David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Mateus 04/06/2021

Uma deliciosa novela das seis
Eu sempre fui curioso a respeito de Dickens, ele foi um dos primeiros grande best-sellers mundiais e é citado como um dos escritores favoritos de muitos personagens da literatura global, incluindo pessoas como: Machado de Assis, Dostoievski, Tolstoi, Kafka...

A leitura foi extremamente agradável, apesar do tamanho intimidador e do status de "clássico" Dickens escrevia para as massas, ele era um homem do povão e isso é extremamente evidente na forma que o livro é escrito.

É impossível não traçar paralelos entre os livros de Dickens e as novelas brasileiras, esses livros serviam o mesmo propósito social em uma era sem televisão. A estrutura episódica, o núcleo pobre e o núcleo rico, os dramas familiares e a narrativa que a todo momento pula do drama para a comédia. São muitas semelhanças...

Muitas pessoas defendem que esse é um livro semi-autobiográfico, são muitas as semelhanças entre a vida de Copperfield e a vida de Dickens. Assim como Dickens Copperfield começou a trabalhar ainda criança em uma fábrica, o Sr. Micawber é claramente uma representação do pai de Dickens encarcerado por dívidas, David também cresce e se torna um escritor renomado... A vida pessoal de Dickens claramente influencia esse livro, e não é à toa que o autor sempre o citava como o seu "filho predileto".

É interessante como uma narrativa sobre David Copperfield fala tão pouco sobre David Copperfield. O personagem principal adota o papel de coadjuvante durante quase todo o livro e a narrativa é totalmente determinada pelas pessoas que cercaram David durante sua infância/adolescência e moldaram o seu desenvolvimento enquanto pessoa

É uma leitura incrível... É impossível terminar esse calhamaço sem amar, odiar e se apegar a todo esse elenco de personagens que acompanhamos durante o livro.

ana 02/06/2021

não sei o que colocar aqui
uma coisa sobre ler david copperfield em uma época diferente da que se passa o livro é notar as diferenças de épocas eu amo que pequenas coisas no livro geram um caos uma choradeira e eu tava me divertindo com a situação toda, por vezes eu até pensei estar lendo o roteiro de uma novela mexicana de tanto dramaaa

eu amei acompanhar a vida do david me senti sendo parte daquele universo fazendo parte da vida dele conhecendo as pessoas junto com ele julgando se elas iam se revelar pessoas ruins ou não o que elas iam fazer..

os personagens desse livro não tem nem o que dizer eu amei um mais que o outro! cada um tem sua personalidade suas peculiaridades, sei que não é uma opinião muito popular mas eu gostei muito do steerforth e amava ver as interações dele com o david, assim como também amei a tia dele e o senhor dick

enfim o livro é beeem grande fui lendo devagar sem pressa pra acabar achei que vale super a pena a leitura é bem como acompanhar uma novela mesmo demora bastante pra chegar no final mas é muito bom ir acompanhando o cotidiano dos personagens recomendo demaais!! :)

Bela 27/05/2021

David Copperfield - Charles Dickens
Construído enquanto um romance de formação, David Copperfield apresenta a trajetória de David, indo de seu nascimento até sua meia-idade e acompanhando seu crescimento enquanto uma criança órfã de pai que teve apenas a mãe e a babá, Peggotty, enquanto companhia por bons anos de sua infância. Acompanhado da presença das duas mulheres, David vivia feliz até que a chegada de seu padrasto, Sr. Murdstone, e de sua irmã, Sra. Murdstone, alteram a dinâmica de sua casa e fazem com que o garoto seja enviado a um internato, bem como tiram dele o carinho e a espontaneidade que sua mãe sempre demonstrara. Rígidos e críticos, os Murdstone atormentam a mente da jovem mãe de David e a pressão, a distância e a infelicidade em que a vida dos dois se torna após a chegada do padrasto culmina na morte da mulher, deixando David órfão de família e refém da vontade do par de irmãos que assume controle de sua casa.

“Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar. Para começar minha vida com o começo de minha vida, registro que nasci (conforme me informaram e acreditei) numa sexta-feira, à meia-noite. Notaram que o relógio começou a bater as horas e comecei a chorar simultaneamente.”

Indesejado, David é enviado para trabalhar em Londres, onde passa parte de seu tempo livre convivendo com as famílias mais pobres da cidade e tem uma rotina de trabalho exaustiva e cruel para qualquer criança. Decidido a não mais viver naquela realidade, o menino arrisca tudo que tem para encontrar a única parente viva de seu falecido pai, sua tia, Betsey Trotwood. Seu encontro com ela mudará seu destino e o fará crescer em meio a estudos, descobertas amorosas e a convivência sempre presente não apenas daqueles que ele encontrará em sua jornada após encontrar com sua tia, mas também das figuras principais de seu passado, seja sua babá, a família dela que o abrigava nas férias, a família Micawber com quem conviveu em Londres e a amizade feita na época do internato.

Em meio a um núcleo de personagens com enredos próprios e uma narrativa descritiva, lenta e envolvente, David Copperfield apresenta a vida de seu protagonista e de todos aqueles que estavam ao seu redor provocando reflexões sobre o amor, família, rancor e, principalmente, sobre como que pode-se sobreviver em meio aos acontecimentos imprevistos que desviam nossas vidas para caminhos que jamais imaginamos.

Minha Opinião
Charles Dickens foi um escritor que conheci graças a minha personagem favorita de uma saga de fantasia urbana escrita por Cassandra Clare. Tessa Gray, de As Peças Infernais, falava tanto a respeito de Dickens que fui impelida a conhece-lo e encontrei a escrita do autor primeiramente em seus contos. Não apenas o famoso e atemporal Um Conto de Natal, mas também suas tramas menores sobre fantasmas, crianças e amor – ou a falta dele – dentro do ambiente familiar. Famoso mesmo enquanto vivo, Dickens moveu uma legião de leitores por suas narrativas e uma de suas maiores contribuições literárias foram os seus romances de formação, subgênero literário na qual acompanhamos um personagem por todos os anos de sua vida, seguindo passo a passo de sua trajetória cotidiana e seus anos de crescimento.

Dentre seus romances de formação, David Copperfield despontava como favorito pessoal do autor, declaração apresentada por ele próprio. E não é difícil entender o porquê: assim como todos os livros de Dickens, David Copperfield sabe com maestria apresentar a trajetória humana comum, de crescimento, queda, medo e felicidade, cada momento simples ou grande de nossas histórias cotidianas. E o livro ainda faz isso com um núcleo de personagens marcantes e misturando seus enredos com o realismo e o idealismo, fornecendo assim uma história que trata das crueldades que podem ocorrer na vida, mas que também prova que há sentimentos bons pelos quais ainda se manter são.

Meio apavorante pelo tamanho inicial, a história de David Copperfield realmente não vai ser daquelas que lemos com rapidez. Cada momento do livro é uma trajetória a qual seguimos passo a passo para imergir na vida daquelas pessoas. É uma leitura lenta, mas proveitosa em cada segundo. As descrições de Dickens são riquíssimas e tão bem dispostas que nunca se tornam cansativas e só engrandecem os pensamentos, diálogos e apresentações de cenas e ambientes. Por ser um narrador que também é personagem, David conta sua história já na meia idade, ocasionalmente fazendo pequenas interferências para deixar claro que boa parte das suas descrições são memórias e são um exercício até mesmo para ele: há cenas que ele deixa explícito que não se lembra completamente, ou que só tem a recordação fixa de um detalhe ou que só agora ele percebe o que realmente aqueles sinais queriam dizer.

Como um bom livro que segue a vida inteira de uma pessoa, há em David todos os sinais de se ver alguém crescer e gostar e desgostar de suas ações conforme o seu tempo interno passa. Quando criança, David é um personagem muito bondoso e ingênuo e é nítido a diferença de percepção que esse personagem jovem tem quando compara-se com seu desenvolvimento já jovem, agora menos ingênuo, mas ainda bondoso e emocional, o que vez ou outra gera uma leve irritação por sua impulsividade. Mas é essa a melhor trajetória de um romance de formação: conhecer cada pedaço de uma pessoa enquanto o tempo passa e vê-la acertar, errar e mudar a cada fase de sua vida.

“Não há dúvidas de que eu era um ocioso sentimental, mas mesmo assim havia nisso uma pureza de coração que me impede de ter uma lembrança negativa a respeito, mesmo me fazendo rir.”

Para além de David, o núcleo de personagens que o cerca são impecáveis. Não fugindo do idealismo e de alguns arquétipos importantes: Tia Betsy é a personagem excêntrica, mas de boas intenções; Pettygoy é leal a David desde seu nascimento e o aconselha em todos os momentos; Agnes é a perfeita personagem sábia, reservada e injustiçada que sempre esteve por David quando ele precisou dela; Micawber é o típico personagem vadio, mas de bom coração e que apesar de meter os pés pelas mãos, termina sempre fazendo o que é justo; Urip Heep é o antagonista desde seus primeiros momentos na trama, aumentando o grau de suas interferências na vida paralela a de David que sempre tornam sua presença um incômodo até mesmo ao leitor; Emily é a paixão e amizade de infância que cresce com um destino difícil e por quem David e os demais fariam de tudo para proteger. Esses e tantos outros personagens fortalecem a trama de David, alguns dos principais enredos da trama estão com eles e David, assim como “na vida real” age apenas em paralelo a eles e mesmo assim nunca deixa de ser interessante e empolgante.

O enredo também apresenta distintas questões sociais típicas da narrativa de Charles Dickens: o assunto “crianças órfãs” é bem comum de ser associado ao autor, mas em David há um toque a mais com a temática do abuso psicológico em que ele e sua mãe viveram enquanto o padrasto morou em sua casa. Afastado da mãe e vendo a manipulação intensa em que ela vivia sob as mãos dos irmãos Murdstone, David, ainda uma criança que não entendia completamente a maldade e as más intenções ao seu redor, concentra-se principalmente em querer ver a mãe feliz de novo e é sob seus olhos infantis que vemos aos poucos o definhamento mental a que ela é submetida. Com a morte da mãe de David o assunto torna-se ainda mais complexo: indesejado, David é despachado para Londres e Dickens começa então a abordar a situação social da cidade, em que famílias pobres viviam sob condições desumanas e crianças – ainda não tratadas sob o conceito contemporâneo de infância – eram tratadas como adultos em miniatura e trabalhavam em condições degradantes. É nesse ponto que vemos como que Dickens mistura realismo e idealismo: as partes séries, cruéis e tristes da situação em que David e os Micawber se encontram provoca momentos dolorosos de acompanhar, mas mesclam-se com o idealismo dos personagens e misturam de forma forte e concisa os sentimentos de impotência e injustiça com a esperança e união entre os personagens.

Presa meu abraço, eu levava comigo a fonte de todas as aspirações que já tivera, o centro de mim mesmo, o círculo de minha vida, minha esposa, só minha, meu amor sólido como uma rocha.”

Além dessa abordagem, Dickens também questiona elementos da vida social da classe média de seu tempo, principalmente ao mostrar as incoerências e confusões do trabalho dentro da promotoria londrina, em que os funcionários que mais são justos e preocupam-se de fato com a situação profissional, seriam aqueles que mais são dispensados, enquanto outros ganham mais créditos sem o mesmo esforço. Nesse campo profissional, o trabalho que David aos poucos começa a perceber que é o que ele sempre quis é um elemento que conecta sua trajetória diretamente com a de seu autor: David Copperfield também se torna um escritor, assim como seu criador.

É de modo lento, mas envolvente, que David Copperfield torna-se uma daquelas experiências únicas e inesquecíveis. Mostrando apenas a vida real sob os olhos de um personagem que vemos nascer e acompanhamos até a velhice, o livro mostra que mesmo na vida “normal”, há nossos próprios enredos narrativos que devemos protagonizar e há aqueles enredos que pertencem aos outros e que só atuamos como observadores. Em uma história cheia de sentimentos e que mostra tanto de diferentes realidades em cada personagem por quem David passa, chegamos ao final dessa leitura com a certeza de que não há livro como esse e nem personagens como esses por aí. De longe uma das melhores leituras do ano e já um dos favoritos da vida, David Copperfield é a indicação perfeita para aqueles que gostam de um livro clássico ou de tramas que são lentas, mas que entregam uma história que não vai sair de você mesmo após a finalização da leitura.

site: https://resenhandosonhos.com/david-copperfield-charles-dickens/

nara 23/05/2021

será o meu livro favorito da vida?
Eu amo absolutamente TUDO desse livro, me encantei por David já nas primeiras páginas e passei o livro todo torcendo pela felicidade dele e de alguns personagens. confesso que um pouco depois da metade o livro ficou um saco e eu pensei muitas vezes em dessistir, mas depois o livro volta a ser tão bom quanto antes, e o final foi perfeito!! irei sentir tanta falta dos personagens e dessa estória que termino o livro passando em quando irei reler.

@fran_rodrigues_92 21/05/2021

Um livro incrível!
8/2021
David Copperfield é um romance de formação escrito por Charles Dickens em formato de folhetim de 1849 a 1850.
Nele, conhecemos a história de David, um menino órfão de pai que vive com sua linda e doce mãe e sua amorosa babá Peggotty. A narrativa começa com o relato, pela pena do próprio personagem, acerca de seu nascimento e daí percorre sua infância cheia de lembranças maravilhosas até um ponto de virada em que muitas coisas mudam pra David. Conhecemos a forma que foi educado, seu colégio, pessoas que ele perde e situações tristes e desesperançosas que acontecem durante sua infância, adolescência e vida adulta. Acompanhamos sua trajetória e seu amadurecimento em uma Inglaterra do século XIX, na era vitoriana.
Além da vida de David Copperfield, somos apresentados a outros personagens que cativam tanto quanto o protagonista, e somos levados à subtramas que enriquecem a obra. É por isso, e muitas outras características que David Copperfield é um dos principais romances de sua época, mais autobiográfico e filho predileto de seu autor.

Esse foi meu primeiro calhamaço do ano e foi incrivelmente fácil e fluída a leitura, e claro, novamente contei com o conteúdo impecável do Clube MSL 2020 da @michellysantosliteratura . A forma de escrita de Dickens parece que coloca o leitor em uma boa rodovia sem limites de velocidade que permite ir com a pressa que quiser apreciando a paisagem. Há personagens tão carismáticos e ao mesmo tempo caricatos que é impossível não soltar muitas gargalhadas. Em outros momentos há cenas tão intensas e emocionantes que nos entristece e somos levados aos mais vívidos sentimentos de empatia. Foi uma leitura incrível e que desejo que todos possam conhecer essa obra prima em algum momento da vida.

"Com caráter, Trot, com a força de caráter que não se deixa influenciar por nada, nem ninguém, a não ser por uma boa razão. Isso é o que eu quero que você seja."

🌟🌟🌟🌟🌟
Lido na edição da @penguincompanhia de 2018
Tradução de José Rubens Siqueira
1160p

#livros #leiaclassicos #literaturainglesa #romancedeformacao #davidcopperfield #charlesdickens #penguincompanhia #clubemsl2020 #12classicosdosecxix

site: https://www.instagram.com/p/COOx49LFxv0/

Izabella 19/05/2021

Li em leitura coletiva com o canal Ler antes de morrer. Foi tão bom! Eu tinha muito medo de livros grandões, mas aproveitei a oportunidade da leitura coletiva. Sou apaixonada em romance de formação, e esse se tornou um favorito da vida. Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de David e de todos ao redor foi tão especial, que até hoje me pego lembrando com saudade de algum personagem.

Nathalie.Murcia 12/05/2021

Sensacional. Já deixou saudades.
Terminada a leitura desse calhamaço, e David Copperfield já deixou saudades. Se tornou um dos meus personagens preferidos. Por meio desse "bildungsroman" (romance de formação em alemão), a vida do protagonista é narrada, desde o momento do seu nascimento, já órfão de pai, até a maturidade. Tramas secundárias de outros personagens fazem parte desse enredo rico.

Destaque especial para Pegotty, Agnes, Sra. Mowche, a anã, e Traddles, o fiel amigo. Em relação a Mowche, um diálogo, em particular, foi um dos pontos mais altos do livro e merece uma transcrição ao fim, sem implicar em spoiler. É impressionante como um livro escrito em 1850, apesar da mudança dos costumes sociais, possa se manter tão atual, máxime na questão do esquadrinhamento de certas personalidades.

David Copperfield me lembrou um pouco Jane Ayre. Acredito que, quem gostou desse outro romance britânico, não pode deixar de ler este. David Copperfield é o romance mais autobiográfico de Charles Dickens. Ele faleceu em 1870 e foi enterrado na Abadia de Westminster, o templo religioso mais famoso de Londres, palco de casamentos e coroações reais. No seu túmulo está escrito "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos."

" É, é sempre assim! - disse ela. - Ficam todos surpresos, esses jovens desatenciosos, bonitos, de altura normal, ao ver qualquer sentimento natural em uma criaturinha pequena como eu! Me fazem de brinquedo, me usam para se divertir, me jogam fora quando cansam e ficam surpresos de eu ter mais se sensibilidade que um cavalo de brinquedo ou um soldadinho de madeira! É, sim, é assim. Sempre do mesmo jeito. Veja! O que eu sou, meu pai era, e minha irmã é; e meu irmão é. Tenho de viver. Não faço mal a ninguém. Se existe gente tão inconsequente ou cruel a ponto de fazer graça comigo, o que me resta se não fazer graça comigo mesma, com a pessoa, com todos? Aceite um conselho , mesmo de uma maria-ninguém de um metro e vinte. Tente não associar defeitos físicos a morais, meu bom amigo, a não ser por uma razão muito sólida."

VerAnica.Cardoso 09/05/2021

David Copperfield é trágico, emocionante, triste, tocante, surpreendente, lindo e maravilhoso como um todo! Mais uma obra de Charles Dickens que me deixa com saudades e na expectativa de ler mais uma obra de sua autoria! Amei!

Marcinhow 04/05/2021

Quentinho no coração
Charles Dickens é um criador de personagens incríveis, todos eles, vão ter um espaço mais do que especial no meu coração enquanto eu viver.
Poderia falar muitas coisas sobre esse livro mas quero focar na construção dos personagens.
Achei incrível o fato de eu saber quem estava falando, antes mesmo de o narrador nos informar. Prova de quão marcante são os personagens criados por Dickens.
Encontramos personagens dos quais pegamos um ranço e depois mudamos de idéia, outros nos afeiçoamos, e depois criamos um baita asco.
Isso sem contar o vilão, sério, me dava nos nervos, tamanha foi a capacidade do Dickens me fazer odia-lo.
Pra quem gosta de viajar com uma boa história, leve e emocionante, David Copperfield é leitura obrigatória.

Paulo 01/05/2021

Se serei o herói de minha própria vida...
Terminada a leitura desta obra, se torna mais fácil compreender e concordar quando o autor disse ter a mente dividida entre o prazer e o lamento: “prazer pela conclusão de um longo projeto, lamento por me separar de tantos companheiros.” Deve ter sido realmente muito difícil precisar por um ponto final nessa história tão grande - grande tanto em número de páginas quanto em riqueza da escrita e das personagens -, ao mesmo tempo que deve ter sido gratificante concluí-la.

A história que temos aqui é, nas palavras do próprio narrador, um “manuscrito destinado apenas aos meus olhos”, onde David Copperfield escreve pensamentos e acontecimentos de sua vida desde o nascimento. E é por ter essa característica autobiográfica que acreditamos que, para a história dar certo, o narrador deva ser sincero com os outros e consigo mesmo para expor todos os fatos sem qualquer viés influenciador que uma pessoa possa ter sobre seus próprios pensamentos, é como ter de sair de si mesmo para poder se observar por inteiro. Sobre isso David confessa: “cumprindo o trato que fiz comigo mesmo de refletir minhas ideias neste trabalho, eu as examino de novo, de perto, e trago à luz seus segredos”, assim, podemos quem sabe ter mais firmeza em conhecer a história em seu todo, sem nada a esconder, mesmo ela sendo contada por um único ponto de vista.

E que história! Quantos acontecimentos, quantos sentimentos, quantos encontros, desencontros e reencontros, quantas coincidências, quantas personalidades! Há momentos em que David Copperfield parece ser um personagem aquém de tudo o que está acontecendo à sua volta, como se ele fosse um mero observador, mas são nos principais momentos que vemos como seu indisciplinado coração se torna o ponto de articulação dos acontecimentos aqui relatados, também influenciado pelos episódios e personagens que o rodeiam. Isso talvez responda a pergunta que inicia a obra.

A história tem um desfecho digno e que muito me agradou.

Por fim, digo que encontrei neste “filho favorito” de Charles Dickens mais uma bela obra da literatura vitoriana que tanto me encanta. É o primeiro livro do autor que eu leio, e me surpreendi com sua capacidade de transmitir sentimentos e sensações, além de eu poder ver um pouco dos costumes da época.
Nicoly 01/05/2021minha estante
parece ser muito bom! ótima resenha

Duana Rocha 01/05/2021minha estante
Melhor livro que li de 2021!

Victor 02/05/2021minha estante
Meu primeiro Dickens também, e um dos preferidos da vida.

Keila Sousa 08/06/2021minha estante
Já quero ler ??

Carmen Sílvia 18/03/2023minha estante
O meu Dickens preferido.

El Costa 07/12/2023minha estante
Estou tendo o prazer de ler. Iniciei ontem a leitura e já me sinto empolgado. Mais ainda agora, depois de ler sua bela resenha.

Adriele.Correa 24/04/2021

Perfeito. Compensou cada momento, apesar de ter demorado muito tempo para o término, não me esqueci e nem houve desprendimento da história, como uma novela onde é necessário ver outro capítulo mas nem sempre podemos ver até o final no momento.

Benicio 19/04/2021

Uma verdadeiro novelão
Esse é o meu classico favorito e por consequência é do Dickens também e não é sou que tenho essa opinião o próprio Dickens afirma esse ser o seu "filho" favorito, para não conhecedores da obras alguns dos outros filhos do Dickens são: Oliver de Oliver Twist e Pip de Grandes Esperanças, mas o David com certeza é o que mais atraí.
Ele é genuinamente bom e cativante, você vai torcer por esse personagem desde seu nascimento até sua idade adulta e são vários os perrengues na história de nosso garoto.
Vamos ver ele crescer, se apaixonar, criar inimigos, sofrer( que é algo que acontece com muita frequência hahaha) é uma jornada incrível em que nós crescemos com o personagem.
Além disso o livro é repleto de críticas sociais da época; Dickens não mede esforços. O livro também é repleto de ganchos, acontecimentos que lhe deixam nervosos para saber o que vai acontecer.
David Copperfield é um classico majestoso e sua leitura é essencial.

Carla 17/04/2021

É um romance adorável!! Me apeguei a quase todos os personagens; ri e chorei com eles. Algumas partes são cansativas, o que era esperado por ser um livro com mais de 1000 páginas, mas no geral é uma leitura super leve, realmente um novelão.

Victor 11/04/2021

David também seria meu filho preferido Charles.
Após 28 dias, finalizo o primeiro calhamaço do ano e caramba que experiência incrível foi ler David Copperfield, ter adotado um ritmo de leitura mais lento foi essencial pra me apegar tanto a história, e agora só me resta o vazio e as lembranças de um companheiro diário.

Meu primeiro contato com a escrita de Charles Dickens não poderia ter sido melhor, ele constrói personagens, cenas e sentimentos de uma maneira sensacional e na medida certa a ponto de não tornar a leitura cansativa, fora o sarcasmo e humor maravilhoso dele.

Os personagens são apaixonantes e muito bem construídos até nos pequenos gestos, como a forma de falar e até mesmo passar uma página de um livro, o que ajuda a compor sua personalidade, Uriah heep que o diga. Além disso, apesar de muitos nenhum está ali apenas para fazer volume, todos possuem um papel e função no desenrolar da narrativa.

Acompanhar a jornada de David a partir de seu nascimento até a vida adulta foi uma experiência transformadora, desde o seu primeiro amor de infância até o seu primeiro porre, o sentimento de peso da vida adulta e até mesmo as decisões precipitadas que ele honrou mesmo assim.

Recomendo imensamente a todos, e peço que não se deixem intimidar pelo número de páginas, pois no final você deseja que tenha mais.
skuser02844 11/04/2021minha estante
Meu livro favorito

Cacá 11/04/2021minha estante
É meu Dickens preferido também ?

Victor 11/04/2021minha estante
Se tornou um dos meus preferidos da vida também. Na expectativa pra ler grandes esperanças agora ?