a história de loucas paixões, traição e o pior lado do amor. Uma serie de sucesos levam 3 pessoas a cometerem atitudes cruéis contra si mesmo. Com um final surpreendente a Cartomante vai te deixar de boca aberta.

Emile.Darcy 17/04/2023

Capitu, é você??
Final alternativo de Dom Casmurro, se o Bentinho fosse menos mimado.
O conto constrói a tensão da traição e entrega um plot twist bem gratificante.

mah :) 16/04/2023

O presente que se ignora vale o futuro.
Esse é o primeiro conto do Machado de Assis que eu leio que não é por conta da escola e meu deus!

Foi uma recomendação incrível, e essas poucas páginas foram tão rápidas, porém diretas e bem desenvolvidas que eu não esperava. E esse final? Foi muito muito bom!

Gostei muito da história e das diversas formas de entendimento que pode vir dela.

Alexia.Kaanda 11/04/2023

Há mais coisas entre o céu e a terra do que se pode imaginar
É com essa citação de Shakespeare que o livro se inicia e ao lê-lo podemos dizer que essa obra tem mais conclusões entre o céu e a terra do que podemos imaginar.
Escutamos e recebemos conselhos só sobre aquilo que queremos ouvir, sobre o que vai de acordo com o que estamos pensando?
Ao ouvirmos só aquilo que queremos ouvir isso nós cega pra o que verdadeiramente está acontecendo ao redor?
Machado nos prende do início ao fim para querer saber como termina a história, mas vale a pena ler com calma e reler para destrinchar as críticas mais a fundo e até comparar com os dias atuais.

_Du_ 11/04/2023

Sensacional
Um obra sensacional. Pela forma que foi desenvolvida, pelo desfecho inesperado (quase). Pelo conhecimento da natureza humana. Uma leitura rápida e recomendável.

Rinaldo 06/04/2023

A cartomante
Um conto de Machado de Assis bem surpreendente, um final nem tanto previsível. Nos faz lembrar de uma "outra história" do próprio Machado.

Lara 05/04/2023

Machado sendo Machado. Impressionante como em pouquíssimas páginas ele consegue construir passado e presente, com a complexidade das relações humanas envolvidas. A narrativa vai levando a gente, com a aparição tímida do narrador que conversa com o leitor (essa forma de narração que atinge seu ápice em memórias póstumas...), a descobrir os pormenores de um triângulo amoroso. Pouco a pouco revelado e rapidamente terminado, mas não sem antes mostrar como nós humanos brincamos com a nossa própria realidade, acreditando naquilo que nós convém acreditar. Em poucas páginas vemos o ceticismo dar espaço a uma fé cega na palavra da cartomante. Mas, uma vez que as personagens já tinham superado sua moral e sentimentos de lealdade, não falta mais que um passo para superar a sua racionalidade. O final é gráfico e resulta das pequenas casualidades da vida que Machado sabe tão bem trabalhar. Curto, direto e muito bem escrito, como era de se esperar..

Larissa3225 04/04/2023

Mais uma boa surpresa lendo um conto do Machado de Assis.

É engraçado como sempre tem um triângulo amoroso ou alguma traição envolvida.

Gostei bastante desse e fui surpreendida pelo final. Não estava esperando.

BárbaraBorges. 03/04/2023

Machado de Assis sabe bem como desenvolver a escrita e neste conto, em particular, se mostra leve e fluída; prendendo o leitor a cada passagem da estória.
O fato é simplório, um adultério que termina de forma trágica.
Machado constrói a crença na cartomante, inclusive a nossa, nos levando lentamente a acreditar em suas palavras e profecias. Contudo, tal personagem fala o que se quer ouvir, jamais falará o contrário ou não recebe sua paga.
Em uma análise e reflexão do conto, o quanto se quer tecer o mundo à sua imagem? Será que nós nos cercados somente daqueles que concordam com a gente para que nos sintamos bem e acabamos caindo em ciladas? E as câmaras de egos e o viés de confirmação que operam nas bolhas das redes sociais?
Ficam os questionamentos!!

Leitura pelo Clube do Livro com Leandro Karnal e Gabriella Priolli.

Liiz 03/04/2023

Se tem algo que eu amo fazer, é lê contos do Machadão, é uma forma bem gostosa de ter contato com esse grandão da literatura brasileira e lê algo rápido

Nathy 02/04/2023

Oportunidade
A interpretação das informações à nossa disposição, nos leva a vários tipos de conclusões. Com as deixas corretas, a cartomante neste conto, conclui exatamente o que se espera de suas conclusões. E os ouvintes recebem o que esperam receber, sem saber que a mensagem recebida, eles mesmos a entregaram.

Larissa 02/04/2023

Gostei
Estou criando o hábito de ler livros do Machado agr, gostei bastante dessa história! ao mesmo tempo q é algo claro, ele deixa essa dúvida solta no ar, q sensação legal.