David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Fátima 05/04/2023

A vida comum de David aprendendo com os tombos
Ainda bem que li em Leitura Coletiva, pois provavelmente teria abandonado, ou não. David Copperfield começa muito bem falando da mãe que casou jovem e se tornou mãe cedo e logo perdeu o marido e assim seria bastante criticada pela sociedade da época e acaba casando de novo. Nesse meio tempo quem sofre é o David na infância, mas ele não aceita como está vivendo e sendo maltratado pelo padrasto e acaba procurando sua velha tia rica para pedir ajuda e a partir dai segue o marasmo na vida de David, pouquíssimos acontecimentos para deixar o leitor na expectativa. Mas importante ressaltar que cada personagem é uma parte da sociedade tanto daquela época quanto na dos dias de hoje, como: pobre soberbos, pessoas que mesmo sem dinheiro para uma casa repartem o pão com o outro que precisa tbm, preconceitos, mulheres excluídas da sociedade e as que querem mandar no seu destino e muitos outros que marcam presença na narrativa.

Algumas pequenas reviravoltas e descobertas, mas não a ponto de mudar o andamento da leitura. Porém, apesar de não ter sido uma leitura incrível pra mim, os personagens são bastantes memoráveis. Inclusive a tia de David é uma mulher a frente de seu tempo e uma das melhores personagens desse calhamaço.

Devido ao tempo que foi escrito e como o autor recebia o dinheiro pelo livro na época, dá pra entender porque em muito momento tinha muitas linhas, mas nada realmente acontecendo. E também se avaliar que é a vida de uma pessoa comum, na melhor das hipóteses é até bom que não aconteça tantas coisas kkkkkk por outro lado o aspecto de parte autobiográfica na história é apontado pelos texto de apoio que tem na edição da penguin e é até interessante analisar esses aspectos, muito bom.

Mari 28/03/2023

David Copperfield
Minha primeira leitura de Charles Dickens e não poderia estar mais satisfeita.
É um deleite ler mais um retrato da paisagem social do século 19, com todas as suas mazelas. David Copperfield tem uma narrativa cheia de personagens muito peculiares e memoráveis que entram e saem da trama de forma muito perspicaz. Os repulsivos acabam sendo tão interessantes quanto os que cativam, todos muito bem construídos.
Sentimentos de desamparo, triunfo, luto e existencialismo são tão bem expressos que se tornam contagiantes, mais acentuados ainda pelo apego que sentimos por David e outros personagens.
Quando cheguei na metade do livro, já tinha acontecido tanta coisa que nem podia imaginar o que mais estaria por vir, mas a narrativa seguiu com muito gosto e muitas reviravoltas. Demorei três meses para terminar, mas valeu muito a pena, adorei.

gabrisingr 18/03/2023

Ufa
O livro tem partes incríveis e outras que é um tédio um soninho uma enrolaçãozinha

a construção do David ao longo dos anos é muito bem feita então o livro realmente cumpre perfeitamente o que se propõe: um reconto da vida do Copperfield

acho que vale a pena a leitura aos pouquinhos, digerindo, não adianta ir de cabeça e ler direto pois você vai se entediar

Monica.Fusco 11/03/2023

David Copperfield
Livro que acompanha toda a trajetória de David Copperfield, um romance com muitos detalhes e reflexões.

Carla.Ligia 05/03/2023

Acho que Charles Dickens não é pra mim
O livro é enorme, podia ter 500 páginas a meno, mas daí não seria esse clássico.
Demorei a me apegar ao David, muito embora me compadecesse de sua situação quando criança.
Ainda gosto mais dos Micawbers e sua eterna situação financeira difícil, da Betsy Trotwood e suas excentricidades e do senhor Dick, que era um homem extraordinário em toda a sua humildade.
As últimas 400 páginas foram muito boas mesmo.
Leiam, aqui vemos discussões sociais, educacionais e de relacionamentos. Achei que valeu a pena.

Vanessaliteraria 28/02/2023

Terminei a leitura de David copperfield com grande satisfação . Desde que a Rachel do @herdeiraliteraria lançou esse desafio de ler esse calhamaço logo no começo do ano me joguei de cabeça, porque sou dessas kkkkk. Eu poderia dizer muitas coisas sobre vários pontos da história mas o que mais me encantou em tudo foi o personagem principal é claro ! O livro começa de um jeito que a gente sente vontade de entrar na história para abraçar o David , que por sinal sofre bastante ?
É nítido como o autor aborda questões de maus tratos a crianças , relacionamento abusivo, a hipocrisia de pessoas que se diziam religiosas na época etc...
Temos nessa obra um menino muito sofrido mas que não se deixou levar pelas crueldades que sofreu. Pelo contrário David copperfield superou e muito seus algozes principalmente no sentimento e no caráter. Um menino que tinha tudo para se tornar um ninguém , ou até mesmo um homem ruim pelas atrocidades que sofreu ,mas em vez disso ele se torna um bom homem sempre disposto a ajudar os outros. É interessante salientar que David copperfield é um retrato da vida do autor Charles dikens que já virou um queridinho da minha estante ??

Bruna.Bandeira 28/02/2023

Romance vitoriano com uma pitada filosófica
Romance de formação um pouco ingênuo, com uma atmosfera de novelão. Muito prazeroso de ler, nem parece calhamaço. Vale super!

bequinha 27/02/2023

Uma leitura encantada
Refletindo sobre o que iria escrever a respeito dessa obra, me toquei de algo: que ela fez valer o sentido que a literatura é uma imersão de uma história que contém vidas reais. é isso que eu senti lendo, foi como se estivesse sentada ao lado do Copperfield, ouvindo ele contar suas memórias. o fato é, david o qual é referido no título do livro, é narrador dessa história, que é a sua vida, e isso é uma das coisas que muito me agradou também, já que temos uma narração pessoal, com acréscimos do futuro, ou seja com críticas em relação à reverberação de atitudes do passado. enfim, acompanhar a trajetória do Davy, desde bebezinho, até a conclusão de sua própria família foi algo emocionante. quantas histórias me foram contadas, quantos personagens maravilhosos construídos, foi delicioso de acompanhar. comecei o livro lendo o prefácio do próprio Dickens falando que não conseguia largar essa história, e compartilho do mesmo sentimento após terminar! a cada obra me apaixono mais pelo Charles, obrigada Cassandra pela indicação dessa pedra preciosa num livro de fantasia!

Aylane Nunes 22/02/2023

Uma longa jornada
Charles Dickens retrata em seu romance de formação a vida de David Copperfield com seus altos e baixos, em meio à construção de uma personalidade única e cativante para o leitor.
Gostei de acompanhar essa jornada durante dois meses e só não foi favoritado porque tinha algumas passagens que diminuíam o ritmo da leitura.
No entanto, é super recomendável esse livro para o leitor passar raiva e alegria junto com David.

Aline 20/02/2023

David Copperfield
Calhamaço incrível, um clássico do século XIX, que nos faz sentir diferentes emoções e acompanhar a trajetória de David, seu crescimento como pessoa e na sociedade. Um início marcado por tragédias, opressão e muita tristeza, porém com muita coragem, vitalidade, perseverança e esperança rumo ao encontro de personagens maravilhosos, os quais são narrados com riqueza e profundidade de detalhes e sentimentos, dos quais nos afeiçoamos ou não, tão quanto David por eles. Como toda boa novela, no caso, um romance de formação... um início conflituoso, um meio com muitos acontecimentos e relações sem grandes surpresas, ou seja, uma vida sendo vivida, o cotidiano em curso... para um período de últimos capítulos emocionantes, repleto de surpresas, entre boas e ruins, conflitos resolvidos e/ou esclarecidos. Torcemos por um final feliz, apesar das perdas ocorridas no caminho. Sentimos tristeza, raiva, alegria, esperança e rimos no decorrer dessas mil e tantas páginas. Um verdadeiro retrato da vida desenhado por um sobrevivente e "vivente" chamado David Copperfield.

Gucordeiro 11/02/2023

Uma vida de sentido
2 meses lendo, mas vou ficar com saudade?
A dor da infância do David, os amigos que ele faz, os amores da juventude, os amores mais maduros, os erros, os acertos? parece que quem viveu tudo isso fui eu! Acho que é uma vida que todos nós queremos: quando as coisas que passam no caminho deixam suas marcas, não simplesmente desaparecem no tempo. Tudo o que David faz durante sua vida é absolutamente válido e bonito, tudo tem um sentido. As pessoas que ele conhece no caminho (apesar de serem todos meio planos) são sempre marcantes e contribuem no seu crescimento pessoal. Poxa, que personagem memorável é o sr. Micawber! O próprio Steerforth, ou a Agnes? vou ficar com saudade de todos eles. Nem chego a dizer que é uma pena que a história não tenha profundidade psicológica, provavelmente ia estragar toda a pintura de beleza, bondade e simplicidade. É um quadro muito bonito de se ver! Mas, inevitavelmente, deixa de conversar um pouco com a identidade do leitor, se afasta da realidade, e fica preso nos traços românticos. Ainda assim, por mais que seja esse o motivo pelo qual eu não dei 5 estrelas, acho que o livro é perfeito no que ele propõe, e provavelmente vai ser o primeiro livro que vou lembrar quando estiver procurando uma história romântica e bonita. Catarse!