David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Jefe 01/02/2023

Confesso que o livro me surpreendeu bastante. Começa com várias personagens apresentados, e com tudo muito bem descrito. Tem alguns personagens meio cansativos e alguns capítulos foram lidos arrastados, mas nada que pudesse atrapalhar a história, afinal é um livro de 1160 páginas e que descreve a vida toda de um personagem. E assim como na vida real, nem todos personagens têm fins merecidos.
Adorei o livro.

Dri 31/01/2023

Dickens, o melhor
Eu não tinha ideia do que esperar desse romance de formação e nunca tinha lido nada de Charles Dickens. Minha sensação agora é que foi a melhor coisa que li na vida. A perfeita alternância de drama e humor, o extremo realismo de situações e de personagens tornam o livro inesquecível. David Copperfield, Betsey, Agnes, sr. Pegotty e tantos outros estarão para sempre em minha memória. Foram vários os momentos em que senti tristeza, revolta, esperança e alegria junto com esses personagens. Absurdamente bem escrito, comovente, cativante e incomparável. Leiam.
Mariana 31/01/2023minha estante
Que resenha ótima!!
Convence qualquer um, até marquei no "quero ler"

Dri 31/01/2023minha estante
Obrigada! Você não vai se arrepender, é uma leitura inesquecível ?

Poliana 30/01/2023

Sobre o caminho, o destino é um detalhe.
Terminei de ler agorinha e o que posso dizer no calor do momento é que a jornada do David foi linda, não tanto por ele, mas pelas pessoas que cruzaram seu caminho, e acho que é isso, no final das contas não importa o final, tudo está na caminhada e em quem esteve com você durante esse tempo. Tem dois momentos no livro que me marcaram bastante. Um enorme carinho por essa história.

emilly 25/01/2023

Devo dizer que essa leitura foi a mais espetacular que já fiz, quando terminei o livro perdi também um amigo (David cooperfield), sem dúvidas me fez sentir tudo em uma única história de vida

Rosangela Max 22/01/2023

A obra-prima de Dickens.
Levou um tempo para a história me conquistar.
No começo achei o desenrolar tedioso, mesmo em se tratando da fase da infância sofrida do protagonista. Mas depois fui entrando no ritmo da escrita sentimental do autor e a história passou a fluir e a me encantar.
Um enredo cheio de personagens (são mais de 50) com diferentes perfis, mas todos ricamente construídos. Alguns chegam a roubar o foco do protagonista Copperfield.
Tem para todos os gostos: charlatões, megeras, mimados, malvados, excêntricos, humildes, ingênuos, amigos leais etc.
Uriah Heep é um dos personagens mais detestáveis que já vi em um clássico. Já David Copperfield é uma figura de pouca atitude, mas é encantador e amado por todos. Se encaixou perfeitamente como narrador de sua própria história.
A escrita de Charles Dickens é elegante, floreada e poética e o desenvolvimento de suas histórias ocorrem de forma lenta. Tem que ter paciência para apreciar, mas o resultado vale a pena. Afinal, é um dos escritores ingleses mais renomado e mundialmente consagrado.
Para quem curte este tipo de escrita e gostaria de ler uma grande obra dele, eu super recomendo esta.
Entrou para os meus favoritos.
Li nessa edição maravilhosa da Cosac Naify, cuja qualidade de edição, tradução, revisão e dos comentários ao final do livro dispensa comentários.
dani 22/01/2023minha estante
Depois de ler sua resenha me deu saudade de ler algo do autor. A escrita de Dickens é encantadora. Essa edição deve ser uma raridade ?

Lisiane 23/01/2023minha estante
Parabéns, venceu está batalha ???
Eu quero ler este livro assim que tiver a oportunidade ?.
Ótima resenha.

Rosangela Max 23/01/2023minha estante
Obrigada, meninas! ? Essa edição é uma das poucas que adquiri da Cosac Naify quando ela anunciou seu encerramento. Adoraria ter adquirido outros exemplares.

Alan kleber 24/01/2023minha estante
essa resenha que você fez também é belamente escrita, Rosângela.

Rosangela Max 24/01/2023minha estante
Muita obrigada, Alan! ?

Gio_vit2 22/01/2023

"Parecia tocar uma corda dentro de mim"
Que livro doce, que protagonista incomparável, personagens únicos! Eu fui engolida e arrebatada, fui completamente rendida por essas páginas, a cada capítulo tinha vontade de absorver mais e mais dessa história incrível, irretocável.

Me sinto órfã de David Copperfield, queria que tivessem mais páginas, mais capítulos, simplesmente não consigo acreditar que serei obrigada a me contentar com as que me foram servidas. Sofri, chorei, ri demais com esse humor sutil, vibrei pelas conquistas dos personagens queridos. Foi um prazer imenso ler essa obra, me sinto privilegiada por ter acesso a uma escrita tão incrível. Terminei com lágrimas nos olhos, porém sorrindo por dentro.

Deysiane 21/01/2023

David Copperfield
Desde a infância, aquela "criaturinha muito honesta" me cativou, e não tardou para eu me apaixonar pelo homem inteligente, sensível, dedicado etc, que David Copperfield se tornou.

Os demais personagens são inigualáveis, cada um com uma personalidade intrigante e definitivamente única.

Este clássico do realismo inglês, foi um dois melhores livros que já li em toda a minha vida. Me arrependo profundamente de não tê-lo lido antes, nem qualquer outro de Dickens (além de uma adaptação de 25 pág. de Oliver Twist, e isso não conta).

Sobre a história em si, não quero falar muito pois acredito que ler "no escuro" deixa a experiência da leitura bem melhor, mas eu gostei bastante do desenvolvimento da trama, do amadurecimento do protagonista, assim como dos outros personagens. Surtei bastante em vários eventos, sofri com o David e ri com ele. Foi uma leitura tão boa, que eu nem sentia as páginas passarem, poderia ter mais mil que eu leria com prazer.

"De minha parte, estou batalhando meu caminho no mundo contra as dificuldades, e seria ridículo se fingisse fazer qualquer outra coisa."

"Em minha observação da natureza humana, sempre soube que um homem que tem alguma boa razão para acreditar em si mesmo não deve se exibir diante dos outros para que acreditem nele. Por essa razão, me conservei modesto a respeito de mim mesmo, e quanto mais elogios recebia, mais fazia por merecê-los."
Robô Congelado 31/01/2023minha estante
Belas palavras meu amor , como sempre rsrs

GauterX 19/01/2023

Um último retrospecto.
"Aquele rosto, tão cheio de dor, aquela chuva de lágrimas, aquele terrível chamamento mudo a mim, a mão solene erguida ao céu! [...] Acabou-se. O escuro baixa sobre meus olhos e durante algum tempo tudo se apaga de minha lembrança. [...] E aqui termina minha história escrita. Olho para trás - uma vez mais -, pela última vez, antes de fechar essas páginas."

Lorena.Mireia 17/01/2023

Retrospectos de dias ensolarados e enevoados
David Copperfield é o filho favorito do escritor Charles Dickens. O aclamado autor britânico, que deu vida a centenas de personagens, tem esta obra como a favorita de sua prolífica produção literária.
O narrador-personagem, homônimo ao título, escava suas memórias desde a tenra infância até a fase adulta.
Órfão de pai desde o nascimento, David foi criado pela mãe e a sua querida babá Pegotty. Um belo dia vai visitar a família desta última e, quando regressa para casa, surpreende-se com uma dupla de algozes - o novo marido e a cunhada de sua mãe - os quais os maltratam severamente, deixando em frangalhos aquele lar outrora saudável. David é enviado para um rígido colégio interno onde encontra amizade verdadeira, mas também torna-se objeto de manipulação de outro suposto amigo. Um dos pontos mais críticos de sua infância é quando ele sai desta escola, após uma catástrofe familiar, e vai enfrentar o árduo trabalho em um depósito de garrafas de vidro. Desalentado por um aterrador prognóstico de seu futuro, David resolve recorrer a única parente que pode lhe ajudar: a sua tia Betsey Trotwood. Nessa caminhada até encontrá-la, o pequenino e abandonado Copperfield amarga uma série de desventuras (nessas cenas, o leitor só quer proteger esse serzinho de todo o mal) que vão moldar seu precoce amadurecimento.

Quando Copperfield (ou doravante também chamado de Trot), é bem acolhido por essa tia - não obstante os seus esporádicos protestos de que ela preferia uma sobrinha no lugar dele - a sorte do garoto muda consideravelmente. Trot vai pra uma boa escola, conclui seus estudos, vai trabalhar em um escritório, mostrando-se sempre justo e honesto nas relações pessoais e profissionais. Ainda nos anos de sua juventude, cede aos impulsos de seu coração impetuoso, o que se torna mais um de seus aprendizados revistos na maturidade.

O desfecho do romance é brilhante e apaixonante, com todas as pontas bem amarradas, com todos os núcleos se encerrando satisfatoriamente. Quanto aos mais de cinquenta personagens que integram a história, vários serão inesquecíveis de um jeito amável ou detestável, dentre os quais destacam-se: a incrível tia Betsey; o alegre Sr. Dick, que gostava de empinar pipas e era obcecado pelo rei Carlos I; os terríveis irmãos Murdstone; o ardiloso vilão Uriah Heep; a inocente e deslumbrada Emmily; o corajoso Ham; Steerforh e sua mãe idênticos na aparência e na prepotência; a amargurada Rosa Dartle; o disposto Barkis; os simples e cativantes irmãos Pegotty; o atrapalhado e eloquente Sr. Micawber; o fiel amigo Traddles; a tola e infantil Dora; a doce e sábia Agnes; e o nosso amigo que nos apresentou a todos eles, o querido e excepcional David Copperfield.

Vini Ribeiro 15/01/2023

O caminho de Davy no mundo. O classicismo de Dickens, a sutileza de uma escrita não neurótica sempre a tentar fisgar o leitor. Cadenciado, um livro que deve ser saboreado. Entrega inteligência, sem ser estúpido, sem nunca duvidar da inteligência do leitor, pois sabe o autor que o leitor é um organismo que vive, que existe e que conhece, mesmo que se tenha atravessado séculos, o significado de se perder no mundo, por um dia, por um ano, por uma vida inteira.

"De todos os meus livros, este é o de que gosto mais. É fácil acreditar que sou pai afetuoso de todos os filhos de minha fantasia, e que ninguém jamais amará essa família mais do que eu. Mas, assim como muitos pais afetuosos, tenho no fundo do meu coração um filho predileto. E seu nome é David Copperfield." Que bonito, que carinho com o próprio trabalho.

Lu 14/01/2023

Pensa numa história perfeita.
Esse livro é assim, perfeito!
Tem drama, comédia, reviravoltas, desventuras e muita, muita delicadeza.
Amei e serei obrigada a ler a versão normal.
Recomendo.

Luzia.Fatima 09/01/2023

Esse sr. Dickens é simplesmente maravilhoso...
Romance de formação incrivelmente sensível e apaixonante. Personagens inesquecíveis e fortes por natureza. Um dos meus livros pra vida toda.??

Lua 08/01/2023

Conhecendo Dickens
Acompanhar o desenvolvimento do querido Davy foi um privilégio. Com este romance, conheci a escrita de Dickens e me aprofundei em uma trama cheia de detalhes que se interconectam, fazem refletir e (por que não?) rir muito, também. Acho que o humor e ironia de Dickens foi o que mais gostei, ele foi muito bom fazendo isso como autor.
Achei que a leitura se arrasta um pouco em alguns momentos mas acredito que seja por conta de descrições que precisaram ter sido feitas para enriquecer a narrativa em algum momento. No fim, foi necessário.
Para 2023 eu não pretendo ler mais nenhum outro calhamaço como esse, pois tenho o objetivo de ler outros livros do mesmo autor e diferentes histórias (todas menores), também.
Malu Cory 08/01/2023minha estante
Fiquei muito interessada nessa leitura pra esse ano

Bruna 04/01/2023

David Copperfield – Charles Dickens

Esse livro é o queridinho de Dickens, no prefácio do livro ele diz:

A história acompanha a vida do Jovem David Copperfield, desde sua infância até sua maturidade. David sofre muito na primeira parte do livro, seu padrasto Murdstone e a irmã são os vilões na vida de David, ficando até mesmo difícil para o leitor acompanhar as passagens do livro, mas felizmente a sorte do jovem David vai mudando, e a leitura vai ficando mais leve.

David é um doce de pessoa, e vê-lo sofrer, se adaptar as adversidades e superar, faz crescer no leitor o desejo urgente que seu sofrimento termine logo.

Sua relação com sua tia Betsey uma solteira de personalidade excêntrica, deixa o livro divertido.

Sua tia Betsey juntamente com sua babá Peggoty, amam David acima de tudo, elas desempenham o papel materno da mãe que David perdeu quando criança, é uma relação muito bonita entre eles.

Um livro de escrita simples, é um calhamaço, porém flui divinamente, uma espécie de novelão.

CassianiMotta 02/01/2023

Dickens escreve e emociona como nenhum outro
Minha dinda tinha um armário com vários livros, trabalhos, uma máquina de escrever que eu adorava. E esse livro sempre esteve lá, desde pequena reconheci o nome da minha mãe na folha de rosto. E quando aprendi a ler, tentava ler esse livro, nunca consegui... Eu chorava, chorava tanto que não conseguia continuar, então guardava o livro, voltava pra casa e depois de um tempo, tentava de novo. Quando eu tinha uns 10 anos, finalmente consegui ler o livro (mesmo com muitas lágrimas). Conversei com a minha mãe sobre esse livro, que está comigo hoje ainda. David Copperfield conta um drama de um menino britânico, sua mãe viúva se casa com um homem cruel, David coleciona sofrimentos: abandono, pobreza, humilhação. Ele é quem narra a história nesse clássico da literatura mundial, escrito por Charles Dickens. Para quem gosta de drama, ler crítica social, os livros de Dickens são muito recomendados. Eu mesma quero ter algumas novas edições para guardar.