Quatro Minutos

Quatro Minutos Vanessa Pérola

Resenhas - Quatro Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Livros de Cabeceiras 02/12/2020

Olivia teve um término não muito amistoso de seu relacionamento com Rafael. Magoada ela decide devolver todos os seus objetos que estavam com ela. Após várias tentativas de contato, todas elas sem resposta, ela decide ir até o apartamento dele para devolver as coisas, mas Rafael não estava mais morando no apartamento e sim um amigo dele, Augusto.
O que ela não contava é que para conter um vírus que estava se espalhando pelo país o governo do estado iria tomar medidas drástica de segurança e agora mais ninguém poderia sair as ruas sem uma autorização e agora os dois são obrigados a passarem 15 dias juntos em quarentena.
Adorei os personagens, tantos os principais quantos os secundários. Gostei muito do fato da Olivia ser uma ouvinte enquanto Augusto é surdo, isso não é spoillers, a autora fala isso antes de começar o livro.
Não me lembro de ter lido um livro onde o protagonista seja surdo, me lembro de ter lido um onde o protagonista era cego.
Ilana Beatriz 02/12/2020minha estante
Qual livro vc leu q o protagonista era cego?

Livros de Cabeceiras 02/12/2020minha estante
Amar tá Osso da Vanessa Bosso

Vany 04/10/2020

Muita bandeira para pouco livro
Bem chatinho, desculpem-me mas me pareceu muita bandeira para pouco livro.
Eu explico: em 130 páginas, a autora quis abordar uma série de temas como preconceito de todas as formas - contra deficientes, gordos, pretos, nordestinos - dependência afetiva, abuso sexual, relacionamento abusivo, pessoas tóxicas, então, infelizmente, quase tudo é tratado apenas superficialmente e o pior - na minha opinião - é que essas questões não são de fato incorporadas à história. Vemos algumas frases prontas aqui e ali nos "diálogos" entre os personagens e só.
No início, ao ler a sinopse, fiquei empolgada com a ideia geral do livro: falar sobre diversidade, preconceito, tendo protagonistas diferentes do padrão, ainda mais sendo ele surdo, pois realmente nunca tinha lido uma história com um personagem principal surdo. E a história se passa em plena pandemia de coronavirus. Parecia bem diferente e atual.
Mas aí... Comecei a ler e veio logo a primeira decepção, a personagem principal feminina já me causou logo antipatia: ela acha um absurdo o motorista do Uber não dar a mínima porque ela terminou com o namorado (certamente ele tem mais com o que se preocupar, filha) e uma mulher reclamar porque ela está sem máscara na rua (é pandemia, quem está errada aqui?). Tudo num modo melodramático um tanto exagerado. Conheço pessoas assim? Sim. Tenho preguiça delas? Sim. Muito drama por pouca coisa. Ao longo da história você até desenvolve uma simpatia por ela - sim, o ATÉ é que mata. rsrs
Depois a vem a parte sem noção (eu realmente não gosto quando duvidam da inteligência do leitor): há um lockdown em Salvador e a menina é impedida pelo porteiro e o síndico de sair do prédio do ex-namorado (detalhe: onde ela não mora!). Aí ela se vê "obrigada" a dividir o apartamento com o amigo do ex que agora mora lá e daí toda a história dos dois se desenrola. Forçou, né? E se fosse um entregador de pizza? Ele seria obrigado pelo porteiro a viver nos corredores do prédio? Ou pedir abrigo no apartamento da entrega? Que autoridade o porteiro ou o síndico tem para proibir alguém de sair do prédio. Eu hein!
Você pode dizer que são só detalhes, mas eu achei defeitos demais para conseguir curtir a história. Tanto que levei uma eternidade para ler apenas 130 páginas. Não me agradou mesmo.
pc9 04/10/2020minha estante
Adorei! Bem ? ?

becka 25/11/2020minha estante
ia fazer uma resenha, mas a sua me representa demais!

Nadia.Rodrigues 10/12/2020

Adorei!
Quatro minutos foi uma experiência pra mim, foi o primeiro livro que li onde há um personagem surdo e o primeiro que se passa durante a quarentena.

O livro é curto, leitura rápida, mas isso não impede ele nos passar mensagens extremamente importantes. Eu amei muito os personagens, vendo a interação entre a Olivia e o Augusto eu repensei várias coisas e sinto que absorvi muitas coisas do livro todo. Eu adorei a personalidade de ambos.

Gostei de não ver o Augusto como uma pessoa limitada e que se encaixe no esteriótipo que vemos constantemente por não haver incentivo a conhecer a comunidade surda. Um personagem muito bem construído, admiro o esforço feito para que ele fosse o personagem que ele é!

Olivia e suas questões me fizeram me apegar muito a ela, uma personagem forte, mesmo que ela demore a reconhecer essa força, como o próprio Augusto diz.

Adorei a escrita da autora, achei bem fluída.
Uma história muito gostosa de ler, ambos com suas próprias questões e vidas tão diferentes que se identificaram ao longo do período que eles tiveram que passar juntos.
Não digo mais para não dar spoilers, vale muito a pena a leitura!
Gugab 10/12/2020minha estante
Nunca li um livro com algum personagem surdo, fiquei com vontade de conhecer essa história.

Ana 30/06/2020

Leitura rápida
Gostei do livro mas no fundo eu senti um pouco de falta de se aprofundar nos conflitos que foram surgindo ao longo da trama. Como o livro foi curtinho acho que tinha bem mais espaço para realmente entrar e desenvolver os percalços do envolvimento dos personagens, além de se demorar mais na construção deles. Tive um pouco a impressão que algumas etapas da história foram meio neglicenciadas.
Mas é uma leitura rápida e fluida. E o livro todo deixa o coração quentinho.

Napolitano 30/06/2020

Esperava um pouco mais dele, porém acho que foi uma leitura satisfatória.

Julia.Vitoria 06/07/2020

Levinho!!
O livro é bem curtinho, de uma leitura fácil e rápida. A personagem principal me cansou um pouco, e achei que no final os problemas pessoais dela foram pouco abordados, ficou muito aberto, sem explicação. A história em si é gostosa de ler, um romance entre um casal de negros. Assim como os problemas da protagonista, alguns assuntos comentados no livro não foram muito nem trabalhados, faltava algo.

Letícia Resende 06/07/2020

Uma ótima leitura
Eu amei os personagens e todos seus diálogos. Me identifiquei com Olívia e me encantei por Augusto! Foi uma leitura rápida, mas gostosa que me deixou com um sorriso no rosto no final

Letícia Lopes 12/07/2020

Lindo e necessário
Nem preciso dizer que foi uma leitura muito boa e fluida de fazer. Eu amei a historia e os personagens e me senti muito empolgada ao ver que a história se passava na minha Bahia que tanto amo?
A Vanessa tem uma escrita muito leve e envolvente. Ela trouxe assuntos tão necessários e de uma forma tão responsável e sensível. Uma leitura emocionante e apaixonante e que da um quentinho no coração.

everaldo 17/07/2020

Uma leitura importante!
Um livro cheio de representatividade e que fala sobre assuntos importantes com uma pitada de humor, graça e amor. Uma leitura leve e que nos faz pensar e também repensar o amor. Indico muito aos meus amigos.

kamipa 26/10/2023

Uma história sensível
Quatro minutos é uma história sensível, que me fez refletir muito não só minha relação com o mundo mas também comigo mesma. E, apesar de tratar de forma séria alguns assuntos mais pesados, a história carrega uma leveza e um humor que deixa tudo mais equilibrado.

A aproximação entre os protagonistas acontece de forma gradual e muito natural. E uma das coisas que eu mais gostei nessa história é que, enquanto os personagens vão se conhecendo, eles começam a questionar e refletir sobre os próprios pensamentos. Acompanhar todo esse processo de mudança interna deles foi muito interessante.

E eu adorei o final, especialmente porque respeitou o tempo e a história de cada personagem.

Uma ótima leitura, recomendo!

Raianne Viana 31/07/2020

Leitura leve e perfeita pra essa quarentena
Quatro Minutos é um romance leve, fofo, e tudo que há de bom. Nos conta a história de Olívia que, em plena pandemia, decide ir até a casa do ex devolver presentes que ele lhe deu para dar um fechamento à relação. Duas coisas ela não esperava: que o ex tivesse passado o apartamento para um amigo, e que ela tivesse que passar quinze dias de sua vida lá devido ao Lockdown.

Augusto é o protagonista masculino, fofo, e surdo. Olívia estranha a princípio a forma de comunicação entre os dois, mas com o tempo se adapta, e as coisas fluem muito bem entre os dois. É claro, tudo se encaminha para um romance. Olívia se vê hesitante, com todas as suas inseguranças, e Augusto não quer fazer nada que possa comprometer a amizade com o ex dela, que é um amigo querido.

Amei o desenvolvimento, as interações deles, a pesquisa das perguntas que os dois decidem responder na brincadeira. Curti bastante como tudo se desenrolou, e o final pode não ter agradado a muitos, mas achei bem coerente. Acho que gostaria de ter visto uma conversa de Augusto com Rafael sobre a situação, já que era uma amizade tão importante para ele.

As únicas coisas negativas que tenho a dizer: primeiro, Olívia vivia comentando que seu relacionamento era abusivo. Sim, eu acredito nela, mas além da lembrança que ela tem do término, não vimos mais exemplos do porquê o relacionamento dela ser assim. Segundo, me incomodou um pouco a reação das pessoas à linguagem de sinais... Olívia tem acesso a informação, como assim chamar as LIBRAS de "gestos aleatórios"? Entendo que a intenção era mostrar que ela não conhecia muito sobre o universo surdo e que ia aprender devido a convivência com Augusto, mas ainda assim, achei um tanto esquisito o comentário.

No entanto, essas críticas que fiz não interferiram em nada na minha leitura. É um livro bem curtinho, dá para ler em uma sentada (como eu fiz). Recomendo demais para quem quer um romance fofo para passar o dia!

Sarah.Almeida 13/08/2020

leve, divertido e emocionante
me identifiquei com a personalidade de Olívia assim que a conheci e me apaixonei por Augusto ao longo da história. uma leitura leve, com temas atuais e vivenciada no cenário dos dias de hoje.

Denise 19/08/2020

Uma fofurinha!
Quatro Minutos trata do inesperado da melhor maneira possível, e apresenta o nascimento de uma história de amor com interações divertidas e personagens cativantes. Eu adorei acompanhar as peripécias da Olivia e do Augusto durante sua convivência e queria ver mais deles em outras histórias, de tanto que me apaixonei. Pra quem gosta de comédia romântica, eis uma história imperdível.

Leticia 23/08/2020

Fofo e educativo.
Eu amei a história e amei que ela trata sobre a surdez de uma forma linda, natural e cheia de ensinamentos. Além de se passar durante e quarentena e me trouxe ensinamentos importantes para sobreviver a esse momento difícil.

fefehoffmann 24/08/2020

Perfeito!!
Não tenho nem palavras pra descrever o quanto gostei dessa história, fui cativada desde as primeiras páginas.
Sei que é uma frase clichê mas "Dentre todos os amores, o próprio." descreve lindamente esse livro. Mesmo o romance entre os protagonistas ser lindo e o Augusto ser o empurrão que faltava para Olívia se encontrar, acredito que a parte mais bela dessa história seja como a autora retratou lindamente a jornada da protagonista, que buscou ser feliz por ela e pra ela!
É um livro recheado de ensinamentos em diferentes áreas, e nos faz repensar nossos preconceito e até algumas de nossas escolhas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6