Carmilla

Resenhas - Carmilla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mirian127 26/06/2023

Curto, interessando e esquecível
O Livro Carmilla, de Sheridan Le Fanu, foi fundamental para a criação da mitologia do vampiro e para o grande livro de Bran Stoker, Drácula. No entanto, a história deixa muito a desejar, devido ao número curto de páginas que mesmo com textos de apoio interessantes, - Tanto que me pegaram mais o foco e serão mais memoráveis que a história em si - o livro nos diz que falta algo.
Falta profundidade na história e nos personagens, informações e sal. A sensação de mistério, misturada com a magia de um clássico gótico, não é o suficiente para deixar a história interessante. Claro, é um livro antigo, mas mesmo para mim, uma pessoa com fascinação por vampiros e suas histórias, achei uma perda de tempo, um livro totalmente esquecível e parece até mal escrito.
Sinto que Carmilla podia ter dado respostas sobre ela, queria saber a sua história e de sua família, mas o livro é como se fosse apenas um relato de experiência da protagonista, que nem lembro o nome, sobre como foi de atraída por uma vampira, que se alimentava dela e se hospedava em sua casa.

E por fim tenho a disser que o não é romance, não a paixão, apenas atração.

nina 24/07/2022

bom e interessante
em primeiro lugar, essa foi uma leitura bem diferente da minha usual, mas eu gostei!
foi um livro bom e que, quando eu peguei pra ler de verdade, fluiu rapidinho.
não amei ou adorei, mas não sei dizer o porquê kkkkkkk acho que o final foi meio corrido e pouco impressionante, mas o resto do livro foi bastante bom :)
achei o texto (dissertação, redação, sei lá), que veio antes da história em si, muito interessante! pra quem tiver essa mesma edição, recomendo muito que não pule direto pra trama ;)

Sílvia 31/12/2021

Autor interessante
Segundo texto do autor que eu leio e confesso que gostaria que ele fosse mais conhecido e difundido em terras tupiniquins. O outro texto dele me fez chorar de tanto rir, o nome é O fantasma e o consertador de ossos. Em Carmilla temos uma história bem macabra com jovens lindas, doenças misteriosas, coisas inexplicáveis e explicações inverossímeis. Gostei !

Ila_lu 01/09/2021

Uma leitura viciante e surpreende, essa edição é excelente, super indico a aquisição e leitura desta obra.

Deixo aqui um trecho desta obra, "Carmilla estava linda. Nada superava a beleza do seu tom de pele. A meu ver, sua formosura era acentuada pelo gracioso langor que lhe era tão peculiar."

giu 22/06/2021

vampiras lésbicas, quem diria ein?
Um clássico da literatura gótica, Carmilla foi meu primeiro contado com histórias de vampiros, e não qualquer vampiro, uma vampira lésbica, e posso dizer que gostei demais.

A leitura correu muito bem, a escrita é bem simples apesar de ser um livro clássico e em geral eu gostei bastante, mas acredito que a obra em si não seja tão surpreende assim. Obviamente ela tem um peso histórico enorme e é justamente isso que a faz tão importante e tão aclamada, Le Fanu foi o primeiro a tratar da questão erótica e sensual dos vampiros, o ato de seduzir para encontrar presas, e também o primeiro a incluir simbologias como a da estaca. Sua obra influenciou diversos outros autores e justamente por isso que acho que não encontrei nada de muito surpreendente nela.

Os anexos presentes nessa edição foram também um ótimo complemento, porém acredito que funcionaram melhor depois da leitura da obra, e não com antecipação a ela.

Elton 01/02/2021

Mito do vampiro e sexualidade
Escrito mais de 20 anos antes de Drácula, obra que popularizou o mito do vampiro como conhecemos hoje, Carmilla é uma novela que conta a história de uma vampira sedutora... E lésbica.
O curioso sobre a história é que o discurso não é claro, é difícil saber se a obra, à sua época, visava debater sexualidade, condenar a homossexualidade ou apenas utilizava como um recurso narrativo secundário (acho pouco provável esse último). E por isso é tão interessante até hoje. É um narrativa cheia de erotismo (ainda que sutil) e suspense que prende a atenção e não se torna menos apreciável por conta do final morno e estranhamente abrupto.
Como dito no próprio prefácio da edição, "um vampiro heterossexual é um vampiro domesticado", a energia sexual do vampiro é um interessante objeto de estudo. Por que um ser imortal e poderoso precisaria se curvar às normas, moralismos e preconceitos da nossa sociedade?

Max 15/11/2020

Um dos melhores livros com vampiros
Embora seja um dos primeiros livros sobre vampiros, onde muitas coisas ainda estavam sendo estabelecidas e seriam usadas em outras histórias, como o fato de matar um vampiro usando uma estaca de madeira, o livro consegue ser bem melhor que muitas histórias de vampiros que vieram depois (e que se inspiraram nessa).

Fui atrás das adaptações dessa história e como é difícil achar uma que faça jus a essa obra. Sempre modificam algumas coisas que eu nem entendo o porquê da modificação, como mudar o nome de alguma das protagonistas ou não conseguir adaptar a Carmilla como ela é descrita no livro.

É um livro de literatura gótica que te deixa com mais vontade de ler sobre esse tema.

ariane169 23/11/2023

Carmilla
A história é simples, de fácil entendimento e de rápida leitura. Carmilla é muito misteriosa e sedutora. É muito interessante lê-lo por ser um pioneiro nas histórias sobre vampiros. Gostei e acho um livro indispensável pra quem gosta de livros mais góticos e sobrenaturais :))

Edson Camara 31/12/2016

Sugiro que sua leitura de Carmilla seja feita a noite e com todas as luzes apagadas
Carmilla, obra gótica, escrita e publicada em 1872, 25 anos antes de Drácula, pelo escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fenu, é junto com Drácula, O médico e o monstro e Frankenstein, os expoentes da literatura gótica de terror do século dezenove. A história de Carmilla contada pelo ponto de vista de sua anfitriã Laura vai crescendo e se desenrolando de forma sútil e romântica, as vezes previsível demais, outras misteriosa, para no final esclarecer o mistério da linda e confusa jovem Carmilla que encantava a todos com sua formosura. Foi nesta obra que o também irlandês Bram Stoker se baseou para criar Drácula, embora, Carmilla em minha opinião, apesar de ser um texto curto, nos envolve e nos cativa muito mais. Imperdível para quem, como eu, gosta de romances góticos e de literatura de terror e acredita em vampiros. Sugiro que sua leitura seja feita a noite e com todas as luzes apagadas. Garanto alguns pequenos sustos e sobressaltos.
Esta edição em livro de bolso da editora hedra traz uma introdução sobre a literatura gótica de vampiros bem interessante escrita pelo professor em literatura da lingua inglesa, Alexander Meireles da Silva.

Fernanda A. 04/09/2015

Incrivelmente interessante
A edição da Hedra tem muito mais do que o conto de Carmilla de Sheridan, sua introdução traz importantes informações sobre a construção do mito do vampiro ao longo dos séculos, além de uma completa lista de filmes e livros inspirados na protagonista.

O livro é pequeno mas considero a história muito rica, Carmilla é uma personagem apaixonada por sua anfitriã, Laura. Laura sente-se terrivelmente atraída por Carmilla, mas estranha sua relutância em contar detalhes de sua vida antes de chegar ao castelo.
Quando sozinha, Carmilla é um ser faminto que usa de crueldade para se alimentar, ela traz o medo e espalha a febre à suas pobres vítimas no vilarejo próximo ao castelo.

Tainá 13/11/2010

O livro tem uma introdução muito interessante. Nela há um histórico sobre o mito do vampiro.

A história de Carmilla é interessante. Talvez um pouquinho morna se comparada com as histórias contemporâneas. Mas bastante interessante e rica em características que depois se tornaram fundamentais em histórias de vampiro.

juju.esteves 03/03/2024

?Você é minha, você deve ser minha??
Carmilla é um livro para as bichonas góticas, e eu adorei.

Uma dica: leiam ao som de alguma playlist com músicas clássicas góticas, foi uma experiência incrível, me deixou completamente submersa na história!!

Pensava que a linguagem seria um empecilho por ser um livro bem antigo, mas a escrita é super fluida e bonita, principalmente nas falas da vampira.

Acredito que muitos tenham uma expectativa frustrada por não ter nenhuma consumação de algum ato sáfico mas eu penso que o jeito que foi escrito está perfeito com a mensagem que o autor quis passar! Carmilla não desejava Laura ou Bertha, desejava apenas seu sangue, e a ambiguidade de suas falas expressa esse desejo de forma plena e satisfatória.

Os anagramas com o nome da condessa me deixaram supresa e bem intrigada. Apesar de ser previsível, acredito eu por ser uma das primeiras histórias sobre vampiros e por isso não ter muito desenvolvimento na trama, a história me deixou entretida e imersa durante toda a leitura.

Senti falta de um aprofundamento nos personagens em si, seria muito bom saber mais sobre a família Karnstein. Mas apesar disso é uma leitura ótima e bem rápida, recomendo a todos que se interesse por leituras sobre vampiros!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5