Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

2010 encontrados | exibindo 556 a 571

bolinja 24/05/2023

Auto da Compadecida
Acho que é a melhor comédia que já li, de longe e olha que, sou viciado em teatro. Creio que essa sensação, se dê sobretudo pela intimidade que essa obra tem com relação a minha vivência no interior do nordeste, esses personagens são como ver figuras da minha cidade, o que só intencifica a comicidade.

enzo. 23/05/2023

O AUTO DA COMPADECIDA
Não sei, só sei que foi assim.

lindo, brilhante, genial, incrível. em todos os seus aspectos brilha lindamente. como série, filme, peça, livro, impecável. um verdadeiro clássico da literatura e do cinema nacional.

elainegomes 22/05/2023

O Auto da Compadecida é uma famosa peça de teatro escrita por Ariano Suassuna, e você certamente já assistiu a adaptação maravilhosa para cinema, mas posso te garantir a leitura da peça foi uma experiência maravilhosa e divertidíssima. Acompanhar as aventuras e trapaças do loroteiro Chicó e do anti-herói João Grilo, o grande poder de persuasão, astúcia e muita malandragem para driblar extrema desigualdade social e injustiças a condição humana, sem deixar de lado, nem por um instante, o humor inteligente, marca registrada de nosso saudoso Suassuna.

@fernandathomazi 21/05/2023

Simplicidade e bom humor
Primeiro livro que leio no formato de roteiro de teatro e adorei. Toda a história acontece num dia, os diálogos são diretos e muito engraçados! Meu coração é todo todo dessa duplica, João Grilo e Chicó.

Vicente Tavares 21/05/2023

Um copo d'água pra João Grilo
Quem leu o livro, ou assitiu à série, ou mesmo ao filme O Auto da Compadecida sabe o tanto que João Grilo reclamou de passar 3 dias em cima de uma cama, pra morrer, e nem um copo d'água lhe mandaram e quem me conhece sabe que eu assiti tantas vezes essa obra que literalmente decorei quase todas as falas. Ler esse livro, portanto é como corrigir um erro há muito cometido.
O livro é o roteiro de uma peça de teatro, inclusive com dicas de como organizar, momentos a revelar ou não certo ator. E agrupa três histórias que o próprio Ariano Suassuna disse ter tirado da riquíssima literatura de cordel, tão frequente no nordeste brasileiro. A série e filme da Globo se mantiveram extremamente fiéis ao texto do livro com pouquissímas diferenças, grande mudança mesmo é que a adaptação expande a história muito mais, incluindo novos personagens e situações.
Ansioso pelo filme Auto da Compadecida 2 e ansioso por outro livros da obra de Suassuna.

maria 18/05/2023

Auto da compadecida
Que livro incrível!! Eu adorei a escrita, foi um livro super bom!!
Dei várias risadas, amei os personagens!!

Laura 18/05/2023

Auto da Compadecida
Extremamente cômico, com críticas sociais fodas e personagens escrotamente incríveis. Li para a escola.

Lanna Neves C. 18/05/2023

Escola.
Leitura obrigatória da escola.
Li em uma hora, livro é engraçado e flui bem. Por ser um clássico, é bem legal de se ler.

Thalita Élaine 17/05/2023

A sátira moralizante é o que mais se destaca no livro. Leitura fácil e fluída com personagens cativantes.

"Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre."

xxbiba_14 17/05/2023

Eu li esse livro por causa da minha aula de literatura mas de qualquer jeito eu gostei do livro.
Adorei os personagens, a história foi meio confusa? foi sim mas eu fui me acostumando e aprendi a gostar da história que o livro trás, o lugar que se passa a história é muito bom, gostei da escrita mesmo que tenha umas palavras difíceis. Enfim eu gostei da história levando em fato que eu li por causa da escola.

Manda 14/05/2023

Comédia leve.
O livro, escrito por Ariano Suassuna, deriva de uma peça de teatro. Trata sobre João Grilo um pobre morador do Sertão que não passa um dia sem se meter em encrenca ou inventar um monte de mentiras, no meio de uma dessas confusões Grilo e os outros personagens acabam sendo mortos e indo a julgamento, onde enfrentarão seu juízo final.
A peça é leve, cômica e rápida de se ler, os atores tem suas próprias personalidades realmente mostrando o pior do ser humano kkkkk, o cenário remete ao Sertão tratando das dificuldades de seus habitantes.
No geral o livro é bom, não extraordinário nem ruim, o que menos gostei foram certas idéias apresentadas no decorrer do desenvolvimento com as quais não concordo, até por serem confusas demais, porém de resto é uma leitura agradável que também nos levar a refletir.
Enfim essa foi um resenha para eu lembrar do que acontece no livro mesmo kkkkkk, mas espero que sirva alguma coisa para alguém tbm.?

Eli 14/05/2023

"Não sei, só sei que foi assim"
Que história deliciosa. Cheia de críticas sociais, religiosas e uma pequena mostra da realidade infame que os mais humildes nordestinos sofreram em uma época em que a exploração era o maior trunfo do baralho dos grandes senhores proprietários de terra, e dos líderes religiosos ambiciosos. Além de ser uma história muito divertida.
Ariano Suassuna nos apresenta uma história divertidíssima, com personagens maravilhosos, principalmente João Grilo e Chicó, como eu amo esses dois!

Chicó e suas lorotas, João e suas trapaças para sobreviver, o Padre e o Bispo com sua fome insaciável por dinheiro, a mulher do padeiro e o próprio padeiro com sua arrogância... Enfim. Cada um deles expõe um pouco da falha natureza humana.
Quero explorar mais obras desse genial dramaturgo e romancista, que foi Ariano Suassuna.
Viky.Lorenna 14/05/2023minha estante
Quentinho no coração

Barbs 13/05/2023

Que coisa linda esse livro é. Apesar de estar acostumada ao enredo um pouco diferente do filme, que é um dos meus favoritos desde criança, a história é ainda comovente e divertida na mesma intensidade. Algumas passagens quase chorei. João Grilo herói nacional.

Thay 13/05/2023

Não sei, só sei que foi assim
Que leitura incrível meus amores. Assisto o filme desde criancinha, já vi mais de 20 vezes e sempre me racho de rir, acho incrível a forma como ariano suassuna controi uma narrativa tão simples mas tão rica.
o filme é bem fiel ao livro, então já sabia que eu iria adorar, e realmente foi o que aconteceu.
so tenho umas ressalvas com relação ao julgamento, que não vou me aprofundar muito sobre, mas foi o que me impediu de dar 5 estrelas.
O auto da compadecida é uma leitura maravilhosa e riquissima, um ícone da literatura brasileira. recomendo dms

2010 encontrados | exibindo 556 a 571