Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Viviane 11/06/2024

Queda de Gigantes
Ken Follett escreve maravilhosamente bem a história de famílias de países e estratos sociais diferentes, que se cruzam em algum momento da narrativa, no contexto da Primeira Guerra Mundial.
História cativante e emocionante, com personagens tão ricos e bem elaborados que poderiam muito bem ter existido de verdade.
Muito bom!
Bárbara 13/06/2024minha estante
Deu vontade de ler!

Luiza 02/06/2024

Um romance de ficção histórica.
É um livro muito bem escrito e os capítulos vão intercalando a história das famílias, que são o centro de tudo. A primeira guerra mundial é o ponto em comum entre todas as famílias.
Vale muito a leitura, não olhe o tamanho, só comece.

LaryShelf 02/06/2024

Primeira Guerra Mundial
Primeiro livro da trilogia histórica de Ken traz os fatos que levaram à Primeira Guerra Mundial, seu desenrolar e como tudo terminou deixando dicas sobre o que viria a seguir no mundo.

Um livro extremamente denso, como muitos detalhes, muitos personagens e muita informação. Acredito que o que o torna interessante é o mesmo que o torna cansativo. É incrível para entender melhor os acontecimentos históricos já que traz o cenário político e social da Primeira Guerra de forma muito mais empática e pessoal já que o autor nos faz seguir a vida de diversos personagens, cada um pertencente à países importantes durante a guerra. Me senti vivenciando na pele cada fato, entendendo melhor as nuances dos acordos assinados, da mente tanto dos aristocratas como dos trabalhadores, da luta das mulheres por espaço numa época tão preconceituosa. Me apaixonei por alguns personagens e suas ideologias, assim como odiei alguns, mas o fato é que todos tiveram sua cota de importância no desenrolar dos acontecimentos, agindo de forma direta ou indireta para o início e o fim da Guerra.

Foi um livro difícil de ler por ter detalhes demais e muitas descrições, mas era instigante ver personagens históricos se misturando com fictícios de uma forma tão natural e coesa assim como os lugares citados, alguns reais e outros não. O autor soube criar uma trama intrincada onde tudo acaba se conectando no final, a história transcorre de forma firme e onde cada ação tem uma reação bem definida. Uma verdadeira aula de história em forma de romance que me ajudou a entender bem melhor sobre uma dos momentos históricos mais tensos do mundo.

A Literatura Escarlate 01/06/2024

Queda de Gigantes é o primeiro volume da trilogia O Século, de Ken Follett, autor de Os Pilares da Terra, publicado em 2010 pela editora Arqueiro, o livro possui uma capa que não chama muito a atenção e uma quantidade de páginas que pode assustar, mas é uma obra envolvente, com uma precisão histórica impressionante. Follett constrói o contexto histórico de maneira a não torná-lo cansativo, mas sim, um elemento integral da narrativa.
A história acompanha membros de famílias ao redor do globo: os Dewar e Vyalov nos Estados Unidos, os Fitzherbert e Williams no Reino Unido, os Ulrich na Alemanha, e os Peshkov na Rússia.
Follett, na minha opinião, é um autor que sabe construir muito bem seus personagens, dotando-os de características únicas e marcantes. Ele consegue manter esses elementos ao longo do desenvolvimento dos personagens durante o romance, mostrando como suas ações desencadeiam consequências na vida de todos, como uma teia de aranha bem entrelaçada.
A narrativa é envolvente, explorando as personagens, seu crescimento e como se envolvem nos acontecimentos históricos, destacando as consequências da Primeira Guerra Mundial em suas vidas. Interferindo em histórias de amor, levando jovens mineradores à guerra, e mostrando como a paz é facilmente quebrada por questões políticas, com um conde tentando usufruir da guerra para benefício próprio, entre outros eventos.
Particularmente, como leitor, me encanta essas narrativas focadas em diferentes cenários, cujas histórias acabam se entrelaçando, e como os personagens amadurecem diante dos desafios, aqui representados pela guerra e suas consequências.
O único aspecto que não me agradou foi a expectativa de cenas de guerra mais sangrentas e brutais, que levassem à morte de personagens. Isso, no entanto, é uma expectativa pessoal. Outro ponto, também relacionado às minhas expectativas, é a construção de alguns arcos de personagens, que considero repetitivos, como o vilão que se dá bem durante todo o romance e dificulta a vida dos mocinhos, e o casal apaixonado que só fica junto no final, após passar por muitos obstáculos. Quem está familiarizado com os livros de Ken Follett, como Os Pilares da Terra (1989) e Mundo Sem Fim (2015), vai entender bem.
Tirando esses aspectos de cunho pessoal, o livro é excelente. É uma ótima leitura para aqueles que apreciam um romance histórico. Quando o livro chega ao fim, você vai querer pegar o segundo volume imediatamente. Vale a pena a leitura.

Roberto460 28/05/2024

Muito melhor que uma aula de história. Me interessei novamente pela história da primeira guerra graças a esse livro.

Natalia1512 26/04/2024

Como sempre uma obra prime de Ken Follet
Fiquei com receio de ler por começar e enjoar no mio do caminho já que ele é enorme, mas pelo contrario, o livro é magnífico. Eu que tinha que me atentar pro horario se nao iria virar dias e dias lendo ele sem parar. As historias sao magnificas e incríveis. Adoro o jeito como o Ken consegue mesclar a vida de real da ficção, esse livro devia ser obrigatório em todas as escolas!!!!

Rafael2157 25/04/2024

PERFEITO
Minha primeira vez lendo um romance histórico. Sempre tive curiosidade em relação a Ken Follett e quando achei esse livro por 10 reais no sebo logo comprei. Garimpei ouro. É fantástico do início ao fim.

Mal posso esperar pra ler a trilogia inteira.

Livinha 12/04/2024

Genial!
Esse é o segundo livro do Ken Follet que leio e eu acho que nunca vou me acostumar com a sua inteligência.
Nunca tinha lido nada sobre a Primeira Guerra e esse livro foi como uma aula!
O que mais me encanta nos livros do autor são os personagens super bem construídos. Cada um é tão peculiar que mesmo com a quantidade de protagonistas em momento algum você se confunde.
Tirei 0,5 estrela porque não me conformei do Fitz não ter sido desmascarado a respeito das traições. Do resto, impecável!

Carol 29/03/2024

Livro bom!
Gostei bastante!
Demorei um pouco pra conseguir ler porque são muitas páginas, muitos personagens e eu me perdia demais
Mas gosto do crescimento dos personagens e de como as coisas foram se mesclando com a realidade
Me fez pesquisar MUITA coisa sobre a primeira guerra que eu não fazia ideia, mas fiquei muito feliz por ter lido isso
Gostei c;

Brunny Rocha 28/03/2024

Um drama muito bem elaborado que mistura com muita sabedoria a ficção da realidade.
Depois dos 30% da história, a gente está tão envolvido com os personagens e sua trajetória que nos pegamos torcendo, ficando triste, e comemorando suas alegrias.
Além do prazer da leitura, uma fonte de conhecimento, aprendi tanto com esse livro ??

Vinícius 27/03/2024

É fascinante como Ken Follett habilmente entrelaça ficção com fatos históricos, proporcionando uma compreensão clara de eras passadas que nos faz questionar nosso desinteresse anterior por aulas de história. A trilogia “Os Pilares da Terra” foi uma imersão cativante na Idade Média, e “A Queda dos Gigantes” seguiu o mesmo caminho, sem deixar a desejar. A habilidade de Follett na criação de personagens e no desenvolvimento de uma trama complexa é notável, e apesar da extensão da obra, ela nunca se torna tediosa. Para aqueles hesitantes em enfrentar um livro volumoso, podem embarcar nesta leitura sem receios, pois é garantido que a terminarão; e para os já familiarizados com o trabalho de Follett, este livro certamente capturará sua total atenção.

Ana 26/03/2024

Uma verdadeira aula de história sobre a primeira guerra mundial. O autor descreve todas as articulações políticas até chegar na guerra propriamente dita. Misturando personagens reais com fictícios, o autor nos traz uma história completa e impecável sobre a guerra.

GeL 21/03/2024

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Senta que o papo por aqui vai ser longo rs.

E aí meu povo, tudo bom com vocês? Se a tua vibe é livros de ficção histórica, continue por aqui porque esse foi feito para você, sem sombra de dúvidas.

Ken Follet nos apresenta em sua trilogia O Século o período de guerras que mudou a humanidade, em Queda de Gigantes vamos ter um recorte histórico no período da Primeira Grande Guerra. O livro é dividido em partes e as principais vão mostrar o pré guerra, a guerra em si e o pós guerra, tudo isso seguindo personagens fictícios, afinal isso é um romance.

Bom, vamos falar um pouco sobre cada período. No começo de tudo vemos um mundo em tensão, os grandes impérios com seus governantes arrogantes e que ainda insistiam em velhos modos de governar. Cada um tinha interesses próprios e vontade de expandir seu território, porém estamos vivendo em um mundo muito mais civilizado e que respeitava minimamente a soberania do outro. Já existia uma guerra aquecendo e que precisava apenas de um estopim, que foi o assassinato do Arquiduque.

Logo em seguida a guerra é deflagrada e os aliados se unem para defender seu território. Vamos ter Alemanha em duas frentes de batalha, contra a Rússia e a França. A princípio a Alemanha se sai muito bem, porém com a força dos aliados aumentando a guerra entra em um impasse até a declaração de paz. Nessa parte vemos várias decisões tomadas por muita gente incompetente e que acabou por levar milhões à morte. A revolução Russa também acontece o que acaba por levar a saída do país da guerra. É o começo da queda dos impérios e uma nova ordem mundial se estabelecendo.

Ao final vamos ter um pouco do pós guerra, como cada país saiu ao fim de tudo e obviamente com a Alemanha sendo obrigada a pagar a conta. Ainda teremos algumas confusões e pequenas batalhas acontecendo fora do cessar fogo principal entre os países, e claro, o desfecho dos personagens.

Como eu disse, isso é um romance, e o Ken vai nos dar uma aula de história romantizada, se mantendo o mais fiel possível aos fatos históricos, mas tudo é contado através da visão de diversos personagens. Temos o núcleo galês, americano, inglês, alemão e russo, e em cada um deles temos um leque de personagens muito interessantes e grande. São famílias que vão ter suas histórias contadas e dentre eles alguns vão se destacar e eu preciso falar sobre eles para vocês.

Billy é o galês que aprendeu muito com o pai, um sindicalista, a defender o direito do seu povo. Ele tem uma ousadia e força de caráter admiráveis. Ele é um confrontador e não aceita tudo tão facilmente, definitivamente um dos meus favoritos. Ele tem uma irmã, Ethel, que começa como uma criada bem iludida e envolvida em um romance proibido, mas que tem um grande desenvolvimento ao longo do livro e o plot dela é um dos mais interessantes no livro.

Entre os ingleses nós temos Lady Maud e Fitz, ambos irmão e aristocratas, mas enquanto Maud é inclinada politicamente a entender e lutar pela causa feminina, Fitz é um direitista e defensor ferrenho da monarquia. Fitz vai te fazer passar muita raiva ao longo do livro rs. Os irmãos tem um amigo alemão, Walter, que é genial e também um dos meus favoritos. Ele auxilia na diplomacia alemã na Inglaterra e sério, é um personagem genial e que nos faz torcer com força para que ele sobreviva a guerra.

Do lado americano nós temos Gus, filho de um senador americano, ele é um personagem que vai passear bastante entre os núcleos. A maior parte da história vai focar na Europa e ter um vislumbre da América democrática é um refresco em toda a monarquia europeia rs. O Gus vai estar no centro do poder americano e através dele vamos ter a visão dos EUA nesse período.

Por fim chegamos aos russos, um dos plots mais interessantes. Sempre achei a história da Rússia muito interessante e esse livro só deixou mais interessante ainda. Vamos acompanhar Grigori e o sonho dele de viver em uma sociedade melhor. Ele é um bolchevique que odeia o Czarismo, se preparem para vê-lo atuando bastante durante a revolução Russa. O Grigori é um sonhador e ele idealiza muito o país em que ele quer viver, e logo ele vai descobrir que nem todo sonho pode se tornar realidade.

Como disse, em algum momento esses personagens vão se encontrar e ao mesmo tempo vão viver suas próprias histórias, o que enriquece muito o livro. Cheio de informações e que nos faz querer conhecer ainda mais a história mundial. Essa foi a minha segunda vez lendo e nossa, como valeu a pena!

Indico demais que todos leiam e mergulhem nessa aula de história romanceada e tão bem escrita que você vai se sentir vivendo tudo junto com os personagens.

Até breve!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2024/03/resenha-456-queda-de-gigantes.html

Adriel Alves 20/03/2024

Romance histórico de primeira!
Ler Queda de Gigantes é ter a certeza de que irá se encantar com a profundidade dos personagens. São pessoas descritas com tanta personalidade que parecem íntimas de nós. Junto a isto, temos a habilidade de Follett na escrita, que a torna fluida e divertida de se ler. Certamente houve muito estudo para compor o livro, haja vista a minúcia com que são tratados os fatos históricos. Somos inseridos naqueles contextos como se estivéssemos lá junto com os protagonistas. Queda de Gigantes é um livro gigante, em todos os sentidos, uma obra obrigatória para quem ama ler.