David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Liduina 27/08/2021

Não tem como ler um livro como David Copperfield e não se emocionar. É um romance de formação maravilhoso, marcado por muito sofrimento, muita luta e muito amor. Amei.

Carolina Del Puppo 23/08/2021

Inesquecível
Como é impressionante o que um livro é capaz de fazer, como é possível um autor tecer palavras, incutindo sentimentos e memórias nos corações alheios. Como é possível ter tantas sensações, apenas com fantasias, e estas tornando-se indescritivelmente fundamental para a constituição do eu? É impressionante.

Fla 21/08/2021

Sensacional
Considerado o maior romance do século XIX, David Copperfield é surpreendente desde o primeiro capítulo com a descrição detalhada e comovente de sua infância. Narra com belíssima riqueza de detalhes toda a sua trajetória de vida e mais de 50 personagens complexos e vívidos até o último capítulo. Narrativa brilhante. Imperdível. Excepcional.

Erika 20/08/2021

DAVID COPERFIELD
Tem como dar 10 estrelas? Favoritar 1.000 vezes?
É um livrão! E não estou dizendo de quantidade de páginas não
O autor não errou em nada
Ele não esqueceu de dar um ponto final a nenhum personagem.
Livro que fala da vida
De tristeza, amizade, falsidade, amor e lembranças.
PERFEITO...

Livia.Escudeiro 19/08/2021

“Se serei herói de minha própria história ou se essa posição será ocupada por outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar”.

O livro é um romance de formação e traz as memórias de David Copperfield desde antes de vir ao mundo, numa Inglaterra vitoriana em que o nascimento era fator determinante da condição de vida, até a idade adulta, enquanto escreve a própria trajetória. Foram meses acompanhando sua história até se tornar o próprio herói e, apesar de ser um tijolão (tem 1121 páginas), é uma leitura simples e gostosa.

Como alerta Jerome Buckley no posfácio, a narrativa não deve ser encarada como uma autobiografia de Dickens, mas do próprio Copperfield, apesar de ter alguns pontos de encontro, por exemplo na parte em que David afirma que “se, por qualquer coisa que eu ponha nessa narrativa, vier a parecer que eu fui uma criança muito observadora (...), eu sem dúvida admito a característica”. Com certeza há aí o encontro de personagem e autor, pois a forma como o Dickens constrói as mais de 50 personagens, e descreve as imagens é perfeitamente clara, com profundidade, mas sem excessos e o que mais me encanta em sua escrita!

No prefácio ele afirma que “assim como muitos pais afetuosos, tenho no fundo do meu coração um filho predileto. E seu nome é DAVID COPPERFIELD”. Tem todos os motivos :)

site: https://www.instagram.com/deversoemprosa/

Karlesy 15/08/2021

Cadê espaço para mais estrelas?
Termino esse livro sentindo que realmente acompanhei a jornada de um menino até sua maturidade. Todas suas inseguranças, pensamentos imaturos, reflexões vindas de suas experiências e afetos sendo transformados. Fora David, as várias pessoas e famílias que o acolheram, ganharam um lugar especial no meu coração! Na jornada dessas mais de mil páginas, chorei, ri, senti raiva, frustração e muitos momentos de angustia e incômodo. Mas o mais importante de tudo: este livro me fez sentir e é isto que fez dele tão especial pra mim ??

Supercut09 05/08/2021

Entrou para minha lista de livros favoritos da vida
Amei esse livro com todas as minhas forças, foi um misto de emoções do começo ao fim o personagem principal e de uma ternura e simplicidade de caráter e ternura estonteantes e todos os personagens são inseridos propositadamente na narrativa de forma muito fluida para não assustar o leitor futuramente.
Quando li Grandes Esperanças achei ele o melhor livro de Dickens , mas felizmente me enganei.

Tangerina do Yoon 31/07/2021

O que eu senti quando li...
Eu criei em torno deste livro uma expectativa enorme, e passei algum tempo para terminar ele... meses, mas por puro comodismo mesmo. A escrita em si tem momentos bem lentos e creio eu é que nesses momentos é que eu me sentia mais, sem ânimo pra seguir, mas o enredo é um mix de tudo, a gente se comove por David ser alguém tão desprovido da velha e boa sorte que deveria ter já q no início é relatado que ele nasceu envolto na placenta e isso queria dizer q ele seria um sujeito de sorte.
Enfim...tudo que acontece na vida de David vai acontecendo e só posso dizer que sofri com ele, me indgnei e pensava, pedia que aquilo tudo mudasse. Mas tbm ri de desdém quando ele se deparou com dada situação.
Quando terminei eu já estava totalmente envolvida com todos eles mas quem eu muito amei e torci era por Agnes e odiei Dora (mas tenho que admitir q no momento certo ela foi a pessoa crucial para equilibrar as coisas). Tbm ganhou minha admiração a Sra. Micawber. E eu não teria como não devorar ódio e indignação pelos irmãos Murdstones, foram muitos meses do qual eu mergulhei de vez no mês de março para concluir tudo e quando terminei eu estava maravilhada com tudo. Eu olhava pra aquelas 1160 Páginas e fiquei parada olhando e pensando em todos os acontecimentos, do quando foi pra chegar ao fim e entender cada evento.
E fiquei nesse mundo ainda por vários dias, sem conseguir me desprender de David Copperfield... sem querer ou conseguir começar algo novo.
Olho pra ele hoje com muito amor e carinho, desejando em algum outro instante rele-lo com outros olhos sem expectativas altas apenas com o devido respeito a obra...

null 27/07/2021

saudadessss
meu companheiro durante mais de 3 meses, nunca vou esquecer teus personagens tão bem escritos!!! obrigada Dickens ????

milliaways 19/07/2021

Uma aula de desenvolvimento de personagens
Confesso que nunca achei que uma leitura que duraria quase três meses (seguindo o ritmo de quinze páginas por dia) seria tão agradável, embora o tamanho do livro assustasse um pouco.

David Copperfield é uma obra prima do desenvolvimento de personagens, do uso de estereótipos para criação dos mesmos e da manipulação de tais para a continuação do enredo. O autor não apenas desenvolve seu protagonista desde a tenra infância, fazendo-o adquirir as qualidades necessárias para que, de fato, se tornasse o herói da sua própria história, como também amarra com maestria as pontas soltas das vidas dos outros personagens da história, sendo que nenhum (ou talvez quase) termina sem um fim, sendo este o desterro ou a felicidade.

Este livro é uma aula de desenvolvimento de personagens, mesmo que as críticas os julguem como estereotipados, rasos e bidimensionais. O que realmente brilha é o uso desses personagens bidimensionais, como eles se apresentam e como suas ações movem a história para que a falta de profundidade dos personagens não afete a apreciação do leitor.

David Copperfield é uma obra que causa prazer ao leitor do início ao fim. Tenho pena de quem nunca irá ler este tomo. Os clássicos são tesouros, e é por isso que se tornam clássicos.

mar__ 09/07/2021

Que livrooo!!! Li super devagar, aproveitando cada momento da história, e sem a menor duvida indico todo mundo a ler também
A narração em primeira pessoa do David adulto recordando sua vida, desde o dia de seu nascimento até o inicio da idade adulta, foi fenomenal! É muito dificil resenhar um livro com tantas análises já publicadas, entao deixo aqui um trecho de um dos (ótimos) textos extras dessa edicao:

"Nenhum romance inglês anterior chega mais perto da condição de poesia do que as passagens de reminiscências de David Copperfield. Nenhum mostra em seu corpo melhor controle de cadência, metáfora e recorrência de imagens, ou uma sensibilidade mais pronta para as conotações do mundo solitário."

? Precisei ter mt controle p nao marcar todas as paginas ?

Marcella 05/07/2021

David Copperfield é um romance de formação, onde acompanhamos a vida do personagem que dá nome à obra, desde seu nascimento até a velhice.
Alternando entre sofrimento e alegria, drama e humor, sordidez e romance, é impossível não se apegar ao personagem narrador e aos principais personagens secundários à sua volta. David é um menino bom em sua infância, que de repente se vê órfão, nas mãos de uma dupla de vilões que fazem de sua vida um verdadeiro inferno, até ele conseguir fugir e encontrar refúgio com uma parente improvável, que rejeitou sua mãe quando estava grávida. Se os irmãos Murdstone mostravam o caráter mal e mesquinho do ser humano, ficamos ainda mais perplexos quando David conhece o infame Uriah Heep, provavelmente um dos personagens mais detestáveis da literatura.
O ponto alto dessa obra são os personagens em si. Charles Dickens os constrói de maneira única, se não de caráter tão aprofundado, ao menos de uma forma capaz de causar a empatia ou repugnância imediata do leitor, que se vê preso à narrativa, torcendo por cada um e querendo saber o que acontece nos próximos capítulos.
Há alguns momentos de dramalhão, onde parece que acompanhamos uma novela. Há momentos muito cômicos, principalmente os que envolvem o Sr. Micawber e suas transações financeiras atrapalhadas. Mas em todos os casos o autor apresenta nuances de personalidades, que podem ser analisadas em mais de uma camada.
Por descrever toda a sua vida, desde menino até a velhice, a narrativa não é totalmente fluída, comportando momentos mais ágeis e momentos de maior reflexão. De qualquer forma, o leitor chega ao final com um sentimento ambíguo, feliz pelo desenrolar da maioria dos que acompanhou, mas triste por terminar a obra e se despedir dessas personalidades tão interessantes.
Michela Wakami 09/07/2021minha estante
????????

Ravena 27/06/2021

Mais de mil paginas de puro sabor.

Bianca.Alves 26/06/2021

completamente maravilhoso
confesso que no inicio fiquei com medo de ler ele, tanto pelo tamanho tanto por ser um classico. Porem, nas primeiras paginas esse magnifico livro me prendeu, me prendeu tanto que li esse calhamaço em 1 semana, esse foi o primeiro contato que tive com o Charles Dickens, e sem sombras de duvida não será o ultimo. gostei bastante da escrita, uma escrita fluida que da para entender tudo com clareza.SUPER RECOMENDOOOO

Cintia295 12/06/2021

Livro incrível Dickens arrasou mais uma vez.
David criança, adolescente e adulto e como a linguagem vai mudando com o passar do tempo, achei perfeito.
Livro fluído, rápido e fácil. Te deixa curioso, com expectativas, apreensiva, raiva, ranço de alguns personagens, já em alguns momentos você quer abraçar alguém, misto de emoções.
Amizades lindas e verdadeiras no decorrer do livro.
Irei recomendar esse livro para todo mundo. Ameiiii