David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

livroscit 30/12/2023

David Copperfield
Não é fácil escrever sobre meus dois últimos livros lidos de Charles Dickens...

Acredito que a maioria de vocês já leram, mas como gostamos de ler percepções diferentes, é sempre bom que todos escrevam quando terminam uma história.
David se tornou meu preferido, mesmo amando tudo que já li de Dickens...

Como ele mesmo escreve, são suas experiências de vida, como uma auto biografia, ele se mostra, se revela, nos faz sentir sua solidão, seu desamparo quando criança, seus medos e nos mostra que com coragem, persistência e até mesmo inocência, você pode vencer!!!

Me vi muito na trajetória do Pequeno David, torci muito por ele, assim como desejo vencer em muitos projetos que tenho na minha vida.
A nossa sensibilidade é tocada nessa história, encaramos de perto um dos vilões mais asqueroso que me deparei, senti seu olhar dissimulado sobre mim e tive vontade de fazer o que David fez em sua cara...Como me senti vingada! Ha ha ha

Em meio a essa leitura, tive o prazer de ler um livrinho que Dickens escreveu para ler para seus filhos, a história de Jesus, mas vou deixar vocês curiosos.

Karol com kah 28/12/2023

Sensacional
Como eu sempre digo: ?não é um clássico à toa?.
Amei a escrita. Dickens tem o dom de entreter os leitores, mesmo com a narrativa sendo extremamente longa.
Quero muito ler os outros livros do autor.

Nosso começo da história achei que estava lendo um livro da saga ?desventuras em série? ???. A vida do do D.C. não foi nada fácil.

Gostei muito. Super indico.

Gabiis. 28/12/2023

Um novelão
Mais um livro da #maratonajaenatal

?? Um clássico novelão!

David Copperfield é um dos livros mais conhecido do Dickens e minha segunda experiência com o autor.

?? Aqui vamos ver a trajetória e infortúnios de David desde seu nascimento a sua velhice.
Narrado em 1 pessoa. É o próprio personagem que conta sua trajetória e apresentar os coadjuvantes que a compõe.

?? -Aqui acho importante mencionar que essa obra tem muitos aspectos da vida real de seu autor-

??Narrativa envolvente, bem construída, embora por vezes maçante ?
-muito comum em calhamaços-
Os personagens são bem construídos, apesar de serem bastante, eles aparecem muitas vezes, então fica fácil de memorizar -estilo Jane Austen-
No fim da obra você tem a sensação que viveu com o David e seus amigos e parentes, além de ter a sensação que compartilhou suas dores e alegrias da jornada que é contada.

Eu fui pra esse livro com expectativas a mil, mas por volta de 35% fui ficando um pouco entediada, os acontecimentos já não me interessavam tanto e isso acabou afetando o fluxo da leitura, sem falar nos capítulos enormes ? que particularmente -as vezes- incomoda por dar a sensação de tornar a leitura ainda mais lenta.
Entretanto a escrita de Dickens é simples, o que embora seja classificado como clássico faz com que a leitura seja fácil.
Por volta de 65% os acontecimentos voltaram a me interessar e me deixarem eufórica pra saber tudo que ia acontecer e como o autor iria fechar a história.
Nesse momento me peguei pensando como seria acompanhar isso semanalmente.
Tipo novela das 21hr.

No fim ler David Copperfield foi um misto de emoções.
Senti tristeza, dor, tédio e dei muitas risadas.
Aqui temos personagens icônicos como o Sr. Dick e "vilões" EXTREMAMENTE detestáveis como os irmãos Murdstone.

Por fim indico a leitura para amantes de clássicos -ou não- e para aqueles que tem coragem de encarar calhamaços e já aviso que estejam preparados para possíveis trechos entediantes.

P.s -> Embora seja fácil de ler, não indico para leitores iniciantes ou que não estão acostumados com livros longos.
Para primeiro contato com o autor indico os livros mais curtos como O conto de Natal

Camila 27/12/2023

David Copperflid com toda certeza entrou na listas dos meus favoritos.
o que mais me encantou na história, é que David, narra a sua vida comum. e o comum é extraordinário, com seus autos e baixos, suas alegrias e suas tristeza. os desencontros da vida. é um livro real, sobre pessoas reais.

Leo Moura 26/12/2023

Simples e grandioso.
Essa leitura valeu muito mais do que eu esperava.
Dickens tem uma linguagem muito fluida, com muitos acontecimentos, por vezes bem emocionantes.
Foi maravilhoso acompanhar a saga de David, com seus altos e baixos, assistir suas vivências e seu amadurecimento.
Os personagens são incrivelmente vivos com suas facetas tão naturais que parecem pessoas de carne e osso.
Fecho a capa com satisfação de ter apreciado uma verdadeira obra de arte.
Flávia Menezes 26/12/2023minha estante
Que nota boa! Quero ver se ano que vem eu me animo a ler esse!

Leo Moura 27/12/2023minha estante
Espero que goste, Flávia!

Yasmin Araújo 25/12/2023

Desisti desse livro por um tempo, mas a minha melhor decisão foi recomeçar com uma mente diferente, esse livro do começo ao fim é uma obra de arte, até mesmo os personagens passados por um breve momento despertam curiosidade para saber mais, simplesmente esse livro abriu uma forma de pensar diferente em mim.

Léo 22/12/2023

Entrega MUITO mais que promete
Nunca tinha demorado tanto em um único livro. E não foi só pelo tamanho, ou pq à época eu estava bem cheio de trabalho e dormindo pouco.
Esse livro é denso, essa história é longa e intrincada...e super poderia ser real.
Charles Dickens entrega aqui o trabalho da sua vida, uma obra prima do séc XIX e seu filho favorito.
David Copperfield nasce, cresce, sofre (uma característica muito marcante da obra de Dickens), e a história continua. Isso para mim foi o mais marcante dessa obra, estava acostumado com um Dickens em que os personagens tinham uma vida sofrida e depois, entre trancos e barrancos, tudo se acertava. Aqui, como na vida de qq um, David cresce, sofre, passa mais dificuldades, faz bons amigos, pessoa próximas morrem e se casam, filhos nascem. Você tem tempo suficiente para se apegar e desenvolver sentimentos conflitantes por muitos personagens...
Enfim, a vida continua em seu fluxo natural e a maioria não desiste (assim como fora das páginas desde àquela época).

A mensagem de Dickens nessa obra é bem mais forte que "obra de uma vida e filho preferido", como tanto se fala...

yoshii 20/12/2023

Esperava nada e recebi tudo
Comecei a ler sem muitas expectativas, nem sabia do que se tratava.
Mas toda noite acompanhava os acontecimentos da vida de David Copperfield numa fluidez surpreendente.
Leitura fácil e envolvente, com um ritmo constante. Adorei demais.

Renata.Badaro 17/12/2023

Maravilhoso! Calhamaço bom de ler! Fácil, tranquilo, só é grande mesmo...Amei David Copperfield!!!!!!!

Marcos Aurélio 26/11/2023

David "Fenix" Copperfield
Mais um maravilhoso Dickens. Assim como no livro: "A velha loja de curiosidades", Dickens me emocionou.

A tragédia humana é retratada com a excelência, mas talvez para o dickensiano o traço mais marcante do escritor seja a crítica social. Dickens, pai de dez filhos, explica a preferência por David Copperfield, embora "Grandes esperanças" seja reconhecida por muitos como sua obra-prima.

"Tão verdadeiras são essas palavras ainda hoje que só me cabe oferecer o leitor uma última confidência. De todos os meus livros, este é o que mais gosto. Seria de se acreditar que sou um pai orgulhoso de todos os filhos de minha imaginação e que ninguém seria capaz de amar esta família com tanto carinho quanto eu. Mas, como muitos pais dedicados, tenho, no mais fundo de meu coração, um filho favorito. E seu nome é David Copperfield".

O livro retrata semelhanças com a vida do autor, hoje este fato não surpreende mais. Percebi em Hemingway que também sua vida e obra se misturam.

David é órfão de pai, e logo no início do livro perde também a mãe. Aí começam as desditas de sua jovem existência. Edward e Jane Murdstone ficam com os bens da família e desprezam o menino que passa a lutar arduamente para sobreviver, alimentar-se e escapar do frio.

A primeira parte do livro é carregada, tensa, triste e revoltante. Dickens abre as feridas de uma sociedade que tinha na "educação" algozes, ao invés de professores. Seres humanos frustrados que passavam de geração em geração os castigos que lhes foram infligidos na infância, sem talvez ter consciência disso.

O caminho de David começa a mudar quando corajosamente ele decide procurar a tia paterna que o desprezou no nascimento por desejar uma menina. Betsey Trotwood torna-se tutora, e mostra-se protetora e amorosa, mesmo sendo temperamental.
"- Sr. Dick - disse minha tia -, o que devemos fazer com esta criança?
O Sr. Dick ponderou, hesitou, armou um sorriso inspirado e respondeu:
- Acho que devemos chamar o alfaiate para tomar ler as medidas"!

A ama Clara Peggotty, que cuida de Clara Copperfield até a morte, é uma alma bondosa na vida do menino.Um porto seguro, mesmo com suas dificuldades está sempre à disposição para socorrê-lo,embora ele evite recorrer a ela não por orgulho, mas por zelo.

Peggotty apresenta Daniel Peggotty, Ham e Emily, que para mim foi a primeira paixão de David. A casa barco é meu cenário preferido no romance.

Entre idas, vindas e pessoas o Pequeno Copperfield precisará ser hábil para perder-se nos meandros de uma sociedade ocupada demais com a própria sobrevivência para pensar em caridade, com raras, mas bem-vindas exceções. David é um menino carinhoso, verdadeiramente grato e gentil.

"Tive muita sorte no que toca aos assuntos mundanos; muitos homens já trabalharam bem mais duro do que eu sem conseguir metade do que conseguir; mas nunca teria conquistado o que conquistei sem o costume adquirido da pontualidade, da ordem e da prestimosidade ou ainda sem a determinação de me concentrar num esforço de cada vez, não importando quão imediatamente se anunciava o seguinte".

Depois das primeiras decepções e convivências com seres ignóbeis, Betsey dá uma nova perspectiva ao menino Copperfield poderá então, acolhido tornar-se.o homem que sempre desejou ser, ainda assim precisará reconhecer em Uriah, e nas famílias: Micawber, Strong, Wickfield quem poderá caminhar ao seu lado e de quem precisará se afastar.

David parece confusamente apaixonado por Emily, Agnes e Dora. Seus grandes amigos tornam-se James Steerforth, um longínquo "protetor" interesseiro; o fiel Tommy Traddles, e o Sr Dick.

Indico este livro, e um olhar especial para o Sr Micawber. Dizem que foi inspirado no pai de Dickens.
El Costa 07/12/2023minha estante
Quando li que ele perde a mãe, parei de ler sua resenha.. Estou empolgado com essa leitura.

Lilian.Cava 15/11/2023

Maravilhoso
Livro 14 - 2023: David Copperfield, Charles Dickens (Inglaterra, 1849) ???????

Já virou tradição de começo de ano eu sempre ler uma obra do Dickens. Esse ano fui presenteada com essa história maravilhosa. Um romance publicado em forma de folhetim, com suas 1150 páginas na edição que eu tenho, é a obra mais autobiográfica de Dickens.

Aqui vamos acompanhar a vida de David, que já veio ao mundo órfão de pai e com uma mãe muito frágil e influenciável. Não demora muito para que ele, como vários personagens de Dickens, comece a colecionar suas desventuras e injustiças pela vida afora.

A sinopse desse livro faz parecer que ele é triste e cheio de desgraça. E ele é mesmo kkkk. Mas não é só isso. A infância de David é complicada de acompanhar, principalmente por se tratar de uma criança passando por tudo que ele passa. Mas em algum momento as coisas começam a amenizar (Acho importante citar isso, para que as pessoas não adeptas á sofrimentos não desistam).

Esse livro é muito mais sobre o acompanhar um personagem que você passa a conhecer tão bem, do que as grandes reviravoltas ou o final da história em si. O nível de intimidade que Dickens faz você criar com o personagem, não é algo fácil de conseguir. E requer muitas páginas (mais de mil) para ser construída. A um ponto que para mim, eu só pensava: "quer saber? Se esse menino vai sofrer, pelo menos vou sofrer junto".

Eu sou apaixonada pela escrita do Dickens e agora que calibrei a temática e o que esperar da experiência, quero ler tudo que esse homem escreveu. Mal posso esperar janeiro para o próximo livro dele ?

Nota: 5 ???

Joy 12/11/2023

Certamente, um dos melhores livros que já li.
Enquanto esse livro esperava na lista dos livros a serem lidos, minhas expectativas apenas aumentavam, já que eu via algumas pessoas comentando sobre a qualidade dele. Quase pensei que eram expectativas muito altas para serem atendidas, mas deu tudo certo! Ele foi muito além do que eu estava esperando. Dickens dá um show de boa narrativa em David Copperfield. Quando terminei de ler, senti aquilo que só os bons livros são capazes de fazer um leitor sentir: uma pequena sensação de solidão, de saudade. Espero encontrar mais livros assim durante minha caminhada.

Yasmin.Wan-Meyl 10/11/2023

Um livro singular
David Copperfield é certamente um livro para ser apreciado ao menos uma vez na vida.
A vida de David desde a infância não é fácil, não é comum e muito menos parada.
David cativa as pessoas com sua esperteza e força de vontade desde criança até a vida adulta.
Apesar do livro ter seus altos e baixos, algumas partes de leitura arrastadas creio que faz parte da experiência, já que por retratar a vida de uma pessoa comum, mostra para o leitor todas as facetas da vida: as aventuras, as dores, as paixões, as perdas e decepções, e até seus momentos mais entediantes da vida cotidiana como o trabalho e relações sociais desgastantes.
O amadurecimento de David é uma coisa fascinante de se acompanhar, e todos os personagens que fazem parte de sua vida são tão interessantes quanto ele. Cada um enriquece a história e a vida de David, e com o passar da trama posso dizer que os mesmos mostram como é importante manter a família e pessoas queridas próximas de nós e cultivar bons relacionamentos com pessoas que valem a pena.
E após finalizar o livro utilizo as palavras de meu companheiro de leitura (e namorado) que me acompanhou nesses meses de leitura: ?É como perder alguém?
skuser02844 10/11/2023minha estante
Belo texto minha cara parceira de leitura (namorada). Além de concordar com seu ponto de vista, devo acrescentar um detalhe negativo. A narrativa, embora perspicaz na delineação da condição humana, às vezes peca pela prolixidade, obscurecendo a trama com uma profusão excessiva de incidentes e detalhes circunstanciais, comprometendo a fluidez da obra.

Mari 10/11/2023

David, foi uma honra conhecer sua vida extraordinária
Sendo uma admiradora de Charles Dickens há alguns anos, eu estava em dívida literária por ainda não ter lido esse livro, mas finalmente resolvi pagar meu débito. Custou-me 4 meses e uma dor nas costas por ter carregado o volume único na mochila, mas valeu a pena.

A riqueza das metáforas e a profundidade das observações desse autor sempre me fascinam. Ele consegue descrever tão bem cada sensação, que sinto os sofrimentos e as alegrias junto com os personagens.

Esse era o ?filho favorito? do próprio autor, sendo considerado o mais autobiográfico entre suas obras. Acompanhar a trajetória do David é um misto de sensações. Começamos vendo ele sofrer a amargura de uma infância abandonada e explorada, sem podermos fazer nada. Isso incomoda porque reflete uma realidade infelizmente ainda atual. Mas essa é a importância da narrativa, que denuncia a crueldade do mundo.

Para além desse início doloroso, somos apresentados a diversos personagens caricatos e memoráveis, alguns queridos, como a Sra. Peggotty, a tia Betsey, Dora, Agnes, a família Micawber, outros detestáveis, como Uriah Heep e os Murdstones, mas todos têm seu espaço para deixar uma lição e nos cativar, apesar de suas falhas.

Atravessamos uma variedade de acontecimentos, que oscilam entre o drama e a comédia, o que torna a leitura muito dinâmica e agradável, apesar de suas mais de mil páginas serem um desafio. Trata-se de um grande relato da vida como ela é, às vezes absurda, mas com seus muitos encantos.

Por fim, preciso registrar que Dev Patel interpretou o David Copperfield perfeitamente! Só conseguia lembrar dele enquanto lia cada capítulo.