Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


1961 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Amanda.Lima 23/01/2024

Não sei, só sei que foi assim
Um clássico da literatura brasileira. É muito divertido ver a brasilidade com que Ariano conta essa história. Assim como o filme, o livro é bem cômico, mas que traz algumas críticas sociais.
comentários(0)comente



Lorenadexx 23/01/2024

Uma leitura rápida e rica, principalmente para idealizadores, atores e diretores de teatro.
não darei 5 estrelas pois não é uma obra feita para ficar no papel, é uma obra que depende de cenários, gestos, sons e atuações que lhe faltam no papel. Mas não deixa de ser genial a junção tão bem colocada de comédia e drama, juntamente com nosso herói, um sertanejo desgraçado pela vida e da literatura de cordel.
Vou logo procurar peças gravadas dessa obra e reassistir o filme, que considero um dos melhores que nosso país já produziu.
Amanda S 23/01/2024minha estante
Amo o filme!


Lorenadexx 23/01/2024minha estante
É bom dimais ne amiga




Marcos Aurélio 21/01/2024

Ariano Genial
Demorei muito para ler este livro porque assisti várias vezes o filme. Raramente tenho interesse em ler depois que assisto. Neste caso sugiro que seja feito. Não importa quantas vezes você tenha assistido. Leia!

Ariano Suassuna é genial, poético, encantador. A cultura nordestina é riquíssima. Ariano expõe as dificuldades do povo sofrido que não tem ninguém por si. Que é explorado, assassinado, judiado, vencido pela fome, e achincalhado.

Um povo que tem fé, que sobrevive como pode, e se puder. Mas Suassuna não vitimiza o sertanejo, antes, mostra claramente os problemas, com um toque genialidade e humor.

Chicó e João Grilo são apaixonantes. O cenário, o enredo, os personagens, o Jesus que causa espanto. A peça é fantástica.

Valha-me Deus. Valha-me Nossa Senhora.
Valha-me eu, para varrer do meu coração, e dos corações dos meus, todo o preconceito com este povo sofrido, e lutador.

"Isto, João. Tenha coragem, não desanime, que estou aqui..." (Compadecida)
comentários(0)comente



Raquele.Oliveira 21/01/2024

Preferi o filme ao livro
A astúcia de João Grilo e a inocência de Chicó ganham vida nesse clássico. Entre situações hilárias, a peça explora dilemas morais e a linha tênue entre o certo e o errado. Confesso que prefiri o filme, pois é fiel a essência da obra e tem um toque especial da genialidade do elenco.
comentários(0)comente



thaila.sp 21/01/2024

Cômico, de fato
Li esse livro por recomendação do menino Pedro - vulgo, pessoa apaixonada pelo teatro e que anseia por uma encenação dessa peça em nossa oficina de teatro do colégio. E eu devo concordar que "Auto da Compadecida", se encaixa no nosso "perfil" hehehe! É cômica, brinca com elementos da religião (sem ser ofensiva), e tem personagens muito distintos entre si (uma bandeja cheia para os atores).

Agora, sobre a história em si (lembrei que é uma resenha), eu tinha uma vaga noção do João Grilo e do Chicó, por ter lembranças do filme de grande sucesso, baseado no auto. Mas isso não me impediu de achar a maior graça das situações descritas no livro; em outras palavras, rachei o bico enquanto lia, várias vezes. Adorei os elementos culturais do nordeste que foram aplicados no livro - pois, além de enriquecerem a leitura, eu pude conhecer um pouco mais sobre a cultura desse povo arretado. Em particular, a cena do julgamento me tomou de surpresa! Primeiro pela forma com que as personagens foram retratadas (de um jeito bem humano), e como a situação toda foi muito satirizada (principalmente para o lado do encourado).

Achei a leitura bem fluída e super rápida; em cada dia eu lia um arco, em menos de uma hora. Então super recomendo para quem deseja ler algo leve, mas que vai arrancar risadas sinceras. Aliás, recomendo também para quem trabalha (ou, de alguma forma, tem contato) com o teatro. Isso porque, o livro todo traz instruções sobre como se dirigiria a peça, o que pode servir de inspiração para a organização de outras peças.
comentários(0)comente



BiolaBlues 20/01/2024

Divertidíssimo
Ler essa belíssima peça de Ariano Suassuna é como ouví-lo contando seus causos! É prazeroso do início ao fim.
comentários(0)comente



kath.stolze 20/01/2024

Ariano suassuna é massa demais!
Auto da Compadecida é engraçado, genial e crítico!
as pataquadas de João Grilo e Chicó, a corrupção existente entre aqueles que se dizem mais santos, na Igreja. A crítica da dureza do sertão e a miséria existente na pobreza. Além disso, o personagem de Jesus funciona muito bem, principalmente seu humor e até existe a crítica do racismo.
de fato um patrimônio cultural brasileiro esse livro
comentários(0)comente



Luana 19/01/2024

Que livro gostosinho
Me arrancou boas risadas e que dupla dinâmica: chico e João grilo
João grilo muito sabido e investidor de coisas , os diálogos deles são ótimos
Me deu até vontade de ver o filme que por sinal, nunca assisti
comentários(0)comente



Vanessa.Oliveira 17/01/2024

Leitura leve, simples, engraçada, enfim, não é a toa que é um clássico nacional. Um realismo mágico nordestino com características típicas.
comentários(0)comente



oicintia_ 17/01/2024

OBRA PRIMA! sempre tive muita vontade de ler essa peça e fui surpreendida pela maestria, assisto ao filme desde criança repetidas vezes e li o livro com a voz perfeita dos atores na minha cabeça. gargalhei e me diverti muito, mesmo já sabendo de toda a história decorada! favoritado e 5 estrelas sem sombra de dúvidas, me encontro em êxtase e vou reler tanto quanto já assisti a obra cinematográfica. tô muito apaixonada e já vou em busca de outras escritas do Ariano Suassuna. ???
comentários(0)comente



Luan.NietzsChe 16/01/2024

Que dizer do Ariano Suassuna? O velhinho mais engraçado que conheço. Desde quando eu assistia aos vídeos de suas palestras engraçadas, eu ansiava por ler Auto da Compadecida. Até que jogaram este maravilhoso livro no lixo, uma conhecida encontrou-o e mo deu. Mas que alegria quando peguei-o e decidi que seria a próxima leitura! Que genialidade deste Ariano! Que forma mais gostosa de reflexão: usando o humor para discutir a moralidade, as diferenças sociais, a miséria, a religião...
Sem mais palavras, simplesmente genial! Anseio por ler outros do velhinho.
comentários(0)comente



AnaPAssis 16/01/2024

Genial!
Já havia assistido à minissérie e ao filme... Esse foi meu primeiro contato com a obra escrita do Ariano... Ele é genial!

Não tenho palavras para descrever os diálogos, as tramóias de João Grilo, e as histórias de Chicó.

Só não favoritei porque sabia que se tratava do roteiro da peça, mas tem trechos com opções para o diretor mudar algumas cenas e cenários. Isso me atrapalhou um pouco pq na versão que li não havia diferença entre o texto da peça e essas "instruções", que poderiam ser inseridas em outra fonte, ou em itálico para diferenciar.

Super reconhecimento, que conhecer outras obras do autor ??
comentários(0)comente



gabvsc 13/01/2024

Uma leitura engraçada, leve, divertida e rápida. eu adorei ler o livro e acompanhar a história dos personagens
comentários(0)comente



Adriely21 11/01/2024

Gostei bastante da leitura, vi e aprendi muitas coisas que nn tinha percebido no filme. O livro para mim me fez refletir sobre como estou lidando com as situações difíceis da minha vida também a importância das escolhas.
comentários(0)comente



Ennndss 10/01/2024

É um livro excelente, uma leitura fluida com sátiras e críticas. Especialmente para aqueles que pensam que a religião não tem espaço para brincadeiras.
comentários(0)comente



1961 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |