A senhora de Wildfell Hall

A senhora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

nathalie54 16/11/2023

Anne e sua mestria
Mais um finalizado desse trio de irmãs que sou completamente apaixonada!

Esse livro me arrancou diversas emoções, desde de raiva até alegria, o que mais gosto nas histórias que leio.

Constantemente fiquei surpresa com a atualidade dessa obra os diálogos fortíssimos e situações delicadas que expressam claramente a complexidade das relações da época que eu me delicio estudando.

Gostaria de ter palavras para expressar como me sinto quando leio algo das Brontës, mas me encontro sem essa capacidade no momento kkkkkk

Só leiam, não irão se arrepender!

Ray.Cass 14/11/2023minha estante
Ela foi muito criticada na época por tratar de temas tão delicados de maneira tão aberta e sem reservas, principalmente os personagens masculinos

Ly. Su 14/11/2023minha estante
O século mais abençoado da literatura, na minha opinião.

Tati.Tatiana 13/11/2023

Continua meu favorito
Li esse livro tem uns 3 anos e nesse releitura só confirma q ele é meu favorito da Vida.
A maneira como Anne descreve os Absusos do Arthur e a maneira como o amor da Hellen vai morrendo.
E pensar que até hj tantas e tantas mulheres passam pela msm situação.

Embora muitas vezes imaturo, o amor do Gilbert é sincero e vemos isso até o final do livro. E pra mim, era exatamente o que Helen precisava para conseguir se curar de toda dor

Cardoso 13/11/2023

Um amor, uma dor, uma desilusão, um recomeço.
Um livro escrito a tanto tempo e extremamente atual. O retrato da visão da mulher numa época em que suas funções eram exclusivamente cuidar do lar e zelar pela família, por vezes a todo custo para manter as aparências.
Um texto que quando lido é sentido, de tão presente na realidade ainda se encontra. Quantos casos de violência doméstica contra mulheres vemos todos os dias na TV? Seja ela física ou psicológica.
O poder da manipulação e do desmerecimento do trabalho feminino é tão palpável que chega a ser bem desconfortável.
Uma protagonista corajosa e muito ousada na sua busca por liberdade, amor, independência.

Carolina.Gomes 12/11/2023

Mistérios de uma mulher
Fazia tempo que eu adiava a leitura desse livro e não estava na minha meta literária desse ano, mas uma amiga começou a ler e atiçou a minha curiosidade. ( Alou, Elizabeth! )

Trata-se de uma narrativa epistolar e o leitor é apresentado, à nova inquilina da mansão Wildfell Hall através das cartas de Gilbert Markham para um velho amigo.

Ele se sente intrigado pela misteriosa mulher e, a todo custo, tenta se aproximar e ganhar sua amizade e confiança, a despeito da veemente resistência da parte dela.

Helen, aos poucos vai se rendendo às investidas de Gilbert e, os dois se aproximam?

Depois, vamos conhecer, sob a perspectiva dela própria, a história de Helen e seu casamento fracassado com um sujeito abominável.

Enquanto lia a narrativa de Gilbert, dei boas gargalhadas, quando comecei a ler Helen fiquei um pouco entediada e incomodada com o excesso de moral cristã.

O desenrolar é muito bom e eu adorei o final. As Brontë prometem e entregam tudo.

Mais um romance da era vitoriana cuja leitura eu recomendo.
Fabio 13/11/2023minha estante
Carol, seu a resenha, me deu vontade de ler esse!
Parabéns pela escrita!???

Eliza.Beth 18/11/2023minha estante
Amooooooooo?.
Respirou aliviada com o final né? Kkkkk
Feliz que adicionamos mais um livro em comum na nossa estante de amados por ambas.

Carolina.Gomes 19/11/2023minha estante
Mais um Beth ??

Aline 02/11/2023

Anne Brontë, uma brilhante enxadrista na era Georgiana/Vitoriana
Se ainda hoje sentimos receio quando decidimos nos comprometer com alguém, imaginem em uma época em que a mulher, ao casar, passava a ser propriedade do marido, sem existir legalmente para reivindicar quaisquer direitos relativos à sua integridade física ou moral, liberdade, patrimônio e aos próprios filhos. Tudo pertencia ao marido. Era praticamente impossível para uma mulher obter o divórcio e se o obtivesse, seu destino seria a ruína. É justamente nesse contexto que Helen, uma bela jovem de 18 anos, de família aristocrática, inteligente, culta, graciosa, com fortes princípios morais e religiosos, vai se apaixonar por Arthur, um "homem do mundo", dez anos mais velho, com fama de perdulário e conquistador, e que mesmo interessado nela não faz muita questão de esconder seus defeitos. Porém, experiente, sabe jogar com a fé de Helen ao dizer que apenas ela, um "anjo", seria capaz de salvá-lo e regenerá-lo. Com fervor, Helen assume essa incumbência como a missão de sua vida e se casa com Arthur, apesar dos conselhos contrários da tia que a criou. Ela logo percebe o que todos nós temos dificuldade em aceitar: Não basta estar disposto a ajudar uma pessoa a melhorar, ela tem que querer. Nesse processo, quem sai transformada é Helen, sua luz e sua esperança se apagam, ela fica dura e amarga, mas no lugar vemos crescer uma força e determinação impressionantes. Ela não vai se corromper nem se lamentar, ela vai lutar, com toda a sua inteligência e perspicácia, para buscar uma saída para si e para o seu filho, que não pode deixar sob a má influência do pai. Helen vai fazer algo inimaginável para uma mulher de sua condição e classe social, absolutamente transgressor para a época. Mas para saber é preciso ler e vale o tempo despendido em cada linha. Esse romance é um tratado sobre como uma decisão precipitada e incontornável, tomada com base apenas em sentimentos e na fé excessiva em si ou em um terceiro, pode acarretar um sofrimento intenso, porém transformador. Anne Brontë é brilhante em construir alternativas para uma mulher em um jogo sufocante dominado por uma sociedade patriarcal e não deixa nada a desejar em relação às suas irmãs mais famosas, Charlotte (Jane Eyre) e Emily (O morro dos ventos uivantes).

Benicio 02/11/2023

Precisa-se de mais livros assim, que realmente abordam um relacionamento abusivo sem nenhuma romantização, doq os "romances" que atuais q fazem sucesso pq o bad boy só tinha o coração ferido

Cheirinhodelivro 01/11/2023

Escolhas e consequências
A Senhora Graham só queria viver em paz com o filhinho naquele condado distante, longe da vida triste que levava anteriormente. Mas seus vizinhos fofoqueiros e ociosos ficaram maravilhados com a novidade e não descansaram até colher todas as informações que queriam. Que gente chata, meu Deus! Essa história é bem interessante, passei algumas raivas com muitos personagens e o final foi muito bom. Traz um ensinamento muito importante para os jovens, um alerta sobre tomar decisões precipitadamente e colher a consequências catastróficas. Recomendo.

Juliete.Siqueira 29/10/2023

Essa tradução é bem difícil a leitura, mas consegui me envolver com a leitura boa parte da história. Que mulher a Helen. Mto difícil acompanhar o que se tornou os sonhos de uma jovem cheias de ideais. Sofria com ela toda vez q o marido viajava e simplesmente sumia. E o deboche dele. Genteee eu queria entrar no livro e bater nele toda vez q ele desfazia dela ou q a humilhava em forma de brincadeira. Esse livro me fez refletir o quanto as mulher sofreram até conseguirmos um pouco mais regalia. Onde já se viu tdo ser culpa dela. E sim fiquei feliz com o final, pois ela sonhava na juventude ser feliz com alguém. Podemos ser felizes sozinhas, mas com alguém q se ama e é amada, é bem melhor. Daqui uns anos pretendo reler em outra tradução.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Passei mal com esse livro! Coração na boca! Tinha que ser Bronte. Bom demais.

Wilza.Mary 26/10/2023

Gostei
Uma leitura carregada de emoções. Livros de Anne Brontë não são nada simples. Carregados de emoção e contextualização de época diferente faz com que a leitura se torne mais lenta. Precisando de mais atenção. Contudo, vale salientar que os que veremos a seguir cobre tudo isso. A visão que ela mostra a nós mesmo a tantos anos atrás ainda me surpreende. Parecendo sendo uma história atual.

Rose 22/10/2023

Helen é uma mulher que enfrenta grandes desafios,mas não deixa de acreditar que merece amar e ser amada.

rafamassagardi 17/10/2023

A Helen ganhou meu coração
A Senhora de Wildfell Hall foi um livro que comecei a ler sem altas expectativas e se mostrou, ao longo da leitura, uma obra sublime e impressionante.
A história mostra situações horrorosas, todavia, retratos da realidade; e nos alerta contra o jugo desigual. Esse livro me fez refletir sobre quão terrível pode ser me casar com um homem de mau caráter mais do que nunca, mesmo que eu ainda não tenha idade para o matrimônio.
Ademais, a Helen é uma protagonista encantadora. Nesse sentido, sua força, prudência, fé e amor são algumas de suas características que podemos ver se desenvolver cada vez mais ao longo da narrativa.
Enfim, é o primeiro livro que li da Anne, e eu simplesmente amei!

Tassi 14/10/2023

Tríade completa
Finalmente li um livro de cada irmã. ?Jane Eyre? continua sendo meu favorito e ?O Morro dos Ventos Uivantes? ainda me dá calafrios. Agora o ?A inquilina de Wildfell Hall? foi conflitante.

Amei as partes de embate social entre a moral, costumes e a vontade da mulher. Esse livro parece ter uma protagonista igualmente ou ainda mais pulsante e forte do que Jane Eyre. Porém, as partes dos sofrimentos dela na mão do marido foram angustiantes assim como foram os abusos contra/de Heathcliff.

Indo já para o final, o casamento não me pareceu ser uma ?recompensa? para Helen como normalmente é nos romances vitorianos. Ela poderia não ter se casado e mesmo assim ter sido feliz com o que tinha. Ter conhecido alguém que a amava de fato foi apenas uma grata ?aleatoriedade? (até porque sem isso não haveria narrativa), porém ela realmente não precisava desse acontecimento.

A narrativa ter sido baseada um pouco na história do irmão dela é uma das coisas mais tristes no entorno desse livro.