A Moradora de Wildfell Hall (eBook)

A Moradora de Wildfell Hall (eBook) Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Madu 13/06/2022

não. não é uma obra feminista
Ao contrário do que muitos interpretam, não se trata de uma obra feminista. Pelo contrário, é um claro exemplo de uma narrativa cristã.
Descreve perfeitamente o caminho trilhado por uma jovem que submete sua razão à emoção, colocando-se em um relacionamento de jugo desigual. Ainda que sendo guiada inicialmente pela cega paixão, ela logo se dá conta da tremenda insensatez. Porém, mesmo estando ciente de seus erros, isso não a isenta das consequências e ela fielmente cumpre com os votos prometidos ao casar, ainda que muito lhe custe. Ela foi temente a Deus, e corajosa ao encarar as consequências de uma imprudente atitude. Foi cristã, ao reconhecer seus erros, e ao permanecer fiel até a morte de seu marido, mesmo quando esse não merecia nada de seu respeito.
Como ficção, teve um final feliz, após longos anos de miséria. A realidade, infelizmente, não é assim.
Vale a reflexão levantada, jugo desigual pode fazer da sua vida um inferno...
Uma brilhante obra, e sem dúvida, um destaque, dado o período que foi escrita. É incrível, ver que em cada atitude Helen sempre busca cumprir a vontade do Senhor, como uma verdadeira cristã, reconhecendo seus pecados e lidando com as consequências.
É interessante ressaltar também a crença da autora refletida na escrita. Anne cria no cristianismo universalista, aquele que diz que todos serão salvos e o inferno será apenas uma purificação aos que viveram de forma perversa na Terra.
Dan 16/08/2022minha estante
Ótima resenha!

Samilly.Silva 06/06/2022

Confesso que achei a história muito longa e aflitiva. Mas gostei bastante e finalmente ela foi feliz ??

Paula1908 03/06/2022

Ai de mim!
Esse livro, como todos das irmãs Brontë, é um tanto quanto cansativo, mas quando chega no final, você fica com saudade da leitura.

A forma lenta e detalhada é a vibe mesmo. Vai chegar uma hora (meio do livro), que a leitura é até estressante, então eu não via a hora de acabar. E agora que cheguei ao final, estou satisfeita com tudo.

Lembrando que esse não é um livro feminista como muitos dizem ser, nem um livro sobre feminismo. O fato é que as irmãs Brontë estavam realmente a frente do tempo delas em questão de políticas para mulheres e crianças. Então a personagem Helen reflete muito isso. Realmente ela tem atitudes feminista, como conseguir a independência naquela época, trabalhar autônoma, ser uma mulher que foge do casamento abusivo.

O que eu mais gostei do livro não foi de fato as atitudes "feministas" da protagonista, mas sim como ela defendia a educação positiva e enxergava seu filho como um ser humano, uma criança (coisa que era um absurdo antigamente e ainda continua sendo nos dias atuais). Ela defende com garras e unhas essa crianção saudável e para mim são as partes mais bonitas do livro.

No geral eu achei o livro sim muito cansativo, mas não é algo incomum vindo de uma Brontë e sou muito fã delas. Gostei muito!

PS: a teoria desse livro ser uma resposta para "O Morro dos Ventos Uivantes" é bem interessante também. Não consigo ainda decidir se faz algum sentido, porque a Helen é bem mais humana do que a Cathy!

Stella 25/05/2022

Ousado
Acho que a descrição feita por muitos como um livro ?a frente do seu tempo? se encaixa perfeitamente aqui. O começo me prendeu bastante e talvez o final tenha sido um pouco arrastado, mas foi um prazer conhecer outra irmã Brontë.

Giu 18/05/2022

Leitura agradável, principalmente durante a primeira parte - do meio pro final, achei um pouco cansativo.

Um romance bem água com açúcar, escolha perfeita para quando você só precisa relaxar e descansar.

Aninha 18/05/2022

A Inquilina Determinada
A narração inicial do livro é feita por Gilbert Markham para Jack Halford. Ele conta que, recentemente, o velho casarão em Wildfell Hall está habitado por um mulher com vestes pretas, parecendo em luto. Seu nome é Helen Graham, ela reside acompanhada de uma criada idosa e seu pequeno filho Arthur de 5 anos de idade.

Helen é uma mulher reservada, não fala muito sobre sua vida pessoal e evita eventos sociais. Esta mulher misteriosa desperta a curiosidade da vizinhança, e diversos boatos sobre suas virtudes começam a ser questionados.

Gilbert está encantado e também curioso pela história de Helen, a princípio ele não acredita nos mexericos alheios até ver Frederick Lawrence, o dono da casa, sair tarde da noite de Wildfell Hall e caminhar pelo jardim com Hellen. Desacreditado de tudo, ele confronta Hellen para saber a verdade de sua história e o que ela esconde. Então, Hellen entrega-lhe seu diário para que ele o leia, conheça sua história e compreenda todo comportamento reservado dela.

A maior parte da narrativa se concentra nesse diário, acompanhamos a vida da Helen desde os 18 anos de idade, uma jovem inocente e sonhadora, até os dias atuais já adulta e com um filho. Helen é uma mulher com paciência e extrema bondade.

No livro vemos a desilusão, sofrimento e luta de uma mulher cujo direito legal do casamento impede que algo seja digno de seu domínio. Até mesmo o dinheiro ganho com seu próprio trabalho não pertence a ela, e sim ao seu marido. Helen é uma mulher cheia de esperança e fé, e choca a sociedade quando toma uma atitude de independência contrariando a visão feminina da época. Pelos comportamentos de seus personagens, a autora destaca a diferença de educação dada aos homens e mulheres. Também é ressaltado como uma sociedade está entrelaçada com preconceitos, fofocas e julgamentos constantes sem conhecer a verdadeira história de uma pessoa.

Andreia508 29/04/2022

Este livro é considerado um clássico e pioneiro da literatura feminista, em um tempo opressor do século XIX.
É uma ótima leitura, recomendo.

Anne 21/04/2022

Ameii
Terminei o livro faz dias mas estava mto ocupada p falar sobre, sofri junto com a Helen e desde o momento suspeitei da relacao do sr lawrence. Amei

Kaiã 19/04/2022

No começo estava muito bom, depois foi ficando mais lento. Acho que meu ritmo de leitura tbm afetou a experiência. No fim, foi muito válida. Um livro a frente do seu tempo, amei conhecer a última irmã que Bronte que faltava.

Julia.Martins 16/04/2022

Clássico à frente de seu tempo. Anne Bronte é injustamente a menos reverenciada entre as irmãs Bronte. Uma lástima, pois os dois livros de Anne são simplesmente incríveis. Agnes Grey é baseado nas próprias experiências da autora enquanto governanta de famílias abastadas. Em Widlfell Hall temas dolorosos são primorosamente tratados: alcoolismo masculino, violência patrimonial contra mulheres, violência psicológica, além das velhas questões de classe da Inglaterra vitoriana. Um primor. Recomendo demais.

Natália 16/04/2022

A luta da mulher
Ainda que romanceado, o livro conta a história de uma mulher que, assim como muitas outras da época, viva de forma oprimida com o objetivo de servir o marido...

livros_da_sheylla 25/03/2022

? Intenso e, que corajosa foi essa Autora!
?Sou jovem em matéria de anos,
Sou velha em questão de tristeza.?

A terceira Brontë não decepcionou!
Depois de Amar Jane Eyre (Edward) e
O Morro dos Ventos Uivantes, (meus dois favoritos da vida todinha)
A Inquilina de Wildfell Hall ganhou meu coração! (E entrou para lista de favoritos da vida).
A escrita é maravilhosa, a história igualmente maravilhosa e amei os
personagens (Gilbert e Helen, em especial)
bem construídos e a ambientação (voltemos às nossas charnecas) e tudo o mais.

E esse final? Muito intenso!
Primeiro quase morri do coração
E depois meu coração ficou quentinho!

E que revolucionário foi esse livro
E que corajosa foi essa Autora!