O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Hugo.Alves 16/01/2022

Tocante!
Sabe aquele livro que você lê bem aos pouquinhos para extrair dele tudo de bom que ele tem?

Meu Pé de Laranja Lima nos toca do início ao fim. A amizade de Zezé com o Portuga apresenta uma singeleza e docura que toda criança merece.

Através dos sentimentos de Zezé percebemos quão difícil pode ser a vida de uma criança envolvida em amargura e dores e a maneira que elas podem afetar suas vivências.

Um livro cheio de aprendizado ??

Duda ( Taylorâ s Version ) 20/04/2022

Meu pé de laranja lima
Chorei horrores com esse livro, o livro mostra uma realidade muito presente no nosso mundo que muitas vezes não nos demos conta, mostra a pureza de uma criança e as dificuldades que muitas pessoas passam e não percebemos, meu pé de laranja lima tocou meu coração ?
Si_Mone 20/04/2022minha estante
É uma história muito triste e infelizmente ainda é atual. Recomendo d+

Welber 20/04/2022minha estante
Eu estou lendo e me da um aperto no coração a cada página que leio, ainda não terminei mas recomendo muito esse livro.

Lily 24/09/2022

Escola
Sinceramente eu nunca leria esse livro se a escola não tivesse me obrigado porém até que não foi uma experiência ruim
Deise 24/09/2022minha estante
Esse livro é tão maravilho, pena que ler obrigado acaba com a experiência

Deise 24/09/2022minha estante
Maravilhoso***

Juliana 24/09/2022minha estante
Esse livro é lindo! Que bom que apesar de ter sido obrigada, achou algo bom no livro.

obcecada pelo harry 24/09/2022minha estante
acho que também nunca leria se a escola não tivesse me obrigado, mas achei o livro tao incrível... fiquei tipo "como que eu ia ficar sem ler isso aqui??"

Perdida_nas_Estrelas 24/09/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso, recomendo lê-lo daqui a alguns anos! ?

ð» Millena ð» 31/08/2021

O meu pé de laranja lima
Já tinha ouvido falar muitas vezes desse livro e nunca tinha tido interesse, até que um dia resolvi ler e me arrependo muito de não ter feito isso antes.
O livro é lindíssimo.
A história é muito triste e alguns momentos que o Zezé passa me deram angústia. Ver como uma criança tão pequena precisa carregar tanto peso é doloroso.
Mas tem muitas partes lindas e emocionantes.
Eu ouvi também o audiobook e a narração foi tão imersiva que me senti ao lado do Zezé.

"...porque a vida sem ternura não é lá grande coisa."

Ananias 22/01/2015

O meu pé de laranja lima
Um dos melhores livros que já li, toca pela simplicidade da linguagem e pela imersão no universo infantil de uma criança tão solitária quanto o Zezé.
O livro nos ensina que a imaginação que a criança traz é parte de um mundo que nos ajuda a sobreviver neste mundo tão duro e "realista".
A sobrevivência do imaginário infantil do personagem nos traz a importância das nossas fugas da realidade para um mundo onde existe tudo é possível, e uma das partes mais emblemáticas do livro é quando ele sonha estar viajando no seu pé de laranja lima e com o morcego Luciano, pena que ele acorda...
É um livro que marca e emociona, para quem é sensível, vai chorar, com certeza.
savio.jacyntho 21/03/2022minha estante
e como chorei... vou beber agora porque estou desidratado. o último capítulo me desmontou por inteiro!

Rafaelly42 27/06/2023minha estante
Um dos melhores livros que li? todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida!

Rhuan C. S. 27/06/2023minha estante
Amo!!!

Tangerina 26/08/2021

Oras se o mundo fosse doce como tu, Zezé!
Zezé, você preenche meu coração como quase ninguém mais faz.

Ele livro é simplesmente encantador, profundo, puro como o sentimento de uma criança, e que criança é o Zezé.
Arteiro, incompreendido, bondoso, empático como a maioria dos adultos não são. Inteligente, astuto e demasiadamente sonhador.

A vida sofrida, e precoce desse garotinho de apenas cinco anos no leva a um mar de sentimentos, e reflexões.

Desejo que crianças como Zezé, tenham ao seu lado uma Godóia, um Portuga, e uma Dona Cecilia. A mim faltou, mas pude encontrar nesse livro! ?

Emilly.Thayna 21/04/2024

Xururuca,minha nova palavra favorita.
O livro mais lindo,triste e bem construído que ja li. Recomendo para todos que leiam essa obra prima da literatura brasileira,eu sinceramente não tenho palavras para descrever meus sentimentos lendo mas meus surtos e choros são o suficiente para me expressar, entretando se prefere uma palavra, com certeza seria perfeição.

Deixo aqui registado meu amor por glória,Luís,portuga e Ariovaldo(principalmente para o portuga).
Aos personagens marcantes dessa história,além é claro do nosso protagonista Zezé que tem todo meu coração junto com seu pé de laranja lima.

crohnsono 06/04/2024

Gostaria de colocar o Zezé num potinho pra proteger ele
Não sei se vou conseguir explicar os sentimentos que esse livro me trouxe
a sensação que tive foi de que eu estava sentada na sala conversando com um amg enquanto ele me conta a história da sua vida
toda a ambientação desse livro me trouxe diversas memórias, e é isso que eu acho de mais encantador na literatura nacional
por mais que eu jamais tenha vivido uma realidade parecida com a do protagonista, foi como se eu ja tivesse passado pelos lugares que ele menciona, ja tivesse visto aquelas pessoas, frequentado aquela praça, ou cruzado aquela estrada

não preciso nem mencionar o quão linda e dolorosa é essa história
a experiência de ler esse livro foi muito enriquecedora, e ele definitivamente vai entrar pro meu hall de livros favoritos da vida

me doeu acompanhar os sofrimentos e a vida de Zezé, uma criança ainda tão pequena mas que ja sofreu de um monte

confesso que tinha ctz q ia chorar e sofrer mais do que realmente aconteceu, mas provavelmente foi pq eu ja tinha visto o filme, e fui me recordando aos poucos das cenas mais impactantes

entendo que é uma espécie de autobiografia, mas eu gostaria tanto de um desfecho, uma explicação qualquer, do pq >aquele< "acidente" aconteceu
mas acho que é pra ser assim, nem tudo na vida é explicado, e talvez essa seja a verdadeira beleza em ser humano

lindo, sofrido, doloroso, maravilhoso
recomendo muito!!

raika 19/01/2022

Meu Pé de laranja lima;
Que livro lindo, encantador e reflexivo, me fez amar e compreender Zezé de uma forma muito surreal, juntando as combinações de tristeza e alegria em um só livro;

Me fez sentir emoções muito reais e criei um carinho muito grande pela obra!

?A verdade, meu querido Portuga, é que me contaram as coisas muito cedo.?
Sarah Vitória 19/01/2022minha estante
Ele é maravilhoso!!!

Cintia295 03/07/2021

Sendo super sincera não estava gostando muito da leitura, conversei com umas amigas(que já leram) e foi super legal o bate papo, e voltei a ler sob outro olhar. E ficou perfeito, claro que é um livro triste, que retrata a realidade mesmo que EU não esteja acostumada com ela, mas sei que existe. Foi difícil umas partes, os pensamentos da criança me deixou muito chocada parecia um adulto. Resumindo da metade para o final simplesmente amei, e recomendo.

Bia 19/10/2020

O que dizer desse livro ? Perfeito.
O livro que mostrar um realidade difícil, atrás dos olhos de uma criança , impossível não se emocionar e se cativa pelo Zezé .

Tudo mundo deveria ler .
Rosana.Souza 19/10/2020minha estante
Muito lindo! Lembro quando o li há quase seus ano atrás, me emocionei e chorei.

Bia 19/10/2020minha estante
É muito lindo e triste .

Aryana 27/10/2020minha estante
Um dos meus favoritos. Me emociono só de lembrar ??

Bia 27/10/2020minha estante
Também é uns dos meus livros favoritos.

Kleilson.Torquatto 07/09/2023

Clássico brasileiro atemporal
Esse livro na verdade foi uma releitura, pois eu li na escola, no ensino fundamental e na época não me tocou tanto como agora e também não tinha muita lembrança da história.

Estava na minha lista de leitura e estava só adiando, foi quando por força do destino? kkkk. Eu achei uma edição, essa mesma da foto da editora melhoramentos no lixo de uma casa próximo a minha rua. Eu pensei, é um sinal. Hahahaha? eu peguei o livro que estava imundo, com a capa um pouco rasgada, folhas amareladas e higienizei, passei uma fita nas partes rasgadas e coloquei na minha lista de leituras.

Eu amei!! Chorei muito e se tornou um favorito da vida!! E de quebra acredito que me tirou de um ressaca do cão em que eu me encontrava, pois fluiu perfeitamente.

É uma leitura bem tocante , rica em detalhes da vida cotidiana das famílias dos anos 60 e toda as dificuldades que enfrentavam naquela época, como pobreza extrema, falta de empregos onde acarretava nas dificuldades que os pais enfrentavam em por comida na mesa, por terem famílias numerosas com muitos filhos? Fala também sobre a criação dos filhos que na época os pais não sabiam educar com o diálogo e partiam para agressão física. O personagem principal passa muito por isso, pois sofre com agressões físicas por conta dos pais e irmãos mais velhos e vê refúgios em seus pensamentos e imaginação para fugir de toda dor sofrida.

É um livro de fácil compreensão, com partes bem pesadas e tristes que doem na alma e que te deixará bem reflexivo.

É um livro bem sensível, atemporal que indico demais!! Leiam ? O meu pé de laranja lima.?

Rolain.y 18/10/2023

Primeira leitura nacional.
O personagem é um amor e sofre muito.
Esse livro é destruidor de corações e mesmo assim (ou talvez justamente por isso) vale super a leitura.

Nina 14/12/2021

Sensível...
O livro conta a história do Zezé, um menino considerado travesso, mas que é sensível, inteligente e imaginativo. Essa história mexeu com meu coração e traz consigo uma sensibilidade incrível. Com certeza é leitura obrigatória e super recomendo.
Amanda 14/12/2021minha estante
Esse livro é tudo