Estátuas de Sal

Estátuas de Sal André Cardinali

Resenhas - Estátuas de Sal

Psychobooks 18/03/2011

Achei o começo da história confuso, Alice, personagem principal parece estar num estado catatônico. Chove bastante, a TV está ligada e ela está no parapeito da sacada de seu apartamento e tenta se matar, ignorando a chuva o vento, ela contesta acontecimentos até então desconhecidos para o leitor.
Seu apartamento está um completo caos, (o quarto do meu irmão as vezes fica igual!) e há um tempo tempo ela não saia dali ou se quer via ou falava com alguém.
Só depois de avançar bem a leitura é que descobrimos a história de Pedro e Marina, os maiores pecadores e causadores da ira divina, que acabou resultando na destruição de São Paulo.
Depois de um forte tremor na capital paulista, em apenas 15 minutos, a cidade se transformou em ruínas. Grande parte da população morreu, e aqueles que foram resgatados com vida, não sobreviram, por estarem gravemente feridos.
Apesar da magnitude do tremor, nenhuma outra cidade foi prejudicada, não tanto como São Paulo. Osasco, Guarulhos e o ABC tiveram apenas alguns estragos, sendo a cidade de São Caetano a maior prejudicada.
Após o tremor, um estranho desenho surgiu no chão, entre os escombros: “um símbolo de Deus, feito por Ele mesmo sobre a superfície da cidade de São Paulo.” (pág. 44)
Tal símbolo passou a ser chamado de Aliança. “…O nome derivava de uma passagem da profecia que dizia que o Sinal Sagrado de Deus seria a prova de que existia uma aliança entre os homens e o Criador e que não devia nunca ser esquecida.” (pág. 64)
Depois do ocorrido, a cidade de São Paulo foi completamente cercada por muros e até onde se sabe ninguém mais ousou entrar na cidade.
Com o susposto suicídio do pai, Alice passa a investigar sozinha por meio de algumas pistas, sua morte e acaba se tornando obcecada pela história.
Ela passa a ter mania de perseguição e ouvir vozes, quanto mais investiga, maior a impressão de estar sendo seguida.
Há partes filosóficas que nos fazem refletir nossos atos e suas consequências.
O livro é bem escrito, muito bem diagramado e com algumas ilustrações dos símbolos criados pelo autor.
Os ganchos que ele faz, explicando acontecimentos bíblicos foram claros e objetivos.
O título é uma referência aos suicídas que consequentemente se refere “…à mulher do profeta Ló da história de Sodoma. Segundo a tradição judaico-cristã, Ló, sua mulher e suas duas filhas saíram da cidade com o aviso dos anjos de não olharem para trás. A mulher, no entando, no momento da destruição da cidade, virou-se e transformou-se em uma estátua de sal. Segundo a tradição muçulmana, entretanto, a mulher de Ló não chegou a sair da cidade. De qualquer forma, o sentido da expressão que os suicidas herdaram era clara: eles eram aqueles que se recusaram a se desapegar do mundo dos pecados e aceitas Deus.” (pág. 59)
A trilha sonora também é boa, mas o livro não prendeu muito minha atenção... Acho que eu inverteria a ordem de alguns acontecimentos, como disse acima, achei confuso a forma como o enredo começou e, algumas partes da investigação da Alice eram bem maçantes.

Acesse:

Sybylla 11/04/2011

Comprei o livro sem muita expectativa, mas o enredo começou a ganhar ares de um thriller, uma ação que não me fez largar o livro até o final, que eu achei que seria tão bom quanto o livro... e não foi. Eu esperava um final mais revelador e que de fato terminasse um livro tão bem escrito. Certamente, o autor escreve muito bem, num ritmo nobre e impecável. Apenas o fim deste livro me desapontou.

mr_reedies 02/06/2011

O que são as Estátuas de Sal?
Estátuas de Sal é diferente de qualquer coisa que eu tenha lido. Quer dizer, nunca li um livro que falasse de religião da maneira como André Cardinali tratou.

Estátuas de Sal, ao mesmo tempo em que fala sobre a busca do sentido da vida, tenta explicar o que é Deus. Confesso que a visão passada pelo autor foi de grande importância pra mim, já que sou uma pessoa, até então, eternamente confusa quanto a essa questão. A teoria passada sobre o assunto é muito interessante e percebe-se que houve uma grande pesquisa para que o romance fosse escrito.

Bem, falada essa parte, vamos ao romance em si.

Adorei a forma como São Paulo é descrevida sob a perspectiva de um ataque de Deus. Quer dizer, pelo menos pra mim, que vivo em São Paulo, é interessante ao extremo ler isso. Eu viajei acompanhando a jornada de Alice por cenários que conheço com meus próprios olhos!

Além disso, gostei de como os enigmas foram criados e sendo revelados com o desenrolar da história. A cada capítulo, descobrimos algo novo e somos apresentados a algo novo, o que prende atenção de quem está lendo mesmo depois de ter fechado o livro. O livro, em si, foi muito bem construído.

Uma coisa que não gostei foi a falta de proximidade com a protagonista... Não sei se foi porque comecei a ler o livro num momento em que estava muito feliz, mas ver Alice da forma como se encontrava não fez com que eu me cativasse por ela de imediato. Além disso, achei estranha a maneira como ela agia diante dos outros em situações que eram pra ser tão normais... A meu ver, tenho a impressão de que Alice estava terrivelmente abalada com o que acontecera com seu pai para agir de forma tão... depressiva? Talvez.

Pô, Alice, amigos estão aí pra isso! rsrs

Basicamente, gostei muito do livro e dos momentos de tensão, que são muitos. Fiquei com o polegar dolorido de tanto ler no ônibus... Sacrifícios que fazemos por uma boa leitura. Certamente, indico e vou emprestar esse livro para meus amigos.

Vivi Barini 03/12/2010

Alice, uma menina que antes usava uma máscara de serenidade e paz e que nunca deixou se envolver demais com as pessoas, um dia deixa essa máscara cair ao explodir com seu chefe e pedir demissão. Logo em seguida, a garota se tranca em seu apartamento e fica pensando no sentido da vida e se vale mesmo a pena continuar vivendo.

Não é para menos: Alice vive em um mundo pós-apocalíptico em que, depois de milhares de anos, Deus se mostrou novamente ao destruir a cidade de São Paulo como fez com Sodoma e Gomorra. Foi nesse apocalipse de dez anos atrás que a jovem perdeu a mãe, e o pai começou a agir de modo estranho até que, um dia, há apenas um mês, ele apareceu morto em sua própria casa; supostamente cometera suicídio com uma overdose de remédios.

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2010/12/estatuas-de-sal-por-andre-cardinali.html

Liêvin 31/01/2011

Estátuas de Sal - André CArdinali (originalmente postada em www.sobrelivros.com.br)
O dia 26 de abril está marcado na história mundial como o dia do desastre nuclear em chernobil, uma onda forte de terremotos na Califórnia, dia em que foi realizada a primeira missa no Brasil e dia em que foi aprovada a construção da Freedon Tower (no lugar das torres gêmeas).

A princípio você, leitor, deve estar se perguntando “mas o que diabos isso tem a ver com a resenha?” e eu lhe respondo: “TUDO”. De desastres a cataclismas, passando por religiosidades e finalizando com um “fiz minha parte” é como o livro de André Cardinali se apresenta ao leitor. O dia 26 de abril ficará marcado, na realidade alternativa criado pelo autor, como o dia da destruição de São Paulo.

André Cardinali, nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, começou a escrever desde pequeno e já aos 7 anos de idade impressionava sua professora com a intensidade de suas redações. É formado em Rádio e TV, e além de escritor de romances atua como roteirista, repórter e músico compositor, transferindo suas experiências reais à ficção, exaltando que a vida imita a arte.

Estátuas de Sal foi finalizado após um ano e meio de dedicação e muitas pesquisas. Hoje, aos 24 anos, André já possui quatro romances escritos e muitas ideias fervilhando na cabeça. Estátuas de Sal é sua primeira publicação.

A história se passa há exatos 10 anos, onde a mega cidade de São Paulo é varrida do mapa por um “castigo divino”. Tido como a nova Sodoma e Gomorra, a cidade não deixa a desejar nos aspectos depravados e promíscuos que levaram suas antecessoras à ruínas.

O livro conta a saga de uma garota, chamada Alice, em busca de verdades sobre o desastre e um sentido para sua vida. Alice é órfã de pai e mãe, mora sozinha em um apartamento, não tem noticias do namorado e não sabe se resolve assumir o ateísmo. Complicado, né? Assim ela vai vivendo até receber uma carta endereçada a ela, mas de um remetente estranho e com um conteúdo mais estranho ainda.

"LI83R74DOR35DE4LM45"

A carta mudará a vida de Alice de forma frenética e a colocará em situações curiosas, fazendo com que rume à São Paulo (a cidade destruída e proibida) para encontrar as respostas que sempre buscou. Em São Paulo encontrará a verdade sobre Pedro e Mariana (verdadeiros culpados pela fúria divina sobre Sâo Paulo), deparará com as verdades por trás dos mitos e encarará a fé que duvidava ter. Tudo isso com doses apimentadas de mistérios, segredos milenares e religiosidades absurdas.

“Há mais coisas entre a pedra e o mar do que a maioria das pessoas pode ver”

O livro mostra que o trabalho de pesquisa foi muito eficaz e bem elaborado. Estátuas de Sal não fica atrás de livros que tratam o mesmo tema, como os de Dan Brown. Cardinali mostrou um excelente trabalho numa trama religiosa-suspense-dramática-enigmática. Achei muito interessante o que significam as estátuas de sal e tudo que envolve a contextualização em trazer o centro dos pecados para o Brasil. Todos os motivos e pregações por trás disso são especulações com muito sentido. O livre mexe com o leitor e o autor consegue mudar e moldar sua opinião no começo e no fim do livro.

Muitos autores que escrevem com a religião inserida na obra mostram suas posições (se estão dentro ou fora do muro). Cardinali não faz isso. Não é a toa que estou até agora sem saber qual vinculo religioso-espiritual dele. O livro dá nó em nossas cabeças e para entender o final é preciso ficar atento a toda história.

Indico o livro para todo tipo de leitor. Seja ele religioso ou não, cético ou não, mas que goste de duas coisas: De prestigiar autores nacionais e de ler livros que tragam uma realidade para nossas proximidades.

Mi Cherubim 06/01/2011

Estátuas de Sal
Para tudo o que está fazendo! André Cardinali revela quem são as estátuas de sal, o que aconteceu em São Paulo, por que a cidade foi proibida, quem são os anjos...

Alice perdeu a mãe em São Paulo, após alguns anos o pai se “suicidou”, e largou o namorado. Estava perdida em sua estagnação. Saiu do emprego, ficou em casa por um mês.

Chovia e Alice estava tentando se matar. Essa era a única maneira, pensou. Subiu no parapeito, mas infelizmente o vento a derrubou. Para dentro da sua sacada e não para o chão. Tufão passado, destruiu tudo. Iluminação faltando... tudo propício, mas de repente algo mudou!

Alice tomou muita chuva, por causa da queda, ficara inconsciente, foi para o banho. Decidiu ir na casa de seu pai. Quando ia saindo viu uma carta de Carlos Oliveira. Quem era Carlos Oliveira? Não sei, Alice também não! Mas na carta ele dizia coisas, como o seu pai falava...

Foi para a casa de seu pai, tinha a sensação de que ele não se matara. Conseguiu algumas pistas que levavam a outras e todas acabavam em São Paulo. A cidade proibida. A cidade onde as almas falavam.

Alice foi para o subterrâneo, entrou em São Paulo, ficou surpresa com o que viu, ou melhor, com o que não viu. Pois não enxergava um palco diante do nariz.

Com seu celular a postos tentou encontrar outras pistas para desvendar o maior dilema. Por que Deus acabara com São Paulo? Qual o motivo para isso? E não era por causa dos pecados dos homens.

As lendas falavam de Pedro e Mariana o estopim para a destruição. Alice tinha que descobrir a verdade... Por uma profecia Deus acabara com uma das maiores cidades do mundo. Mas será que realmente foi Deus?

Alice se machuca, é perseguida, sua saúde não está boa por causa da chuva que tomou, pegou pneumonia. Mas além de tudo isso ela é pega, dopada, mas consegue se livrar... uma garotinha a ajuda...

danilo_barbosa 30/10/2010

Um livro que você lê a última página e começa a refletir é um bom sinal. Por isso, terminei Estátuas de Sal e pensei com meus botões: "Este vai dar o que falar".
Um clima intenso e incômodo permeia o livro. Alice, nossa heroína, assim como aquela do conto clássico, viaja por um mundo misterioso em busca da verdade. A verdade sobre a morte de seu pai, a destruição de uma cidade e o rumo da humanidade.
Mas o que presenciamos é mais que isso. É como a fé pode mudar a vida das pessoas, para o bem... Ou não.
São Paulo repentinamente sumiu do mapa, realizando assim uma profecia divina encontrada em meio ao deserto. Suas divisas muradas, como se nas ruínas da cidade reinassem o puro inferno, cercado de espíritos inferiores.
Assim como Alice, que teve sua vida revirada por esta catástrofe, várias pessoas usaram a tragédia para ver um novo modo de ver a vida: seja louvando o famoso sinal Divino, esperando ser melhor nesta nova chance da humanidade, ou ser uma famosa Estátua de Sal, as pessoas que não conseguem deixar o passado para trás e se destróem por medo do futuro...

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

mr_reedies 04/11/2010minha estante
Meu deus, como estou curioso para ler esse livro.
Não vejo a hora de poder comprá-lo.

Renato Klisman 17/01/2011

Estatuas de Sal | by: http://rkbooks.wordpress.com
A Destruição Voltou…
Mas será que a verdade foi totalmente revelada?

Romance, aventura, ficção e indagações fizeram de Estátuas de Sal um dos melhores e mais criativos livros de 2011!

Depois de seu pai ser encontrado morto, com suspeitas de suicídio, Alice sai em busca da verdade por trás da destruição da grande metrópole. A nova Sodoma, a cidade do pecado, São Paulo.
Para isso, terá que seguir as pistas dos LI83R74D0R35DE4LM45, pistas que prometem lhe mostrar uma verdade aterradora e fatal.
Além disso, terá que descobrir o que realmente aconteceu com Pedro e Mariana, um casal que todos dizem ser o estopim, os que causaram a ira divina sobre a cidade de São Paulo.

Prepare-se para se aventurar em um mundo repleto de pistas, onde nem tudo é o que realmente aparenta, e segredos se escondem nos lugares mais impossíveis.

Você está convidado a sai em busca do sentido da vida e da existência. Porque, afinal, se Deus é amor, porque destruiu São Paulo? Porque deixa tanta desgraça acontecer no mundo?

Respostas e enigmas serão resolvidos, segredos revelados e mentiras descobertas. Não perca Estátuas de Sal!

A Capa: Simplesmente Perfeita! Essa foi a primeira vez em que eu vi um livro da coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira com o efeito de brilho sobre as letras (agora não me lembro do nome real do efeito! Kkkk), sem contar que este é um daqueles livros que se vendem apenas pela capa, já que ele mostra um local bem conhecido da cidade de São Paulo, isso faz com que as pessoas olhem e digam: “Ai meu Deus! Tal lugar destruído? Tenho que ler!”.

O livro: A narrativa é intensa, cheia de surpresas e com vários enigmas. As cenas são bem detalhadas, e a narrativa sobre o momento da destruição da cidade é imperdível! Virei um super fã!

Uma palavra que definiria o livro: Indagação.

Não deixem de visitar o blog do autor e do livro! (Fui eu que fiz! O autor estava sem ânimo de montar um blog, mas eu falei: “Você tem que divulgar o seu livro! Um blog é a melhor forma de fazer isso!” Depois de eu insistir muito ele aceitou a ideia! Mas atenção! É ele quem faz as postagens e que é responsável pelo contato com os leitores. Por isso, se quiserem falar com ele ou perguntar algo, basta visitarem a página principal do blog, ou preencher o formulário de contato que tem lá!) Sem mais enrolação, peguem o link!

Dan 19/09/2011

Estátuas de sal
Um suspense gigantesco cerca a estória.

A cada página o leitor deseja ler mais e mais para não perder o que poderá acontecer na próxima folha.

Simplesmente amei Estátuas de Sal, e quero parabenizar o André por essa obra diferente e criativa.

Super recomendo!

A aliança:

“Em São Paulo, o desenho se formara de maneira bem incomum. Os traços, na verdade, representavam fendas profundas na superfície, que formavam um círculo perfeito, de um quilômetro de diâmetro, localizado no centro da cidade, perto das ruínas do que um dia fora a Catedral da Sé. Muitas dúvidas sobre a aliança nunca foram respondidas, como a profundidade das fendas ou mesmo como elas se formaram. Isso, pois, infelizmente, poucas foram às expedições científicas que lá chegaram para investigar o fato. Uma vez que o acesso a São Paulo não era permitido.”

Isso mesmo, São Paulo sofreu um terremoto altamente destrutivo onde milhões morreram e pouquíssimos sobreviveram. Muitos acreditam que havia sido obra de Deus que destruiu a cidade do pecado como outrora fizera com Sodoma e Gomorra, porém um mistério gigantesco se esconde por trás dessa suposição.

Continue lendo: http://www.falandodelivros.com/2011/09/e-ai-pessoal-boa-noite-trago-para-voces.html