Sundae de Almôndega

Sundae de Almôndega Seth Godin

Resenhas - Sundae de Almôndega

Thaty 05/10/2017

Atenção às necessidades de mercado
De cara o título do livro me chamou a atenção. Pensei que fosse algum tipo de livro juvenil ou de culinária. A analogia que o autor usa da almôndega como as empresas tradicionais e a cobertura do sundae como o novo marketing é muito interessante. Não é preciso ir muito longe para perceber quantas empresas estão jogando chantily criando sites, blogs, redes sociais sem saber o que estão fazendo. Sem foco no atendimento ao cliente e às suas necessidades. Isso me faz recordar outros livros que li esse ano que mencionavam sobre a coerência que as empresas devem ter com a cultura organizacional. Muitas querem forjar para fora uma cultura que não existe internamente. Coisa que não se sustenta poR muito tempo. É preciso que se descubra a sua cultura e se for ruim que seja feito um trabalho de mudança que levará muito tempo para ser construída. Voltando ao livro em questão, algumas partes me chamaram a atenção: temos que prestar atenção no que está escasso nossa época - tempo, atenção, recursos naturais, confiança no ser humano é mão de obra qualificada e treinada. O novo marketing precisa criar soluções para esses novos problemas. Tem que entender também que essas situações estão em constante mudança. Outro ponto importante é propor produtos que as pessoas necessitam. Muito mais do que criar um produto e sair em busca de clientes é estar atento a necessidade de mercado. Por último destaco a importância de entender que o novo marketing está voltado em QUEM e não em QUANTOS, na valorização de mercados de nicho e naqueles potenciais clientes que já demonstraram interesse no que você tem a oferecer mesmo que a compra não seja feita naquele exato momento. A atenção tem de estar voltado no ser humano, na comunicação um a um.