Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juju.esteves 03/03/2024

?Você é minha, você deve ser minha??
Carmilla é um livro para as bichonas góticas, e eu adorei.

Uma dica: leiam ao som de alguma playlist com músicas clássicas góticas, foi uma experiência incrível, me deixou completamente submersa na história!!

Pensava que a linguagem seria um empecilho por ser um livro bem antigo, mas a escrita é super fluida e bonita, principalmente nas falas da vampira.

Acredito que muitos tenham uma expectativa frustrada por não ter nenhuma consumação de algum ato sáfico mas eu penso que o jeito que foi escrito está perfeito com a mensagem que o autor quis passar! Carmilla não desejava Laura ou Bertha, desejava apenas seu sangue, e a ambiguidade de suas falas expressa esse desejo de forma plena e satisfatória.

Os anagramas com o nome da condessa me deixaram supresa e bem intrigada. Apesar de ser previsível, acredito eu por ser uma das primeiras histórias sobre vampiros e por isso não ter muito desenvolvimento na trama, a história me deixou entretida e imersa durante toda a leitura.

Senti falta de um aprofundamento nos personagens em si, seria muito bom saber mais sobre a família Karnstein. Mas apesar disso é uma leitura ótima e bem rápida, recomendo a todos que se interesse por leituras sobre vampiros!!

MissCaixeta 31/10/2023

E com esse livro encerro meus lidos no mês de outubro, 7 no total, e estou completamente feliz com essa leitura. A primeira história de vampiros sendo do sexo feminino, (por mais que seja mais no sentido s3xu4l), e publicada em 1872. A história é boa, os personagens, tem um ar de mistério, pq não fala sobre a família de Carmilla, ou sobre seu passado, Oq deixa o enredo bem misterioso. O livro tem a pegada gótica, e por ser de época é uma leitura bem rápida e fluida.

Gabirutz 08/04/2020

Incrível
Livro maravilhoso, com questões que superam a época em que foi escrito e sendo inspiração de várias obras maravilhosas, Carmilla deveria, em minha opinião, ganhar maior reconhecimento. Ganhou meu coração mesmo sendo, de certo, "simples" e pequeno. Recomendo com toda certeza!

Hünä 05/07/2020

Carmilla é, em poucas palavras, a obra que criou os vampiros e monstros modernos. Sem o livro de Le Fanu, é improvável que clássicos como Drácula existiriam da forma como conhecemos.

Rob 06/07/2020

Lésbicas futuristas
Apesar de ser um conto longo (com cerca de 80 páginas), Carmilla entrega tudo que é necessário em uma boa literatura. Compõe os princípios estéticos de um cânone e ainda entrega mistério, sensualidade e drama. Atenta-se para o elemento do terror, pois há tenta tensão em certas passagens que me vi realmente assustada com q leitura.
Ao ler a sinopse, achei que haveria mais romance. Na verdade, não há nenhum. Mas há uma clara tensão sexual entre as protagonistas, que nunca chegam a consumar seu desejo (que na verdade parte somente de Carmilla).
A mitologia bem definida é diferente da que se assume atualmente nos romances de vampiro, tendo sido levemente alterada por Drácula. Mesmo assim, entrega os elementos fantásticos necessários para consolidar uma literatura mística.
Em geral, uma obra necessária e, principalmente, boa.

Gabrielle162 04/10/2020

Livros com vampiros gays são infinitamente superiores a livros com vampiros heteros.

grasielly 09/11/2020

Entendo a importância do livro na criação da mitologia de vampiros e tal, mas realmente não é pra mim. Mesmo sendo um livro curto, a leitura foi super cansativa e sem grandes atrativos (pelo menos para mim, que não tenho o costume de ler clássicos e também não ligo para vampiros).

beatriz 28/05/2022

carmilla é misteriosa, sedutora e sem dúvida nenhuma a personagem mais interessante da novela.
apesar disso, temos muito pouco dela, assim como de todos os outros aspectos, considerando que é uma história curta, bem breve.
atualmente, não há nenhuma novidade para nós nessas páginas, porém, em sua época foi sim inovador.
queria ver mais de carmilla? com certeza. talvez um pouco mais da sua história ainda em vida antes de ser vampira...

enfim muito se fala sobre drácula, mas pouco sobre esse romance que antecedeu muitas das histórias de vampiros que temos hoje.

Lucca 31/01/2021

A fonte do Conde Drácula
É muito interessante ler a obra que inspirou um clássico. Muito bem escrita e com elementos de horror muito bem estabelecidos durante o decorrer da história, sem falar na forte tensão sexual que o autor colocou que é uma das partes que mais me chamou atenção.

Vidal 05/04/2021

3.5

Recomendo a leitura, é um conto bem curto e interessante. Ele é precedido por uma contextualização sobre como Carmilla influenciou o mundo dos vampiros, sobre os vampiros que vieram antes dela e como ela foi essencial para várias mudanças e elementos que as histórias sobre vampiros carregam até hoje.
Infelizmente o final da história é muito corrido, mas é compreensível já que o livro é a junção de vários contos publicados em um folhetim há anos atrás.

Laysla9 23/12/2022

Carmilla
Comecei a ler essas madrugada e terminei agora, livro maravilhoso! Um dos primeiros livros sobre vampiro na literatura.

Angel 01/05/2022

Essencial para o universo vampiresco
Essa é uma leitura obrigatória no universo vampiresco
Le Fanu foi um dos escritores mais populares do século XIX do Reino Unido, com 14 romances e aproximadamente 30 contos, é considerado como pai da história de fantasma moderna.
Uma das inspirações para a criação de Carmilla foi Elizabeth Bathory, um condessa nascida na região onde hoje se encontra a República Eslovaca no século XVII. Ela atraiu e matou cerca de 600 jovens em um período de 6 anos para usar o sangue delas para manter sua beleza.
Carmilla trouxe para o universo vampiresco, além de inspiração, itens e formas nunca vistas antes. Foi nesta obra que foi estabelecido a morte de um vampiro pela primeira vez, através da estaca de madeira, também foi visto pela primeira vez o vampiro se transformar em algum animal. A obra foi papel chave para elaboração de inúmeras outras, dentre elas, a mais famosa: Drácula de Bram Stoker.
Quanto à narrativa, tem um mistério envolvente e a própria Carmilla deixa tudo mais misterioso e sedutor. Mas é necessário atenção aos detalhes para perceber o quão subversiva Carmilla foi descrita.
A edição da Hedra é muito boa, contando com várias curiosidades e um prefácio incrível. Com certeza uma edição que eu recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5