Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho

Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho Charles Bukowski

Resenhas - Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho

Rick Muniz 09/01/2021

O Homem que foi Movimento

Charles Bukowski, para os íntimos “Buk”, para os críticos literários “o velho safado”. Nesse livro, ele mostra a que veio, não poupa críticas a ninguém.
Desnuda a hipocrisia social, a frivolidade da medicina, a brutalidade policial, as contradições do processo criativo...enfim, como um “fotografo social”, capta as mazelas que assolam o ser humano.
Solitário, o escritor segue apenas a pena da caneta, ou melhor, a máquina de escrever, que o guia até aos rincões sombrios e luminosos da alma humana. É verdade, com uma linguagem prática e agressiva.
Bukowski não agrada a todos, nem faz questão disso, dessa forma, consegue uma autenticidade na escrita que poucos conseguiram.
O velho não se esconde, dá tapa na cara de todos, até em si mesmo. O que o torna imperdível é o profundo sentimento de que a vida é algo raro e mágico, mesmo que o aluguel custe caro...

gleysonWHO 30/12/2020

Álcool, mulheres e Los Angeles
Pedaços de um caderno manchado de vinho é uma vigorosa e abrangente seleção de alguns desses trabalhos, a maioria dos quais ficou restrita à publicação original em jornais independentes, periódicos literários e até revistas pornôs. Entre eles estão o primeiro e o último conto de Bukowski a serem publicados, assim como seu primeiro e seu último ensaio, e a primeira das famosas colunas ?Notas de um velho safado?

Stéphanie 23/12/2020

É um Bukowski típico. Um compilado de ótimos textos, que mostram bem quem foi esse autor tão controverso no meio da literatura.

alice 07/12/2020

Ler Bukowski é sempre bom pra mim.

Sua escrita ácida e sem floreios abordando desde assuntos banais, de bebedeiras sem fim até assuntos extremamente profundos sobre luto e solidão...

Jéssica 18/11/2020minha estante
Adorei a resenha, Maria.

Maria 18/11/2020minha estante
Fico feliz que tenha curtido, Jéssica

Dnrbnc 25/10/2020

O livro é de contos, em sua maioria. Tendo relatos de críticas que parecem crônicas também. Curti!

Anderson916 08/09/2020

Lindo, maravilhoso, demais! Monstro. Fdp do cacete!!
Sensacional, amo demais esse velho fdp.. porra, demais, muito bom.

Isadora.Sodre 03/09/2020

Sempre que leio Buk fico sem palavras. Esse livro é um misto de seus contos e prosas. É muito louco ler sobre, um contexto totalmente diferente do que vivemos hoje em dia.

raqbarbosa 24/06/2020

como nao amar esse velho safado? mais um livro incrivel dele, cru e cruel, dificil alguem superar essa escrita para mim

gabilopeswb 14/05/2020

Não é um dos melhores
Eu sou fã de Bukowski.
Mas tenho que admitir que esse não foi um dos melhores livros, pois trata-se de uma coletânea de textos, alguns são sim incríveis, outros nem tanto...
Esse é apenas meu ponto de vista, pode ser que alguém leia e ache maravilhoso.
No geral é um livro bom, mas não recomendo para quem quer começar a ler o autor.

BJekyll0 26/04/2020

[...]
"mas talvez precisamos de fato de
Algumas pequenas lágrimas em nome
De todas as garotas que envelhecem,
Em nome da cerveja derramada,
Das brigas no gramado de uma
Casa qualquer, tendo como motivo
Nada além da bebedeira de
Nossos tristes amores. "

Peleteiro 11/02/2020

Leves aulas de literatura e textos esparsos
Tive dificuldade de engatar a leitura por achar os textos inicias desinteressantes, no entanto, quando Bukowski começa a discorrer sobre literatura, Antonin Artaud, Ginsberg e afins, o livro se torna uma primorosa aula de literatura, com dicas pontuais. Um pouco depois, alguns textos sobre hipismo e mulheres se fazem um pouco cansativos, mas, por serem poucos, não incomodam. Por fim, um relato sobre quando conheceu o seu ídolo, John Fante, e um texto delirante encerram com chave de ouro. O livro se faz uma espécie de guia, por apresentar diversas fases do grande Charles Bukowski, reunidas em textos escritos em diferentes momentos de sua carreira.

Pablo Paz 22/01/2020

Um bom livro para quem quer conhecê-lo...
Esse livro acabou com minhas dúvidas de que Bukowski pertence muito mais a uma tradição literária europeia (literatura maldita) do que norte-americana.

Edmar.Candeia 27/04/2019

Acidez, realidade, excelente insgiths
A terceira obra que leio de Burkowski, de alguma forma me identifiquei com sua escrita. Como nas anteriores percebi uma escrita ácida, de certa forma depressiva como já me alertou um colega, de toda forma valeu a pena. Os pensamentos sobre os padrões, a genialidade das pessoas foram os que mais me chamaram a atenção.