David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Débora 08/07/2023

Que jornada!
Demorei muitos meses nesa leitura, mas foi uma jornada encantadora. A vida do David Copperfield foi cheia de altos e baixos, mas sempre esperançosa. A tia Betsie foi a melhor personagem! Apesar de o David nem sempre tomar decisões que me deixaram feliz, no final deu tudo certo hahaha e que final de novela!

@fernandathomazi 08/07/2023

Que prazer acompanhar a vida de David em todas as suas fases
Só eu fiquei esperando que ele ia se tornar mágico em algum momento? Que bela confusão que eu fiz. Porém, o resultado foi incrível, não imaginei que um livro de 1312 páginas iria me prender tanto!
Nesse livro acompanhamos toda a construção do personagem, desde o seu nascimento, uma infância de maus tratos, mas com reviravoltas. Acompanhamos também o primeiro amor, casamento e em diversos momentos da vida do personagem principal, vivemos também o luto.
Charles Dickens em toda sua mestria conseguiu fechar a história dando um final para cada personagem, ninguém foi desmerecido.
E cada um na sua singularidade, cativou meu coração.
Com certeza esse clássico entrou pra lista de favoritos ??

Biafort.Meireles 04/07/2023

Novela
David nasce logo após o pai falecer. Sem pai, é recebido e criado pela mãe e pela sra Pegotty. Ele recebe todo amor delas até o momento que a mãe resolve se casar novamente. Sua vida sofre uma reviravolta. É um menino que a gente se afeiçoa, torce para que supere os desafios e fica imaginando que tipo de homem irá se tornar. É uma história da vida desse menino que, até virar homem, a gente acompanha tudo. Levei um mês para ler o livro, sem vontade de desistir, mas também sem vontade de engolir, li num ritmo lento, diário e contínuo. Durante sua história de vida, David me fez admirá-lo, gostei dele como um filho, preocupada com suas amizades, seus amores, seu futuro. Em adição, outros personagens têm papéis importantes, intrigantes. Me deu curiosidade de saber o que iria acontecer com todos eles também. O autor não deixou pontas soltas. Me surpreendi com vários romances, de época, com diferentes desfechos. Bem completa a história, como uma novela.

uaidessa 04/07/2023

A vida como ela é
Uau. Só isso a dizer dessa história quem que acompanhamos a vida inteira de Copperfield.
Fantástico como Dickens conseguiu representar toa bem cada fase da vid se como foi mudando a narrativa de acordo com o passar do tempo. E esse monte de personagem tão bem descritos? Afinal a vida é assim, muito passam por ela, nem todos mantemos contatos, nem todos nós fazem bem, mas todos deixam uma lição a ser aprendida.
Quase 1000 páginas de uma história de aventura, romance, drama e comédia.
Preciso dizer que meu coração ficou quentinho por ele terminar com quem deveria ter ficado desde o princípio.

carlanagy 18/06/2023

Um clássico incrível
A tamanho do livro pode assustar um pouco mas a história impressionante e muito cativante, uma leitura incrível. A leitura é fluida e os personagens tão bem construídos que é fácil se apegar a eles (a tia do personagem principal é a minha favorita). É daqueles livros que deixam o leitor emocionado, triste, indignado, feliz, intrigado e etc Uma grande novela cheia de reviravoltas, uma obra completa e cheio de subtramas impressionantes, não tem como não tirar o chapéu para a criatividade do autor e sua capacidade de amarrar os vários personagens nos vários pontos da história. Recomendo demais esse livro a todos.

Marcos606 08/06/2023

David Copperfield sempre esteve entre os romances mais populares de Dickens e era seu "filho favorito". A obra é semi autobiográfica e, embora o personagem título difira de seu criador em muitos aspectos, Dickens relatou experiências pessoais iniciais que significaram muito para ele - seu trabalho em uma fábrica, sua escolaridade e leitura e (mais superficialmente) sua saída de jornalista de relatórios parlamentares para escritor de romances bem-sucedidos.

A história é contada na primeira pessoa por um David Copperfield de meia-idade, que está olhando para trás em sua vida. David nasce em Blunderstone, Suffolk, seis meses após a morte de seu pai, e é criado por sua mãe e sua dedicada governanta, Clara Peggotty. Quando criança, ele passa alguns dias com Peggotty na casa de seu irmão, o Sr. Peggotty, em Yarmouth, que o Sr. Peggotty divide com Ham e Emily, seu sobrinho e sobrinha órfãos, respectivamente. Quando a visita termina, David descobre que sua mãe se casou com o cruel e controlador Sr. Edward Murdstone.

Uma exploração complexa do desenvolvimento psicológico, David Copperfield - um favorito de Sigmund Freud - consegue combinar elementos de conto de fadas com a forma aberta do romance de formação. A infância idílica da criança sem pai é abruptamente abalada pela “firmeza” patriarcal de seu padrasto, o Sr. Murdstone. O sofrimento de David é traçado em seus primeiros anos, seu casamento com sua "esposa-filha", Dora, e sua assunção de uma identidade madura de classe média quando ele finalmente aprende a domar seu "coração indisciplinado". A narrativa evoca o ato da rememoração enquanto investiga a natureza da própria memória.

Grace 06/06/2023

David Copperfield
Acompanhar David em sua jornada foi uma das melhores experiências da minha vida. Dickens é um escritor maravilhoso e conta suas histórias com maestria. Não consigo pôr em um único post e em palavras o que eu senti enquanto lia essa obra. QUE OBRA!

Dickens, um dos meus favoritos! ??

stay4channie 04/06/2023

Retrato de uma vida
Um livro para ser lido ao menos uma vez na vida. É uma experiência totalmente diferente de outras, uma leitura que parece fofoca, diário, conto da vizinhança... Nem por isso perde o brilho ou o interesse, pelo contrário, te faz ficar conectado com os personagens, principalmente com David, corajoso e cheio de vida. Passamos por dificuldades, tristezas, perdas, alegrias e surpresas juntos, como se as vivêssemos, diretamente. Algumas referências daqui você leva para a vida... Por isso, digo, tentem ler David Copperfield!

Sther 30/05/2023

Este livro me acompanhou durante 4 meses , não é recheado de reviravoltas e grandes acontecimentos,mas é uma leitura muito deliciosa, o David é um personagem ingênuo que nessa caminhada encontra tantos personagens memoráveis com diferentes propósitos que é impossível não se apegar a eles . É pra ser degustado aos poucos ,difícil desapegar ,mas é preciso conhecer outras histórias, mas David Copperfield garantiu um espaço em meu coração. O capítulo " ausência" me deixou no chão.

Paula 28/05/2023

Maravilhoso!!!!
Faz jus a toda sua fama. Mil e poucas páginas de uma incrível história e um ótimo enredo com seus muitos personagens. Nunca li um livro assim tão grande, em que seu autor consegue fazer toda sua narrativa com tanta variedade de incidentes dramáticos, sem ter aquela parte cansativa, que parece não andar. Durante tda a leitura flui deliciosamente, sem cansaço. E todos os personagens tiveram seu fim. Não esqueceu de nenhum, do mais simples que apareceu na narrativa. Simplesmente brilhante.

Lahdutra 19/05/2023

Encantador
Ler sobre David me fez sentir como se tivesse caminhado pela vida de um velho amigo, conversando em uma sala de estar, tomando um cafézinho e sendo ouvinte de suas memórias.

Dickens retrata a sociedade vitoriana de forma realista, com todas as suas nuances e contradições.
Os fatos ocorrem e se desenrolam sob a visão vitoriana e romântica, período em que os valores literários eram além de outros, comover e sensibilizar aqueles que o liam. Quis confortar o menino David em diversos momentos, ao passo que ficava aborrecida com a sua ingenuidade**.**

Me encantou o elenco variado de personagens peculiares e hilários. Menção honrosa a anã Senhorita Mowcher - devo dizer que o tom humoristico me pegou de surpresa, uma grata surpresa.

A sensibilidade de Dickens ao contar uma vida tão simples, mas também extraordinária é sensacional, um autor de fortes emoções , ao mesmo tempo rica de humanidade.

P.s: Fiquei com ódio da palavra ‘simples’, não quero ouvir essa palavra por um bom tempo! Hahaha

Paula.Soares 07/05/2023

Encantador
Esse livro fala de vida, batalhas, superação. Também fala de amor e de afeto. Mesmo nas passagens onde se instalava o caos, conseguimos vislumbrar que, de alguma forma, as coisas se ajeitavam em seu devido lugar. Quando não exatamente nesse lugar, acontecia de forma que era preciso aceitar e criar condições de superar.

Juuu 29/04/2023

DAVID COPPERFIELD
Essas edições resumidas são muito confusas!! É muito complexo conseguir resumir um livro de mil e poucas páginas em 100...
Ah é, minha edição não existe aqui no skoob, ela tem 116 páginas.
Enfim, gostei até a metade, depois? Nem pergunta, não entendi nada.
Ester479 29/04/2023minha estante
É só registrar a sua edição pelo site amg.

Juuu 01/05/2023minha estante
Não encontrei!! Comprei no sebo e é uma daquelas "edição do professor" sabe?? Mas td certo kkkk

Isabella.Bulia 16/04/2023

O livro é muito bem escrito e a tradução da penguin companhia é ótima (incluindo os extras). Ele se encaixa no gênero chamado bildungsroman (romance de formação), onde o autor em primeira pessoa conta sua história desde o nascimento até a vida adulta. Dickens escreveu mais de um romance com essas características, mas David Copperfield foi o mais bem sucedido. Eu, particularmente, não gostei muito. Achei muito extenso e um pouco cansativo, já que ele não conta sua vida toda. Por outro lado, gostei de conhecer todos os personagens que, ao mesmo tempo que são muitos, conseguimos também acompanhar a trajetória de cada um.