David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Tauan4 27/11/2021

Sempre Dickens
Como todos os livros de Dickens a construção de personagens é incrível, mas nesse caso superou todas as expectativas (Sr. Micawber sendo o melhor com certeza).
A riqueza de detalhes dos locais e acontecimentos, com destaque para o capítulo incrível, e triste, da tempestade só completa esta obra prima.
Se for para citar um defeito seria Dora, um personagem terrível, mas ainda assim real.

Meu livro preferido de Dickens continua sendo Um Conto de Natal, mas David está no meu coração.

Gustavo Santana 19/11/2021

"Só sei que aconteceu e deixou de acontecer; e isso escrevi e nisso ficamos"
Copperfield é um romance de formação; o primeiro capítulo da obra se chama: "NASÇO", e aí inicia-se a difícil arte de viver! Narrativa sobre amor, desafeto, perda, devoção, sacrifícios e escolhas morais, mas também de tantas outras coisas inerentes à vida que no final da leitura só nos resta um sentimento: eu convivi com David Copperfield.

Em uma das críticas literárias ofertadas nessa edição, a Professora Sandra Guardini (titular de Literatura Inglesa Comparada da Universidade de São Paulo), ao meu ver, define bem o que é esse livro: "A narrativa de David é uma história de sucesso ao final da qual ele, como um deus ex machina, parece se valer da prerrogativa do romancista para resolver todos os subenredos e aplicar a justiça poética, punindo o vício e premiando a virtude".

Dickens, consegue nessa obra cumprir com excelência seu preceito (make them laugh, make them cry, make them wait) fazendo o público rir, chorar e esperar. Um clássico gigante que vale muito a pena mergulhar.

OBS: O capítulo "TEMPESTADE" é uma obra prima! Leiam e releiam.

Isa 14/11/2021

1 quilo de desgraças e gente doida
Depois da SAGA que é esse livro enorme, David Copperfield parece mais com alguém real que eu convivi por algum tempo. A leitura é muito fácil, os capítulos são curtinhos e cada um é centrado num personagem ou um acontecimento. Claro, me sinto na obrigação de falar que o protagonista em si, Copperfield, é o tipo de personagem que geralmente detestamos: bobinho, bonzinho, sem graça. Mas ainda assim, não tem como não se apegar a ele acompanhando toda a sua vida e suas desgraças, que não foram poucas. Não que a personalidade branda dele prejudique a história, ao contrário, combina perfeitamente com as muitas outras personalidades que acompanhamos ao longo do livro. Os personagens secundários são incríveis! Desenvolvidos, únicos, interessantes. Os acontecimentos também não são óbvios ou monótonos, enfim, eu me apeguei muito a essa história. Agnes te amo casa comigo. É isso.

raí 03/11/2021

r e s e n h a - David Copperfield por Charles Dickens
No começo já fiquei curiosa pra saber o final, e confesso que foi bem inesperado...a história do menino David me envolveu e me senti dentro da história por completo, com certeza uma das melhores obras clássicas que eu já li.
David passou por tanta coisa em pouco tempo e sem uma data precisa e fiquei um pouco perdida com o tempo.

dany 30/10/2021

David Copperfield
Vamos lá, não sou uma pessoa muito boa em resenhas, mas é impossível tentar esconder e não escrever aqui tudo o que esse livro me fez sentir.
David Copperfield é história enorme, um calhamaço de 1160 páginas. Você aí que se arrasta pra ler-lo com certeza pensa nisso, e é claro que é uma longa história, afinal temos nesse livro uma história de vida, uma história de batalha no mundo, uma história de um menino que logo cedo teve que enfrentar vários desafios.
A cada página, a cada capítulo, Dickens consegue nos fazer ver, consegue nos mostrar tanto personalidade, sentimento, como também o ambiente, indo de uma característica pra outra completando uma cena inteira e bem elaborada.
Outro ponto importante são personagens, e que personagens! Não só por terem suas particularidades, mas porque são humanos, tem problemas e sentem o que nos sentimos. Personagens que se tornam amigos(ou inimigos) na sua jornada, cada um deles tendo sua dificuldade e seu desenvolvimento que precisa, sendo isso bem feito por Dickens.
David Copperfield é uma história de si, é um conjunto de emoções, conjunto de batalhas, felicidades, sofrimento, amores e desamores... uma história que fez chorar(e como fez), me fez rir, fez sentir pena e cuidado, fez refletir, mostrou costumes da época, fez sentir saudade e mais tantas outras emoções.
Termino minha resenha aqui, tendo escrito uma parte do que senti. Deixo ao final uma parte do que escreveu Virginia Woolf em seu ensaio sobre David.

"Sutileza e complexidade,está tudo lá se soubermos onde procurar (...) Como criador de personagens, sua peculiaridade é que ele cria onde quer que pouse os olhos - tem o poder extremo da visualização. Suas pessoas ficam marcadas em nossos olhos antes que as ouçamos falar, pelo que ele as vê fazendo, e parece que é a visão que põe seu pensamento em ação. Ele viu que Uriah Heep "respirou na narina do cavalo e cobriu com a mão" (...) Com tamanha força nas mãos Dickens fez seu livros livros se inflamarem, não apertando a trama ou afiando a fala, mas atirando um punhado de gente ao fogo."

Ellen - @anotacoesliterarias 28/10/2021

David Copperfield é um romance de formação, onde vamos acompanhar a trajetória de vida do David, da infância até a vida adulta.⁣

David, nasceu órfão de pai e teve uma infância feliz até sua mãe se casar com o Sr Murdstone e tudo mudar.⁣

Uma história marcada pelo abandono, perda, decepções, luto, descobertas, amor e amizades. Cheia de personagens memoráveis e alguns detestáveis.⁣

Andrea.Garcia 23/10/2021

Romance de formação
Nessa obra conhecemos o personagem David Copperfield do nascimento a maturidade.
O livro é escrito em primeira pessoa em formato de memórias, dessa forma ao longo da leitura dos capítulos presenciamos os sentimentos envolvidos ao reviver aquelas lembranças, além de ganchos para os acontecimentos de capítulos futuros.
É uma leitura lenta, mas muito agradável, principalmente os capítulos que descrevem a infância do David Copperfield e o desfecho que o autor apresenta para cada personagem.

Chele 22/10/2021

Romance de formação preferido do próprio autor Charles Dickens, narra en primera pessoa a história do incrível e doce David Copperfield. Esse é um livro pra agradar todos os paladares, pois tem drama, comédia, sátiras, emoções, suspense, enfim um solo fértil com uma gama bem variada. Admirado por muitos escritores de seu tempo, e dos seguintes, Dickens se mantém como um dos escritores ingleses mais influentes de todos os tempos. A descrição feita da vida de Copperfield desde a infância até a fase a adulta são insuperáveis, visto que sentimos a mudança narrativa de acordo com a mudança e crescimento do personagem, como se cada fase fosse contada pelo autor em seu respectivo momento. Uma trama com mais de 50 personagens muito bem delineados e sem pontas soltas, cheio de muito sofrimento (oh como sofre o coitado) mas também de muitas alegrias e felicidade. É pra rir, é pra chorar, é pra amar ...

de Paula 27/09/2021

Ah, Charles Dickens!
Que obra primorosa desse autor que acabei de conhecer, mas já se tornou um dos mais estimados para mim! É um calhamaço? Sim, com certeza. O que importa é que vale a pena cada palavra nele escrita.

Mergulhar nas memórias de David Copperfield, um inocente e singelo garoto que vive desde a idade mais tenra as angústias da vida, vendo o seu crescimento no passar das páginas até a sua verdadeira felicidade, é algo delicioso de se fazer, principalmente acompanhado de personagens tão maravilhosos e humanos, tão bem construídos. Deixo minha menção honrosa a Peggotty, Mr. Barkis, Ham, Mr. Peggotty, Marta, Mr. Dick, Mr. e Mrs. Strong, Miss Mowcher e Mr. Mell, que personagens!

Agora vou falar dos meus queridinhos e o motivo deles serem tão importantes. Primeiramente falar de Betsey Trotwood, que mulher incrível! É tão importante ter alguém como ela na história da literatura, considerando sua publicação em 1850. A tia era uma mulher muito a frente do seu tempo, sendo empoderada, independente, forte, batalhadora, que não esmorecia diante das dificuldades e, sobretudo, humana. Cheia de arrependimentos e erros, mas com um coração tão puro e com a capacidade de enxergar o que as pessoas mais sãs e sábias não podem. E de sua inteira responsabilidade a formação do seu querido sobrinho-filho Trot, assim como a salvação do Mr. Dick. Que mulher!

Ainda falando de mulheres incríveis, que não faltam nessa narrativa, tenho que falar da querida Inês/Agnes. Dona de uma força e abnegação tão grandes, não surpreende sua felicidade encontrada depois de tantas tristezas e desenganos, que suportou com tanta resignação, só mostram o quanto o autor sabia valorizar as virtudes femininas tão importantes na construção do David Copperfield.

A família Micawber é um charme a parte. Suas lutas diante dos desenganos da vida industrial inglesa noa mostram que caráter não se compra, em absoluto, e que sempre é tempo de reconstruir e recomeçar. Não é fácil ser proletariado e ainda ter condições financeiras para manter os seus, mesmo diante de todas as dificuldades, a união e o amor que une essa família é algo admirável e exemplar.

Não vou falar dos "vilões" dessa história, porque não quero dar vazão a estes em minha resenha, embora os considere em sua essência completamente humanos. Sei bem o que é ter um Uriah Heep na vida, por isso não penso que sua narrativa seja o cerne da história, embora na vida nos separemos com figuras tão vis e perversas. Outra parte que não vou comentar são os personagens que pelas suas atitudes ou escolhas tornavam, por vezes, difícil a tarefa da leitura, por questões pessoais e pífias.

Por ser um romance de construção, quero dizer que apreciei cada momento de David Copperfield, com muito gosto e, por vezes, raiva, confesso, pela integridade e pureza do querido Davy. É uma grande obra da literatura inglesa e mundial, apreciada por mentes brilhantes de várias eras.

É uma literatura simples, que nos mostra o cotidiano de uma era tão conhecida pela humanidade, a revolução industrial, mas, por ter personagens tão humanos, tornar a obra acessível. A das melhores leituras da minha vida, sem dúvida.

Leo 24/09/2021

5 RAZÕES PARA LER: DAVID COPPERFIELD
"Seja o herói da sua própria vida"

Autor: Charles Dickens
N° de páginas: 1151

- SINOPSE:

David Copperfield nasceu nas primeiras horas de uma noite de sexta-feira. A partir do nascimento do menino, acompanhamos sua história até a vida adulta ? história recheada de aventura, mistérios, segredos, reviravoltas e vilões detestáveis.

Conheça o menino que enfrentou a dura realidade da Inglaterra em meados de 1830. Conheça as pessoas que o protegeram e as que fizeram de tudo para prejudicá-lo. Conheça a vontade de vencer, a resiliência e a coragem dele. Conheça David Copperfield.

- RAZÕES:

I - ESCRITA CINEMATOGRÁFICA
A escrita de Charles é tão primorosa, que as cenas se formam nitidamente em nossa cabeça. Ler esse livro é como assistir um filme (um filme muito bem dirigido).

II - INFÂNCIA DE DAVID E A FORMA DE NARRAR
O livro é narrado em primeira pessoa por David. Inicialmente, o narrador é uma criança. Então, ver a pureza e a inocência com as quais ele enxerga o mundo é maravilhoso. Além disso, a narrativa vai mudando à medida que ele cresce, ou seja, amadurece junto com ele.

III - TEMPESTADE
Enquanto David vai visitar uma pessoa que ele ama, uma tempestade envolve a cidade ? e as consequências desse fenômeno natural violento serão devastadoras.

IV - PERSONAGENS
Acompanhar David e seus amigos durante a narrativa é fascinante. Os personagens são muito carismáticos.

V - MOMENTOS ENGRAÇADOS
A língua afiada de certos personagens proporciona momentos muito engraçados. A tia de David, por exemplo, fala tudo na lata e sem rodeios, o que faz nós, leitores, esboçarmos um belo sorriso ao ler a maioria das cenas em que ela aparece.

Responda nos comentários: te convenci a colocar ele na sua lista?

Yansana 01/09/2021

Eu gostei muito desse livro , 4,5 ?? por conta de alguns capítulos maçantes , mas o autor conseguiu construir cada personagem com seu jeitinho e o jeito q eles se desenvolveram amadureceram me fez gostar bastante , não imaginava esse final então me fez gostar mais ainda.

Kleber 01/09/2021

Excelente romance de formação
Foi uma experiência incrível, emocionante e muito divertida acompanhar a trajetória do David Copperfield, desde o seu nascimento até o seu completo amadurecimento.

Me identifiquei com diversas situações pelas quais o David passou, e odiei diversos personagens, assim como amei vários outros.

David Copperfield é sem dúvida um dos melhores romances de formação que já li na vida, e também um dos melhores que já foram feitos. Foi também o MAIOR livro, em número de páginas, que li até bo presente momento. Recomendo bastante que leiam.

Nelson 27/08/2021

Resenha
Um livro longo com vários altos e baixos, bem interessante, difícil parar de ler. Um clássico que vale a pena ler.