Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

nico53 30/04/2023

Esse com certeza entra para minha lista de favoritos. A escrita de Lygia é encantadora, te prende, te cativa! As emoções, os sentimentos, as sensações passadas pelos contos é incrível. Tive meu favoritos, claro, mas todos são imprescindíveis em si. De longe a melhor literatura brasileira que li até então (não que eu já tenha lido muitas, mas ainda sim ?), Lygia faz mágica com as palavras.
Um livro que sinceramente vou recomendar para amigos, eu amei demais e pretendo até reler daqui um tempo!

Lynn 30/04/2023

Antes do baile verde: O belo, o profundo e o sombrio.
Além de sua beleza estética, "Antes do Baile Verde" possui contos de uma intensidade impressionante. Alguns deles surpreendem e chocam o leitor, mostrando a capacidade da autora de explorar os aspectos mais sombrios da natureza humana. Entre os contos mais marcantes estão "Antes do Baile Verde", "Venha ver o pôr do sol", que me deixou atônita no final, e "O Menino", que fala sobre a perda da inocência e idealização infantil sobre os pais. Recomendo muito.

Poly 30/04/2023

E se não vê a sombra das minhas asas, é porque foi cortada
Lygia Fagundes Telles já declarou em uma entrevista: ?A criação literária? O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor, ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão?.

"Sua grande força me parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas, assimiláveis por qualquer um. Quem quer simplesmente uma estória tem quase sempre uma estória. Quem quer a verdade subterrânea das criaturas, que o comportamento social disfarça, encontra-a maravilhosamente captada por trás da estória. Unir as duas faces, superpostas, é arte da melhor."
- Carlos Drummont de Andrade sobre Lygia
Daniel 30/04/2023minha estante
Nossa! Esse livro é muito bom!

Corquiola 29/04/2023

Mesmo que não goste dos enredos, ninguém consegue passar por esses contos sem ver o quanto Lygia escrevia bem, como de forma simples, fala sobre temas difíceis, nunca sendo óbvia e ao mesmo tempo sem dar nada de mão beijada.
Com estes contos, você se vê em situações inerentes ao ser humano de forma imersiva e profunda, te fazendo pensar neles até muito tempo depois da leitura.

Enzo 27/04/2023

Historias cinematográficas
Incrível o fato da autora conseguir narrar tão bem todos os contos presentes. A experiência imersiva de todas as histórias devem-se pela sutileza das descrições das emoções dos personagens e, além disso, pelas situações corriqueiras trabalhadas em todos os contos. Cada final aberto de um conto me dava vontade de voltar e reler. Excelente livro para se ler devagar, recomendo!

gabi.3 26/04/2023

Vazio. Imobilidade e vazio. Se eu ficar assim imóvel, respirando leve, sem ódio, sem amor, se eu ficar assim um instante, sem pensamento, sem corpo?

Nickao0 26/04/2023

Eu achei uma leitura bem interessante, princilalmente o fato de alguns dos contos não mostrarem o final. Houve uns dois ou tres contos que n entendi muito bem, mas é claro que também teve outros que eu adorei! Não sou fã de contos, mas definitivamente gostei de ler esse livro

Suzana94 10/04/2023

Tem seus altos e baixos
Tem contos geniais, que mudaram minha vida e tudo, mas outros bem confusos.
No geral acredito que seja uma leitura que vale a pena.

Elisa 07/04/2023

Antes do baile verde
Primeiro contato com a autora e amei muito a escrita dela. Alguns contos que se encontram aqui são bem marcantes e atuais. Recomendo muito esse livro pra quem gosta de contos, ler perfil dos personagens e conflitos cotidianos.

Contos que eu recomendo:
Apenas um saxofone
Antes do baile verde
Meia noite em ponto em Xangai
Natal na barca

carlineeeee 02/04/2023

Lygia gigante!
Foi só reler as primeiras linhas de cada conto que me lembrei da maior parte das histórias, reler lygia é como voltar pra casa ?

Leandroaug 31/03/2023

Antes do baile verde
"Antes do baile verde" é um livro excepcionalmente sensível, capaz de conquistar o leitor logo nas primeiras páginas. Cada conto é uma verdadeira pepita de ouro, convidando-nos a reler inúmeras vezes e descobrir novos detalhes a cada nova leitura.

Lygia explora temas como relacionamentos, loucura e solidão, nos levando a cenários diversos, desde apartamentos até um cemitério abandonado. Em poucas páginas, mergulhamos no fundo da alma dos personagens, e, se permitirmos, descobrimos aspectos de nós mesmos que estavam ocultos.

Sem dúvida, "Antes do baile verde" é um dos melhores livros de contos que já li. Lygia consegue transmitir, com uma sensibilidade ímpar, a complexidade da vida e dos relacionamentos humanos, deixando o leitor com uma sensação de encantamento e reflexão após a leitura.

kelly.brekker 29/03/2023

Muito bom, apenas.

...........
................
...................................................

Francisco.Tambani 27/03/2023

?Se eu ficar assim imóvel, respirando leve, sem ódio, sem amor, se eu ficar assim um instante, sem pensamento, sem corpo??

Marcos Aurélio 26/03/2023

Detalhes e minúcias necessários
Meu primeiro encontro com Lygia Fagundes Telles, e foi um presente.

Todos os contos são muito bem escritos, e são enigmáticos. Lygia fala sem dizer, mostra escondendo e deixa na criatividade do leitor o desfecho dos contos.

Gostei especialmente de "Venha ver o pôr-do-sol", "As pérolas", e "O menino". As relações humanas, medos, frustrações, abandonos são retratados pela autora.

Há muitos detalhes nos cenários descritos, detalhe que gosto muito, porque me faz mergulhar no texto.

Indico a leitura, e quero ler outros contos e livros de Lygia.

Rodolfo | @_rodolfo92 23/03/2023

Incrível como Lygia conseguia dar profundidade em situações aparentemente banais e transformá-las de tal forma que eu me flagrava refletindo por minutos seguidos ao fim de cada conto. Esse foi o meu primeiro contato com uma obra completa dela e, definitivamente, entendi o porquê de a chamarem de Dama da Literatura brasileira.