A Roda da Vida

A Roda da Vida Elisabeth Kübler-Ross

Resenhas - A Roda da Vida

FlAvia1040 10/12/2023

A vida é aprender
Esse livro com toda certeza mudou minha forma de ver o mundo, a vida, a dor e a morte. O conceito triste é infeliz que todos tem medo mas que é inevitável, não precisa ser ruim. A morte é parte da vida, e assim como a vida, a morte ensina. ?Quando se aprende a lição, a dor passa?? nunca vou me esquecer disso.

Tatiane256 10/12/2023

A roda da vida
Simplesmente encantada, emocionada e apaixonada por essa mulher. Que livro mais lindo e necessário.

Lud 02/09/2023

Que leitura incrível! Adorei conhecer mais da história da autora. Já havia lido o livro mais famoso dela e gostado bastante, porém as reflexões que ela traz neste livro sobre a morte e o morrer são ainda mais incríveis, mais profundas. E quanta coisa essa mulher viveu! Para quem tem interesse em refletir sobre o assunto, a história da autora é realmente um convite para pensarmos a morte de uma maneira diferente do que costumamos pensar (ou até evitamos pensar).

Luiza.Machado 06/07/2023

Que figura inspiradora
O primeiro livro concluído depois de ganhar neném a gente não esquece. Ainda mais um livro bom como esse. Elisabeth viveu uma vida inspiradora, difícil de acreditar, mas que realmente nos faz questionar o que queremos, podemos e fazemos com a nossa vida.

Do meio para o final foi ainda mais surpreendente, mas acredito em suas palavras. Que todos possamos acreditar mais no que há de bom na humanidade e, independente de qualquer coisa, aprendamos a amar incondicionalmente.

ladyhugo 28/05/2023

????
Ótima reflexão sobre a morte e o morrer, acho que é uma leitura essencial a todos para entendermos a importância de enxergar o outro como ser humano e ajudá-lo sem olhar ao o quê.
As vezes meu ceticismo me fez crer que a autora estava falando nada com nada, por isso é preciso estar com a mente e o coração abertos para receber as mensagens que esse livro traz. Ainda estou digerindo e refletindo sobre tudo o que acabei de ler.
Mesmo sendo uma biografia da jornada da autora ao estudar a morte, não é uma leitura pesada. Na verdade, é leve até demais. Leve e necessária!

MellNavarro 20/01/2023

"A única coisa que vive para sempre é o amor."

É livro é a biografia da médica Elisabeth Kubler Ross e mostra como sua vida parece diretamente saída de um filme
Embora eu não concorde como todas as ideias dela, ela não deixa de ser uma inspiração para mim ao mostrar que sim, todos nós merecemos uma morte digna, sem sofrimento e com todas as nossas pendências resolvidas.
Ela trouxe um legado absurdo para a medicina e os cuidados paliativas e sua obra com certeza é eterna

decaol 29/12/2022

Hum
O livro é dividido em 4 partes principais: infância, adulto, meia-idade e velhice. As duas primeiras são incríveis k realmente muito proveitoso, imaginei um livro pedante e fui recebida com muitas lições de vida. Nos demais, sinto que ela seguiu um caminho muito duvidoso, ficando até confuso de acompanhar. De qualquer forma, Elizabeth foi uma grande médica e lutou muito por todas as causas em que fez parte, especialmente a respeito dos estudos da morte e vida. Muito curioso e recomendo como material de estudos.

Jefferson Nóbrega 15/12/2022

A morte não existe
Elisabeth Kübler-Ross foi uma médica à frente de seu tempo, responsável por mudar a forma como o mundo enxergava a morte. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho dedicados a crianças, pacientes com aids e idosos com doenças terminais, ela trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos.

Neste emocionante relato, a médica conta a história de sua vida e aprofunda sua verdade final: a morte não existe.

Contando toda a sua experiência de vida, desde pequena, onde era a mais nova de trigêmeos e uma criança curiosa, passando por sua adolescência e busca por afirmação, por personalidade própria, por diferenciação de suas irmãs e acima de tudo do seu sonho de ser médica diante da relutância de um pai tradicional, até a fase adulta onde vai de uma voluntária na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial a uma psiquiatra mundialmente conhecida por ser especialista em um assunto da qual todos fugiam e fogem: a morte.

Nessa obra magnífica ela conta toda a sua história ao trabalhar com pacientes terminais e todo o seu aprofundamento em compreender no que a morte é ou pode ser de fato.

Particularmente, me surpreendi. Primeiro que o tema da morte que tinha tudo para ser mórbido é tratado com tanta humanidade que nos leva a uma outra visão, segundo porque enquanto eu esperava um relato científico de uma psiquiatra acabei me deparando com ciência, religião, fé e formas totalmente novas de ver a morte, que para ela é o principal e mais marcante acontecimento da vida.

Cada página é um aprendizado, mas longe de cair nos clichês da autoajuda, pelo contrário, é uma abordagem nova, envolvente e surpreendente. A autora aborda inclusive a própria doença e do início da sua passagem para o fim da jornada nesse mundo, o que dá um toque muito pessoal para toda a teoria sobre como a morte chega e como podemos recebe-la.

A lição que o livro nos dá é que ?não há por que ter medo da morte. Pode ser a experiência mais deslumbrante de toda a sua vida. Depende de como você viveu?.

Recomendo a leitura vivamente para que todos possam ter uma compreensão melhor do que a morte é para nós e de como podemos encará-la.

amandaox 24/11/2022

Achei o livro surpreendentemente bom, o começo é muito interessante e apesar de lá pelo meio eu ter começado a achar mais chatinho, tem reflexões incríveis sobre a morte e como ela deve ser encarada, sobre humanidade e sobre o exercício da medicina

Raq 29/07/2022

Primeira autobiografia que li...e é simplesmente incrível
Não traz apenas a vida da autora, mas também vários conhecimentos e reflexões que com certeza ficarão marcadas para sempre em quem fizer a leitura.

Traz a história de uma mulher forte e inspiradora.

Clarisse 17/01/2022

Sobre a vida e o viver de Elisabeth Kübler-Ross
Neste livro, Elisabeth conta sobre sua trajetória repleta de desafios, provações e dedicação ao próximo, tanto como médica quanto como palestrante e, mais importante que isso, como pessoa que acolhe as dores dos outros e tenta transformá-las.

Além disso, do meio para o fim do livro, nos surpreende ao falar sobre suas experiências místicas e pesquisas. Uma das mais marcantes, para mim, foi a constatação de que a morte, na verdade, não existe.

Tal momento, único na vida de cada ser humano, é geralmente considerado repleto de dor, medo, ansiedade ou tristeza. Elisabeth constatou com suas pesquisas que, na verdade, a morte era um momento envolto de calor, quietude e amor, em que as pessoas, desabitadas de seus corpos físicos, vivenciavam uma sensação de unidade, de existência plena.

É um livro incrivelmente rico, do qual cada pessoa poderá colher reflexões e lições diferentes. A lição principal, porém, que a autora não hesita em repetir, é que a vida é uma responsabilidade e que estamos aqui com a finalidade de crescer.

Para atingirmos esse fim, precisamos aprender a amar de forma incondicional. Precisamos nos tornar capazes de responder à pergunta derradeira "Quais serviços você prestou?", a qual nos encaminha à reflexão final:

"[A morte] pode ser a experiência mais deslumbrante de toda sua vida. Depende de como você viveu."

Maria.Luiza 06/01/2022

Como viver uma aventura, do começo ao fim

Um livro verdadeiramente intrigante, mas não feito para aqueles que são céticos até a ultima célula do corpo

Fred 06/01/2022

Livro interessante
Livro que fala sobre a terminalidade da vida, em que a ideia da escritora é convencer que a morte é um processo natural e que todos têm direito a uma "boa morte", defende a ortotanásia. A escritora abomina o prolongamento da morte em pacientes terminais e também fala sobre a sua história de vida, sobre o que precisou enfrentar para ser tornar uma grande médica.

JAlia.Carvalhaes 03/01/2022

Me surpreendeu!
Fiquei intrigada quando uma "desconhecida" indicou esse livro e li por curiosidade!! Me surpreendi e me encantei pela história. Adoro livros que fazem refletir e que abordam tabus e/ou questões sobrenaturais. Curti mesmo!!

Ivania 31/12/2021

Intrigante
Última leitura de 2021 e confesso que essa foi um verdadeiro desafio ao meu intelecto!
A roda da vida foi um livro que fugiu e muito daquilo que eu costumo ler e principalmente daquilo que eu acredito. Inclusive, achei que me faltou isso para aproveitar melhor a vida e obra da autora, crer.
É inegável a importância que o trabalho da Dra teve no campo científico, sua pesquisa deu início a Tanatologia e sua definição dos 5 estágios da morte são tão comuns a mim que fiquei positivamente impressionada por ter sido um trabalho dela. Porém, muita coisa que ela vivei ainda é demais pra mim, demais pra minha crença limitada.
De qualquer forma, foi um ótimo encerramento para o ano, que 2022 me permita ler tanto quanto 2021.