Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

Paula 26/10/2022

Ótimo
Como sempre gostei muito do livro desse livro da Agatha. O plot foi muito bem construído e o desfecho inesperado.

luh 24/10/2022

!!!
com certeza ums das minhas historias favoritas da agatha, o final me chocou completamente e foi uma leitura muito fluída e rapida

Mikaelle.Guedes 23/10/2022

Eu amei
Confesso que não esperava esse final. Não é o meu favorito mas com certeza não decepciona em nada, como sempre Hercule Poirot pisando em geral.

OutroNome 22/10/2022

Gostei muito da história. Não acho que seja um dos melhores da autora, mas o fato de ser muito enrolado por exemplo, não foi algo que tenha me incomodado. Acho que tudo serve para tirar a atenção do leitor para o real culpado. Foi interessante a maneira como as personagens foram caracterizadas, com personalidades bem marcantes. Hastings também aparece nesse livro, e acho que isso deixa a história mais divertida de se ler. Recomendo bastante.

mari 21/10/2022

não é um dos melhores, mas ainda assim gostei muito. esse livro tem muitas partes boas como a relação do Poirot com o Hastings que eu adoro acompanhar e o plot twist do final, mas sim tem uma escrita arrastada e não sei porquê, já tiveram tantos contos e livros mais curtos sem precisar enrolar tanto e acabar deixando a história confusa... mas ainda assim, muito bom!

Maju 21/10/2022

Simplesmente Agatha Christie
Esse é um dos meus mistérios favoritos, adorei como ocorreu a história e com certeza o desfecho é perfeito. você nem tem idéia pq são tantos culpados que fica confuso mas no final só um faria sentido de verdade, adorei esse livro também pq foi fácil de ler, é muito engenhoso qualquer livro da agatha mas esse em especial, muito bom

eumaravilhosa.x 14/10/2022

Foi uma leitura arrastada, não por causa da escrita, mas pela falta de tempo mesmo.
Não foi um dos melhores mistérios que já li, foi um pouco confuso até, pois aborda 3 visões diferentes e confesso que não tenho muita simpatia com Hercule Poirot desde "O Assassinato no Expresso Oriente".

Como bem pensei, minhas suspeitas estavam certas desde o princípio, era o que mais fazia sentindo para mim. Esse mistério apresenta grandes diálogos e vários "culpados", pois pessoas com motivos é o que não falta!

A história é narrada em terceira pessoa, fiquem atentos ao detalhes, pois até o próprio Poirot quase deixou passar haha!

Há, uma ressalva a suprema carta final, de verdade, um espetáculo!

Janaina Edwiges 14/10/2022

"Cada um de nós é um negro mistério"
Treze à mesa não é o melhor de Agatha Christie, tem uma narrativa um pouco arrastada, sem grandes acontecimentos no decorrer da trama, mas é uma boa leitura de entretenimento.

Neste livro, temos uma grande interação entre Hercule Poirot e o capitão Hastings. Nosso genial detetive está super afiado nas observações com relação ao intelecto do amigo, mas confesso que até demais. Coitado!!! Ainda mais quando sabemos que o Hastings possui percepções dos fatos muito semelhantes às que nós leitores temos rsrsrs.

Como sempre, Agatha foi brilhante em elaborar um desfecho amarradinho, sem pontas soltas, capaz de nos surpreender. Adorei a carta escrita pelo assassino no final, exemplo de narcisismo ao extremo!

Emanuele 12/10/2022

Treze á mesa
Adorei! Agatha Christie sempre me surpreende com os finais dela, nunca consigo resolver os crimes antes de seus detetives.

Rose 12/10/2022

Sempre fico impressionada como a mente de Hércule Poirot funciona, e aqui tem um belo exemplo disso.

Três assassinatos são cometidos e um homem está preso. Ele foi o que mais ganhou com uma das mortes, teve oportunidade e mentiu sobre seu álibi. Caso simples e resolvido.

Mas não para Poirot, que de alguma forma, sabia que estava muito fácil e que alguns fatos não estavam se encaixando.

E por mais que tentasse, ele não conseguia achar a ponta deste novelo.

Acontece que a mente dele não pára,  então de repente ele consegue juntar tudo. Desde o pedido para que interceda em um divórcio, a estranha gafe em um jantar e uma carta com trecho faltante. Seu cérebro costura magistralmente todas as pistas até chegar a identidade do assassino, deixando todos os envolvidos de queixo caído.

Para finalizar,  ainda temos uma carta do próprio assassino remetida para Poirot. Uma mente fria e inteligente, que muitos não levavam a sério. Com certeza não exite um assassino como este.

Para quem gosta de livros policiais, não pode deixar de ler. Um dos meus favoritos da autora.

ANDER CELES 09/10/2022

História ok...mas passa longe da prateleira dos melhores
Esse livro da Agatha tem os traços da boa escrita dela. O Poirot sendo insuportável com o coitado de Hastings (se bem que bem menos do que outros livros hehehe), o assassinato acontecendo de forma rápida para dar mais tempo para as investigações sem enrolação. Porém esse livro não capta o melhor da Rainha do Crime.

Aqui nesse livro a gente não tem uma boa concepção e desenvolvimento das personagens. Elas são muito plásticas, no sentido de faltar elementos que tornem eles mais orgânicos. Tem livros da Queen que vc torce pelos personagens ou sente raiva ou percebe a maldade deles. Mas aqui não. A solução do crime também é meio óbvia e sem aquele negócio de ficar de boca aberta no final.

Então... tecnicamente o livro é bem ok. A história é bem contada, vc não se perde (apesar de, pelos personagens não serem muito orgânicos, às vezes vc se perde em quem é quem, pq falta personalidade para eles), os elementos estão ali, mas só não é nada demais. Não é dos piores livros da Rainha, mas tá bem longe da prateleira dos melhores.

amandakeli 05/10/2022

Nunca adivinho o culpado
Ágatha Christie sempre perfeita e eu sempre sem conseguir descobrir o culpado!
Amo os livros com Poirot e esse me encantou.

Tati 03/10/2022

Medio
Nessa narrativa vemos o nosso detetive favorito em busca da solução de mais um crime envolvendo celebridades e herança.

@vaisetratarleitora 22/09/2022

Poirot como sempre maravilhoso
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 19º livro, escrito em 1933.

Nesse livro, mais uma vez Agatha está com todo o seu potencial, entregando uma história muito dinâmica e intricada.

Do meio pro final do livro, eu tinha certeza de que tinha descoberto o assassino, mas quando foi revelado, era um suspeito óbvio mas ao mesmo tempo extremamente improvável e por isso, acima de qualquer suspeita. É aquele negócio, a gente sabe que literalmente qualquer um pode ser o criminoso, mas insistimos em não desconfiar de certas pessoas. Mas a gente adora né? hasuhasuahs

Poirot está maravilhoso como sempre e Hastings está insuportável como nunca. Sinceramente, as atitudes dele beiram o desrespeito com o Poirot. Basta surgir qualquer dificuldade no caminho que indique que a ideia dele pode não ser a certa, e Hastings já começa a duvidar de Poirot, dizer que ele está velho, já não é mais o mesmo e blá, blá, blá. Mano, ele conhece o cara há décadas, sabe que ele nunca errou (ou errou em pouquíssimas vezes) e mesmo assim sempre duvida. É muito irritante.

A história é super bem desenvolvida, bem fluída, li super rápido e queria terminar logo pra saber quem era o assassino. O desfecho me surpreendeu, não apenas por quem era o assassino, mas também porque claramente a pessoa era um psicopata. Acho que esse é o segundo personagem desse tipo que aparece nos livros da Agatha, o primeiro foi lá em O Assassinato de Roger Ackroyd.

Sinceramente recomendo demais esse livro, vale a pena.