Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho

Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho Charles Bukowski

Resenhas - Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho

Tammy.Kaster 16/03/2017

Bom, porém não por completo...
O livro é composto por pedaços de histórias de Bukowsky, boa parte destes pedaços são muito bons, porém existe também um bom tanto de textos entediantes...

Aldo Jr. 27/01/2017

Gostei...
Um relato sobre um editor e uma carta de rejeição realmente me emocionou. De resto, achei um pouco mais do mesmo.
albert4 28/01/2017minha estante
''Eu conheço o mestre'' me emocionou muito. Sou fã do Fante.

Aldo Jr. 28/01/2017minha estante
Fante é foda mesmo!

Thielly Zamorano 18/08/2015

Melhor coletânea do Velho Safado...
Acabo de finalizar essa coletânea e só o que tenho a dizer é que foi a melhor do Velho beberrão em português, infelizmente as editoras brasileiras focam nas obras em prosa sendo que as melhores obras de velho Buk são as poesias.

esse com certeza substituiu "Misto Quente" dentre os meus favoritos...

Röhrig C. 14/12/2015minha estante
Olá! Já conhece o livro Quando nasce um romance? Confira algumas resenhas sobre a história no link

Comentários de alguns leitores:
1- ?O autor sabe como ninguém capturar a atenção do leitor. A narrativa tem uma pitada de sedução e por vezes erótica. ? Helena
2- ?O final do livro foi muito bem elaborado e é realmente surpreendente.
Vale à pena ler! ? Ana Luiza Bresson
3- ?Sabe aquele livro que você não sabe dizer se amou ou odiou, mas devorou de uma forma sem igual? Então...? ?A historia me deixou empolgada de forma que não consegui deixar de lado um segundo o livro, louca para descobrir o final da historia.? Carol Cadiz
4- ? Estou a ler no Kindle e acho o diálogo interno do personagem fantástico? Lídia Craveiro - Escritora (Portugal)
5- ?O livro é incrível com certeza vocês vão adorar, assim como eu adorei? Sayd Alcantara
6- ? Quando nasce um romance é aquele tipo de livro que te prende da primeira a última página! Adorei!? Danusa Goulart
7- ? o relacionamento deles envolve o leitor e eu queria logo saber como eles iriam ?resolver? um grande empecilho que existia para que pudessem ficar juntos.? Alice
8- ?Ótimo, ele causa um certo desconforto porque a escrita é bem underground mesmo!? Juliana Martins Rigon
9- ?Gostei desta leitura tão diferente do gênero literário que habitualmente leio. É um livro fora do comum? Ambra Blanchett
10- ?Ao prosseguir com a leitura, ficamos bem curiosos para saber qual será o final, que particularmente me agradou bastante. Será que Isabella é o que realmente está faltando na vida de Jeux?? Felipe Laia
11- ?O livro nos transporta para aquela atmosfera que encontramos nos livros de Bukowski, só que aqui no Brasil. O livro se passa em Pelotas, mas mesmo sem conhecer a cidade não foi difícil imaginar os lugares. O romance de Jeux com Isabella é intoxicante, eles não sabem bem o que querem e ele tem bastante dificuldade para entender e lidar com ela.? Vitoria zavattieri

Visite a pagina oficial no facebook ? Quando nasce um romance

Resenhas

Evandro 09/12/2014

Perfeito em suas imperfeições
Bukowski era durão, era bom de briga, bebia vinho barato, afogava-se na cerveja, odiava multidões e pessoas em geral, porém, longe disso, ele, diferente de que a multidão acreditava, não era o tipo de sujeito que era “mal” ou o cara que batia em suas mulheres e só pensava na bebida.
Não! Além de seu apurado senso para detalhes do cotidiano, portador de um dom de transformar o dia-a-dia em poesia, Buk é uma pessoa que entende a humanidade, não quero dizer que ele tenha a solução para todos os problemas, mas, que ele possuiu um apurado senso diante dos dramas da humanidade. Ele não é um ator que contém uma linguagem árida, difícil ou estéril; pelo contrário, nele as palavras fluem, palavras são ações e pensamentos não meramente símbolos de linguagem.
Enquanto a obra Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho, não posso dizer que ela seja a melhor obra do Velho Safado, porém, talvez esta seja àquela da qual mais me comoveu (junto com Pulp e O Capitão Saiu Para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio), ao folhear suas páginas, havia momentos em que eu ria com seus conflitos e seus galanteios com bafo de bebida barata, porém, em alguns momentos da obra, ela chegou a arrancar lágrimas de meus olhos, como no texto "Prefácio inédito a '7 on style' de William Wantling".

Luciano Luíz 11/11/2014

PEDAÇOS DE UM CADERNO MANCHADO DE VINHO é até o momento a melhor coletânea do velho BUK já publicada no Brasil. Seu emaranhado de crônicas, contos e toda a crítica contra a sociedade e escritores mequetrefes abundam com o melhor do universo bukowskiano aqui reunido.
São textos densos, com o carisma do velho safado. Onde a leitura flui sem ver o tempo passar, e quando se der conta, o livro findou.
Não é um livro qualquer. É aquela lição de vida de um homem que se considerava um derrotado. Mas venceu com seu talento único de não apenas contar histórias de sua própria vida, mas de vivê-la do jeito que dava. Toda a miséria, bebida, trepadas. Os poemas que ele em determinado momento, após 10 anos longe da escrita, que simplesmente começou a brotar em sua máquina de escrever ou mesmo fazendo a mão...
Esse livro é um verdadeiro manual da arte da escrita. Uma obra de arte que com certeza muita gente não vai compreender. E desses, o velho Buk nunca precisou mesmo.
Sabedoria, inteligência e humor na dose certa. Espero que outros textos inéditos apareçam por estas bandas. Pois farão toda a diferença.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=ts

Wellington Ferreira 18/03/2014

Bukowski em todas as suas faces...
Olá pessoal!

Sempre que termino um livro do Bukowski fico meio sem palavras, e este em especial me deixou até sem rumo, terminei-o há mais ou menos meia hora e só agora consegui concatenar as ideias e recuperar o fôlego para escrever sobre ele.

"Pedaços de um caderno manchado de vinho", pode ser considerado a obra mais completa do "Velho Safado", pois neste livro estão reunidos textos, com exceção da poesia, de todos os outros gêneros aos quais Bukowski aventurou-se em escrever: prosa, contos, ensaios, cartas, crônicas, textos autobiográficos e até resenhas e prefácios de livros. Ou seja, ao ler este livro você vai ter acesso a toda riqueza, variedade e genialidade de escrita do "Velho Buk".

Muita gente aqui me pergunta por onde começar a ler Bukowski, quando querem aventurar-se nos romances, eu sugiro sempre "Misto-Quente", no entanto, para aqueles que querem começar tomando pequenas doses, podem ir sem medo, "Pedaços de um caderno manchado de vinho", é a melhor opção.

"Os gênios são aqueles capazes de dizer algo profundo e marcante de maneira simples."

Charles Bukowski

Espero que tenham curtido a dica e cuidado ao iniciar na obra do "Velho Safado", você corre um sério risco de não largar mais...rs.

Um abraço,

Wellington Ferreira

Janaína Calmet 14/03/2014

Desnecessário
Vou começar por uma citação do próprio livro: "Quanto mais tempo se passa da morte de um homem, mais estamos aptos a distorcer suas forças e suas fraquezas; sua incapacidade de responder empresta bravura a nossos julgamentos". Pois é, Bukowski tinha razão. Não vou julgar a capacidade literária do autor, pois, não tendo conhecimento à altura, respeito os críticos (e amigos professores) que o elogiam e que se deleitam com seus escritos. Mas posso (e vou) julgar o efeito que o livro causou em mim: senti-me violentada por suas palavras rudemente desnecessárias. Sério. Quem conhece os meus gostos literários e cinematográficos sabe que, de (falso) puritanismo eu não tenho nada, e que sou absolutamente fascinada por esse universo "underground". Posso até estar equivocada mas, a despeito de meus princípios pessoais, que incluem também os religiosos, penso que a Arte deve estar livre de amarras e que (quase) tudo é permitido no cinema e na literatura, cabendo a você, invocando aquela máxima de São Paulo, escolher o que convém ou não consumir. Mas... vamos combinar que fazer uma leitura em que você se sente, o tempo inteiro, oscilando entre o "amor" (leia-se: pena) e o "ódio" (acrescente-se: asco) pelo autor não é nada agradável. E foi assim comigo. Várias vezes, imaginei-me num daqueles programas de televisão aberta em que se, por um deslize, alguém solta um "palavrão", o áudio libera o famoso "piiiiiiii". Sinceramente, se este livro estivesse sendo lido na TV, seria um festival interminável de "piiiiiii". Não sou nenhuma songa-monga que se melindre com frases de baixo calão. Mas, pelo-amor-de-Deus, isso tem que ser utilizado O TEMPO INTEIRO???? E a maneira como as mulheres são tratadas???? Me desculpem os seus fãs, mas misógino é pouco para defini-lo. Enfim... Muito provavelmente, jamais pegarei outro livro do "Buk" para ler. Vou ficar com os seus excertos; algumas frases soltas valem muito a pena. Mas, para mim, é só.
David Atenas 16/01/2023minha estante
Você perdeu tempo demais falando de si. Acabou que sua crítica não foi pra levar a sério.