Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

2005 encontrados | exibindo 271 a 286

mary 18/06/2020

"Não sei, só sei que foi assim"
Assisti inúmeras vezes o filme e depois que tive a oportunidade de ler o livro.
O livro não tem algumas partes do filme e tem alguns personagens diferentes, mas a essência da história é a mesma (maravilhosa, né) .
Essa edição além da história, fala sobre como foi criado o texto do Auto da Compadecida e mostra um parte da biografia de Ariano Suassuna.

Sirgubler 11/06/2024

O Auto da Compadecida
Em minha opinião esse livro é a maior ficção cristã já escrita. Nem Nárnia, nem qualquer outro livro bate a capacidade de Ariano Suassuna de descrever um Jesus amoroso, alegre, compadecido e justo. Sempre me emociono com a parte do julgamento. Suassuna brinca com a fé, coisa que ele diz que não deveria fazer, mas a utiliza pra criticar pessoas que subvertem a fé para seus interesses, que oprimem trabalhadores e que exploram fiéis. Recomendo fortemente que antes de ler o livro, assista a peça que é como o autor gostaria que a obra fosse consumida.

João Vitor 03/06/2021

O MAIOR ATO DA LITERATURA NACIONAL
Foi meu primeiro contato com Ariano Suassuna e já me encontro sedento para ler tudo desse homem, porque Auto da Compadecida se tornou FAVORITO DA VIDA!!!

É um clássico tanto do teatro como da literatura nacional, tendo sido até adaptado pra minissérie e filme. O filme é um patrimônio nacional e acredito que todo mundo já tenha visto. Eu sempre gostei muito e achava que a experiência com o livro não ia me agregar tanto. Eu não poderia estar mais enganado!!!

Como muito já devem saber, vamos conhecer aqui a história de João Grilo e Chicó, dois amigos inseparáveis que vivem no meio do sertão nordestino. Enquanto o primeiro é conhecido principalmente pela esperteza e malandragem, vivendo pregando peças pela região, o segundo é ingênuo e adora inventar história com seu famoso bordão no final "não sei, só sei que foi assim". Quando a cadela da mulher do padeiro morre, João Grilo e Chicó criam uma enorme confusão primeiro com o padre, depois com o bispo, até todos os personagens entrarem no meio de tudo: O padeiro e sua mulher e Severino - o cangaceiro e seu guarda.

Por conta dessas peripécias todas, o cangaceiro acaba matando todos (exceto Chicó) e morrendo também. E o resto da história vai se desenvolver com o julgamento de todo mundo. Com a figura de Jesus Cristo, Nossa Senhora e o Diabo numa espécie de tribunal final.

Eu ri de ficar com a barriga doendo e com as bochechas doloridas porque esse livro é simplesmente HILÁRIO. Todos os personagens têm umas tiradas SENSACIONAIS, porém a grande estrela é, sem dúvida, João Grilo. Definitivamente se tornou o meu personagem preferido da vida.

É um livro que através de muito humor, passa mensagens sobre a mesquinharia das pessoas, da miséria dos homens, da questão racial e da disputa de poder. Recheado de regionalidade e religiosidade.

Recomendadíssimo pra TODO MUNDO porque, como eu disse, é SUPER engraçado, fluido, além de ser super curtinho. Inclusive, quem tiver oportunidade de pegar o audiobook, faça isso, porque a narração faz a história ficar mil vezes mais engraçada de tão boa que é!!!

Carine 13/03/2022

Peça incrível
Uma peça simples, bem caricata e ao mesmo tempo envolvente.
Primeira vez lendo essa grande obra do nosso Brasil (só tinha assistido a série/filme) e amei a experiência.
Um livro curto, em formato de peça mesmo, que mexe com o leitor.

Bel 25/03/2022

Leitura obrigatória do grandíssimo Ariano
Ler Auto da Compadecida partiu de uma grande admiração pelo autor Ariano, e ler a obra só aumentou esse carinho que sinto.
Auto da Compadecida faz críticas sociais de um modo divertido, que me permitiu rir e chorar.
João Grilo e Chicó, que nada eram santos, mas vítimas de um sistema controlado por aqueles que detém o poder, agindo de modo que corresponde apenas aos seus próprios interesses.
Que obra!

joão 02/04/2022

eu acho que o que torna um livro tão marcante na vida de uma pessoa, é o contexto na qual ele foi lido. auto da compadecida foi um desses livros. o meu professor de literatura fez uma LC em sala de aula, e depois de lido, encenamos essa peça, tendo longas horas de ensaios, confecção dos figurinos e muitas risadas. transpor o que Suassuna escreveu para a vida real, juntamente com pessoas que eu amo, foi sem dúvidas um marco enorme na minha vida.

Thauany 02/09/2021

Lá vem a compadecida
O texto teatralizado de Suassuna é tão culturalmente bem feito que não tem como não se apaixonar por esta história.

Mari 04/06/2021

um clássico
Pensei até em não fazer a resenha dessa obra, porque na minha cabeça todo mundo já é apaixonado e conhece a história, mas resolvi escrever um pouquinho. Auto da Compadecida, escrito por Ariano Suassuna, é um livro clássico da literatura nacional e roteiro de uma peça de teatro. As críticas claras que ele consegue fazer sobre a sociedade, com muita sagacidade e humor, são as coisas que mais prendem o leitor nessa história. Tudo isso com a dupla do João Grilo e Chicó, representando o homem batalhador do sertão que precisa se revirar em 4 pra ter o seu pão de cada dia.

Acho que é simplesmente impossível enjoar, ele é atemporal, pode ler e reler quantas vezes quiser, além de ter uma escrita fluída e inteligente.

"Não sei, só sei que foi assim".

Cristiane 09/08/2023

"Não sei. Só sei que foi assim."?????
Obra incrível!!!
Ariano Suassuna merece todo o sucesso e todo o respeito que teve e que ainda tem nos dias de hoje, pois era capaz de fazer mágica com as palavras!
Me encantei imensamente com a obra, o que julgava ser impossível de acontecer, uma vez que já havia assistido o filme.
Felizmente estava enganada! O livro é especial, é capaz de proporcionar uma experiência completamente diferente.
Ele é super curtinho e de fácil compreensão. Com uma leitura super rápida, por se tratar de uma peça teatral, vamos conhecendo os personagens através de um diálogo super curioso entre eles, a respeito do enterro de um animalzinho que morreu.
Uma história simples, porém verdadeira, tratando de um assunto importante, que nos deixa grandes lições, uma delas é sobre compreender até onde nossos pecados são dignos de perdão, e até que ponto nossas ações extremas são justificáveis.
Lindo demais!
Recomendo!

Wilza.Mary 28/09/2021

Para rachar de rir
João de grilo e seu fiel escudeiro Chicó. Dois trapaceiros que tentam ganhar alguns trocados enganando as pessoas numa pequena cidade do sertão da Paraíba.
Cheio de regionalismo e religiosidade, o Auto da compadecida equilibra tradição popular e elaboração literária numa história encantadora.

Jéssica Duarte 27/10/2022

Só quem morre completamente é pobre!
A peça retrata o povo nordestino e a opressão que lhes são impostas pelos coronéis, pela igreja, pelos donos de terras e pelos cangaceiros, mas apesar disso, uma peça trabalhada com leveza e bom humor do povo. João Grilo, apesar de uma pessoa humilde e pobre, encontra saída para tudo com a sua esperteza, isso me fez pensar como a obra segue sendo tão atual, apesar da inteligência e astúcia do personagem ele não consegue subir na vida (nem com suas trapaças e nem quando tenta ser honesto). Pretendo ver o filme e ler a obra novamente. Além disso, o livro apresenta ao público aquela percepção brasileira (manipulativa de massas) de o pobre que é mais feliz que o rico apesar de não ter nada.

"Eu às vezes chego a pensar que só quem morre completamente é pobre, porque com os ricos a confusão continua por tanto tempo depois da morte que chega a parecer que ou eles não morrem direito, ou a morte deles é outra". - Chicó.

voandocomlivros 18/02/2022

Drama poético e divertidíssimo.
Eu já tinha assistido ao filme e sempre gostei muito da história. Ao ler o livro foi como reassistir ao filme, pois sempre que um personagem falava eu já imaginava o ator. Amei essa experiência. Foi meu primeiro contato com o Suassuna, ainda pretendo ler outros livros do autor.

Debora 10/04/2020

Uma clássico nacional
O auto da compadecida é uma história excelente, super conhecida por causa do filme, principalmente. Eu gosto muito e acho Suassuna maravilhoso. Mas, ao mesmo tempo, teatro não é meu tipo de leitura, só por isso são 4 estrelas

Nane 10/04/2020

Primeira vez que leio uma peça de teatro, mas segundo orientações de uma LC realizei a leitura em voz alta, o que tornou a leitura muita mais divertida e prazerosa. Leitura fluida, divertida, e que deixa um calorzinho no coração. Se não fosse o grupo talvez eu nunca iria ler este livro. Recomendo muito ?

Joy 15/04/2020

5 ESTRELAS!!!
Um livro que eu li nos tempos de escola e li novamente a poucos anos atrás e leria de novo e de novo! Sensacional, atemporal, trazendo uma mensagem interessante com uma leitura fluida e muito divertida!

2005 encontrados | exibindo 271 a 286