David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Carla 17/04/2021

É um romance adorável!! Me apeguei a quase todos os personagens; ri e chorei com eles. Algumas partes são cansativas, o que era esperado por ser um livro com mais de 1000 páginas, mas no geral é uma leitura super leve, realmente um novelão.

Victor 11/04/2021

David também seria meu filho preferido Charles.
Após 28 dias, finalizo o primeiro calhamaço do ano e caramba que experiência incrível foi ler David Copperfield, ter adotado um ritmo de leitura mais lento foi essencial pra me apegar tanto a história, e agora só me resta o vazio e as lembranças de um companheiro diário.

Meu primeiro contato com a escrita de Charles Dickens não poderia ter sido melhor, ele constrói personagens, cenas e sentimentos de uma maneira sensacional e na medida certa a ponto de não tornar a leitura cansativa, fora o sarcasmo e humor maravilhoso dele.

Os personagens são apaixonantes e muito bem construídos até nos pequenos gestos, como a forma de falar e até mesmo passar uma página de um livro, o que ajuda a compor sua personalidade, Uriah heep que o diga. Além disso, apesar de muitos nenhum está ali apenas para fazer volume, todos possuem um papel e função no desenrolar da narrativa.

Acompanhar a jornada de David a partir de seu nascimento até a vida adulta foi uma experiência transformadora, desde o seu primeiro amor de infância até o seu primeiro porre, o sentimento de peso da vida adulta e até mesmo as decisões precipitadas que ele honrou mesmo assim.

Recomendo imensamente a todos, e peço que não se deixem intimidar pelo número de páginas, pois no final você deseja que tenha mais.
skuser02844 11/04/2021minha estante
Meu livro favorito

Cacá 11/04/2021minha estante
É meu Dickens preferido também ?

Victor 11/04/2021minha estante
Se tornou um dos meus preferidos da vida também. Na expectativa pra ler grandes esperanças agora ?

Ket 04/04/2021

Meu querido menino de ouro
Narrado em primeira pessoa o personagem autor é o querido David Copperfield. Começamos o primeiro capítulo "Nasço" com o David contando como foi seu nascimento sobre o olhar das pessoas próximas.
Órfão de pai quando criança, David sempre foi muito afetuoso com a doce mãe. Até seu terrível padrasto entrar na sua vida e mudar todas as suas perspectivas.
Nos primeiros capítulos (os meus favoritos) da infância vemos a ingenuidade e a pureza do olhar de uma criança sobre o mundo.
Durante a narrativa acompanhamos o crescimento e amadurecimento de David, os primeiros anos muito complicados de sua infância, a influência dos amigos e a riqueza de personagens fizeram eu me apaixonar pelo livro.
Os personagens são realmente cativantes nos fazem querer saber sobre a realidade de cada um. David sempre mostra as pessoas do seu ponto de vista e as pessoas mais humildes eram as mais retratadas pela nobreza de seus corações.
Assim como o sr. Dickens disse que foi uma tarefa difícil deixar a escrita de David Copperfield eu digo que foi difícil deixar tantos personagens e que um dia vou reler o seu "Filho favorito"

Natália Carolina 02/04/2021minha estante
Super concordo! David criança tinha muito potencial. Nas no resto do livro todo ele só é o dono de uma moral impecável...

Eliza.Beth 02/04/2021minha estante
Pois é Nat. Fiquei chateada. Esperava um pouco mais da personagem.

Carolina.Gomes 04/04/2021minha estante
Tadinho de David. Meu herói incompreendido. Os bonzinhos são sempre considerados apáticos. Q injustiça! ?

Eliza.Beth 04/04/2021minha estante
Kkkkkk gostei, nota 2 kkkk brincadeira ?

Carolina.Gomes 04/04/2021minha estante
Minha meta: convencer minhas amigas a amar meus personagens preferidos?.

Junior R. R. Martin 29/03/2021

Um desafio delicioso!
Eu encarei essa leitura como um desafio, afinal, o livro é gigante, mais de mil e cem páginas. Mesmo gostando de ler, nunca tinha lido nada desse tamanho, e confesso que demorei pra chegar no final da história. O curioso é que em nenhum momento foi cansativo, a infancia feliz/triste/desgraçada a adolescência perdido em paixões inocentes, a falta de malícia com os males do mundo, as falsas amizades, as raras felicidades e as muitas dificuldades da vida do pequeno; jovem; adulto e por fim velho David Copperfield me lembraram em muitas partes minha própria vida, meus próprios erros e acertos, com uma história simples Dickens nos prende numa trama incrível do começo ao fim que vale cada uma das mais de mil paginas. No fim, me senti um privilegiado de poder ter acompanhado a vida inteira desse personagem tão real.
Super indico pra quem busca um livro gostoso de ler!

Nick 24/03/2021

David Copperfield
David Copperfield é o meu primeiro livro de Charles Dickens e foi uma agradável surpresa:

De leitura simples e fluida, Dickens traz a vívida experiência de vida de alguém comum na Inglaterra Vitoriana. O personagem David descreve sua vida e suas memórias, do nascimento ao amadurecimento, ao longo de mais de 1000 páginas - em um redemoinho de emoções, paixões, fúrias, decepções, perdas e amores.

Dickens é preciso no realismo, na descrição de cenários, situações e pessoas - nos enveredando pela pobreza londrina, pela força dos trabalhadores, pela desolação dos esquecidos da sociedade, pela sujeira e poluição e ao mesmo tempo em que apresenta um mundo tão cru, há nele elementos de inocência, candura e beleza.

David Copperfield é um dos personagens mais dramáticos e sentimentais que conheci - ele se importa, possui um ?coração indisciplinado?, acredita demais nas pessoas, protege, ama e faz de tudo para não perder seus próprios potenciais e prosperar na vida! Uma história rica e cheia de personagens que se tornaram muito queridos!
O livro se estende de sua infância desoladora, sua juventude apaixonada e perdida e seu amadurecimento esclarecedor.

David Copperfield busca sentido para sua vida e descobre aos poucos sua vocação - ser um escritor. O livro é quase uma autobiografia de um dos maiores e mais queridos escritores da Era Vitoriana, Dickens.

O livro não foca na descoberta de sua vocação literária, ela está lá -mas de forma pincelada. É um romance esplendoroso sobre como David precisou superar as dificuldades da vida desde muito cedo - e como, em sua juventude, seu coração apaixonado e impetuoso o levou a derrubar o que ele chamava de ?floresta das dificuldades? em nome de quem amava e do que poderia vir a ser.

É uma lição de perseverança, um aviso de como, por mais realizados que estejamos, sem o amor e a descoberta de um propósito, nos sentimos vazios e perdidos.

Alternando genialmente do cômico ao trágico, Dickens nos deu de presente essa história atemporal! Eu ri, chorei e amei e sofri junto com os personagens! Sem dúvidas um dos melhores livros que já li!??

Greice 22/03/2021

Romance de formação
Neste lindo romance de formação, acompanhamos a vida de David Copperfield de seu nascimento até a vida adulta. Minha parte preferida é a infância de David. Testemunhar tudo o que ele passou como criança é de partir o coração. As últimas duzentas páginas também são excelentes e recompensam o leitor imensamente pelo engajamento com as quase mil páginas. Meados do livro são um pouco chatos, e a ingenuidade do protagonista bastante frustrante, mas alguns personagens se sobressaem e tornam a leitura mais interessante.
graazifarias 24/01/2022minha estante
Quanto à edição, pode me dizer algo? Estou na dúvida em qual adquirir

Felipe1503 16/03/2021

Uma novela clássica
Creio que tenha sido escrito em forma de folhetim. E muito bem escrito, diga-se de passagem.
David copperfield não tem nenhuma trama grandiosa ou coisas mirabolantes. É simples, impactante, com diversos personagens marcantes. (Destaque para a tia de Davi). Cenas tristes, cenas alegres, mas no geral é um excelente livro. Ponto negativo para o tamanho. É extenso e estarei mentindo se disser que é fácil de ler. Mas vale a pena.
graazifarias 24/01/2022minha estante
Quanto à edição, pode me dizer algo? Estou na dúvida em qual adquirir

cs_g_ilson 16/03/2021

Hoje eu entendo o motivo de ser um clássico atemporal. Trata de assuntos como inveja, avareza, traições, descontrole financeiro, tradição, dentre outros.
É uma história que prende o leitor, muito embora, alguns trechos, se eu fosse o autor, eu tiraria. Mas quem sou eu para dizer o que Dickens coloca ou deixa de colocar em uma obra sua?!
Quanto à bonita edição da Cosac Naify: é um calhamaço; cansa.

Ariela 14/03/2021

Como uma novela
David Copperfield é como uma novela: o enredo é simples, mas te prende; você mal pode esperar pelo próximo episódio; é longo e a leitura vai com capítulos fáceis de ler. Na trama, você vê o desenvolvimento dos personagens, gosta (ou não) dos seus relacionamentes e torce para os finais serem do jeito que você quer.
Ao meu ver, a gradiosidade do livro está na sua simplicidade. Não tem nada de incrível, mas são os pequenos detalhes e sua fluidez que fazem a história se tornar parte do seu dia a dia e deixam um vazio quando acaba.
A leitura de David Copperfield é fácil. Talvez não seja fundamental, mas entretem e fica na lembrança como "um momento bom".

Ariane.Rodrigues 14/03/2021

Sobre David Copperfield
Tinha muitas expectativas
Por ser considerado o melhor de Charles Dickens esperei mais do que recebi. Mas não deixa de ser uma história com personagens cativantes, apesar de que metade deles me deixou muito irritada a história inteira. A sensação que tive foi de que eram pessoas reais que poderiam facilmente ter existido não só naquela época como também hoje. É uma trama com muitas reviravoltas também com um final que te deixa satisfeita.

Robert125 12/03/2021

Não é meu filho favorito de Charles Dickens.
Se algum dia amei e honrei um homem, amei e honrei aquele homem com toda a minha alma (p. 1037), e esse homem é David Copperfield.

De fato, é um romance de formação bem escrito e que te prende do começo ao fim, mas com ressalvas as reviravoltas que ocorrem ao longo da vida do personagem. O mais interessante de longe na obra (fora os personagens carismáticos) é o contexto histórico apresentado com uma riqueza de detalhes pelo Dickens e uma pitada crítica ao período vitoriano.

Eu não tiraria nenhuma página desse magnífico livro e só não considero meu filho favorito pelas tramas serem previsíveis e um pouco novela das 6 da Rede Globo. Para um leitor atento essa estória possuí diversas camadas que podem ser aplicadas nessa jornada chamada vida! Charles foi um escritor esplêndido e por isso "Um Conto de Natal" (1843) continua sendo meu favorito do autor.

julia_bmfm 09/03/2021

David Copperfield
O maior livro que eu já li, 1160 páginas! ?

David Copperfield foi escrito por Charles Dickens e começou a ser publicado no formato de folhetins em maio de 1849 e terminou em novembro de 1850. É um baita romance! ?

David Copperfield nasceu à meia-noite de uma sexta-feira e nunca conheceu o pai que morreu antes de seu nascimento, mas sempre contou com o carrinho da mãe e da governanta Peggotty. David era feliz até o primeiro de seus infortúnios... A mãe de David decidiu se casar de novo e escolheu um homem extremamente severo (*desalmado). Assim, o sr. Murdstone e sua irmã se mudaram para a casa.

O menino virou um fardo para os Murdstone que logo deram um jeito de mandá-lo para um colégio interno. Enquanto isso o doce espírito da pobre mãe foi esmagado, levando-a à morte. Depois desse infortúnio David é mandado para trabalhar na fábrica da família, ganhando o suficiente para ?sobreviver?. Lá ele conhece a família Micawber que sofre de graves problemas pecuniários. Depois que os Micawber partem e David se encontra totalmente sozinho ele parte em busca da tia Betsey Trotwood. É aí que a sua sorte começa a mudar...

Uma verdadeira obra de arte! ? Charles Dickens conseguiu em 1160 páginas expressar, com uma intensidade de emoções impressionante, ensinamentos profundos sobre as diferentes relações entre os seres humanos. Seja do companheirismo ao que chamamos de ?relacionamento abusivo?, David Copperfield é uma lição de vida. É romântico, é poético, é emocionante, é divertido, é engraçado, é muito mais que uma história... ??????????

Duana Rocha 08/03/2021

Sensacional!
Vou sentir saudade de acompanhar David Copperfield e todos que fizeram parte da vida dele. Leitura maravilhosa, só leiam!
Charles Dickens já tem um lugar especial no meu ? ao lado de King.