Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Luiza 18/05/2023

É um bom livro mas nada espetacular como dizem
Percebi que não me encanto muito com contos porque apesar desses serem muito interessantes e deixarem sim uma reflexão eu demorei a entrar no ritmo da leitura.
Pra quem quer ler algo poético e que deixe a imaginação aguçada esse é o livro ideal mas se você quer algo que tenha ligação e um começo meio e fim não vale a pena.

IGuittis 15/05/2023

Antologia com 18 contos, e todos de um nível assim maravilhoso.
Primeiro contato que eu tenho com a escrita da Lygia, resolvi iniciar pelo livro de contos, um pouco com o pé atrás com medo de não gostar... mas eu estava enganada, claro que há contos que eu gostei mais do que outros, mas o ponto é que não há um conto sequer que eu não tenha gostado de nada.
A escrita dela passa realmente aquela impressão de que é muito fácil escrever, de que ela já tinha tudo pronto e só sentou e colocou no papel.
Meu conto preferido foi o Verde Lagarto Amarelo, eu achei ele muito chocante, o como você fica agoniado lendo.
Agora quero conhecer os romances e outros contos dela.

Giovana.Kutschenko 14/05/2023

Nesse livro a autora explora os sentimentos, as reações, situações, buscando uma narração detalhada e em alguns diálogos profundos, sobre como os protagonistas realmente pensavam diante a certas circunstâncias.
O livro por ser antigo, traz diversos discursos preconceituosos, o que pode incomodar vários leitores, como foi no meu caso. Por conta de algumas ideias, não dei uma nota maior, apesar da escrita ser boa, muitas coisas aqui não condizem com que eu considero moralmente correto, como o respeito a todos, independente da raça ou sexo.

Luli 11/05/2023

A Lygia é a Lygia né gente?! Cheia de histórias metafóricas que eu infelizmente tive que analisar para a escola e assim descobri o quão brilhante essa mulher era!

Obs: a nota foi dada baseando-se em traumas trazidos por meio dessa leitura e o contexto lido

May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, e eu precisooooo dizer que vocês devem conhecer a Lygia! Eu também a evitava, lembrando das atividades dos livros didáticos com trechos que eu não entendia xongas. Mas veja bem, notou que com os anos de leituras começamos a aspirar obras de outro escalão? Lygia faz parte disso, e é a melhor recomendação que posso te dar hoje.

Antes do Baile Verde é uma reunião dos melhores contos selecionados pela própria autora, e eu fiquei muito feliz de conhecê-la assim. Adoro contos, e faço consumo deles quando quero conhecer um autor novo e aparentemente difícil. Lygia está longe de ser difícil na escrita, mas guarda uma genialidade nos contos que pode ser necessário reler alguns. Alguns tive de pesquisar para saber outras interpretações, e é fantástico como uma escrita reverbera em tanta gente de variadas formas!

Fiquei com gostinho de Quero+ quando finalizei, pensando "Já? Por que parou, parou por quê?". Você já leu esse livro ou ficou com vontade de ler? Você me recomenda mais algum título da Lygia?

Denise.Lopes 08/05/2023

Contos curtos e interessantíssimos
Adorei a experiência e indico para quem quer começar a ler contos curtos, interessantes e envolventes ?

Silva 06/05/2023

Dá sim pra ser patriota!
Ela sabe dissociar como ninguém mesmo, incrível uma old querida ter sido capaz de escrever com tanta precisão sobre pessoas que não existem e ainda assim elas serem tão reais. Porque assim, mesmo com poucas páginas alguns contos e começados de um ponto de partida aleatório que deixa no final pontas soltas ainda foi o Suficiente.

Maria 03/05/2023

Primeiro livro que leio dessa autora. Ouvi muita gente falando bem e indicando, logo, criei muita expectativa e involuntariamente idealizei um livro que na realidade foi outro totalmente diferente.
Apesar disso, a Lygia Fagundes escreve absurdamente bem, é lindo de se ler!
Os contos começam inocentes, mas sempre no final surpreendem, e deixa o leitor pensativo e meio chocado.
Meu problema foi ter imaginado uma coisa, e ele ter sido outra. Logo, o problema está em mim, não no livro.
Então, alguns contos mudaram minha vida e existência, porém a grande maioria não foi tão boa.
Leiam, vai que dá bom.

Carla671 01/05/2023

Melhor livro de contos que já li
Lygia como sempre é contundente.
Ao final de cada conto uma surpresa, um susto, um medo despertado.
Difícil escolher um conto favorito nessa obra tão incrível, mas gosto muito de:
Meia noite em ponto em Xangai
Eu era mudo e só
Venha ver o por do sol
Antes do baile verde
O menino

CAcera3 30/04/2023

Antes do baile verde - Lygia Fagundes Telles ??
Lygia foi a escritora que definitivamente me fez gostar de contos. Sempre me considerei uma aficcionada pelas narrativas longas, calhamaços não me assustam, do contrário. Porém sempre tive dificuldades com as narrativas curtas, pois sempre achei que não me prendiam ou impactavam o suficiente. Salvo os contos de Clarice, de quem sou fã a respeito de tudo que li dela até então, outras narrativas curtas não me cativavam.
Então numa dessas crises de ansiedade onde eu não conseguia decidir o que ler e não me apegava a nenhuma leitura os contos do livro Antes do baile verde foram companhias deliciosas. Não conseguia ler apenas um por vez, tamanha a maestria da autora. Lygia tem o dom que eu considero para mim imprescindível nas narrativas curtas: o impacto. Além da escrita poética e incrivelmente envolvente, ela consegue nos dar finais que simplesmente nos nocauteiam. Não importa qual seja a temática, ela consegue nos deixar de queixo caído com os desfechos e revelações de suas histórias. Isso sem falar na profundidade filosófica que há por trás de seus contos.
Para mim os preferidos desse primeiro livro de contos da autora foram ?Apenas um saxofone?, ?Helga? e ?Natal na barca?.
O primeiro conta a história de uma mulher que relembra sua história de amor e deseja reencontrar ou ao menos ter notícias do seu amado.
O segundo é sobre um brasileiro com cidadania alemã que vai para a guerra e lá conhece uma mulher com quem se casa. Ele acha que a amou, porém o desfecho de sua história mostrará algo bem diferente.
E o terceiro é sobre um encontro de duas mulheres em uma barca no dia de natal. A narradora se vê diante de uma realidade insólita e após esse encontro percebe-se um momento de epifania.
Como podem ver, são premissas simples, mas cada um é impactante a sua maneira.
Estou rendida a escrita de Lygia Fagundes Telles e com certeza lerei mais e mais contos dela.

Instagram @maecomlivros

nico53 30/04/2023

Esse com certeza entra para minha lista de favoritos. A escrita de Lygia é encantadora, te prende, te cativa! As emoções, os sentimentos, as sensações passadas pelos contos é incrível. Tive meu favoritos, claro, mas todos são imprescindíveis em si. De longe a melhor literatura brasileira que li até então (não que eu já tenha lido muitas, mas ainda sim ?), Lygia faz mágica com as palavras.
Um livro que sinceramente vou recomendar para amigos, eu amei demais e pretendo até reler daqui um tempo!

Lynn 30/04/2023

Antes do baile verde: O belo, o profundo e o sombrio.
Além de sua beleza estética, "Antes do Baile Verde" possui contos de uma intensidade impressionante. Alguns deles surpreendem e chocam o leitor, mostrando a capacidade da autora de explorar os aspectos mais sombrios da natureza humana. Entre os contos mais marcantes estão "Antes do Baile Verde", "Venha ver o pôr do sol", que me deixou atônita no final, e "O Menino", que fala sobre a perda da inocência e idealização infantil sobre os pais. Recomendo muito.

Poly 30/04/2023

E se não vê a sombra das minhas asas, é porque foi cortada
Lygia Fagundes Telles já declarou em uma entrevista: ?A criação literária? O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor, ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão?.

"Sua grande força me parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas, assimiláveis por qualquer um. Quem quer simplesmente uma estória tem quase sempre uma estória. Quem quer a verdade subterrânea das criaturas, que o comportamento social disfarça, encontra-a maravilhosamente captada por trás da estória. Unir as duas faces, superpostas, é arte da melhor."
- Carlos Drummont de Andrade sobre Lygia
Daniel 30/04/2023minha estante
Nossa! Esse livro é muito bom!

Corquiola 29/04/2023

Mesmo que não goste dos enredos, ninguém consegue passar por esses contos sem ver o quanto Lygia escrevia bem, como de forma simples, fala sobre temas difíceis, nunca sendo óbvia e ao mesmo tempo sem dar nada de mão beijada.
Com estes contos, você se vê em situações inerentes ao ser humano de forma imersiva e profunda, te fazendo pensar neles até muito tempo depois da leitura.

Enzo 27/04/2023

Historias cinematográficas
Incrível o fato da autora conseguir narrar tão bem todos os contos presentes. A experiência imersiva de todas as histórias devem-se pela sutileza das descrições das emoções dos personagens e, além disso, pelas situações corriqueiras trabalhadas em todos os contos. Cada final aberto de um conto me dava vontade de voltar e reler. Excelente livro para se ler devagar, recomendo!