O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

eliza.strege 23/04/2024

Incrivel, lindo e emocionante, chegou numa parte do livro que eu nao conseguia parar de chorar de tantas emocoes, mto bom!

Yasmim698 22/04/2024

O Mangaratiba passou por cima do meu coração?
Não tenho oq falar desse livro... só sei q doeu dms pensar q isso é uma autobiografia, nossa mds, o quanto Zezé sofreu, de todas as formas possível, tendo só 5 anos :(
O jeito q tratavam essa criança era mto cruel, até nas boas intenções do garoto todos viam maldade, chorei horrores, doeu de vdd, chegou até a pesar o peito... (acho q sou mto sensível kkkk), mas enfim, uma história incrível por me prender tanto e fazer eu amar tanto o Zezé, mais terrível pelo oq ele viveu...
Só sei q queria o Zezé pra mim e q esse livro apesar de ser triste, virou um dos meus favoritos!!

Josana.Baltazar 22/04/2024

Lindo de viver, uma história encantadora, muito bem escrita, triste e linda so mesmo tempo, o personagem principal de uma força que dói. Amei. Indico com certeza.
Graziela Delazir 22/04/2024minha estante
Eu amei ele

Khaaw_ 22/04/2024

Esse livro me lembrou sobre todas as crianças que ainda sofrem violência doméstica. Me fez chorar em casa surra que o Zezé levava e me fez rir com as travessuras, me levou a infância vivida na casa da minha vó.
Leitura que eu recomendaria para todos!

Katariny.Alves 22/04/2024

"matar não quer dizer a gente pegar o revólver "
Simplesmente maravilhoso
Consegui ler ele na biblioteca da escola e é maravilhoso
No começo da uma preguicinha mas depois vc se apega a obra e termina sem ver, o filme tanto o livro são incríveis
Um dos meus favoritos também

Ketlyn_ 22/04/2024

Chorei muito (nota 5/5)
-não faz mal,eu vou matar ele.

-que é isso menino,matares teu pai?

-vou sim.Eu já até que comecei. Matar não quer dizer gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.

h4gatha 21/04/2024

A pureza dessa narrativa é o grande trunfo dela. Simplesmente dói ver tamanha pobreza e crueldade pelos olhos de Zezé, e dá esperança notar o quanto a ternura pode fazer a diferença na vida de todos

julinha 21/04/2024

Muito bom, muito triste, muito tocante. as vezes eu lia e pensava "nossa, esse menino é muito atentado", mas aí eu me lembrava que ele apenas tinha 5 anos e sofria como um adulto, achavam que ele pensava como um adulto, e que todas as coisas "ruins" que ele fazia era realmente na maldade...

a parte do Portuga me deixou pensativa, não conheço a história do José Mauro de Vasconcellos, mas passei algo similar ao perder um cara que não era meu pai biológico, mas mesmo assim eu o considerava

Emilly.Thayna 21/04/2024

Xururuca,minha nova palavra favorita.
O livro mais lindo,triste e bem construído que ja li. Recomendo para todos que leiam essa obra prima da literatura brasileira,eu sinceramente não tenho palavras para descrever meus sentimentos lendo mas meus surtos e choros são o suficiente para me expressar, entretando se prefere uma palavra, com certeza seria perfeição.

Deixo aqui registado meu amor por glória,Luís,portuga e Ariovaldo(principalmente para o portuga).
Aos personagens marcantes dessa história,além é claro do nosso protagonista Zezé que tem todo meu coração junto com seu pé de laranja lima.

TauannyGomes 21/04/2024

História linda, pura e emocionante
Leitura que fica marcada no coração, nos mostrando como é especial o olhar da vida sob a perspectiva de uma criança, como é importante a tratarmos com ternura!!

nalia7 21/04/2024

Meu pé de laranja lima ?
Se eu pudesse eu apagaria da memória a leitura desse livro de tão doloroso que foi.
O livro conta a história de Zezé, um menino de 5 anos que vive em uma situação de pobreza com seus pais e seus 4 irmãos. Zezé é conhecido pela vizinhança como o diabo em pessoa, por ser um garoto muito arteiro e criativo. Apesar de arteiro Zezé é um garoto inteligente e terno que acaba descobrindo a dor cedo de mais.
O ponto que mais me pegou no livro foi a forma como o Zezé,apesar de ter os pais os irmãos e tudo mais, foi abandonado. O livro nos mostra direitinho como é vida de uma criança que só precisava de amor. Amor e carinho. Precisava de alguém que amasse e cuidasse dele sem ser de fato uma obrigação. E quando ele conseguiu isso a vida foi lá e tirou dele. E apesar da dor que ele sentia, ele ainda conseguiu se levantar e viver a vida.
Eu achei uma história muito forte pelo fato de estar acontecendo com uma criança de 5 anos. Foi um tapa na minha cara esse livro. Acho que nunca chorei tanto lendo um livro na minha vida toda.
Mah 25/04/2024minha estante
Quero ler

Soraya.Nicodemos 20/04/2024

O melhor livro triste que já li em minha vida
Este livro tem uma narrativa incrível em primeira pessoa, a personagens principal é muito bem desenvolvida no texto. E caso você leitor não queira sofrer, não leia esta obra, mas, caso queira, saiba que aborda assunto que para mim são pesados, como maus-tratos infantis, então para mim foi triste ler isso.

ðAureað 20/04/2024

O livro é ótimo, mas muito triste, chorei bastante, acho que poderia ter mais sobre o futuro do Zezé
Ester657 25/04/2024minha estante
Oiii o livro tem continuação se não me engano tem mais dois ainda. Depois da uma olhadinha.