David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Manuela28 08/11/2023

MINHA OPINIÃO
David Copperfield o romance mais autobiográfico e mais introspectivo de Charles Dickens. Um romance de formação ou seja vamos acompanhar o personagem principal (David Copperfield) desde o seu nascimento (literalmente) até uma certa idade de amadurecimento, um baita calhamaço publicado inicialmente em folhetim entre 1849-1850. Apesar do tamanho possui uma "forma narrativa" bem leve e muito fluída e uma trama que na minha opinião é bem envolvente, amei o modo como Dickens conduz toda a história e como tudo pouco a pouco vai se construindo, muitas vezes me senti como se estivesse realmente dentro da história observando tudo. Outro ponto a sua linguagem que apesar da época não achei difícil. Aborda diversos temas e bastante críticas a sociedade vitoriana, os personagens (a maioria) que me cativaram logo de início já outros demorei um pouco e tiveram alguns que tive uma tremenda aversão. Posso dizer que ri, chorei, passei raiva, fiquei feliz e triste em um só capítulo (um turbilhão de emoções). Recomendo muito! principalmente para quem quer começar a ler Dickens e não se assustar com tamanho. :)

DIRCE 01/11/2023

Ponto forte da obra: as personagens
Li ou ouvi algures: crie um unicórnio, mas não crie expectativa. Talvez a expectativa tenha sido a responsável por eu não ter sido ficado tão fascinada pelo David Copperfield como grande parte dos leitores dessa obra . Porém tenho que ser justa: a leitura que eu fiz do Grande Esperança contribuiu e muito para o meu meio que desencanto da obra. Eu gostei tanto de Grandes Esperanças que, em seguida , li Sr Pip do escritor Lloyd Jones ( Nova Zelândia), um livro que foi para mim um aprendizado e, dentro desse aprendizado, foi o de gostar da fruta lichia devido a comparação que uma protagonista faz dessa fruta com ser humano. Nossa! Li esse livro há décadas e me lembro dessa passagem.
Mas vamos ao que interessa: gostei do tom confessional do David . Dickens faz com que David olhe para o seu passado ( retrocede uns 40 anos, creio eu)para denunciar a rigidez estupida e a hipocrisia da moral vitoriana (período histórico que acompanha o reinado da Rainha Vitória, de 1837 a 1901) , e também de que como a criança era vista como um ser malévolo e ,assim sendo, o único meio de educá-las era por meio da violência. Dickens aponta seu dedo acusatório utilizando-se de personagens cativantes como o pequeno David. O pobrezinho que já era órfão de pai se torna também órfão de mãe e, como desgraça pouca é bobagem, ele perde a atenção e cuidado que a adorável Peggotty lhe dispensava, pois seu repugnante padrasto lança-o no mundo, roubando-lhe sua infância - ainda menino David teve que trabalhar . Muitos infortúnios ele teria à sua frente até encontrar sua tia Betsey. E a vida de David segue até ele atingir a maturidade. Nesse seu percurso ele encontra Dora ( a que tinha a síndrome de Peter Pan) e a quem David devota um grande amor. Há também a jovem e meiga Anne que, no final do romance, tem um papel relevante na vida de David.
Acho que terei que ser injusta, pois não poderei citar todas as personagens carismáticas do romance porque são muitas, muitas mesmo, o que me leva a concluir que um dos pontos fortes dessa obra é a força das suas personagens. Todavia não posso me omitir de citar as ratazanas: os Murdstone – o padrasto de David e sua irmã, o Steerforth - amigo de infância de David, e a ratazana mor Uriah Heep.
Não posso terminar este meu comentário laureando, na última frase acima, as ratazanas. Vejo -me obrigada a concluí-lo mencionando três personagens que se afirmam pela bondade humana: Mr Dick – fora da caixinha, porém muito bondoso , Micawber – um devedor nato , entretanto ,com um coração maior que suas dívidas, e como deixar de falar daquele por quem torci horrores ? Sim, torci muito, muito pelo Traddles, um coração puro - amigo de infância e na idade adulta de David . Também não posso deixar de mencionar Mowcher, personagem que nos deixa ver ,mais uma vez , o dedo acusatório de Dickens sobre uma sociedade injusta, desigual e preconceituosa . Mowcher devido a sua baixa estatura e condição social tem que fazer um esforço sobre-humano ser vista como um ser humano normal.
Na altura deste meu comentário, constato que ler David Copperfield não me causou desencanto algum ele somente deixou um aspecto negativo na obra: Dickens se prende muito a pormenores fazendo de David Copperfield uma obra muito extensa.

Gabriel Dummer 10/10/2023

Uma vida.
Charles Dickens nos presenteia com uma obra sublime sobre a vida. Da infância até a maturidade, acompanhamos todas as nuances da jornada de David, ou Trot, ou o herói de sua própria história. A inocência, a amizade e o amor são os laços que envolvem essa narrativa muito bem construída. Cada personagem traz essências que mexem com nossos sentimentos, da piedade ao ódio. Ainda que existam trajetos cansativos ao meio do caminho, ao chegarmos ao final ficamos deslumbrados com o todo da jornada. Mesmo em meio aos dramas e tragédias, vislumbramos a esperança na justiça da vida que se entrelaça nos vínculos de amizade e amor que cercam o protagonista. Realmente um clássico essencial.

Clio0 08/10/2023

David Copperfield é uma das melhores autobiografias ficcionais que você vai ler. Não pela trama que é relativamente simples, mas pelo desenvolvimento da vida do personagem título que se desdobra em ações impulsivas motivadas por sentimentos.

Amor filial, medo, rejeição, paixão, perda, são acontecimentos comuns que nas palavras dramáticas do autor parecem entrar numa espiral que se torna a narrativa. É difícil dizer quando o drama ou a felicidade vão terminar, não há propriamente uma realização ou compreensão de causas e consequências. A vida de David é por demais real para permitir algo assim.

Sou fã do estilo de Dickens, assim me é difícil criticá-lo. Sua escrita é típica do Realismo, mais centrada no intimismo do que nas reviravoltas. Não é exatamente um livro infanto-juvenil, embora seja comumente ofertada para essa faixa etária.

De minha parte, fica recomendada para aqueles que nunca leram nada do autor e gostariam de conhecê-lo. Para os conhecedores, não é preciso dizer nada.
El Costa 07/12/2023minha estante
Já li outros livros de Dickens, mas esse, que iniciei ontem, já me empolgou de um jeito que me sinto obrigado a devorar para saber logo todas as "conclusões".

Lilian 29/09/2023

História simples
O livro tem um enredo simples, com personagens comuns, mas é uma delícia de ler, a gente até esquece o calhamaço que ele é!

Beatriz877 27/09/2023

Maravilhoso!
Que livro magnífico, brilhante e emocionante.
Comprei ele como um presente de aniversário para mim mesma. E com certeza não me arrependo! Eu ri, senti alegria e chorei como eu chorei! Eu não sou uma pessoa que escreve resenha (essa é a minha primeira kkkk) Porém, não havia como deixar essa leitura em branco para mim. Se tornou um dos meus livros preferidos. Simplesmente perfeito.

Mariana Rodrigues 28/08/2023

David Copperfield
Um dos maiores romances da literatura mundial, David Copperfield tem entre seus leitores gerações sucessivas de escritores do porte de James Joyce, Kakfa, Virginia Woolf e Tolstói, para quem é fonte de inspiração permanente. A lista inclui também o próprio Charles Dickens, que considerava o livro ?seu filho favorito?. Publicada como folhetim entre 1849 e 1850, a história é um clássico relato de formação de um menino descobrindo um mundo que é, ao mesmo tempo, mágico, assustador e terrivelmente real. Dickens constrói esse universo de forma brilhante, emprestando a ele partes substanciais de sua própria biografia, mas usando como amálgama a sua inventividade incomparável como ficcionista e as tintas mais acuradas do realismo inglês do século XIX.
Assim, seguimos a vida de David, desde a sua infância pobre e difícil até a descoberta da vocação de escritor, numa jornada repleta de aventuras cômicas, sentimentais e por vezes trágicas. É impossível não se comover com o destino de David e não se deliciar com o fabuloso elenco de personagens que cruzam e acompanham seu caminho ? o padrasto cruel Murdstone; o irresponsável Micawber; a frívola e encantadora Dora; e o humilde porém traiçoeiro Uriah Heep.

Keize1 27/08/2023

O primeiro romance sobre pobreza
O livro envolve e emociona, faz com que se sinta parte da história como um pássaro observando a cena que é descrita. Autor que inovou em sua época enquanto os demais escreviam sobre ricos e baixo clero, foi herói e inspirou Dostoiévski, Kafka, Freud e Tolstói. Muito bem apresentado e trabalhado no clube do livro do Mestle Raul Martins.
AndrAa58 27/08/2023minha estante
Estou na dúvida se começo Dickens pelo David Copperfield ou grandes esperanças... O que acha?

Keize1 27/08/2023minha estante
Ainda não li grandes esperanças, mas pelo pouco que li e entendi da evolução de Dickens, ele chama David Copperfield de seu filho preferido e antecede o livro Grandes Esperanças. Então sugeriria começar por Copperfield.

AndrAa58 28/08/2023minha estante
Obrigada pela dica ?

Luci_books 20/08/2023

Se o próprio Dickens considera David Copperfield a sua obra favorita, quem sou eu para discordar? É o meu segundo contato com o autor, sendo o primeiro "Um Conto de Natal" e Copperfiled aos meus olhos sai em disparada mesmo gostando muito anterior. Como todo calhamaço tem seus momentos um pouquinho maçantes, mas se olharmos para cada capítulo conforme um folhetim como foi o seu primeiro lançamento a experiência se torna muito envolvente. Demorei cerca de dois meses e alguns dias para concluir a obra, pois nesse período outros livros me chamaram atenção, mas nada que estragasse a minha experiência. A escrita por si só é de fácil entendimento e acaba se tornando um prazer acompanhar toda essa trajetória de David desde do nascimento até o fim. Para quem gosta de clássicos, vai adorar sem dúvidas.

Marcia 30/07/2023

Minhas impressões sobre o livro
Maravilhoso!!! História linda e nos conquista a cada página.
Um calhamaço muito prazeroso. Terminei ontem a noite e ja estou com saudades de todos. Nessa viagem literária fiz grandes amigos, amizade que levarei pra sempre em minha vida.
Não se incomodem, nem se preocupem com o número de páginas pois nao sentimos passar. E ao terminar fica a saudade.
Nesse livro vamos acompanhar a vida de David Copperfield desde seu nascimento até a fase adulta qdo se encontra casado e com filhos. A história é linda e emociona em vários momentos. Não é a biografia do escritor mas tem muito da história de vida dele e muitos personagens foram inspirados na vida parentes e amigos. Como sr Wilkins Micawber que tem muito do pai do escritor.
A babá Peggotty, que mulher carinhosa, batalhadora, daquelas que todos querem perto. A tia que no começo nos incomoda vai surpreender muito e vamos ama-la. Ahhh tem muitos outros personagens incríveis e , claro, tem aqueles que a gente quer esganar kkkk
Dora me deixou com peso na consciência e Agnes, eu a adoro desde pequenina, minha querida. Bom, foram muitas amizades que fiz nesse livro, muitas emoções vividas junto com David.
E a forma que Charles Dickens coloca toda história no papel é incrível! A gente se transporta para cena, para todo contexto. Ao ler nos sentimos dentro da casa ou da escola e de isso tudo é colocado de tal forma que fiquei com a impressão de ter pisado la, de ter vivido tudo com David Copperfield e seus amigos.
Realmente um belíssimo livro.
Amigos, leiam!
Valeu! Super valeu!!!
Ficou muita saudades de todos.
Regis 30/07/2023minha estante
Adorei sua resenha! ???
Vou me preparar para pegar esse calhamaço assim que terminar E o Vento Levou.

@quixotandocomadani 20/07/2023

David Copperfield foi meu primeiro Dickens! E apesar das mais de mil páginas, se pudesse virava madrugadas lendo de tão boa que é a narrativa. Consegui imaginar as características das personagens um por um, me apegar demais a alguns e a odiar o Sr. Murdstone.

O livro, publicado em 1850, tem traços autobiográficos ao descrever a desumanidade do trabalho infantil e a prisão dos inadimplentes. Dickens simpatiza com os pobres e defende que na maioria das vezes, suas aflições resultam mais da injustiça da sociedade do que de suas próprias falhas. E que apesar do meio, que pode aflorar o pior lado do ser humano, o desafio é não deixar as dificuldades nos guiar. É o que podemos ver claramente nos personagens de Micawber e Uriah Heep, ambos nasceram no mesmo meio, fizeram suas escolhas e tiveram suas oportunidades...cada um colheu o que plantou.

Parece que Dickens dá a entender que o ser humano tem o bom e o mal dentro de si, o meio em que vivemos nos empurrando para um lado e cabe a cada um traçar o seu caminho. Que riqueza, poder e carisma são qualidades mais propensas a corromper do que melhorar o caráter de uma pessoa, Steerforth e sua mãe são a prova disso.

Amei todas as personagens femininas! Emily lutando com a sua culpa, Martha dando o melhor de si para fazer o bem, Anne Strong com seu amor e dedicação, a inocente e doce Dora, Sra. Peggotty com sua força e amizade, Agnes com sua luz, paciência e coragem. Por último, Betsey Trotwood, minha preferida: sábia, autêntica, mesmo com seus defeitos sabe enxergar o melhor das pessoas!

Aliado a tudo isso, ainda conhecemos a vida de David, desde o seu nascimento, infância, primeiros amores, casamento, o suor e a dedicação para conseguir seu próprio sustento e como ele vai amadurendo seus pensamentos, atitudes e sentimentos.

Enfim, críticas sociais e a natureza humana todas nesses núcleos de personagens que me encantaram.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Diego Rodrigues 20/07/2023minha estante
Muito boa sua resenha ??????
Se tudo der certo, leio esse ano!!

@quixotandocomadani 20/07/2023minha estante
Obrigada! ? Ebaaa, vc nem vai sentir passar essas mil páginas!

Cath 15/07/2023

Foi um prazer te conhecer, Davy
Passei os últimos 3 meses na companhia de David Copperfield. Meu primeiro contato com Dickens.

Há muito o que se falar sobre este livro (afinal são mais de mil páginas) mas meu intuito não é fazer uma resenha. Se você tem interesse, não se sinta intimidado pelo tamanho e aproveite esse clássico incrível.

Mi_ 14/07/2023

Em poucas palavras?hors-concours?, é tudo aquilo que é excepcional ou extraordinário e assim é ? David Copperfield?. Que livro grandioso!
Um calhamaço digno dos méritos que tem, não à toa foi a obra preferida do próprio autor.
Personagens bem construídos e com um final digno para cada um. Impossível esquecê-los!
Nas páginas finais, sentia como se estivesse me despedindo de um grande amigo em que acompanhei do nascimento aos prazeres e dificuldades da vida.
Dickens é um gênio e de uma sensibilidade incrível, esta foi mais uma obra do autor favorita para a vida.
Rafaela.Moura 14/07/2023minha estante
Tava em dúvida se comprava o livro. Ainda não li nada do Dickens, acho que vou começar por esse.

Mi_ 14/07/2023minha estante
Você não vai se arrepender! É emocionante! Se gostar te indico também ? Grandes Esperanças?, do mesmo autor, é o meu livro favorito da vida.
Gostei tanto que ano passado dei ele de presente para pessoas queridas. ?

Aylana Almeida 10/07/2023

Dickens segue não errando!
Impressionante como Dickens consegue nos envolver com sua escrita! A leveza, a fluidez e a forma de construir seus personagens realmente são incomparáveis! Mais uma obra lida desse grande autor da literatura mundial que eu só amo mais a cada obra lida ??